O catarinense de Rio do Sul transformou-se no homem bomba tupiniquim ao explodir um carro próximo ao Congresso Nacional e ao imolar-se em frente ao prédio do STF, na quarta-feira passada, 13 de novembro. Segundo informações divulgadas pela imprensa, seu objetivo era matar Alexandre de Moraes, mas não conseguindo adentrar no STF, acionou os explosivos preso ao seu corpo, em frente ao prédio. Com esse ato, conseguiu chamar a atenção sobre si e a lançar mais confusão no já conturbado cenário político nacional.
Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
No último domingo, 10, o Flamengo sagrou-se o pentacampeão da Copa do Brasil 2024. Depois de vencer o primeiro jogo, no último dia 3, no Maracanã, bastava ao rubro negro um simples empate para levar o caneco, na realidade o quinto, nessa competição. Ao Atlético Mineiro só interessava uma vitória por três gols de diferença ou uma com dois gols para a copa ser decidida nos pênaltis. Com a Arena MRV, em Belo Horizonte-MG, estádio do Atlético, lotada, o time carioca se impôs pelo placar de 1 a 0 e é o campeão, justa e merecidamente.
Sábado passado fui ao Rio de Janeiro, para encontrar com meus amigos de mais de 50 anos, colegas de turma e de profissão, para um papo descontraído, na Academia da Cachaça, no Leblon. Anteriormente, nossos encontros eram no famoso bar Veloso, ponto de encontro de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, na década de 1970 e que ficou famoso por causa disso. Mas, com a morte de nosso querido Carlinhos, levado pela covid lá se vão quatro anos, as saudades eram tantas que resolvemos mudar de local.
Quando, em 1960, a capital federal foi transferida para Brasília, foi orquestrada uma campanha para desestruturar a cidade do Rio de janeiro, com intuito de colocar o foco na nova capital. Passados sessenta e quatro anos, não se justifica mais esse tipo de atitude, mas o Rio continua a sofrer esse descrédito e, agora, agudamente. Vejamos o que ocorreu na semana passada.
Como torcedor fanático que sou, acredito que é possível levantar as taças do campeonato brasileiro e da Libertadores da América, versão 2024.
Esse é um tema que sempre tive vontade de abordar, mas sempre evitei. No entanto, é uma constatação. Os sanitários públicos, tanto os femininos ou masculinos, não importa, a imundície é a mesma. Aliás, pelos comentários da minha esposa, os do sexo oposto são ainda mais sujos. Seja em restaurantes, bares, cinemas ou teatros, aeroportos ou estações rodoviárias ou ferroviárias, a sujeira nos banheiros públicos é a mesma.
Nesses dias em que minha coluna não saiu, foi porque estive fora visitando filhos, um que mora em Rio Branco, no Acre, e outro em Brasília. Como não existem voos diretos para a capital acreana e todos param em Brasília, fiz Rio-Brasília-Rio Branco na ida e Rio Branco, com uma parada de três dias na capital federal e, finalmente, Brasília-Rio.
Nova Friburgo é um dos principais produtores de flores ornamentais do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. A produção de flores de corte em nossa cidade começou na segunda metade do século passado e em 2023, tínhamos cerca de 3.500 produtores rurais e uma produção anual de cerca de 100 mil toneladas de flores e plantas ornamentais. Essa produção é resultado da modernização das técnicas de cultivo, da diversificação da produção e da oferta de crédito.
Este artigo foi postado pela SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo e, como achei pertinente, resolvi publicá-lo na coluna desta semana.
“O especialista em Endocrinologia e Metabologia é o médico que cuida do equilíbrio geral do organismo, do nascimento à terceira idade. Uma área fundamental da medicina.
Entre a última quinta-feira, 22, e o domingo, 25, pelo menos 25 colegas e suas respectivas famílias, totalizando 69 adultos e 12 crianças, participaram das comemorações dos 50 anos da formatura, da turma de 1974, da faculdade de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). O local escolhido foi o Hotel Portobello, em Mangaratiba, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, em função de oferecer pensão completa, ser um local muito agradável e com acomodações confortáveis e espaçosas. De fácil acesso, também, porque já nos reunimos ali em duas outras ocasiões e já o conhecíamos.