Robério Canto

Escrevivendo

No estilo “caminhando contra o vento”, o professor Robério Canto vai “vivendo e Escrevivendo” causos cotidianos, com uma generosa pitada de bom humor. Membro da Academia Friburguense de Letras, imortal desde criancinha.

12/06/2019

 

Parece que o tempo da delicadeza se perdeu no tempo

Leia mais
29/05/2019

Mesmo estando fora do páreo há algum tempo, ainda balançava os corações femininos

Leia mais
15/05/2019

Já estou até pensando em fazer delação premiada

Leia mais
01/05/2019

O que mais aquela menina podia querer na vida?

Era uma predestinada, tanto que lhe deram o nome de Maria das Dores.  Mas da maternidade já saiu reduzida a Das Dores. E Das Dores foi pela vida afora, vida curta, posto que antes dos quinze despencou da laje onde soltava pipa e morreu. A mãe, ao receber a notícia, montou na velha bicicleta e pedalou num fôlego só, do centro da cidade até a subida do morro. Mas só lhe restou chorar, no que foi furtivamente acompanhada pelo pai e por algumas vizinhas.

Leia mais
17/04/2019

Ninguém irá perguntar ao vencedor se ele disse a verdade

Leia mais
03/04/2019

Eu não recebi nem sequer um mísero comprimido de Melhoral

Um dos nossos amados ex-presidentes...  E aí o leitor se perguntará qual deles, uma vez que muito amados todos eles são, graças ao tanto que se dedicaram ao bem do povo e à grandeza da pátria. Não vamos, pois, citar nomes. O que importa é que esse grande brasileiro declarou certa vez que a saúde pública no Brasil era de fazer inveja ao Primeiro Mundo. Não só concordo como amplio: a saúde pública no Brasil é mais do que do Primeiro Mundo, é coisa do outro mundo.

Leia mais
19/12/2018

É só olhar com quem Jesus Cristo andou andando aqui na Terra

Leia mais
12/12/2018

Lá se paga para ficar preso, aqui se reclama. Um dos dois está errado.

Eu nunca fui preso. Talvez já tenha merecido, quem não? Mas atrás das grades, propriamente, nunca estive. Quando criança, ouvia na família uma conversa sobre certo conhecido que cumpria alguns anos de cadeia, mas isso para mim era o mesmo que dizer que ele estava passeando em Nova York ou percorrendo a Muralha da China, sendo que, nessa época, eu não sabia da existência de Nova York e tampouco da China. Aliás, não sabia que existiam outros lugares no mundo, além de Nova Friburgo.

Leia mais
05/12/2018

Por que não mudariam as mulheres, que são os seres mais mutáveis que há sobre a face da terra?

Leia mais
28/11/2018

Tinha chegado “a esta maravilhosa cidade” por causa de “uma senhora a quem muito amei”

Leia mais