Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

12/12/2018

Estamos a duas semanas do Natal, festa magna da cristandade e, principalmente, da família. Isso porque mesmo aqueles que são ateus, ou praticam outras religiões, têm consciência de que as festas natalícias são uma oportunidade ímpar de reunir os parentes mais próximos e estreitar os laços de parentesco. Daí a importância da ceia de Natal, porque tanto no ocidente quanto no oriente, a reunião da família para fazer uma refeição em conjunto, é sempre um momento especial.

Leia mais
05/12/2018

Ainda bem que nasci no antigo Distrito Federal que com a transferência da capital do Brasil, para Brasília em 1960, virou Estado da Guanabara. Assim, nada tenho a ver com o Estado do Rio de Janeiro, fruto da fusão dos estados da Guanabara e do antigo Estado do Rio de Janeiro, durante o governo Geisel, consolidada em 15 de março de 1975.

Leia mais
28/11/2018

As minhas homenagens à Sociedade Esportiva Palmeiras que no último domingo, 25, levantou a taça do Campeonato Brasileiro de 2018. É a maior vencedora desse torneio, sendo esse o seu décimo título, aliás, conquistado com méritos daqueles que são incontestáveis. Com a vitória sobre o Vasco da Gama, o Palmeiras completou 22 rodadas invicto, com 16 vitórias e seis empates. Ao longo do campeonato foram apenas quatro derrotas, com 61 gols marcados e 24 sofridos, portanto até a penúltima rodada do Brasileirão, é o ataque mais positivo e a defesa menos vasada.

Leia mais
21/11/2018

Após Jair Bolsonaro falar que exigiria o pagamento integral dos salários aos médicos cubanos, o governo de Cuba, resolveu romper sua participação no acordo e, até dezembro, vai retirar todos os cubanos do programa Mais Médicos, no Brasil. Esse programa foi criado em 2003, pela ex-presidente Dilma Rousseff, num misto de melhorar o atendimento médico da população carente, principalmente do interior e ajudar financeiramente a ilha de Fidel Castro, pois os cubanos constituem o maior contingente de médicos estrangeiros em solo brasileiro.

Leia mais
13/11/2018

Ao ler a coluna de Nelson Motta, em O Globo, na última sexta feira, 9, com o título de “Conspiração Diabólica”, pensei tratar-se de uma brincadeira; aliás, essa foi a conotação dada por Nelson Motta. Nela, o juiz Sérgio Moro teria cursado a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para encobrir o fato de ser um contratado da CIA. Sua missão seria criar a Lava-Jato, com o intuito de enfraquecer a Petrobras; com isso suas ações perderiam valor e seriam compradas, a preço de banana, por petroleiras americanas.

Leia mais
30/10/2018

Jair Bolsonaro, do PSL, é o novo presidente do Brasil, eleito com mais de 50% dos votos úteis e com mais de 11 milhoes de sufrágios sobre o seu oponente, Fernando Haddad, do PT. Com uma margem dessa magnitude, ficou bem claro que a sociedade brasileira, aquela que pensa e que se preocupa com destino do pais, finalmente resolveu tomar para si a responsabilidade de determinar o futuro da nação brasileira.

Leia mais
17/10/2018

Chegamos na França em plena ebulição da reforma da Previdencia Social daqui. Como no Brasil, está gerando muita controvérsia, principalmente, porque o movimento sindical francês é mais forte e coeso que o brasileiro. A proposta do governo Macron é estabelecer a idade mínima de 60 anos para as mulheres e 62  anos para os homens, tendo como ponto de corte a idade de 63, quando quem optar por ela, teria proventos integrais.

Leia mais
12/10/2018

 

As urnas não mentem, jamais

      O primeiro turno das eleições no Brasil, ocorreu no último domingo 7. O percentual de votos do primeiro colocado, mais de 47%, não foi suficiente para definir o vencedor e, com isso, teremos um segundo turno, no próximo dia 28. No entanto, as urnas deixaram um recado muito importante, em especial para os politicos, mais precisamente para os maus politicos.

Leia mais
11/10/2018

O primeiro turno das eleições no Brasil, ocorreu no último domingo 7. O percentual de votos do primeiro colocado, mais de 47%, não foi suficiente para definir o vencedor e, com isso, teremos um segundo turno, no próximo dia 28. No entanto, as urnas deixaram um recado muito importante, em especial para os politicos, mais precisamente para os maus politicos.

Leia mais
18/09/2018

O Brasil se encontra num beco sem saída. Como a maior parte de sua população não tem a mínima noção da crise institucional e econômica pela qual passamos; com nível de informação sofrível, nas mãos de uma imprensa, na maioria das vezes, comprometida e de orientação esquerdista, com um povo corrupto e que perdeu a noção do que é certo e errado, tomamos conhecimento de fatos incompatíveis com o bom senso, a ética e a moral.

Leia mais