César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

19/10/2017

Gravidez na adolescência: pense bem

Leia mais
12/10/2017

Viva as crianças! Proteja as crianças!

O American College of Pediatricians exorta profissionais de saúde, educadores e legisladores a rejeitar as políticas que condicionam as crianças a aceitarem como normal uma vida de representação química e cirúrgica do sexo oposto. www.acpeds.org/the-college-speaks/position-statements/gender-ideology-ha.... Veja colocações desta associação de pediatras quanto à ideologia de gênero: 

Leia mais
05/10/2017

O que você está fazendo com a sua vida?

Leia mais
28/09/2017

Pâmela Puppo é cientista, se formou em Ecologia na Universidade La Molina National Agrarian em Lima, Peru. Fez mestrado em Plant Systematics na University of Missouri-St. Louis, EUA, em seguida foi para Portugal (2008). Fez doutorado em Biodiversidade, Genética e Evolução na Universidade do Porto (2015). Trabalha no Projeto Metagenômica Ambiental na Cibio/InBio desde 2016, um centro de pesquisas em biodiversidade e biologia evolucionária. https://cibio.up.pt

Leia mais
21/09/2017

Tempos atrás recebi uma mensagem pelo celular com uma imagem de um cachorro dando um salto num precipício tentando abocanhar uma ave. O autor dela colocou junto da imagem três frases como lições que podemos aprender ao olhar a foto. Refletindo sobre a atitude do cachorro e sobre as três lições mencionadas, pensei numa quarta lição.

Leia mais
14/09/2017

Recebi pela internet a mensagem: Interpretação de texto nos dias de hoje – Você posta nas redes sociais o seguinte anúncio: “Olá! Meu nome é André e eu vou vender bolo de cenoura hoje, das 14h às 17h. Cada fatia custa R$5,00. Interessados podem entrar em contato pelo 99999-9999.” Daí em seguida as pessoas perguntam: “O bolo é de quê?”, “Quanto custa?”, “Posso buscar às 18h?”, “Como faço para comprar?”, “Com quem eu falo?”

Leia mais
07/09/2017

Todos temos dores. Físicas ou emocionais ou espirituais. Ou uma mistura disto. Geralmente tentamos fugir de nossas dores. Sentir dor, dói. Mas precisamos aprender a lidar com nossas dores de uma forma corajosa.

Faz muita diferença se olharmos nossos sintomas como sendo amigos e não inimigos. Pode ser dor de cabeça, tristeza, dor de estômago, ansiedade, etc. Os sintomas, vamos chamar de “dores”, são amigos. Claro que é ruim ter problema de saúde. Quando você está dirigindo seu carro e acende alguma luz vermelha no painel – que é um sintoma – isto é ruim ou é bom?

Leia mais
31/08/2017

Existe alguém sem angústia? Ou existem pessoas sem percepção dela? Que dor é esta que incomoda tanta gente boa e má, rica e pobre, bem ou mal-sucedida profissionalmente, famosa ou desconhecida, religiosa ou irreligiosa?

Leia mais
24/08/2017

Doenças mentais graves tais como esquizofrenia e transtorno bipolar raríssimas vezes surgem repentinamente. Geralmente familiares, professores e amigos notam, ou a própria pessoa começa a reconhecer algumas mudanças em seu comportamento, experimenta um sentimento meio esquisito, percebe que sua forma de pensar não está legal, antes de entrar numa doença mental complicada.

Leia mais
17/08/2017

Será que o uso de marijuana (maconha) pode alterar o cérebro e produzir sintomas típicos de uma psicose (loucura)? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Montreal no Canadá estudou os efeitos da maconha em jovens procurando ver se seu uso favorecia o surgimento de experiências tipo psicóticas. (Josiane Bourque, Mohammad H. Afzali, Maeve O'Leary-Barrett, Patricia Conrod. Cannabis use and psychotic-like experiences trajectories during early adolescence: the coevolution and potential mediators. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 2017).

Leia mais