“Fruta não é lanche da tarde”. A afirmativa no Caderno Z vem seguida de uma pergunta – “Como?” – O estranhamento se deve ao fato de que, em geral, comemos frutas quando bem entendemos. Minha tia Eurídice, detentora dos mais incríveis ditos populares, dizia: “banana de manhã é ouro, de tarde é prata, de noite mata!”. Mesmo com todas as suas “máximas”, a titia não dava “uma dentro” e ficava o dito pelo não dito,
Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
“O melhor lugar do mundo é aqui e agora”... No encantamento do verso de Gilberto Gil, embarcamos na primeira edição do Caderno Z de 2025, sob os ares da magia de que temos um ano novinho em folha para depositar sonhos e esperanças no banco da vida. Mas, a vida nova só pode acontecer se esvaziarmos a nossa bagagem e o desapego está na lista dos pesos inúteis. Entretanto, como esvaziar nossa “lixeira” de inutilidades? Não é uma tecla que apertamos e, num segundo, limpamos o excesso de registros. O passado é o alicerce, o presente é a mão de obra com a qual edificamos o futuro.
Nossa viagem literária embarca na plataforma dos festejos dos 155 anos da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense. Com uma história que se fez dentro da história de Nova Friburgo, a Campesina é considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, além de ser Patrimônio Histórico - Cultural do Estado do Rio de Janeiro.
“O que o Universo promete revelar em 2025” – Sendo uma caçadora de cometas, é nessa plataforma que a nossa viagem vai orbitar, conferindo o que o novo ano vai exibir no calendário astronômico para o deleite espiritual dos apreciadores. Além dos eclipses, tanto solares como lunares, as Superluas vão abrilhantar o céu em 27 de abril, 05 de novembro e 04 de dezembro. As chuvas de meteoros, como sempre, darão vários espetáculos que nos permitirão elas visões das “estrelas cadentes”.
A edição de A VOZ DA SERRA, do último fim de semana de 2024, trouxe um roteiro pra lá de oportuno, um guia perfeito para pisarmos o novo ano com o pé direito. E, de preferência, usando uma boa galocha, porque a previsão do tempo marca chuvas intensas para o Estado do Rio de Janeiro. As orientações perante as fortes tempestades são sempre as de procurar abrigo em casa ou em lojas, longe de janelas, árvores e postes.
“O Verão chegou!” Digamos que chegou oficialmente no calendário, porque faz tempo que o calor tem sido o nosso companheiro, indesejável para uns e bem-vindo para ouros. O Caderno Z, excelente em suas temáticas, nos prepara para que possamos receber a temporada quente em todo o seu esplendor. Eu sempre gostei do assunto sobre as mudanças de estação, coisas que aprendi com meus pais. Apreciar os fenômenos dos solstícios e seus extremos facilita até o entendimento do nosso lugar no mundo. Alguns povos antigos festejavam com rituais as trocas de estações.
O calendário não poderia deixar de ter um dia especial, dedicado ao Dia do Jardineiro, 15 de dezembro. E o Caderno Z, atento ao que se passa ao redor das comemorações, não deixaria a data passar em brancas nuvens. De minha parte, louvo as mãos fervorosas desses profissionais que se dedicam a cuidar dos jardins alheios como se fossem os seus. Estendo essa homenagem também ao meu jardineiro, o Carlão, que cuida de nossa propriedade há mais de 40 anos, com capricho e boa vontade para que o “Jardim da Lis” faça sucesso nas minhas postagens do Facebook.
Não é a primeira vez que vou dizer que o Caderno Z me desperta lembranças e o tema sobre “refeições em família” mexeu comigo, porque mamãe adorava arrumar uma mesa e reunir a nossa família. Fosse um almoço trivial de domingo, havia uma bela toalha, copos, guardanapos de tecido, travessas, tudo muito bem-disposto para receber as iguarias. A boa conversa era o prato principal, o que se estendia até a sobremesa e o cafezinho de papai. E assim, já respondo ao que está estampada no final do texto da nutricionista Mariana Del Bosco, sobre o que temos de registro de nossas infâncias.
E o último mês do ano chegou! Sempre é a mesma sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido. A verdade é que não é a pressa do tempo, pois os dias ainda têm 24 horas e neste ano bissexto tivemos até um dia a mais. Lembro-me de que na minha adolescência na década de 70, nós tínhamos uma bronca de segunda-feira, porque a semana demorava a passar. Mas, agora, minha gente, estamos tão ocupados, tão acelerados, que o calendário é um sopro do Universo e nos falta tempo para muitas coisas.
O mês de novembro, que já está na beira de sua última semana, tem datas marcantes e entre elas, o Dia da Consciência Negra, festejado na semana passada. Feriado nacional é o dia mais brasileiro, que contempla um legado histórico na formação de nosso Brasil e que segue firmando legados e mais legados para as gerações do futuro. O Caderno Z, senhor das pautas enriquecedoras, nos trouxe um especial com Liz Tamane dando realce para a contribuição da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.