Janaína Botelho

Janaína Botelho

História e Memória

A professora e autora Janaína Botelho assina História e Memória de Nova Friburgo, todas as quintas, onde divide com os leitores de AVS os resultados de sua intensa pesquisa sobre os costumes e comportamentos da cidade e região desde o século XVIII.

11/10/2018

Cantagalo foi um município que gerou quase duas dezenas de nobres, entre barões, condes e viscondes. O plantio do café com a utilização da mão de obra escrava, proporcionou a fortuna de muitas famílias. Entre elas, a do Barão de Aquino. Em uma de suas fazendas, a Santa Mônica, no município de Sumidouro, passava o mais belo trecho da linha férrea fluminense, o ramal da Ponte Seca, projetado por engenheiros ingleses da Leopoldina Railway Company. A Ponte Seca foi inaugurada em 1888, e integrava o ramal ferroviário Nova Friburgo-Além Paraíba, em Minas Gerais.

Leia mais
04/10/2018

Nas matérias anteriores, foi apresentado João Antônio de Moraes, o primeiro Barão das Duas Barras. Mineiro, migrou para Cantagalo no início do século 19. Chegando a possuir 22 fazendas, sua fortuna correspondia a terras, escravos, pés de café, ganhando dinheiro igualmente como usurário. A Fazenda do Canteiro foi uma das propriedades do primeiro Barão das Duas Barras. Seus descendentes se mudaram para Nova Friburgo na segunda metade do século 19, em busca de um estilo de vida urbano e escola para os filhos.

Leia mais
27/09/2018

Na coluna da semana passada apresentei João Antônio de Moraes, o primeiro Barão das Duas Barras. Nascido em 1810, era originário da província de Minas Gerais, tendo migrado para Cantagalo, no início do século 19. No ano de 1867, obteve o título nobiliárquico de Barão das Duas Barras em razão da fortuna que acumulara ao longo de décadas, possuindo 22 fazendas. Cerca de um terço de sua fortuna correspondia a terras, escravos e pés de café. Os outros dois terços representavam dívidas ativas, como a atividade usurária com empréstimos aos fazendeiros e aos parentes.

Leia mais
20/09/2018

Fazenda do Canteiro, em Trajano de Moraes. A história dessa propriedade está relacionada com a família mineira Moraes. João Antônio de Moraes, que viria a ser o primeiro Barão das Duas Barras, nasceu em 1810, em Piedade dos Gerais, termo do Bonfim, província de Minas Gerais. Era o décimo filho de doze irmãos, nascidos e criados na província mineira. Deixou a terra natal se mudando para Cantagalo, no princípio do século 19. Viria a se casar com a cunhada, Basília Rosa da Silva, nascida em 1802. O primeiro casamento de Basília foi com o seu irmão, Antônio Rodrigues de Moraes.

Leia mais
13/09/2018

No final de agosto, o auditório da OAB-Nova Friburgo ficou lotado devido a realização de uma audiência pública sobre o futuro da Praça Getúlio Vargas. O motivo era discutir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal e o governo municipal, que prevê um projeto de reforma da praça.

Leia mais
06/09/2018

  Há algumas semanas fui novamente a São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo. O objetivo era de fazer a cobertura jornalística da Associação de Canoagem de Itaocara (Acai). A escolha do trecho para a prática esportiva da canoagem foi entre o Porto do Tuca e Porto Marinho, ambos em São Sebastião do Paraíba. Na realidade, trata-se de um percurso curto, mas que em determinado trecho possui corredeiras, ideal para a prática desse esporte.

Leia mais
30/08/2018

Somos a civilização dos rios. Nossa economia sempre se pautou neles e atualmente 61,54% da matriz elétrica do Brasil vem de recursos hídricos. Para o monitoramento das águas foram criados os Comitês da Bacia Hidrográfica. Trata-se de um colegiado participativo que cuida da gestão dos recursos hídricos dentro de sua área de atuação.

Leia mais
23/08/2018

O termo art déco, ou seja, arte decorativa, ganhou expressão na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, organizada em 1925, em Paris. Esse estilo está presente em diversos objetos decorativos. Na arquitetura recebeu impulsos do cubismo, do futurismo, do expressionismo e de outros movimentos das artes plásticas. As máquinas, especialmente os grandes navios, foram uma fonte importante de inspiração desta arquitetura.

Leia mais
16/08/2018

As lavouras de café no fim do século 19, começavam a dar sinais de declínio pelo baixo índice de produtividade dos cafeeiros. Além disso, o fim do trabalho escravo provocou uma crise na mão-de-obra, com a falta de braços na lavoura. Portanto, inúmeros cafeicultores do Centro-Norte fluminense seguiram o exemplo de Manoel Lemgruber diversificando sua atividade econômica e começaram a importar a raça zebu, que se difundiu em todo o país. O gado europeu mostrava-se frágil e sucumbia facilmente.

Leia mais
09/08/2018

Na matéria anterior, destacamos que entre os colonos suíços que chegaram a Nova Friburgo, estava o patriarca da família Ignaz Lemgruber, acompanhado da esposa e de seis filhos. Dirigiram-se para Cantagalo se instalando na região onde hoje é o município de São Sebastião do Alto. A ascensão econômica ocorre desde o patriarca e atribuiu-se o crescimento do patrimônio dos Lemgruber em razão de alianças matrimoniais entre famílias imigrantes suíças e igualmente em razão de casamentos entre primos.

Leia mais