César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

14/02/2019

Quebrantamento pode ser definido como o que passamos a sentir ao viver uma perda, um sofrimento, uma aceitação difícil da realidade. Passar pelo quebrantamento faz parte do processo de cura. E pode doer muito.

Leia mais
07/02/2019

Tempos atrás uma revista de notícias colocou na capa a foto de dois filhos de mãos dadas com seu pai e sua mãe. A foto mostrava os pais na estatura de crianças de uns 8 anos de idade, enquanto que as crianças estavam no tamanho de adultos.

Esta imagem reflete a realidade de muitos lares, não só em nosso país, mas em outros também, na qual os pais parecem se sujeitar aos desejos de seus filhos, serem muito permissivos e ficando em dúvida sobre como exercer autoridade para com as crianças.

Leia mais
31/01/2019

Uma perda dolorosa pode parecer como o fim da esperança para nós. É verdade que quando ocorre uma perda de alguém que amamos, o lugar daquela pessoa jamais será preenchido. A perda de um trabalho pode arrasar com um sonho nosso o qual não virá mais a se tornar realidade. Ou pelo menos como gostaríamos que ele ocorresse. O envelhecer de nosso corpo, com as perdas naturais ligadas a isto, diminui as forças físicas, e perdemos opções que não estarão disponíveis numa segunda chance provavelmente. 

Leia mais
24/01/2019

Uma pessoa abusiva verbalmente, “grossa”, mais comum em autoritários, pode ter muita dificuldade em admitir seus defeitos de caráter. Demonstra poder pessoal, mas se fizéssemos uma enquete para ver sua aceitabilidade, ela se sairia mal.

Leia mais
17/01/2019

Para mudar tem que pensar. Você quer pensar? Ou quer repetir o que assiste nas redes sociais, na televisão? Ou prefere ficar na zona de conforto tendo um comportamento disfuncional?

Comportamento disfuncional pode ser irritação fácil, falar alto sem respeitar as pessoas, querer dominar, fazer tudo para ser notada, adorar discussão, viver reclamando de tudo e de todos, se deixar ser dominado por outra pessoa, etc.

Leia mais
10/01/2019

Aaron Beck, professor de Psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, desenvolveu a Terapia Cognitiva-Comportamental – TCC. Em sua teoria, se as pessoas mantêm pensamentos distorcidos (torcem a interpretação da realidade), se cultivam crenças psicológicas doentias (“Não tenho valor”, “Ninguém me ama”, “Não sei fazer nada.”, etc.), e se insistem em pensamentos automáticos (sempre tendo os mesmos pensamentos, sem analisar se eles têm fundamento, se são razoáveis, se têm base na verdade), elas podem desenvolver transtornos mentais como a depressão, além de outros sofrimentos.

Leia mais
03/01/2019

A esperança é fundamental para nossa saúde mental. Estudos feitos, por exemplo, na Universidade do Arizona, pela equipe do Dr. Uldeman, mostraram que quando cultivamos esperança em nossa consciência, nosso sistema imunológico funciona melhor.

Leia mais
27/12/2018

Dentro de alguns dias entraremos num novo ano. Todos temos coisas para mudar para melhor em nossa vida. Mas ao olharmos para o mundo social não vemos o que possa produzir esperança. Um novo governo eliminará a corrupção para que as coisas públicas funcionem e, assim, a população sofra menos?

Leia mais
19/12/2018

Natal. Jesus Cristo. Filho de Deus. Deus Filho. Criador do Universo. Humilde Senhor. Libertador. Verdade. Paz. Luz. Caminho. Vida. Eis o Natal! Eis o Messias!

Estamos vivos ainda. Você está vivo ainda, por isso pode ler estas palavras agora. Mas você e eu vamos morrer. Estamos indo para a morte, aquela que a Bíblia chama de a “primeira morte”. Ela fala da “segunda morte”, que será a eterna, após o Juízo Final.

Leia mais
13/12/2018

Há alguns anos conversando com uma advogada, falávamos sobre o conceito de justiça, quando ela me perguntou com um ar de certa ironia: “O que é justiça?” Como não sou advogado, vou colocar conceitos não jurídicos e pessoais aqui. Justiça parece ser a busca da aplicação da verdade para uma situação de tal maneira que se esta verdade mostra erros no comportamento do indivíduo em julgamento, ele precisa pagar por isso, sofrendo alguma penalidade.

Leia mais