Janaína Botelho

Janaína Botelho

História e Memória

A professora e autora Janaína Botelho assina História e Memória de Nova Friburgo, todas as quintas, onde divide com os leitores de AVS os resultados de sua intensa pesquisa sobre os costumes e comportamentos da cidade e região desde o século XVIII.

02/07/2020

Na década de 1920, chegou à Nova Friburgo o primeiro imigrante japonês Tohoru Kassuga em busca de terras em clima temperado. Na chácara do Tingly, Kassuga iniciou uma plantação de caqui, fruta muito consumida no Japão. Em Campo do Coelho, terceiro distrito de Nova Friburgo, no passado, a lavoura de tomate e de outros legumes era rasteira, com muita perda em razão do contato direto com o solo que deixa o alimento mais vulnerável às pragas.

Leia mais
25/06/2020

Uma triste notícia foi publicada esta semana em A VOZ DA SERRA. Trata-se de um relatório divulgado pelo Ministério Público Estadual que teve origem no projeto “Edificando o controle interno”, pesquisa realizada junto a 92 municípios fluminenses sobre a estruturação dos mecanismos de controle da administração pública.

Leia mais
18/06/2020

O majestoso Rio Paraíba do Sul nasce no Estado de São Paulo e deságua no Oceano Atlântico em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Ocupando um bioma marcado pela Mata Atlântica, sua bacia drena 24% do estado paulista, 39% do estado fluminense e 37% de Minas Gerais, sendo responsável pelo abastecimento de água para mais de 14 milhões de pessoas. Como compreende centros de expressiva concentração urbana e industrial, esses três estados colocam em risco a biodiversidade do Paraíba do Sul.

Leia mais
11/06/2020

No início do século 19, os indígenas Puri habitavam a Fazenda do Córrego d’Anta reservada como patrimônio pessoal de D. João VI, por ocasião da fundação do município de Nova Friburgo. O juiz Cansanção de Sinimbu informou na ocasião que o Aviso de 3 de dezembro de 1819, determinou removê-los para um aldeamento a fim de não incomodarem os imigrantes suíços que eram esperados na colônia. Na Fundação D. João VI há, inclusive, uma correspondência de 23 de novembro de 1824, com a referência de que os indígenas foram empregados para abrir picadas nas glebas doadas aos colonos suíços.

Leia mais
04/06/2020

O bairro Cônego pertence ao primeiro distrito de Nova Friburgo. Em um passado remoto era denominado de Fazenda do Cônego, propriedade que pertencia a Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo. Até a década de 1830, após a subida da Serra da Boa Vista, a entrada em Nova Friburgo era feita pela Fazenda do Cônego. Há quem afirme que a localidade tem esse nome pelo fato de um cônego, amigo do barão, ter se hospedado em sua propriedade por muitos anos. Mas não há comprovação.

Leia mais
28/05/2020

O turfe foi introduzido no Brasil no século 19 pelos ingleses e ganhou importância como esporte entre a elite brasileira. No ano de 1883, surgiu em Nova Friburgo um clube atlético denominado “General Osório” que promovia corridas de cavalo na rua de mesmo nome. Já o Clube Atlético Bargossi solicitou permissão à Câmara Municipal para colocar postes de raia na Praça do Suspiro em razão das corridas de cavalo realizadas aos domingos e dias santificados.

Leia mais
21/05/2020

Habitavam a província fluminense nas regiões serrana e noroeste os índios das tribos Coroado e Puri. Vamos conhecer neste artigo algumas práticas culturais e a vida cotidiana dessas tribos sob o olhar de viajantes que tiveram contato com eles no século 19. São eles o mineralogista John Mawe, o botânico francês Auguste de Saint-Hilarie, o pintor francês Jean Baptiste Debret, o paleontólogo, médico, geólogo e zoólogo alemão Hermann Burmeister e o barão suíço Johann Von Tschudi.

Leia mais
14/05/2020

O município de Nova Friburgo faz aniversário no próximo sábado, 16. Este ano farei diferente. Ao invés de escrever sobre a história de sua fundação vou apresentar aqui os índios que habitavam a região no qual Nova Friburgo fazia parte. A carta geográfica elaborada em 1767, descrevia as regiões Serrana e Noroeste fluminenses como sertão ocupado por índios brabos.

Leia mais
07/05/2020

Cidade operária, cidade corporativa ou vila operária são localidades onde as habitações são de propriedade de uma empresa que fornece residências aos seus trabalhadores para permitir que morem em um ambiente salubre e próximo ao local de trabalho. Foi um conceito que surgiu na década de 1980 do século 19, entre as grandes indústrias.

Leia mais
30/04/2020

O projeto de assentamento de colonos suíços em Nova Friburgo, no início do século 19 foi reconhecidamente uma experiência desastrosa. As duas sesmarias que constituíam o distrito colonial eram de um modo geral terras incultas, com morros pedregosos e separados uns dos outros por estreitos vales que serviam de leito a numerosos regatos. Em algumas datas de terra nem para horta o solo era cultivável. Os morros estavam sujeitos a geadas, de meia altura até o topo, absolutamente incapazes de produzir em razão da exposição aos ventos.

Leia mais