César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

15/08/2019

Vícios em álcool e outras drogas não surgem da noite para o dia. Trata-se de um processo gradual. Às vezes os membros da família de um indivíduo que se tornou dependente químico não percebiam pequenas mudanças diárias, semanais no comportamento dele.

Leia mais
08/08/2019

Parece uma epidemia. Jovens se automutilando. Automutilação é um comportamento em que o indivíduo agride a si mesmo, sem necessariamente desejar o suicídio. A ideia do automutilador é que se ferindo consegue aliviar alguma dor emocional que ainda não sabe como resolver maduramente, construtivamente. É como uma troca entre a dor emocional e a dor física. Por que alguém decide machucar seu próprio corpo?

Leia mais
01/08/2019

A pessoa que vai a um médico pode não estar pronta para obter a cura. Ela pode ir à consulta querendo alívio de sintomas, pode querer tratamento, o que é diferente de cura. Tratamento dos sintomas tem seu lugar, claro. Mas o que os provocou? O que leva alguém a ter crises de pânico, depressão, fobias, dependência química, anorexia nervosa, automutilação, doença afetiva bipolar, ansiedade excessiva, entre outros sofrimentos mentais? Qual a causa disto? O tratamento tenta eliminar os sintomas destas doenças. Mas eliminar sintomas é o mesmo que acabar com a causa deles?

Leia mais
25/07/2019

Como seres humanos somos perfeitamente imperfeitos. Sim, não somos deuses. É bom a gente lembrar disso vez ou outra. Pode aliviar. E pode gerar tensão e estresse convivendo em casa, no trabalho, na vida social com uma pessoa difícil. Mas primeiro de tudo cabe uma pergunta no contexto sobre conviver com pessoas difíceis: você é uma delas?

Você acha chato conviver com uma pessoa mandona, agressiva? Uma pesquisa de consultoria em empresas revelou que 44% dos pedidos de demissão de funcionários ocorrem por causa da presença de chefes com estas características.

Leia mais
18/07/2019

É engraçado, para não dizer triste e até irritante, como que as pessoas em geral têm um preconceito contra os chamados “malucos”, que são os que sofrem da doença mental chamada “psicose”. Mas ao dar uma olhada no jeito da sociedade, do mundo político e até empresarial funcionar, não acho outra palavra para descrever, a não ser maluquice.

Leia mais
11/07/2019

Parece engraçado (só parece!) que quando ele e ela estão namorando e ficam noivos, a sensação é que tudo se encaixa entre eles. Depois, quando começam a vida à dois numa mesma casa, e os dias de convivência vão avançando, as diferenças que já existiam, começam a ficar evidentes e podem causar desconforto. Por que não vimos antes? O que fazer quando as diferenças na vida do casal começam a perturbar?

Leia mais
04/07/2019

Estudos científicos têm mostrado a importância da gratidão, da participação em trabalho voluntário, também ao cultivar pensamentos positivos, como produtores de melhor qualidade de vida mental. Tem você feito algo voluntario para aliviar a vida de alguém?

Leia mais
27/06/2019

Será que as pessoas duras, ríspidas, autoritárias são piores? Devemos julgá-las? Quem não tem este temperamento, é melhor que elas? Um dia Jesus disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados.” (Mateus 7:1 e 2). Muitos acham ter superior discernimento e assim criticam os motivos das pessoas. Com nossa mente finita e limitada não podemos ler o coração das pessoas. Nossa tendência é julgar pelas aparências e, então, cometemos graves erros. Somos imperfeitos e limitados, por isso não estamos qualificados para o julgamento de outros.

Leia mais
20/06/2019

Feminicídio é o crime de morte praticado contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. Tudo pode começar com muita paixão, juras de amor e felicidade. E terminar em morte violenta da mulher. Assistindo a um telejornal essa semana ouvi o depoimento de uma mulher que atua na coordenação de programas de orientação da mulher vítima de violência.

Leia mais
13/06/2019

Homens e mulheres podem ter uma fissura: a busca pelo corpo perfeito. Cuidar da higiene pessoal, do asseio, da estética é normal, desejável e importante para a saúde física e mental. Mas isto é diferente de obsessão pelo corpo perfeito.

Leia mais