César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

20/09/2018

Neurocientistas têm verificado que vários sofrimentos mentais, como a depressão, têm 40% de influência genética e 60% ligada à fatores ambientais. Assim, se uma pessoa nasceu com propensão para um transtorno mental, não será a genética o fator principal que produzirá a enfermidade em algum momento da vida, mas sim os fatores ambientais.

Leia mais
13/09/2018

O suicídio é uma tragédia. A pessoa suicida não quer morrer. Ela pensa no suicídio como uma forma de acabar com um sofrimento que para ela chegou num ponto insuportável. Uma pessoa se mata à cada 40 segundos no mundo.

As principais causas que levam ao suicídio são a depressão, o uso de drogas como o álcool e outras drogas, certos casos de esquizofrenia, entre outras. A depressão pode ser leve, moderada e grave. Na depressão grave a pessoa pode ter ideias suicidas. Mas existe uma diferença entre ter pensamentos de morte e ter ideias suicidas. 

Leia mais
06/09/2018

A OMS – Organização Mundial da Saúde – afirmou que as doenças mentais são doenças crônicas das crianças e dos adolescentes. O que isto significa? Doença crônica é aquela que permanece ao longo do tempo e que parece não ter cura. Essa declaração da OMS significa que muitos sofrimentos mentais dos adultos são originados em traumas ou conflitos vividos ao longo da infância e na adolescência. Estes conflitos acabam gerando um transtorno mental na vida adulta porque foram mal resolvidos e a pessoa acaba carregando meio que inconscientemente as dores ainda em aberto para a vida futura.

Leia mais
30/08/2018

O título acima é de um bom artigo de um psicólogo clínico escritor e reformador da prática e política de saúde mental nos Estados Unidos, Enrico Gnaulti, publicado em 18 Julho 2018 em https://madinbrasil.org/2018/07/em-defesa-da-depressao-saudavel

Ele comenta que entre 2013 e 2016 houve um aumento de 33% nos diagnósticos de depressão nos Estados Unidos e que estima-se que cerca de 80% dos antidepressivos sejam prescritos por médicos não psiquiatras.

Leia mais
23/08/2018

As neurociências estão agora começando a compreender a importância da dimensão espiritual para a saúde mental e física das pessoas. A Medicina, influenciada pela visão dicotomista do pensamento grego, tende a separar corpo de mente, como se uma enfermidade física não tivesse nada que ver com a mente. Corpo e mente são uma unidade inseparável. Quando um adoece, o outro se ressente.

Leia mais
16/08/2018

A esquizofrenia parece ocorrer em gêmeos idênticos em cerca de 40% a 50%. A genética explica em parte esta doença mental, mas não tudo. Quanto aos fatores ambientais que favorecem o desenvolvimento da esquizofrenia, não existe ainda um consenso.

A esquizofrenia é uma doença mental grave que se manifesta de maneiras diferentes, geralmente na adolescência ou início da idade adulta. Ocorre em proporção mais ou menos igual no homem e na mulher. Começa mais cedo no homem. Atinge cerca de  uma pessoa para cada 100 mil habitantes por ano.

Leia mais
09/08/2018

Você valoriza seus pais?

Será que você tem consideração pelo fato de que seus pais cuidaram de você por muitos anos, passando noites mal dormidas, trabalhando duro para lhe dar conforto, estudos, casa, comida? Ou será que você é uma pessoa ingrata para com eles?

É verdade que pais erram com os filhos, mesmo os amando. Você erra também em seus relacionamentos? Se já tem filhos, sua forma de lidar com eles é sem erros? Precisa perdoar seus pais pelos erros deles? Ou ainda guarda ressentimentos, revolta, mágoa?

Leia mais
02/08/2018

Um dia almocei na casa de um conhecido numa região de praia do litoral fluminense. Um outro convidado era um homem de meia idade, forte, atlético, todo tatuado, que contou sua experiência de vida enquanto saboreávamos um gostoso almoço vegetariano. Aquele indivíduo, que depois se tornou meu amigo, narrou que na adolescência pegou uma mochila, colocou pertences nela e partiu para o mundo. Abandonou a casa dos pais que moravam num país vizinho. Viajou como aventureiro.

Leia mais
26/07/2018

O que é a vida? O que estamos fazendo nessa existência? Você quer saúde para que? Para esbanjar em divertimentos e práticas que destroem a saúde? Ou para viver uma vida compenetrada, útil, que faz sentido? O que é uma vida que faz sentido? Paulo, o apóstolo, escreveu que se você espera ter poder para viver só para essa vida, você é o mais miserável de todos os homens ou de todas as mulheres. (1 Coríntios 15:19).

Leia mais
19/07/2018

O rádio, a TV, jornais, revistas, internet, exercem um poder de influência social muito grande, para o bem ou para o mal. Em 18 de setembro de 1950 foi levado ao ar o primeiro programa de TV no Brasil e a audiência era seleta. Havia apenas 200 aparelhos no país, importados pelo empresário Assis Chateaubriand, dono da TV Tupi. Nos anos 50 e 60 a televisão era um luxo. Se popularizaria nas décadas seguintes. Em 2002 (dados do IBGE) havia em torno de 43 milhões de lares no Brasil com pelo menos um aparelho de TV.

Leia mais