Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

16/10/2019

A imprensa pouco séria não é um apanágio do Brasil, com jornalistas despreparados sendo uma constante no mundo inteiro, seja em países desenvolvidos ou não. Aqui na França, onde estou em viagem, o conceituadíssimo Le Monde estampou em sua página principal a prisão de Xavier Dupont de Ligonès, no aeroporto de Glasgow, Escócia. Ele era procurado pela polícia francesa desde 2011.

Leia mais
09/10/2019

​Mesmo de longe acompanho o meu Fogão, infelizmente em curva decrescente no atual Campeonato Brasileiro. Após a quinta derrota consecutiva e aproximando-se a passos largos da zona de rebaixamento, eis que a diretoria encontrou uma carta na manga, velha companheira do nosso futebol, ou seja, demitiu o técnico. Aliás, investiram no homem errado, pois uma coisa é comandar o time Sub-20 do Botafogo, com o qual Barroca foi campeão brasileiro; outra é estar à frente do plantel profissional, numa competição que conta com a nata do futebol do Brasil.

Leia mais
02/10/2019

Quinta feira passada, 26 de setembro, me aconteceu um episódio totalmente inesperado. Saímos de casa para visitar o Cirque de Saint Même, uma cachoeira linda, a 1450 metros de altura, na região da Savóia, onde está Chambéry. Pegamos a direção correta, mas a um determinado momento, soubemos que a estrada estava interrompida; demos meia volta e nos perdemos. Depois de muito rodar, deparamos com a indicação do Lago de Panadur e resolvemos visitá-lo.

Leia mais
25/09/2019

Chegamos bem, já estamos instalados em nosso estúdio, e prontos para visitar de novo a Córsega, uma ilha paradisíaca localizada no mar Mediterrâneo. Mas, não custa relembrar nossa viagem, sempre emocionante quando se trata de voos da Air-France. Conosco, não foi diferente.

Leia mais
18/09/2019

Como faço todos os anos, estou em viagem pelo velho continente. Antes, ia em busca da cultura que aquelas terras sempre transmitiram ao longo dos séculos; agora, antes que ela acabe, sucumbindo aos tentáculos do Islã e seus acólitos. Isso é de extrema gravidade, na França, país que ao longo de sua história contribuiu com figuras de peso, do tipo Voltaire, Molière, Pasteur, Napoleão Bonaparte e tantas outras figuras de suma importância na história da humanidade.

Leia mais
11/09/2019

Se fosse o presidiário ou a ex-terrorista que tivessem dado carona a uma criança, no carro presidencial, a Vênus de lata, ex de prata, estaria destacando o fato e prestando homenagens a gesto tão simbólico. E olhem que o único crime de Ivo Cezar Gonzaga foi o de acompanhar correndo pela esplanada dos ministérios, o carro de Bolsonaro, que rumava para o palanque oficial, onde daria início ao desfile da Independência na manhã do último sábado, 7.

Leia mais
04/09/2019

Eu cancelei a minha assinatura de um desses jornais que espumam ódio pelos poros e não fazem nada daquilo que eu aprendi no curso de jornalismo, por prestarem um desserviço à população brasileira, com notícias eivadas de más intenções. Passei a ler jornais que veiculam a informação, deixando ao leitor o trabalho de julgar, assimilar e tirar as conclusões sobre a notícia veiculada. Esse, alias, é o verdadeiro papel da mídia.

Leia mais
28/08/2019

Para não imitar o presidente francês que usou a foto de um incêndio, na floresta amazônica, tirada em 2003, na tentativa de impingir ao presidente Bolsonaro a pecha de incendiário, tudo o que consta dessa matéria tem embasamento em sites franceses, tirados do google.fr .

Leia mais
21/08/2019

Confesso que meu impulso inicial foi abordar o papel ridículo dessa imprensa desmoralizada, que chafurda na lama, sabedora que vai afundar e pedindo, desesperadamente, para que não se faça marola a fim de retardar sua agonia. Digo isso, em função da covardia que fizeram com nossa primeira dama, Michelle Bolsonaro, ao divulgarem a prisão de sua avó, em 1996, por tráfico de drogas. Ela foi sentenciada a três anos de cadeia, ganhando liberdade condicional dois anos e meio depois, em 1999.

Leia mais
14/08/2019

No último domingo, 11, foi comemorado, no Brasil, o Dia dos Pais que, junto com o Natal e o Dia das Mães, é uma data emblemática no calendário da família brasileira. Desde os tempos bíblicos que a figura paterna é marcada como de grande importância na formação moral e ética da criança, só ficando abaixo daquela da mãe por que são elas que geram e amamentam os rebentos, o que sem a menor dúvida, é uma relação muito íntima e intensa.

Leia mais