Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

20/02/2019

Como digo sempre, o futebol retrata o estado onde é praticado. Um estado desmoralizado só pode ter autoridades pífias e dirigentes do pior quilate. Isso ficou escancarado no último domingo, 17, na decisão da Taça Guanabara, o primeiro turno do futebol carioca. Quem se dispôs a assistir a final entre Vasco da Gama e Fluminense, ao ligar a televisão, às 17h, se deparou com um estádio vazio.

Leia mais
13/02/2019

Talvez, o ano de 1901 possa ser marcado como o período em que se concretizou o Alzheimer como uma nova doença neurológica. “August D, que sempre fora uma mulher saudável, educada e um pouco tímida, foi internada no Hospital Municipal de Lunáticos e Epiléticos de Frankfurt no dia 25 de novembro de 1901, aos 51 anos. Entrevistado pelo médico que a atendeu, seu marido contou que os problemas haviam começado seis meses antes com uma súbita e escandalosa crise de ciúme seguida de perda progressiva da memória. Aos poucos August foi se tornando ansiosa e hostil.

Leia mais
06/02/2019

Nossos senadores, verdadeiros artistas de teatro, proporcionaram dois dias de um espetáculo deprimente, uma verdadeira ópera bufa. Tratava-se da posse dos novos ocupantes da casa, em número de 46, que segundo o site “Senadonotícias”, significou que de quatro que tentaram a reeleição, três não conseguiram. Além disso, o início dos trabalhos coincidiu com a eleição do presidente e da mesa diretora, com vários candidatos inscritos, entre eles, Renan Calheiros, exemplo bolorento do que de pior exista, na política nacional.

Leia mais
30/01/2019

Quando digo que o Brasil é um país de brincadeira, do faz de conta, da irresponsabilidade, pode parecer estranho. No entanto, quatro anos se passaram do rompimento da barragem de Mariana, considerado o maior desastre ambiental do país, com saldo final de 19 mortos e eis que, também em Minas Gerais, na tarde da última sexta feira, 25, o fato se repetiu. A tragédia que já conta com 37 mortos, na cidade de Brumadinho, ocorreu na barragem da Mina do Feijão, de extração de minério de ferro, da companhia Vale do Rio Doce (sempre ela).

Leia mais
23/01/2019

Ainda não se completaram 30 dias do novo governo, mas parece que o país continua tão bolorento como antes. Jair Bolsonaro, é preciso ter isso sempre em mente, foi eleito por mais de 50 milhões de eleitores que vislumbraram, em sua campanha, a possibilidade de se colocar o Brasil nos trilhos, de novo. Esses eleitores já não aguentavam mais quase 15 anos de corrupção, desmoralização da classe política, de desmoralização da nação brasileira diante da comunidade internacional.

Leia mais
16/01/2019

Esse seja, talvez, um dos verões mais quentes de que se tem notícia, com temperaturas, na cidade do Rio de Janeiro, beirando e ultrapassando os quarenta graus centígrados. Nova Friburgo não fica atrás, pois temos notado noites mais encaloradas, deixando para trás o clima ameno que desfrutávamos antigamente. Nessa época do ano era comum o uso de um lençol, ou mesmo uma colcha de chenille, para espantar o friozinho da madrugada, em torno dos quatorze graus.

Leia mais
19/12/2018

O Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras) é um órgão administrativo brasileiro que foi criado pela lei 9.613, de 3 de março de 1998, durante as reformas econômicas feitas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi através dele que tomamos conhecimento de que Flávio Bolsonaro, deputado estadual pelo Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro, teve um ex-assessor, Fabrício José Carlos de Queiroz, que movimentou R$ 1,2 milhões, entre 2017 e 2018.

Leia mais
12/12/2018

Estamos a duas semanas do Natal, festa magna da cristandade e, principalmente, da família. Isso porque mesmo aqueles que são ateus, ou praticam outras religiões, têm consciência de que as festas natalícias são uma oportunidade ímpar de reunir os parentes mais próximos e estreitar os laços de parentesco. Daí a importância da ceia de Natal, porque tanto no ocidente quanto no oriente, a reunião da família para fazer uma refeição em conjunto, é sempre um momento especial.

Leia mais
05/12/2018

Ainda bem que nasci no antigo Distrito Federal que com a transferência da capital do Brasil, para Brasília em 1960, virou Estado da Guanabara. Assim, nada tenho a ver com o Estado do Rio de Janeiro, fruto da fusão dos estados da Guanabara e do antigo Estado do Rio de Janeiro, durante o governo Geisel, consolidada em 15 de março de 1975.

Leia mais
28/11/2018

As minhas homenagens à Sociedade Esportiva Palmeiras que no último domingo, 25, levantou a taça do Campeonato Brasileiro de 2018. É a maior vencedora desse torneio, sendo esse o seu décimo título, aliás, conquistado com méritos daqueles que são incontestáveis. Com a vitória sobre o Vasco da Gama, o Palmeiras completou 22 rodadas invicto, com 16 vitórias e seis empates. Ao longo do campeonato foram apenas quatro derrotas, com 61 gols marcados e 24 sofridos, portanto até a penúltima rodada do Brasileirão, é o ataque mais positivo e a defesa menos vasada.

Leia mais