Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

21/01/2020

Há temas que me desafiam e eu fico olhando para o Caderno Z e sinto a pergunta me encarando: E agora, Elisabeth, vai enfrentar o assunto para o qual você está cheia de filosofias? É claro que eu vou embarcar com a folha A4 saltitante de ideias, descartando Vinicius de Moraes, pois, se “beleza é fundamental”, eu indago, qual beleza? E o “Z” puxa o debate para o “direito de se olhar sem cobranças” e, certamente, se cobra quem se deixa seduzir pelo chamado “padrão” ditado pela mídia.

Leia mais
14/01/2020

Ainda nas graças dos festejos de fim de ano, o Caderno Z retorna no clima da Folia de Reis, a festa que reúne religião e cultura popular. Lembrei-me de meu pai, que no tempo do seu gravador K7, portátil, Mitsubshi, saia pela vizinhança, gravando as folias e, com isso, nós podíamos ouvi-las em qualquer época do ano. João Batista Braga, presidente da Associação das Folias de Reis, comenta sobre a dificuldade de se manter a tradição, pois, “não são muitas famílias que abrem as portas de suas casas”.

Leia mais
07/01/2020

“Voltar à rotina após as festas de fim de ano” é o primeiro desafio do Ano Novo. Largar a preguiça, deixar os comes e bebes, praias, passeios e a vida boa são alguns dos requisitos para encarar o novo calendário. Em 2020, ano bissexto, teremos mais um dia para empreendermos algum sonho, mas, é preciso, antes de tudo, entrar em forma. E nada melhor do que uma boa receita de suco verde: uma folha de couve, uma rodela de abacaxi, quatro folhas de hortelã e uma xícara de água. Depois disso, é paz e amor no coração!

Leia mais
31/12/2019

Começamos o roteiro das “Surpresas de viagem” sem a embarcação do Caderno Z, mas com o amor de sempre. Pegando as estradas no final de ano, todo cuidado será pouco. Atenção redobrada em caso de chuvas, nada de ultrapassagens perigosas, obedecendo sempre a sinalização, garantem um passeio seguro. Um eficiente serviço de assistência está montado para casos de emergência nas estradas, durante 24 horas. O Corpo de Bombeiros e o Batalhão da Polícia Rodoviária Federal são parceiros da ação. No mais, é desejar boa viagem. Sair é prazeroso, voltar bem é melhor ainda!

Leia mais
24/12/2019

Eu sou o tipo de jornalista que adora criar metáforas e brincar com o sentido das palavras em analogias e figuras, juntando os acontecimentos, transportando-os de um lado a outro, na elasticidade da criação literária. Por essa razão, eu comparo a equipe de A VOZ DA SERRA com aquele gourmet que trabalha cinco dias pensando nos melhores cardápios e ainda para o fim de semana, precisa de um prato especial para surpreender a clientela. O Caderno Z é essa composição especial para o sustento do espírito e a manutenção da boa forma da mente.

Leia mais
17/12/2019

“As pessoas precisam ter prazer com as coisas simples”. Com o DJ-jardineiro, Luderites Macedo, pegamos o caminho do Caderno Z na simplicidade de um tema soberano que é falar de jardins. Festejando o dia 15 de dezembro dedicado a esses profissionais que se esmeram no cultivo das plantas, é importante lembrar que cada pessoa pode ter o seu cultivo, nem que seja em uma jardineira.

Leia mais
10/12/2019

“Brinde é um dos mais sublimes gestos de compartilhar a vida”. A frase de Wanderson Nogueira abre as nossas surpresas. E essa abertura é também um brinde ao Caderno Z que nos brinda com temas maravilhosos. Desta vez, com “Drinks de verão”, esperamos que o calor venha de verdade, pois ninguém merece 12 graus em pleno dezembro. Ana Borges nos convida: “É tempo de olhar para a frente e erguer taças para brindar o novo ano que já bate à nossa porta...”.

Leia mais
03/12/2019

O mês de dezembro é sempre associado aos festejos natalinos. Entretanto, o último domingo, 1º, foi a data dedicada ao Dia Internacional da Luta contra a Aids e o Caderno Z abraçou a causa com a seriedade que o tema requer. Alan Andrade, que já conhecemos por suas lentes fotográficas, revelou-se um dissertador eficiente em “E a luta continua...”, trazendo-nos informações otimistas em conversa com a enfermeira Michelle Rodrigues Caetano, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Nova Friburgo. A profissional destaca: “O tratamento avançou muito.

Leia mais
26/11/2019

Cruzando a esquina das ruas Augusto Cardoso e Eugênio Müller, dei de cara com o geógrafo Thomaz Morett. Antes de um “boa tarde”, eu o intimei: “Você tem o dever de fazer uma palestra sobre sua  trilha – Lumiar a Teresópolis!” E expliquei que viver uma experiência dessa e não a transmitir, seria como receber a luz e perdê-la. Agora, tenho diante  de mim o “Diário de um peregrino solitário”, no Caderno Z. E mando aqui meu agradecimento: “Thomaz, você cumpriu muito bem o seu dever!”.

Leia mais
19/11/2019

“Cuide bem de seu corpo para que sua alma tenha prazer em habitá-lo”. O pensamento é de um mestre de yoga e é assim que o instrutor do Samsara Estúdio de Yoga, Igor Fonseca, vem abrilhantar o Caderno Z, com o tema “Mente e Corpo, a relação perfeita”. Igor explica que “nosso corpo é uma grande casa e, como todo lar, ele guarda nossas maiores lembranças, sonhos, desejos e afetos”.

Leia mais