César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

19/12/2018

Natal. Jesus Cristo. Filho de Deus. Deus Filho. Criador do Universo. Humilde Senhor. Libertador. Verdade. Paz. Luz. Caminho. Vida. Eis o Natal! Eis o Messias!

Estamos vivos ainda. Você está vivo ainda, por isso pode ler estas palavras agora. Mas você e eu vamos morrer. Estamos indo para a morte, aquela que a Bíblia chama de a “primeira morte”. Ela fala da “segunda morte”, que será a eterna, após o Juízo Final.

Leia mais
13/12/2018

Há alguns anos conversando com uma advogada, falávamos sobre o conceito de justiça, quando ela me perguntou com um ar de certa ironia: “O que é justiça?” Como não sou advogado, vou colocar conceitos não jurídicos e pessoais aqui. Justiça parece ser a busca da aplicação da verdade para uma situação de tal maneira que se esta verdade mostra erros no comportamento do indivíduo em julgamento, ele precisa pagar por isso, sofrendo alguma penalidade.

Leia mais
06/12/2018

É muito importante buscar entender que tipo de pessoa está com depressão e que possíveis causas a levaram a se deprimir para que o enfoque do tratamento seja o melhor. Isto porque uma pessoa pode ter um episódio depressivo na vida e não ter tido importantes traumas na infância, enquanto que outra pode ter o mesmo nível de depressão e ter sofrido muitos abusos na família de origem quando era criança. 

Leia mais
29/11/2018

Uma advogada norte-americana, muito bem sucedida financeira e profissionalmente, teve câncer de mama, e quando recebeu ajuda psicológica para lidar com o abalo emocional que ocorre com a pessoa enfrentando um diagnóstico deste, compreendeu que vinha fazendo na vida não o que ela realmente queria e gostava. Sempre desejou estar envolvida com música, mas deixou isto de lado e tocou a vida para a frente como advogada. Depois que o câncer surgiu, ela decidiu mudar radicalmente sua vida profissional, passando a fazer o que sempre desejou: música.

Leia mais
22/11/2018

Quase que todas as manhãs, ao acordar, um dos primeiros pensamentos que procuro cultivar em minha mente tem que ver com gratidão ao criador do universo por continuar vivo. Acordei e estou vivo! Maravilha! Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, professor da Universidade da Pensilvânia, desenvolveu estudos mostrando a importância para a saúde o cultivo de pensamentos positivos e sentimentos de gratidão, alegria, esperança, entre outros.

Leia mais
15/11/2018

As pessoas são diferentes em vários sentidos quanto à maneira como experimentam os sentimentos, ainda que em todos nós a mente funcione de tal modo que a razão avança primeiro e em seguida vem a emoção. Ou seja, primeiro compreendemos alguma verdade, ela entra em nossa consciência como uma informação racional, e mais adiante, imediatamente ou lá na frente, apresentamos uma reação emocional à esta verdade. 

Leia mais
08/11/2018

O amor é o principal ingrediente para a saúde mental. Amor não no sentido de paixão, de desejo sexual, de dependência do afeto do outro, mas no sentido de desejar e fazer o bem para você mesmo e para as pessoas ao redor. Amor não é apego. Muitos sofrimentos que experimentamos podem ser devido ao apego. E quando se pensa no contrário, no desapego, isto pode criar em nossa mente uma sensação de indiferença, frieza, negligência e egoísmo. Mas não é assim. Desapego é libertador. Ele não é se tornar indiferente para com a vida, os bens materiais e as pessoas.

Leia mais
01/11/2018

Um sintoma, físico ou mental, é um aviso de que algo está ameaçando o equilíbrio no corpo e/ou na mente. Sintoma é o que uma pessoa relata ao médico como sendo o motivo da consulta, e que não pode ser visto. Por exemplo, dor de cabeça, angústia, cólica menstrual, ardência no estômago, dor nas costas etc.

Leia mais
25/10/2018

Existem diferentes tipos de poder e locais onde ele é exercido. Na Natureza vemos que certos animais dominantes exercem poder sobre os mais fracos. Numa família há um membro, ou mais de um, que domina ou quer dominar. No mundo empresarial muitos são dominadores e autoritários. Na política o poder tem um sentido que precisamos entender para escolher melhor em quem votar.

Leia mais
18/10/2018

Desejamos o ideal. Ideal sobre nós mesmos e sobre as outras pessoas. Numa paixão romântica a pessoa apaixonada forma uma imagem em sua cabeça sobre a outra por quem se diz apaixonada, sendo que esta imagem pode ser, e em geral é, bem diferente do que a pessoa alvo da paixão é. Geralmente nos apaixonamos por um tipo de pessoa que está em nossa imaginação, e não necessariamente na realidade do outro. Nos apaixonamos pelo ideal que sonhamos.

Leia mais