Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

19/02/2019

Começamos com o Z de uma amizade muito grande para celebrarmos nesse domingo, 17 de fevereiro, o Dia da Amizade Suíço-Brasileira. Guiados pela memória histórica de Girlan Guilland, vamos relembrar a visita de uma caravana suíça que aqui chegou em 1977. São passados mais de quarenta anos e precisamos festejar a criação da Associação Fribourg-Nova Friburgo. Em “Dois povos: um só coração”, Girlan comenta, entre outras importâncias, sobre o monumento “alusivo às duas cidades”, localizado no largo entre as ruas Francisco Miele e José Ruiz Bolea.

Leia mais
12/02/2019

O Caderno Z está em festa. É aniversário do Facebook: 15 anos debutando, e já parecendo tão antigo. Quinze anos nesse tempo de tecnologias avançadas podemos entender como uma eternidade. Marshall Mcluhan veio lembrar meus tempos de faculdade, quando justamente criei meu perfil no Face. A finalidade era facilitar os contatos e acabei ficando por essa mesma facilidade de comunicação. Essa é uma rede onde ninguém descansa. Alan Andrade exemplificou bem sobre os “benefícios e malefícios de se usar o Facebook”, pois tudo está na busca do usuário.

Leia mais
05/02/2019

O Caderno Z provocou minhas lembranças, pois meu pai ficava muito aborrecido quando alguém reclamava do progresso. Uma vez, por volta do ano 2001, um amigo comentou: “Ary, Rio das Ostras acabou!” Amante do desenvolvimento e da emancipação dos lugares, papai retrucou: “Rio das Ostras está é começando!”.  E estava mesmo é se transformando no paraíso litorâneo dos friburguenses. Os depoimentos comprovam que, mesmo havendo nostalgia, as transformações não conflitaram com os antigos frequentadores.

Leia mais
29/01/2019

Neste fim de semana completamos cinco anos da nossa coluna. Ao Jornal A VOZ DA SERRA a gratidão pelo espaço e a confiança. Aos leitores, o agradecimento pelo incentivo e elogios. O prazer de viajar literariamente nas páginas do jornal tem sido, no decorrer do tempo, renovado pela competência das surpresas que o conteúdo das edições nos dispõe. Nesse clima festivo, vamos abrindo o Caderno Z para as maravilhas do tema – “Sorvete – a delícia que conquistou o mundo”. Quem pensa que esse geladinho é coisa de agora, que nada! No século 17 não era mais novidade.

Leia mais
22/01/2019

A viagem do último fim de semana ao abrir o exemplar de A VOZ DA SERRA começou me levando para a minha casa de infância, onde eu escutava algumas histórias de papai. Dono de um bar, na Avenida Euterpe, algumas vezes eu o ouvia contar – “fulano comprou um Volkswagen!”. Era um comentário que enaltecia a compra e dava ao comprador um ar de superioridade. Depois, de Volks passou a ser chamado de Fusca e, para quem possuiu um modelo, é amor de verdade. Basta dizer que 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca. Viva o Caderno Z, sempre ligado!

Leia mais
15/01/2019

A viagem começa com um mergulho no Caderno Z, um mergulho de verdade, “na estação mais quente do ano”. No primeiro impulso, para uma aventura ensolarada,  vamos seguir as dicas da doutora Solange Gonçalves Freitas – “Use sempre filtro solar, todos os dias, independente do tempo estar nublado ou não”. Lembrando que o filtro, conforme orientação, “o fator mínimo é o 30, mas para quem tem pele clara o ideal é uma proteção maior”. Os tipos de pele também devem ser avaliados e podemos deduzir que cada pele é um caso. É importante obedecer aos horários para exposição ao sol. 

Leia mais
08/01/2019

Começar as viagens de 2019 festejando o Dia Nacional do Fotógrafo, 8 de janeiro,  é começar com o pé direito. Sair pelo Caderno Z e, logo de cara, encontrar Henrique Pinheiro é sinal de boas energias. Fotógrafo experiente e sensível, Henrique parece que fotografa a alma das coisas. “Seus olhos são capazes de enquadrar a realidade que, muitas vezes, passa despercebida aos olhos dos outros”. Contemplar fotografia é comigo. Jamais me cansa. Eu fico olhando, buscando os detalhes, as expressões e penso que uma foto vale por mil palavras.

Leia mais
03/01/2019

É incrível como o ano de 2018 passou veloz. Aliás, ao final de cada ano é sempre a mesma conversa – o ano passou voando. Mas o tempo é o mesmo em todos os tempos. Nada mais do que 365 dias, distribuídos em dias de 24 horas. Fevereiro pode ter 28 ou 29 dias, mas isso não faz tanta diferença no fim das contas. Então, por que o ano passa voando tanto? A verdade é que essa sensação de rapidez do calendário nada mais é do que a nossa própria aceleração. Nós corremos para dar conta dos compromissos e, assim ocupados, perdemos a noção do tempo. 

Leia mais
27/12/2018

A VOZ DA SERRA nos fez uma surpresa e tanto, trazendo “O Natal de Todos os Povos”. É na companhia de Ana Borges que embarcamos no maravilhoso mundo natalino, festejado “há mais de 1600 anos - desde o século IV – pela Igreja ocidental e desde o século V, pela Igreja oriental”. No Brasil, a data começou a ser celebrada “somente no século XVII, por influência do reino de Portugal”. Às vésperas de fecharmos as portas de 2018, vamos registrar um pouco das tradições natalinas de nossos povos colonizadores? O convite é atraente e a viagem garante as emoções!

Leia mais
18/12/2018

Com tantas comemorações gloriosas no último mês do ano, ainda somos brindados com o Dia do Palhaço – 10 de dezembro. Respeitável público! Vamos  aplaudir a missão de quem tem o dom de encantar, provocando risos. Diz o poema de Picolino – “Ser palhaço é saber disfarçar a própria dor”. Na maravilha das narrativas, o Caderno Z se transformou num verdadeiro palco, onde o circo nos é apresentado desde as acrobacias dos guerreiros chineses, 100 a.C. No Egito, há gravuras de malabaristas. Em Roma, o Coliseu foi erguido após o incêndio do Circo Maximus.

Leia mais