César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

05/12/2019

Mas o que é ruim, também passa. Esta é uma verdade da experiência da vida, de que o que vivemos, o que sentimos e que é bom, agradável, leve, passa, vai embora, some. Mas o que é ruim, também passa. O mal não vai ficar para sempre, embora olhando para a sociedade parece que sim.

Leia mais
28/11/2019

Há em todo ser humano uma guerra interna no caráter. É a batalha entre o bem e o mal contínua sem solução no humanismo, mesmo usando as melhores técnicas psicológicas que as neurociências descrevem. A humanidade sozinha não tem saída para os males do caráter individual que afetam a comunidade, o município, o Estado e o país, já que os governantes têm as mesmas lutas entre a virtude e a impiedade. E se eles deixam que a maldade tome a dianteira no comportamento deles, todos perdemos.

Leia mais
21/11/2019

Coloque limites para não deixar que lhe machuquem com palavras abusivas, destrutivas, atitudes violentas, mentira, querer tirar vantagens sobre você. Não permita isso. Deixar que lhe machuquem não é ser gentil, nem compassivo, nem cristão. Várias vezes Jesus, não deu a segunda face, mas repreendeu duro, com firmeza, amor e verdade.

Leia mais
14/11/2019

A doutora Adriane Fugh-Berman é médica, pesquisadora e professora de Farmacologia, Fisiologia e Medicina de Família do Georgetown University Center. Ela se dedica a lutar contra o marketing farmacêutico e foi entrevistada pela jornalista Concília Ortona, do Centro de Bioética do Cremesp, especialista em Bioética e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). A entrevista, com o título “Laboratórios vendem doenças”, foi publicada na revista “Ser Médico” do Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, edição 67, de abril a junho de 2014, páginas 5 a 9.

Leia mais
06/11/2019

Está o mundo perdendo o controle? Você tem perdido o controle emocional? Ou nunca teve isto em sua vida, nunca aprendeu? Tem “repentes” de descontrole emocional? Fere as pessoas e a si mesmo por causa deste lado ainda imaturo em sua personalidade? Quer mudar, ou está acomodado com isso e acha que a culpa é dos outros?

Leia mais
31/10/2019

A Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina lançou para o público em geral um texto com o título “Decálogo sobre maconha”. Gostaria de compartilhar esta informação com você com a intenção de tirar possíveis dúvidas sobre o uso da maconha para efeitos medicinais. Qual é a verdade sobre isto? É a maconha que pode ajudar alguns casos de doenças? Ou é uma substância específica dela?

Leia mais
24/10/2019

Uma pessoa que sofre e luta com um dependente químico na família fica, em geral, em dúvida sobre como equilibrar o cuidado de si mesmo e ajudar o adicto. A palavra “adicto” significa alguém viciado, dependente de uma substância ou de outra coisa. Adicto é um indivíduo que tem uma adicção que pode ser por droga ou por outra coisa.

Leia mais
17/10/2019

Cada pessoa tem um nível de inteligência quanto à inteligência racional (QI). Por outro lado, a inteligência emocional vai além e engloba a maneira como a pessoa lida com suas emoções, percebe os sentimentos dos outros, além de outros fatores. Em 1912 Wilhelm Stern criou o termo QI – Quociente de Inteligência, também descrevendo a “idade mental” e a “idade cronológica”. O QI seria o resultado da divisão da idade mental pela idade cronológica.

Leia mais
10/10/2019

Um sonho pode se tornar realidade. Nem todo sonho é uma fantasia mental impraticável. É bom sonhar com o que desejamos. E desejar o que sonhamos. Sem sonhos, nossa vida pode ficar murcha. Mas existe algum problema em sonhar e nutrir desejos?

Depende. O sonho e o desejo precisam de realidade também. Não só de euforia e mesmo não só de espírito empreendedor. Assim como para poder existir uma vida decente, é necessário equilibrar justiça com misericórdia, também para que um sonho se torne realidade é preciso combinar o desejo com a realidade.

Leia mais
03/10/2019

A tecnologia avança de maneira espetacular. Não é incrível você usar, por exemplo, o Facetime no seu celular e conversar com uma pessoa com áudio e imagem em tempo real, estando ela no outro lado do planeta? Aumento de tecnologia significa resolução de sofrimentos mentais na população? Parece que não.

Leia mais