Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

17/04/2019

No último dia 8 a cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez, foi assolada por uma tempestade sem precedentes. Da zona sul à zona norte e oeste, a destruição foi impressionante, deixando a capital fluminense completamente parada, à mercê das forças da natureza. E o que é mais grave, com as autoridades sendo pegas de surpresa, sem condições de avisar com antecedência a população. A evacuação dos locais de risco ficou comprometida e muitas mortes ocorreram, mas que poderiam ter sido evitadas, principalmente, se as sirenes de alerta tivessem sido acionadas horas antes.

Leia mais
11/04/2019

O Estado do Rio de Janeiro está sempre na vanguarda do que há de pior no Brasil. Não bastasse ter quatro ex-governadores presos, um presidente da Assembleia Legislativa também recolhido aos costumes, ainda teve a petulância de dar posse a cinco deputados detidos, no dia 21 de março.

Leia mais
03/04/2019

“O Hamas, movimento palestino que controla a Faixa de Gaza, condenou na segunda-feira, 1º, a visita do presidente Jair Bolsonaro a Israel. Em nota, o grupo afirmou que a visita não apenas contradiz a histórica atitude do povo brasileiro de apoio à causa palestina, mas também viola leis internacionais”. 

“Em particular, o Hamas denuncia a visita do presidente brasileiro à cidade sagrada de Jerusalém acompanhada do primeiro-ministro de Israel”, diz o texto. “O Hamas também condena os planos de abertura de um escritório de negócios do Brasil em Jerusalém.”

Leia mais
27/03/2019

Tinha marcado uma viagem para o Chile, no dia 7 de fevereiro, por ocasião do meu aniversário. Infelizmente, não foi possível, mas no último dia 21, partimos para San Pedro de Atacama, para visitar o deserto do Atacama. Essa ida foi programada após ter lido uma reportagem, escrita por um casal de jornalistas, que para lá partiu, como turista. Segundo eles o local era lindo e cativante e resolvi comprovar a veracidade dos  fatos.

Leia mais
20/03/2019

Preocupa e muito os rumos que alguns membros do STF, aliás, sempre os mesmos, estão imprimindo à justiça brasileira em particular e à vida nacional em especial. Dias Toffoli, Ricardo Lewandowsky, Marco Aurélio, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Alexandre Moraes estão esquecendo que foram indicados para a mais alta corte do país, única e exclusivamente para fazer respeitar a Constituição Federal e não para legislar em favor daqueles que o escolheram para o posto.

Leia mais
13/03/2019

Exmo. Sr. Jair Messias Bolsonaro, não fui seu eleitor por uma questão de logística, uma vez que estava fora do país quando das eleições presidenciais. Mas, desde o início, abracei sua candidatura e fui um dos que se colocou na trincheira para defendê-lo e tornar realidade uma mudança na bolorenta política brasileira. Foi assim que um candidato com parcos recursos financeiros, se comparados aos mamutes PSDB, PT e PMDB, conseguiu subverter a ordem e sair vitorioso das eleições de outubro de 2018.

Leia mais
01/03/2019

Num dos meus últimos artigos falei sobre os perigos do calor excessivo, durante o verão e os problemas mais comuns que ele pode acarretar nas pessoas. Hoje, vou manter a linha de lembretes, voltadas para o carnaval, que começa oficialmente nesta sexta feira, 1º de março. Digo oficialmente porque, na minha concepção, o Brasil passou a ser uma festa “momesca” o ano inteiro.

Leia mais
20/02/2019

Como digo sempre, o futebol retrata o estado onde é praticado. Um estado desmoralizado só pode ter autoridades pífias e dirigentes do pior quilate. Isso ficou escancarado no último domingo, 17, na decisão da Taça Guanabara, o primeiro turno do futebol carioca. Quem se dispôs a assistir a final entre Vasco da Gama e Fluminense, ao ligar a televisão, às 17h, se deparou com um estádio vazio.

Leia mais
13/02/2019

Talvez, o ano de 1901 possa ser marcado como o período em que se concretizou o Alzheimer como uma nova doença neurológica. “August D, que sempre fora uma mulher saudável, educada e um pouco tímida, foi internada no Hospital Municipal de Lunáticos e Epiléticos de Frankfurt no dia 25 de novembro de 1901, aos 51 anos. Entrevistado pelo médico que a atendeu, seu marido contou que os problemas haviam começado seis meses antes com uma súbita e escandalosa crise de ciúme seguida de perda progressiva da memória. Aos poucos August foi se tornando ansiosa e hostil.

Leia mais
06/02/2019

Nossos senadores, verdadeiros artistas de teatro, proporcionaram dois dias de um espetáculo deprimente, uma verdadeira ópera bufa. Tratava-se da posse dos novos ocupantes da casa, em número de 46, que segundo o site “Senadonotícias”, significou que de quatro que tentaram a reeleição, três não conseguiram. Além disso, o início dos trabalhos coincidiu com a eleição do presidente e da mesa diretora, com vários candidatos inscritos, entre eles, Renan Calheiros, exemplo bolorento do que de pior exista, na política nacional.

Leia mais