A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

02/03/2021

Vivendo a cada ano o tempo da Quaresma, naquela experiência de 40 dias de preparação para a Páscoa-Ressurreição do Senhor, lembramo-nos dos 40 anos das lutas do deserto do povo de Israel rumo à terra prometida e do outro deserto das tentações de Jesus, quando jejuou e venceu todo mal. No primeiro, o povo escolhido buscava a sua libertação plena, tendo que confiar totalmente no Deus que abrira o mar e que o curava e alimentava a cada passo. 

Leia mais
23/02/2021

Não é fácil lidar com a culpa de nossos erros, ainda mais quando a redenção não pode ser encontrada nos quais esperávamos compaixão. Não estou falando da culpa advinda do crime e das maldades da corrupção. Falo de coisa mais corriqueira: da culpa que nos acompanha quando a consciência nos reprova e traz à tona, pela memória, os momentos onde faltou amor.

Leia mais
18/02/2021

A Quaresma é tempo de graça, revisão de vida e conversão que a Igreja anualmente nos oferece. Anselm Grün define a Quaresma como uma “faxina anual do corpo e da alma”. Trata-se, segundo ele, “de purificação, de uma limpeza geral da nossa casa, pensando em tudo o que podemos doar ou jogar fora”. Na faxina, além de se desfazer de tudo aquilo que nos atrapalha, temos a oportunidade de encontrar e reencontrar fatos e lembranças importantes que fizeram parte de nossa vida e ficaram esquecidas no tempo.

Leia mais
09/02/2021

A liturgia do último domingo, 7, nos apresentou a figura de Jó. O homem justo e piedoso que foi acometido por grandes perdas e é conhecido em nossos ditos populares como uma pessoa paciente. Quem nunca usou ou ouvir alguém usar a expressão “paciência de Jó” ao enfrentar as provações da vida?

Leia mais
02/02/2021

Uma das mentiras contadas atualmente para nos fazer esquecer que a santidade é possível em seu estado perfeito na vida dos cristãos é essa: "esse é meu jeito, você precisa aceitar". Já refletiu sobre essa fala? Na boca de quem diz, demonstra soberba, desinteresse pela mudança, desprezo do amor e certeza de que não há o que melhorar. Aos ouvidos, soa como se fôssemos obrigados a aceitar qualquer tipo de mudanças para o melhor de nós mesmos.

Leia mais
26/01/2021

Há quase um ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarava que o surto causado pelo vírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, identificado numa província da República Popular da China, havia adquirido proporção mundial. Desde então, somos testemunhas de todos os esforços para combater a doença que se alastrava por todo o globo terrestre. Todas as atenções e preocupações voltavam-se à batalha de preservação da vida e aos colapsos sociais agravados pela pandemia.

Leia mais
19/01/2021

Nesta semana, fomos surpreendidos com a atordoante notícia de que faltava oxigênio no pulmão do mundo, ocasionando a morte coletiva de manauaras por asfixia. Parece absurdo, mas é a triste realidade que estamos enfrentando no país. A falta de uma das principais armas na luta para salvar vidas vítimas da Covid-19.

Leia mais
12/01/2021

Lembramos essa semana os dez anos da tragédia climática que assolou a Região Serrana do Rio de Janeiro. O dia 12 de janeiro de 2011 ficou marcado no coração e na mente de todos os que viveram e sobreviveram a este acontecimento fatídico. As marcas são visíveis e incontáveis, muitos ainda convivem com as dores e o medo, consequências de uma noite de pavor.

Friburgo foi a cidade mais atingida da região, contabilizando 429 mortes e inúmeros desabrigados. Mas, em meio ao caos, os moradores da cidade viram florescer a esperança regada pela solidariedade.

Leia mais
04/01/2021

Ao iniciar um novo ano, um novo ciclo de vida, de sonhos e experiências, renasce no coração da humanidade a esperança de um futuro melhor. O ano de 2021 não seria diferente. Na verdade, a expectativa desta nova fase deu-nos forças para chegar ao fim de 2020, superando cada adversidade que nos sobreveio.

Leia mais
29/12/2020

“Ainda que a figueira não floresça, nem a vinha dê seus frutos, a oliveira não dê mais o seu azeite, nem os campos, a comida; mesmo que faltem as ovelhas nos apriscos e o gado nos currais: mesmo assim eu me alegro no Senhor, exulto em Deus, meu Salvador!” (Hab 3,17-19)

Leia mais