César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

22/02/2018

Quando se vive certos traumas, luto pela morte de alguém, não é incomum experimentar ansiedade excessiva ou depressão como resposta à estas situações dolorosas. Será que a gratidão e a espiritualidade colaboram na busca de reagir diante de sofrimentos assim?

Leia mais
15/02/2018

Tempos atrás atendi uma mulher de experiência como administradora de empresas, que me narrava sua história de sofrimento emocional. Sofrimento emocional envolve um monte de sintomas e queixas, tais como angústia, timidez, tristeza profunda, medo excessivo (fobia), hiperatividade, irritabilidade, melancolia, desânimo forte etc. Em certo momento da consulta comentou: “Você já viu um administrador ter sentimentos?” Ela era boa administradora, e tinha sentimentos.

Leia mais
08/02/2018

Um dos fatores que contribuem para a doença mental no mundo, segundo a Psiquiatria Social tem que ver com a maldade, o crime, a violência, a corrupção social que prejudica o cultivo de esperança, gratidão, confiança. A sociedade, a liderança de municípios, estados e a federação em nosso país e em outros países conseguirão mudar para melhor?

Leia mais
01/02/2018

Materialismo é o desejo por riquezas e posses que se torna mais valioso do que qualquer outra coisa, mais do que a busca de crescimento do caráter. A ideia em vigor no mundo é a de que a vida boa só pode ser encontrada no dinheiro. É verdade isto? O materialismo é um armadilha que prende a pessoa, como uma droga que age no cérebro, e dá a sensação de bem estar. O dinheiro produz gratificação imediata, assim como uma droga, porém, ambos, dinheiro e droga, não satisfazem nossas necessidades mais profundas.

Leia mais
25/01/2018

A notícia não é boa sobre a quantidade de pessoas infectadas pelo HIV em nosso país. O jornal do Cremerj – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – publicou mês passado (Dez 2017) a reportagem “HIV – Cresce o número de infectados”, mostrando estatística preocupante sobre este assunto.

Leia mais
18/01/2018

O que é ser uma pessoa normal, mentalmente falando? É a que trabalha muito? A que tem muita emoção, sendo bem sentimental? Ou a que é fria, calculista que canaliza suas energias e sentimentos para a produção material? O que é ser normal como pessoa?

Leia mais
11/01/2018

Co-dependente é um tipo de pessoa que quer controlar tudo, quer mudar as pessoas, quer assumir sempre responsabilidades pelos erros dos outros sem deixar que eles os assumam, tem dificuldade de dizer “não” quando deveria, vive obcecada pela vida de outra pessoa, ao ponto de deixar sua vida de lado.

Leia mais
04/01/2018

É você uma pessoa chata? No trabalho, na comunidade religiosa, em encontros sociais, as pessoas gostam de estar em sua companhia ou se afastam de você? A expressão “porre seco” é usada entre os membros dos Alcoólicos Anônimos (AA), grupo de ajuda mútua responsável pela recuperação de cerca de 40% do alcoolismo mundial, segundo o dr. George Vaillant, psiquiatra e autoridade em alcoolismo da Universidade de Harvard.

Leia mais
28/12/2017

Não é fácil mudar o que somos e às vezes pode ser bem difícil mudar o que fazemos. Mas pode não ser impossível. Veja algumas idéias que podem lhe ajudar a mudar, caso você sinta vontade disso agora que vamos começar um novo ano. Compartilho com você um pequeno roteiro com ideias minhas e do André Camargo, que estudou psicologia e trabalha com educação, inovação e processos de transformação na função de coaching, o qual me autorizou este compartilhamento baseado no seu texto “Sete simples passos para mudar o rumo da sua vida”, publicado em seu blog em 21 fevereiro de 2017.

Leia mais
21/12/2017

A palavra Natal, do latim “natalis”, significa “nascimento”. Geralmente é associada ao nascimento de Jesus Cristo, o Deus dos cristãos que viveu em meio à humanidade como homem, figura histórica, vivendo aqui na Terra por cerca de 33 anos há 2017 anos atrás. Em sua vida na terra Jesus, certa ocasião, apresentou um sermão ao ar livre, chamado de o Sermão do Monte ou Sermão da Montanha, que está registrado na Bíblia no evangelho de Mateus, capítulo 5 e no evangelho de Lucas, capítulo 6. Popularmente a palavra sermão é usada no sentido de dar uma bronca em alguém.

Leia mais