Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

21/08/2019

Confesso que meu impulso inicial foi abordar o papel ridículo dessa imprensa desmoralizada, que chafurda na lama, sabedora que vai afundar e pedindo, desesperadamente, para que não se faça marola a fim de retardar sua agonia. Digo isso, em função da covardia que fizeram com nossa primeira dama, Michelle Bolsonaro, ao divulgarem a prisão de sua avó, em 1996, por tráfico de drogas. Ela foi sentenciada a três anos de cadeia, ganhando liberdade condicional dois anos e meio depois, em 1999.

Leia mais
14/08/2019

No último domingo, 11, foi comemorado, no Brasil, o Dia dos Pais que, junto com o Natal e o Dia das Mães, é uma data emblemática no calendário da família brasileira. Desde os tempos bíblicos que a figura paterna é marcada como de grande importância na formação moral e ética da criança, só ficando abaixo daquela da mãe por que são elas que geram e amamentam os rebentos, o que sem a menor dúvida, é uma relação muito íntima e intensa.

Leia mais
07/08/2019

Na semana passada, a imprensa marronzista do Brasil, numa entrevista com o presidente Jair Bolsonaro, abordou o tema sobre a OAB ter impedido a tomada de depoimentos dos advogados que defenderam Adélio Bispo, o esfaqueador de Juiz de Fora. Nessa entrevista, nosso presidente declarou que se Felipe Santa Cruz, que preside aquele órgão de classe, quisesse saber o que acontecera com o seu pai, Fernando Santa Cruz, ele teria o que dizer. Por falar nisso, Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro também têm o direito de saber quem estava por trás da tentativa de assassinato de seu pai.

Leia mais
31/07/2019

Apesar de muitos considerarem essa afirmação absurda, não resta a menor dúvida de que as alterações climáticas experimentadas pelo planeta Terra são uma realidade. Os danos causados pelo homem ao meio ambiente são a razão direta das alterações observadas, nesse verão, no continente europeu.

Leia mais
24/07/2019

Aproveitando o desabrochar da árvore trazida para nossa cidade pelos primeiros imigrantes japoneses, e numa homenagem a sua beleza ímpar, relembro aqui um texto que produzi há dez anos sobre o encanto da floração das cerejeiras que mais uma vez foi celebrado no último fim de semana pela colônia japonesa de Nova Friburgo com a Festa do Hanami, no sítio Florândia da Serra, em Conquista.

Leia mais
17/07/2019

Muito se tem falado sobre as regras da nova Previdência Social, mas a verdade é que existem margens para dúbia interpretação. E é aqui que os interessados em denegrir o atual governo, encontram combustível para tal fato, esquecendo que contribuiriam muito mais se ajudassem a esclarecer as dúvidas que vão surgindo.

Leia mais
12/07/2019

O governo saiu vitorioso com a aprovação, em primeiro turno, da Reforma da Previdência, quarta-feira, 10, na Câmara dos Deputados, com 379 votos a favor e 131 contra. Ainda vem por aí, mais propostas de alterações e o segundo turno. Só Deus sabe qual será o resultado final dessa novela tão longa quanto “O Direito de Nascer”, dramalhão mexicano com 314 capítulos e quase três anos no ar, que fez sucesso na Rádio Nacional, dos anos 50, com Paulo Gracindo e Iara Sales nos papéis principais.

Leia mais
03/07/2019

Sendo avô de duas crianças com autismo, om nove e quase três anos de idade, resolvi escrever sobre este assunto, pois tal condição é muito mais frequente do que se supõe. O neto de nove anos acompanho desde que ele tinha cinco e desconheço como foi o princípio do problema; no entanto, assisti a mudanças fantásticas na evolução do seu transtorno, podendo afirmar sem medo de errar, que sua vida futura tem tudo para ser ativa e proveitosa.

Leia mais
26/06/2019

Recebi uma matéria de um amigo de longa data, que achei muito interessante, e resolvi tornar pública nesta coluna. Mas, segundo aprendi nos bancos escolares da faculdade de Comunicação Social, toda informação deve ser apurada antes de ser transmitida ao leitor. Essa é a base de um jornalismo sério e de suma importância para que um veículo de comunicação, qualquer que ele seja, tenha a credibilidade que lhe é necessária.

Leia mais
13/06/2019

O sarampo é uma virose, ou seja, é uma doença transmitida por um vírus, o paramyxovirus do grupo morbilivirus. Como a maior parte das doenças de disseminação respiratória, ele é bem mais comum no inverno pela maior aglomeração de pessoas. A doença estava bem controlada no Brasil, pois desde a década de 1990 o Ministério da Saúde não recebia nenhum comunicado de epidemias ou casos novos em todo o território nacional. Em função dessa vitória, a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos concedeu o certificado de eliminação do sarampo.

Leia mais