A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

21/09/2021

Na vivência eclesial, o mês de setembro é marcado pela meditação mais intensa da Sagrada Escritura. O Mês da Bíblia é um evento que tem como objetivo incentivar e valorizar a escuta da Palavra de Deus.

Desde 1971, a Igreja no Brasil oferece aos fiéis temas que favoreçam o aprofundamento e conhecimento dos mistérios e planos do Senhor. Este ano a proposta de estudo é a Carta de São Paulo Apóstolo aos Gálatas com o seguinte lema: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus”.

Leia mais
14/09/2021

Com alegria e esperança, estamos em setembro, mês dedicado à Bíblia, sob as bênçãos do Deus-Palavra que se fez homem para nos salvar. Assim, encarnação e evangelização são ideias irmãs dentro da lógica missionária da Santíssima Trindade. Encarnar-se implica em despojamento - movimento de saída ao encontro do que se há de redimir e elevar. Evangelizar é o anúncio-testemunho de quem se entrega à missão do reino de Deus. Missão trinitária e cristológica é tornar-se próximo, fazendo-se um com os receptores da Palavra-Vida, assemelhando-se com humildade, inculturando-se com simplicidade.

Leia mais
07/09/2021

No primeiro domingo de setembro (último dia 5), a liturgia da Igreja nos presenteou com um texto muito significativo para este que é o mês da Bíblia na Igreja do Brasil. Trata-se da cura que Jesus realiza de um surdo que falava com dificuldade (Mc 7, 31-37). Gostaria, portanto, de te convidar a escutar comigo o que o texto tem a nos dizer, já que mais que uma leitura, deter-se diante da Sagrada Escritura é estar de ouvidos atentos ao que o mestre tem a ensinar.

Leia mais
31/08/2021

Setembro está chegando e vamos tratar de um tema, que apesar de crucial para o momento que estamos vivenciando, ainda é um tabu. O suicídio é uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Entendendo a urgência em tratar o tema, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria, iniciaram, em 2015, a campanha ‘Setembro Amarelo’. A proposta é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Leia mais
24/08/2021

Dom Clemente Isnard - quanta luz e força gravadas neste nome! O Senhor escolhe os seus servos e escreve a história da sua providência. Mergulhando a Igreja no mistério de sua graça renovadora. Caminho feito com trabalho, humildade e doação da sabedoria eterna. Libertação pascal semeada na evangelização transformadora. Educação da fé que se traduz em obras da caridade fraterna. Mosteiro de amor a Deus no serviço beneditino a todo irmão. Este hóspede sempre necessitado do pastoreio solidário. Na diocese que fundou com o coração, suor e ardorosa missão.

Leia mais
17/08/2021

Não está claro para muita gente o que gera paz e o que ela é, de fato. O Senhor Jesus lamenta por Jerusalém, dizendo: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” (Lc 19,42). Com certeza, o primeiro passo para a paz pessoal completa é compreender de onde ela procede. Digo paz pessoal porque não quero refletir, aqui, sobre a paz social e, sim, a paz interior, da qual podem nascer tantas outras.

Leia mais
10/08/2021

"Dá e recebe, e alegra a ti mesmo" (Sir 14,16)

Leia mais
03/08/2021

Tradicionalmente a Igreja Católica no Brasil celebra o mês de agosto como o Mês das Vocações. O objetivo desta prática é separar um tempo durante o ano para a reflexão e conscientização das comunidades acerca da sua responsabilidade e importância no processo vocacional de cada pessoa. Assim, em cada domingo deste mês, celebra-se uma forma de vocação específica.

Leia mais
27/07/2021

Diante de uma visão panorâmica da sociedade contemporânea, desfila-se um quadro sobre um dos temas que estão entre as principais perguntas existenciais do homem: Qual o sentido do sofrimento? As práticas do homem moderno, suas ideologias e a compreensão da essência da humanidade parecem sempre caminhar para uma total negação do sofrimento e uma busca desenfreada pelo prazer. Neste sentido, o ser humano foge ou nega tudo aquilo que pode lhe proporcionar qualquer tipo de desprazer.

Leia mais
20/07/2021

O contexto atual é marcado pela velocidade e se encontra sob a (o)pressão do relógio. Esta máquina de medir o tempo, que antes ficava nas praças, depois invadiu as casas e nas paredes passou a tiranizar a existência humana. Com o progresso, foi entrando no bolso e chegou ao pulso do homem, e agora está dentro do coração/mente, onde marca o passo, um passo acelerado que oprime e que faz este homem esquivar-se de sua essência.

Leia mais