Parte 1
Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A Voz da Diocese
a voz da diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
O ritmo intenso da vida pastoral durante o Ano Santo de 2025 poderá ajudar o desenvolvimento de um trabalho coletivo de reflexão e renovação das comunidades que inicie ou consolide processos sinodais nas dioceses. Um belo desafio para o Jubileu.
O ano 2024 entrega para o futuro a marca profunda que o Sínodo deixou em todos os que viveram intensamente o processo. Foram três anos de caminho em conjunto (2021-2024), num movimento que envolveu milhões de pessoas em todo o mundo.
No Jubileu iniciar processos sinodais
Perdoa-nos as nossas ofensas, concede-nos a tua paz
I. Na escuta do grito da humanidade ameaçada
Venho por meio deste prestigioso espaço, agradecer a oportunidade de deixar a vocês uma mensagem de Natal!
Quando o Natal bater à sua porta, não o rejeite. Ele precisa de você. Ele quer o seu abraço, seu coração aberto, sua alma livre e despojada em doação.
Às portas do início de mais um Ano Santo – o Jubileu de 2025 – proclamado pelo Papa Francisco para a Igreja no mundo inteiro, apresentamos este subsídio para ajudar todo o Povo de Deus em nossa Diocese a vivenciar e celebrar com esperança este tempo de graça à luz do significado e história do Jubileu na vida da Igreja; a indicação de sete igrejas paroquiais em nossa diocese para a peregrinação durante o ano santo e para receber a indulgência plenária; e a explicação da Cruz que permanecerá durante o ano jubilar no presbitério da Catedral.
Na Basílica de São Pedro, Francisco presidiu o Consistório para a criação dos 21 cardeais: o convite é para que não se deixem deslumbrar pelo fascínio do prestígio, pela sedução do poder e da aparência. Para animar o serviço, recomenda Francisco, que seja sempre “a aventura do caminhar, a alegria de encontrar os outros, o cuidado com os mais frágeis”.
Toda a Igreja é chamada a seguir Jesus Cristo e o modelo é a sua Mãe que Ele nos deu como nossa Mãe, entregando-a, no alto da cruz, a nós, representados no apóstolo São João
Celebramos no último domingo o VIII Dia Mundial dos Pobres instituído pelo Papa Francisco. Segue sua mensagem.