Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

31/03/2020

A plataforma de embarque, o Caderno Z, está muito bem representada na página 7, trazendo-nos a entrevista com a psicogeriatra, doutora Thatiana Erthal, O tema “confinamento e solidão” é a tônica do momento e em se tratando dos idosos, as sensações de angústia podem vir à tona. A recomendação de isolamento requer que os idosos permaneçam em casa. Mas como mantê-los resguardados sem que isso lhes cause transtornos de humor ou afetem o ânimo de vida?

Leia mais
24/03/2020

O Caderno Z não perde a oportunidade de criar temas para festejar as datas. Em 21 de março, em pleno desabrochar do outono, não vamos falar das folhas secas caindo ao chão nem da brisa fresca que permeia a natureza. Vamos falar de uma quinta estação que ainda não foi oficializada – a estação do amor. Aquela que tem todas as primaveras e todo o calor humano para cuidar dos pequenos com Síndrome de Down. Quem nos guia neste roteiro é Camila Emerick, mãe de Bento.

Leia mais
17/03/2020

Diz  a máxima: “O poeta não morre”. E não morre mesmo, pois, como exemplo, festejamos o dia 14 de março em homenagem ao poeta Castro Alves, nascido em 1847. Independente de ser ou não oficialmente o Dia da Poesia, o que mais nós precisamos para comprovar que ele, Castro Alves, ainda vive? Sua poesia é a sua permanência entre nós. Assim também tantos outros deixam sua estrada de luz poética e o Caderno Z nos brinda com alguns desses expoentes.

Leia mais
10/03/2020

É assim que o Caderno Z festeja a data mais badalada do calendário feminino – O Dia Internacional da Mulher  - “Oito de março - a luta continua...”. Não é para menos, pois este é o ser que reúne vários seres numa só pessoa. Sem exagero, uma mulher, mesmo sem formações acadêmicas, consegue dominar as mais distintas áreas de atuações. Ela pode ser pediatra, quando beija o dodói de sua criança e o choro se acalma num piscar dos olhos. Ela domina a psicologia, quando abranda as inquietações dos filhos. É uma boa financista ao administrar os gastos familiares.

Leia mais
03/03/2020

Levei um susto no último sábado, 29 de fevereiro, quando peguei o jornal na caixinha do correio e não vi o Caderno Z. E me perguntei: Cadê a estação de embarque? Contudo, a eficiente equipe de A VOZ DA SERRA não nos privou de uma página inteira, colorida, para suprir a falta do caderno que nos é tão especial. Adorei os temas! O ano bissexto sempre foi assunto de pesquisas de meus pais. Cresci sabendo que as seis horas que sobram a cada ano dão origem a mais um dia no calendário, ou seja, o 29 de fevereiro.

Leia mais
25/02/2020

Na viagem de hoje nós vamos no cordão de Ana Borges: “É tempo de viver como se não houvesse amanhã, se divertir e ser feliz”, E o Caderno Z é o primeiro a puxar o cordão da felicidade, mostrando que, “através dos tempos”, a história do Carnaval passou por várias transformações, mas não perdeu o seu caráter brincalhão, crítico e satírico. De Dioniso (Baco) ao expresso 2020, o que era festa não deixou de ser, pois as comidas, as bebidas, as danças, as fantasias, os confetes e as serpentinas continuam no centro das atenções carnavalescas.

Leia mais
18/02/2020

Fiquei surpresa na última semana, quando, num coletivo, sentei-me ao lado de uma jovem com uma criança ao colo. O menino mexia no celular da mãe com uma habilidade adulta até admirável. Com dois aninhos de idade, em momento algum do trajeto, ele desviou a atenção da tela. A mãe, volta e meia cochilava e ele ali, duro na queda. Agora vejo o Caderno Z com a temática – “Educação emocional: preparando para um futuro melhor”.

Leia mais
11/02/2020

O Caderno Z nos fez uma surpresa e vamos festejar os 16 anos de nascimento do Facebook, a rede social mais famosa do mundo, com mais de dois bilhões de usuários. De acordo com a intenção de seu criador, Mark Elliot Zuckerberg, “o objetivo é conectar pessoas e ajudar a criar um mundo mais transparente”. Sem perder o trocadilho, além de transparente, é “traz parente”, pois muita gente já reencontrou familiares distantes por intermédio do Facebook. O perfil de Elliot é algo interessante. Alguém poderia dizer que ele nasceu “virado para a lua”.

Leia mais
04/02/2020

Fevereiro chega com ares de verão! O Caderno Z vem com força total e antes que eu visse a edição, alguém me telefonou: “Elisabeth! Você já viu o “Z”?  É certo que a pergunta me fez correr ao portão e... nada de espanto, pois o tema está em nosso dia a dia – “Sexo – A busca pelo prazer”. Na antiguidade, para as mulheres, a prática sexual era mais um dever para a satisfação do homem. Ana Borges definiu bem que hoje “a mulher está mais forte e empoderada”. Por isso mesmo, ainda que lute para “viver plenamente a sua sexualidade”, as conquistas íntimas ganharam muito da atenção feminina.

Leia mais
28/01/2020

Os festejos do bicentenário de Nova Friburgo não se esvaziaram no final de 2018  Há datas e mais datas que precisam ser comemoradas. O Caderno Z, sob os auspícios da brilhante memória de Girlan Guilland, vem festejar os “2 Séculos dos Correios da Vila”, em 24 de janeiro de 1820, data em que tiveram início “Os Correios”  na então colônia do Morro Queimado. O serviço funcionaria entre a Nova “Fribourg” e Macacu, de onde seguiria para a corte. Podemos imaginar, como bem disse Girlan, “quão ávidos estariam os imigrantes para enviar notícias a parentes e amigos”.

Leia mais