Camilla Fiorito

Conversas de Dentro

Camilla é friburguense e psicopedagoga. Adora escrever e trabalhar com desenvolvimento socioemocional. Nesta coluna, escreve sobre os encontros entre o social e o emocional - espaços onde a vida, por vezes, nos pede pausa, coragem e escuta.

16/07/2025

Se conectar com o outro requer muito mais do que simplesmente estar ao lado.

Uma conexão vai acontecendo meio tímida, com receios e dúvidas, sem saber onde vai chegar e parar.

Quando nos conectamos de forma verdadeira, nos despimos para o outro, tiramos todas as camadas que usamos no nosso dia a dia.

Leia mais
09/07/2025

Vivemos em uma era global onde as coisas precisam acontecer agora 

As pessoas desejam respostas imediatas, acompanhadas de mirabolantes performances. É como se estivéssemos esperando a grande sessão de teatro, sem as pausas entre um ato e outro, sem erros e faltas.

Com isso, exigimos dessa peça tudo e muito mais que os próprios atores podem entregar. E, claro, queremos estar nessa sessão performática, sem ficar de fora deste grande espetáculo. 

Mas o que é “ficar de fora" dentro de um mundo onde às relações estão cada vez mais superficiais?

Leia mais
02/07/2025

Se perceber é um processo complexo, que demora. Desperta uma percepção de si mesmo que ficou esquecida, guardada a sete chaves no fundo de um baú que, em algum momento, perdemos o acesso.

Ao longo da nossa jornada, vamos divagando sem avistar todas as esferas da vida, inclusive a que nos envolve por dentro.

Mas será que nos percebemos sempre ou nos mascaramos boa parte do tempo?

Dia após dia, passamos por tantas coisas que, às vezes, o piloto automático está ligado e os sinais, até mesmo os mais sutis, passam despercebidos.

Leia mais
25/06/2025

Viver de forma plena, sem questionamentos e percalços é uma utopia que nos assola em boa parte da nossa caminhada.

Um caminhar onde pontos se entrelaçam e se separam no tocar da nossa carruagem, que é criada e decorada por cada um de nós.

Mesmo com todos os adornos, é difícil saber qual estrada é melhor para seguir e caminhar, mas a firmeza de que podemos ir, seja lá de qual maneira for, vai funcionando, pouco a pouco. Porém, quando não entendemos o sentido, vamos nos perdendo ao longo do caminho.

Leia mais