Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

13/06/2019

O sarampo é uma virose, ou seja, é uma doença transmitida por um vírus, o paramyxovirus do grupo morbilivirus. Como a maior parte das doenças de disseminação respiratória, ele é bem mais comum no inverno pela maior aglomeração de pessoas. A doença estava bem controlada no Brasil, pois desde a década de 1990 o Ministério da Saúde não recebia nenhum comunicado de epidemias ou casos novos em todo o território nacional. Em função dessa vitória, a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos concedeu o certificado de eliminação do sarampo.

Leia mais
07/06/2019

Li no noticiário do portal Uol que o governo corria contra o tempo para aprovar, no Senado, a medida provisória que autoriza a devassa nos benefícios do INSS. O problema é que o prazo terminou no último dia 4, e às segundas, assim como nas sextas-feiras, não há expediente naquele estabelecimento, pois nossos parasitas renováveis de quatro em quatro anos, ao contrário dos trabalhadores brasileiros comuns, têm fins de semana prolongados. Deve ser para espairecer junto às respectivas famílias, pelo árduo trabalho de terça até quinta-feira.

Leia mais
29/05/2019

No último sábado, 25, jogaram em Brasília, pelo campeonato Brasileiro, as equipes do Palmeiras e do Botafogo. Como o mando de campo era do time da estrela solitária, ele preferiu vender o jogo para patrocinadores, obtendo assim uma receita maior e fixa. Na realidade temia um público menor que o da capital federal, em seu próprio estádio no Rio de janeiro. Sabia também, que sua torcida lá é muito grande, o que certamente aumentaria sua receita.

Leia mais
22/05/2019

Parece que o frio, enfim, começa a dar o ar de sua graça em nossa cidade, chegando de mansinho, e espantando o calor de um dos outonos mais quentes dos últimos anos. No último fim de semana a sensação térmica foi mais baixa, em função dos altos índices de umidade relativa do ar, em torno de 90%. Mas, a madrugada de segunda feira já foi bem fria, com os termômetros, no Cônego, marcando dez graus. A tendência é, daqui para frente, esfriar ainda mais.

Leia mais
15/05/2019

Diz o artigo 142 da constituição brasileira: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

§ 1º - Lei complementar estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas.

Leia mais
08/05/2019

Parodiando o grande escritor e dramaturgo Nélson Rodrigues e tricolor roxo, no último domingo, 5, em Porto Alegre-RS, o Sobrenatural de Almeida entrou em campo e mudou a história da partida. Eram jogados seis minutos quando a equipe gremista marcou seu primeiro gol; aos 13 e aos 22 minutos mais dois gols o que fazia o torcedor do Grêmio antever uma goleada histórica. De acordo com o zagueiro Matheus Ferraz, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, "a gente não esperava tomar três gols em 30 minutos. Ninguém iria esperar isso. Na verdade, ficamos assustados, deu um apagão.

Leia mais
01/05/2019

Na última sexta feira, 27 de abril, Nova Friburgo se inscreveu no rol das cidades grandes, da pior maneira possível. Uma pessoa estava chegando em casa quando se deparou com dois policiais, tremendo que nem vara verde e mais brancos que a cal. Tentando acalmá-los, perguntou do que se tratava e eles mostraram a viatura toda crivada de balas; disseram ainda que viram a morte de frente, ao serem metralhados no Alto de Olaria, ao fazerem uma ronda de rotina.

Leia mais
17/04/2019

No último dia 8 a cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez, foi assolada por uma tempestade sem precedentes. Da zona sul à zona norte e oeste, a destruição foi impressionante, deixando a capital fluminense completamente parada, à mercê das forças da natureza. E o que é mais grave, com as autoridades sendo pegas de surpresa, sem condições de avisar com antecedência a população. A evacuação dos locais de risco ficou comprometida e muitas mortes ocorreram, mas que poderiam ter sido evitadas, principalmente, se as sirenes de alerta tivessem sido acionadas horas antes.

Leia mais
11/04/2019

O Estado do Rio de Janeiro está sempre na vanguarda do que há de pior no Brasil. Não bastasse ter quatro ex-governadores presos, um presidente da Assembleia Legislativa também recolhido aos costumes, ainda teve a petulância de dar posse a cinco deputados detidos, no dia 21 de março.

Leia mais
03/04/2019

“O Hamas, movimento palestino que controla a Faixa de Gaza, condenou na segunda-feira, 1º, a visita do presidente Jair Bolsonaro a Israel. Em nota, o grupo afirmou que a visita não apenas contradiz a histórica atitude do povo brasileiro de apoio à causa palestina, mas também viola leis internacionais”. 

“Em particular, o Hamas denuncia a visita do presidente brasileiro à cidade sagrada de Jerusalém acompanhada do primeiro-ministro de Israel”, diz o texto. “O Hamas também condena os planos de abertura de um escritório de negócios do Brasil em Jerusalém.”

Leia mais