Janaína Botelho

Janaína Botelho

História e Memória

A professora e autora Janaína Botelho assina História e Memória de Nova Friburgo, todas as quintas, onde divide com os leitores de AVS os resultados de sua intensa pesquisa sobre os costumes e comportamentos da cidade e região desde o século XVIII.

20/09/2018

Fazenda do Canteiro, em Trajano de Moraes. A história dessa propriedade está relacionada com a família mineira Moraes. João Antônio de Moraes, que viria a ser o primeiro Barão das Duas Barras, nasceu em 1810, em Piedade dos Gerais, termo do Bonfim, província de Minas Gerais. Era o décimo filho de doze irmãos, nascidos e criados na província mineira. Deixou a terra natal se mudando para Cantagalo, no princípio do século 19. Viria a se casar com a cunhada, Basília Rosa da Silva, nascida em 1802. O primeiro casamento de Basília foi com o seu irmão, Antônio Rodrigues de Moraes.

Leia mais
13/09/2018

No final de agosto, o auditório da OAB-Nova Friburgo ficou lotado devido a realização de uma audiência pública sobre o futuro da Praça Getúlio Vargas. O motivo era discutir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal e o governo municipal, que prevê um projeto de reforma da praça.

Leia mais
06/09/2018

  Há algumas semanas fui novamente a São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo. O objetivo era de fazer a cobertura jornalística da Associação de Canoagem de Itaocara (Acai). A escolha do trecho para a prática esportiva da canoagem foi entre o Porto do Tuca e Porto Marinho, ambos em São Sebastião do Paraíba. Na realidade, trata-se de um percurso curto, mas que em determinado trecho possui corredeiras, ideal para a prática desse esporte.

Leia mais
30/08/2018

Somos a civilização dos rios. Nossa economia sempre se pautou neles e atualmente 61,54% da matriz elétrica do Brasil vem de recursos hídricos. Para o monitoramento das águas foram criados os Comitês da Bacia Hidrográfica. Trata-se de um colegiado participativo que cuida da gestão dos recursos hídricos dentro de sua área de atuação.

Leia mais
23/08/2018

O termo art déco, ou seja, arte decorativa, ganhou expressão na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, organizada em 1925, em Paris. Esse estilo está presente em diversos objetos decorativos. Na arquitetura recebeu impulsos do cubismo, do futurismo, do expressionismo e de outros movimentos das artes plásticas. As máquinas, especialmente os grandes navios, foram uma fonte importante de inspiração desta arquitetura.

Leia mais
16/08/2018

As lavouras de café no fim do século 19, começavam a dar sinais de declínio pelo baixo índice de produtividade dos cafeeiros. Além disso, o fim do trabalho escravo provocou uma crise na mão-de-obra, com a falta de braços na lavoura. Portanto, inúmeros cafeicultores do Centro-Norte fluminense seguiram o exemplo de Manoel Lemgruber diversificando sua atividade econômica e começaram a importar a raça zebu, que se difundiu em todo o país. O gado europeu mostrava-se frágil e sucumbia facilmente.

Leia mais
09/08/2018

Na matéria anterior, destacamos que entre os colonos suíços que chegaram a Nova Friburgo, estava o patriarca da família Ignaz Lemgruber, acompanhado da esposa e de seis filhos. Dirigiram-se para Cantagalo se instalando na região onde hoje é o município de São Sebastião do Alto. A ascensão econômica ocorre desde o patriarca e atribuiu-se o crescimento do patrimônio dos Lemgruber em razão de alianças matrimoniais entre famílias imigrantes suíças e igualmente em razão de casamentos entre primos.

Leia mais
02/08/2018

No princípio do século 19, a Confederação Helvética, atualmente Suíça, através de seu agente Sebastian Nicolas Gachet, firmou em 16 de maio de 1818, um acordo com o Rei D. João VI, para imigrantes suíços. Entre novembro de 1819 e março de 1820, esses suíços chegaram à Fazenda do Morro Queimado, onde 100 casas e uma modesta infraestrutura fora montada para recebê-los. Apesar de D. João VI ter estipulado a vinda de aproximadamente 800 pessoas, chegaram 1.631 suíços de diversos cantões da Confederação Helvética, o dobro do estipulado.

Leia mais
26/07/2018

Nova Friburgo tem em sua formação social a composição de diversas nacionalidades. Alguns vieram na qualidade de colonos e outros como imigrantes, não obstante o fato de ser colono não excluir igualmente o de ser imigrante. Os suíços e os alemães tiveram uma particularidade, chegando a Nova Friburgo em um momento em que não havia uma política de imigração por parte do governo joanino.

Leia mais
19/07/2018

Na história de Nova Friburgo podemos afirmar que a partir da segunda década do século 20, o município entrou na era industrial. A Fábrica de Filó S.A foi a terceira a se instalar, em 1925, sendo seus principais fundadores Carl Siems e o seu filho Carl Ernst Otto Siems. Foram seus executivos Francisco Sampaio, Willy Drescher, Frederico Schirnhofer e Arthur Hintze, responsáveis pelo seu desenvolvimento. Em 1941, foi edificado o parque de recreio Olifas cujo nome é a inversão de S.A. Filó, possuindo em suas instalações duas piscinas, uma sede social, campos de esporte e sauna.

Leia mais