Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

16/10/2018

É impossível festejar 15 de Outubro sem que eu mande aquele abraço afetuoso para minha primeira professora - Neusa Valladares. Esse carinho eu estendo aos meus queridos mestres, do primário à Universidade Candido Mendes. Sem me esquecer de Ledir Porto – a professora que fez falta no meu currículo! Essa profissão se dedica de   corpo e alma para que todas as outras se realizem. É, na verdade, a viga-mestra que sustenta a sociedade. E o “Z” nos traz a sabedoria de Brigitte Schlupp, no auge dos seus 100 anos, e de dona Therezinha de Jesus, 96 anos.

Leia mais
09/10/2018

Salve o Dia da Criança na esperança de um Brasil feliz para todos!

Quando os holofotes se voltam para as eleições, o Caderno Z deu uma lavada na alma, trazendo um tema alegre e calmante – O Dia das Crianças. Na atual era das tecnologias, chamar uma criança para olhar “O Sol lá fora” não é somente o sonho de Alan Andrade. É o sonho de todos. Para quem já brincou na rua, soltou pipa, jogou bolinha de gude, correu no pique bandeira, coisa alguma suplanta essa magia da infância antiga. Apresentar essas “coisas novas” aos pequenos de hoje é nosso dever.

Leia mais
02/10/2018

Um passeio pela vida cultural de Nova Friburgo – essa é a proposta do Caderno Z. E começamos saudosos do Centro de Arte. Que saudade daquele espaço aconchegante, onde os artistas se revezavam numa constante troca de valores e talentos. Muito mais do que sentimento de nostalgia, nós queremos é sentir o prazer de reabrir as portas do teatro. Para esse grande evento, o arquiteto e presidente da Fundação D.

Leia mais
25/09/2018

“A primavera voltou com tudo”.  É isso que nós queremos. Que volte com tudo o que temos direito – flores, aromas e colorido incomparável. A tradicional Festa da Flor, que este ano vai para a 12ª edição, promete colorir a Estação Livre entre os dias 10 e 14 de outubro. O Caderno Z tem o aroma floral e trouxe a “Pedagogia do Ibelga de Vargem Alta”. Já pensou numa escola sem muros? Pois existe. Cercada de árvores e estufas, onde os alunos trazem conhecimentos de casa e, da mesma forma, levam para casa o que aprendem na escola. Uma verdadeira troca de saberes. Tudo isso é possível.

Leia mais
18/09/2018

Na minha infância eu ouvia dizer – “Fulana está forte, vistosa, bonita”. Esses adjetivos diziam respeito às moças rechonchudas. Ao contrário, ouvia dizer também – “Fulana está magra, será que está doente?” Cresci entendendo que gordura era sinal de saúde. Depois, os conceitos foram mudando. A magreza imperou como ideal físico, até que as mulheres resolveram dar um basta e tiraram o peso da consciência, provando que manequim 48 também tem charme. O Caderno Z abraça a ideia e traz Jéssika Lima, friburguense, que venceu o “Miss Plus Size Carioca 2017”.

Leia mais
11/09/2018

“Ler, escrever, compreender” – É assim que o Caderno Z nos convida para celebrarmos o Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro. O fantástico mundo da Educação se abre para os leitores como uma caixinha de surpresas e a professora Inahiara Venâncio nos comove em seus depoimentos. Com “uma vida dedicada à alfabetização”, entre sorrisos e abraços de seus pequenos, “Iaiá”, como é chamada, confessa – “Amo o que faço, amo alfabetizar”. Esse é o segredo do magistério e sua maior ferramenta de trabalho – o amor.

Leia mais
04/09/2018

Desta vez o “Caderno Z” quase me levou a nocaute, pois, quando vi o tema da última edição, me senti na “lona”. Foi então que me lembrei que, antigamente, “estar na lona” era sinal de dificuldades. Contudo, minhas letras não vão a nocaute, porque o desafio de viajar em A VOZ DA SERRA é um prazer imenso para o meu fim de semana. Bom saber que nossa cidade tornou-se referência em formar campeões no mundo da luta.

Leia mais
28/08/2018

Percorri o Caderno Z, de trás para frente, de frente para trás e não achava um jeito de iniciar a viagem literária. Tem dias que a inspiração trava e a folha em branco diz – “E agora, Elisabeth?”. Mas não foi a inspiração que travou. Foi o tema do Z que trouxe um assunto impactante. De um lado, o glamour dos cães com seguidores nas redes sociais; de outro, a dura lida de quem protege os animais de rua. Não me ocorre outra definição, a não ser lançar mão de Antoine Exupéry – “Tu te tornas responsável pela rosa que cativas”. Contudo, não é fácil se responsabilizar por 99 cães e 58 gatos.

Leia mais
21/08/2018

Quer dizer então que 15 de agosto é o Dia do Solteiro! Melhor ainda foi o Caderno Z abordar o tema com tanta leveza e propriedade. E a pergunta vem em cheio - “Quem vive sozinho sofre de solidão?” A resposta é simples – “Não!”.  Entretanto, como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, (e cada um tem seus critérios de avaliação) importa mais é estar bem emocionalmente e gostar da própria companhia. A psicóloga clínica Ágatha Abrahão ressalta que “é importante alcançar o mínimo de conhecimento a respeito daquilo que buscamos...”.

Leia mais
14/08/2018

Quem pensa que o Dia dos Pais é coisa do século XX,  agora pode se esbaldar nas comemorações. O Caderno Z foi buscar a informação de que essas celebrações já aconteciam na Babilônia “há cerca de 4.000 anos”. No Brasil, a comemoração veio a partir de agosto de 1953, por ideia do publicitário Sylvio Bhering. Associar a homenagem com os heróis bombeiros foi uma grande sacada do “Z”, porque as duas missões envolvem doação.

Leia mais