César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

13/06/2019

Homens e mulheres podem ter uma fissura: a busca pelo corpo perfeito. Cuidar da higiene pessoal, do asseio, da estética é normal, desejável e importante para a saúde física e mental. Mas isto é diferente de obsessão pelo corpo perfeito.

Leia mais
06/06/2019

A vida é maravilhosa. E a maneira como a sociedade consumista funciona? E os conceitos (mesquinhos) sobre felicidade anunciados por gente famosa, rica e poderosa? Aliás, gente que comete suicídio, tendo tudo o que eles mesmos diziam que produziria felicidade, como fama, dinheiro, aviões, mansões, poder social, sexo...

Leia mais
30/05/2019

Campeonato Mundial de futebol, México, 1970, partida entre Brasil e Peru. Tudo pronto. Só faltava o juiz autorizar o início da partida. O time do Brasil tinha a saída da bola. De repente Pelé se agachou, desamarrou uma chuteira, a amarrou de novo, e fez o mesmo com a outra. Levou uns 30 segundos neste ato. Atitude inocente, sem propósito?

Leia mais
23/05/2019

Nós seres humanos somos gregários, ou seja, sentimos necessidade de nos apegar aos outros. O vínculo da mãe com o bebê é, por exemplo, muito importante para o bom desenvolvimento da criança, envolvendo a qualidade do crescimento e função cerebral. Porém, pode ocorrer um apego exagerado de um indivíduo com outra pessoa, e também com coisas, como dinheiro, imóveis ou trabalho. Quando o apego é excessivo, isto pode prejudicar a saúde mental da pessoa, porque ela pode desenvolver uma crença de que só conseguirá viver, trabalhar e ser feliz, se tiver alguém ou algo a se apegar firmemente.

Leia mais
16/05/2019

Interessante que o texto bíblico menciona sobre o quão difícil é conviver com uma mulher rixosa. Quem escreveu isto foi o rei Salomão, filho de Davi com Bate-Seba. Será que ele entendia (bem?) de mulher por ter tido 700 esposas e 300 concubinas? Veja o que ele escreveu sobre mulher rixosa: “Melhor é viver num canto sob o telhado do que com a mulher rixosa numa casa ampla.” Provérbios 21:9. “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.” Provérbios 21:19. “A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso.” Provérbios 27:15.

Leia mais
09/05/2019

O que você é? Um ser humano, você diria. O que é ser um ser humano? Aristóteles disse que é o animal que fala. Ser humano é ter aquilo que os outros animais não têm: cognição, razão, pensamento. Que mais? Tem mais? Pensar é uma função somente do bicho homem. Exclusiva nossa. Pensamos, mas também pensamos errado e fazemos errado. O que faz isso em nós? Ser humano é ser falho? Há algum ser humano perfeito, que não tem erros cognitivos?

Leia mais
03/05/2019

Como podemos medir o valor de cada pessoa? Será pelo que ela produz? Neste caso, os idosos aposentados que não mais trabalham convencionalmente e as crianças não têm valor? Será que temos valor como seres humanos pelo que possuímos materialmente? Neste caso os pobres são sem valor para a existência?

Leia mais
25/04/2019

A frase ''conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses'' estava inscrita na entrada do santuário de Delfos, na Grécia antiga, e atribui-se ter sido difundida pelo filósofo Sócrates. Conhece-te a ti mesmo. Difícil? Fácil? Atual? Necessário?

Leia mais
18/04/2019

Somos diferentes como personalidade. Também quanto ao temperamento. Temperamento é a maneira mais instintiva de uma pessoa agir. Cerca de 70% do nosso temperamento predominante é herdado. Personalidade tem que ver com a maneira como lidamos com as pessoas. É o nosso jeito de ser nas relações sociais.

Leia mais
11/04/2019

Num vídeo que seria cômico, se não fosse trágico, um ladrão estaciona a moto, talvez furtada, assalta uma loja e ao voltar para a rua fica atônito. Olha para um lado, para outro e descobre que sua moto foi furtada. E, pasmem, reclama da violência naquele local. No profundo da mente humana há clamor por justiça. Por onde lançamos nosso olhar, de forma globalizada, vemos injustiça. Vivemos sob várias formas de injustiça.

Leia mais