César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

25/06/2026

Desde que houve a contaminação espiritual dos seres humanos que viviam no Jardim do Éden e que rejeitaram a verdade, nunca mais houve uma família perfeita, plenamente saudável, porque todos ficamos impregnados de egoísmo, orgulho, vaidade, e outros defeitos de caráter em nossa estrutura mental que é passado de geração em geração.

Leia mais
18/06/2026

Recebo por e-mail textos curtos de meditação dirigidos para pessoas em recuperação de alguma dependência ou vício, produzidas pela equipe da Hazelden Betty Ford Foundation, especializada em recuperação de dependência química nos Estados Unidos.

Leia mais
11/06/2026

O Medscape é um site científico para médicos e, no último dia 3, publicou o artigo: O álcool faz parte de um estilo de vida saudável?”, de Christopher Labos, cardiologista e epidemiologista, colunista do Montreal Gazette, rádio CJAD, CTV Montreal e CBC Morning Live. Vejamos novidades sobre o álcool que ele apresenta.

Leia mais
04/06/2026

Doença crônica é aquela que não tem cura, embora possa ter alívio das limitações que ela produz, diminuição do nível da dor, e do quanto ela atinge o estado emocional do indivíduo.

Dor crônica pode ser física, mental, social e espiritual. Elas estão interligadas, mas a dor pode se manifestar primariamente numa dessas dimensões do ser humano. Você pode ter uma dor física causada, por exemplo, por um câncer, e isso afeta sua vida mental, social e espiritual, para melhor ou para pior, dependendo do que você faz com a dor e do que a dor faz com você.

Leia mais
28/05/2026

Psicoterapia é a busca da verdade da história emocional pessoal de maneira que o conhecimento dela pelo paciente, favoreça seu equilíbrio emocional, alívio de dores como ansiedade excessiva, tristeza duradoura, medo irracional, compulsões. 

Enterramos, não propositalmente, em nosso inconsciente verdades ligadas a fatos dolorosos vividos na infância e adolescência. Nosso psiquismo seleciona o que aguentamos pensar e perceber conscientemente e libera a tomada de consciência da dor do conflito básico se e quando estamos prontos para ver e sentir o que dói e por que dói.

Leia mais
21/05/2026

Fomos criados por Deus com liberdade de escolha. Ser livre para escolher significa que podemos e precisamos decidir coisas diariamente e construir nosso caminho. É uma maravilha ter essa liberdade que está sendo ameaçada e será mais ainda num mundo caminhando a passos largos para a implantação do que usualmente chamam de “bem comum”. Só que esse “bem comum” envolve determinações ditatoriais, violando o direito constitucional de liberdade de escolha e religiosa.

Leia mais
14/05/2026

No site www.verywellmind.com foi publicado um artigo sobre “gaslighting”, atualizado no último dia 30 de março. Essa palavra tem surgido ultimamente no meio psicológico e significa um tipo de abuso emocional que pode causar prejuízos à sua saúde mental. Vamos ver algumas informações sobre isso.

Leia mais
07/05/2026

Neurose de angústia era o que hoje se entende como sofrimentos classificados no grupo dos transtornos de ansiedade. Ela é um estado persistente de preocupação, tensão interna, inquietude, muitas vezes sem causa palpável, podendo ser uma ansiedade desproporcional ao que acontece na vida da pessoa no momento.

Ansiedade excessiva é diferente do medo que surge diante de um perigo real e imediato. Algumas vezes pode estar ligada ao fato da pessoa ficar imaginando coisas ruins que acha que podem acontecer.

Leia mais
30/04/2026

Outro dia, li um texto que começa assim: “A dúvida pode ser uma dádiva de Deus.” Interessante pensar dessa forma. Podemos ter a tendência de querer soluções imediatas quando provavelmente não estamos prontos para elas. Deus proveu em nossa vida soluções para tudo, mesmo para aquilo que não tem solução. Nesses casos Ele oferece conforto, aceitação, serenidade e forças para lidar com a perda, a dor, a decepção e a frustração.

Leia mais
23/04/2026

Uma pessoa deu uma resposta do por que sofre com descontrole emocional ao dizer que seu pai era assim. Influi na construção de nosso comportamento o fator genético e principalmente o que copiamos do comportamento do pai e da mãe na infância. As crianças copiam coisas boas e ruins dos pais e repetem na vida adulta, mesmo tendo prometido nunca agir como eles. 

Leia mais