Camilla Fiorito

Conversas de Dentro

Camilla é friburguense e psicopedagoga. Adora escrever e trabalhar com desenvolvimento socioemocional. Nesta coluna, escreve sobre os encontros entre o social e o emocional - espaços onde a vida, por vezes, nos pede pausa, coragem e escuta.

24/06/2026

Copa do Mundo. Momento esperado por muitos, mas também ignorado por tantos outros.

E está tudo bem, pois cada um de nós somos dotados de percepções, leitura de mundo, gostos e interesses comuns ou incomuns, dentro da visão diversa.

Volto à 1994. Nova Friburgo. Meus treze anos.

Leia mais
17/06/2026

Ah, nossos sonhos! Sonhos esses que fazem parte de um imaginário que cresce e floresce dentro do nosso ser. Nos transforma, dia após dia, e alimenta nossa alma com uma doce melodia e sabor.

Sonhar traz esperança, renova e desperta sentimentos conhecidos e desconhecidos. Nos permite acordar todas as manhãs, proporcionando, gentilmente, um carinho invisível, mas que é sentido com toda intensidade, fazendo nosso corpo borbulhar com doçura e calor. 

Nos inspira a seguir para alcançá-los e realizá-los, mesmo em caminhos tortuosos que não entendemos. 

Leia mais
10/06/2026

Um sopro. Um único momento que muda tantas coisas. Muda tudo.

O que foi planejado se perde, dando lugar ao inesperado. A vida vai se esvaindo pelos dedos, pouco a pouco, mostrando que não temos nenhum controle sobre ela.

Me lembro de dois anos atrás quando fiquei oito dias internada na unidade semi-intensiva do hospital Pró-Cardíaco, na cidade do Rio de Janeiro. Dengue. Não qualquer dengue, mas sim uma outra cepa que fez meu corpo reagir muito diferente da que fui acometida há 23 anos.

Leia mais
03/06/2026

Não vivemos sozinhos. 

Temos uma rotina intensa, que nos proporciona pouco tempo livre. Ou um tempo livre que é engolido por toda rotina invisível que realizamos dia após dia. 

Casa, trabalho, escola, faculdade, curso, estudo, médico, atividade extra, imprevisto. O outro. Nós. Nosso autocuidado que fica em segundo, terceiro, quarto, quinto e, raramente, em primeiro plano. 

Manhãs, tardes e noites passam em um piscar de olhos, trazendo uma impressão de que precisamos de mais 24 horas para conseguirmos fechar todas as demandas do dia.

Leia mais
27/05/2026

Vivemos com pressa.

Pressa para comer, consumir, vestir, tomar banho, resolver problemas e conflitos, responder, perguntar, ter. Pressa por um amanhã que nem mesmo sabemos se vai chegar ou como vai estar.

Seguimos um ritmo imposto dentro de uma sociedade que tem dificuldade de esperar. O resultado precisa ser imediato. Aqui e agora. Os infinitos e-mails recebidos e as mensagens de whatsapp trazem uma urgência de tempo coletivo.

Leia mais
20/05/2026

Andamos, corremos, passamos, fechamos, encontramos, procuramos, ganhamos, perdemos, intercalamos, sujamos, limpamos, cortamos, costuramos, colamos, saímos, chegamos, evitamos, conversamos.

Nos reunimos, frente a frente, lado a lado, sem o olhar necessário e cuidadoso, para que possamos seguir. As sutilezas ficam imersas como uma grande âncora atracada em águas profundas, esperando o aviso para continuar a grande navegação que tem pressa, hora e tempo curto para realizar todo percurso.

Leia mais
13/05/2026

Agradar. Se agradar e agradar o outro.

Agradamos. Não sempre. Não totalmente.

Realizamos coisas todos os dias que vão agradar e desagradar os demais.

Viver uma vida com o foco em agradar aquele que está na nossa frente, traz um eu que não é o real. O eu que realmente mostra de fato quem nós somos ou uma faceta mais próxima de nós mesmos fica escondido, em um lugar muito distante e profundo.

Leia mais
06/05/2026

Consumimos música, livros, filmes, roupas, comida, bebidas, tecnologia analógica e digital diariamente. Gastamos nosso tempo nos alimentando de futilidades e utilidades, moldando o nosso cérebro com aquilo que achamos que queremos.

Um consumo desenfreado como se as preocupações, tristezas, problemas fossem desaparecer por alguns minutos. Como um caminhar nas lindas plantações de lavanda, onde o cheiro suave relaxa o nosso ser de forma profunda, despertando sonhos e prazeres que muitas vezes guardamos em segredo.

Leia mais
29/04/2026

Não agradecemos! Não agradecemos tanto como deveríamos. Agradecemos.

Desenvolver o ato de agradecer é um exercício diário. Clamamos, desejamos, queremos, idealizamos, mas deixamos de agradecer das pequenas conquistas à aquelas que ultrapassam o pensamento do querer. 

A gratidão transforma a nossa vida, a forma como nos percebemos, percebemos o outro e percebemos as diversas situações diárias, proporcionando bem-estar físico, social e emocional. 

Leia mais
23/04/2026

Estar com aqueles que amamos vai além de datas comemorativas. Eu nunca fui de datas, por mais que eu saiba os dias de aniversário das pessoas que fazem parte da minha vida de cor, e não espero que o outro se lembre do dia que vim ao mundo. Aliás, datas comemorativas mexem com uma parte interna que até hoje questiono: estar com quem amamos vai além disso. Muito além.

Leia mais