Blogs

Chance de ouro

sábado, 20 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Futsal do Friburguense promove testes em busca de novos talentos

        Em busca de novos talentos nas quadras, que poderão, inclusive, migrar para os gramados, o Friburguense promove dois sábados de testes. O primeiro deles é neste, 20, e o segundo, no dia 3 de fevereiro. As atividades acontecem no ginásio Helena Decacche, onde também são realizados os treinamentos regulares das equipes.

Futsal do Friburguense promove testes em busca de novos talentos

        Em busca de novos talentos nas quadras, que poderão, inclusive, migrar para os gramados, o Friburguense promove dois sábados de testes. O primeiro deles é neste, 20, e o segundo, no dia 3 de fevereiro. As atividades acontecem no ginásio Helena Decacche, onde também são realizados os treinamentos regulares das equipes.

São montados elencos em quatro categorias, e a divisão dos horários de observações será feita exatamente desta forma. Às 8h terão início os testes para a categoria Sub-13 (jovens nascidos em 2011 e 2012). Na sequência, às 9h30, é vez do Sub-9, contemplando nascidos em 2015 e 2016. Os talentos do Sub-11 – nascidos em 2013 e 2014 – serão avaliados às 11h. Os atletas das demais categorias também terão oportunidades, mas em outro momento, a ser definido e divulgado pelo Tricolor da Serra.

        A integração entre o futebol de salão e de campo é histórica. A partir das quadras, diversos grandes jogadores já surgiram para brilhar nos gramados ao redor do mundo. A possibilidade de desenvolver habilidades com a bola, com o espaço curto, e levá-las para a sequência da carreira é vista pelos clubes como uma etapa importante do processo. No Friburguense, o grande diferencial é a integração ao trabalho de futebol de campo.

A direção do Tricolor da Serra espera receber atletas de todas as cidades da região, por conta da grande visibilidade do clube e também pelo trabalho conjunto realizado com as demais categorias de base. O projeto das equipes de futsal foi iniciado em 2018, mas teve que ser interrompido por conta da pandemia, retornando em 2021. O trabalho foi intensificado durante os anos de 2022 e 2023.

A ideia da direção tricolor é também contribuir para incentivar o crescimento e a evolução do futsal em toda região, além de formar atletas ainda mais completos com o trabalho a médio prazo. Com a prematuridade das crianças até dez anos de idade, existe uma limitação do trabalho em campo de futebol, como o do estádio Eduardo Guinle, por exemplo. O mais indicado é o início nas quadras, até mesmo para o desenvolvimento de alguns fundamentos básicos como chute, passe e raciocínio rápido.

Para desenvolver o trabalho no futsal, o Friburguense conta com a experiência do seu coordenador. Sávio Badini possui uma carreira de cerca de 20 anos como técnico de futebol de salão. O profissional trabalhou em diversos clubes do país, como o Vasco da Gama, e participou de conquistas importantes no clube cruzmaltino.

  • Foto da galeria

    Trabalho no futsal já rende conquistas e boas revelações ao Friburguense (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Chance a novos talentos contempla Nova Friburgo e jovens atletas da região (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Conforme A VOZ DA SERRA noticiou, Luiz Fernando Bachini foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho Diretor do Nova Friburgo Futebol Clube. A reunião ordinária, convocada pelo Conselho Deliberativo, foi realizada na noite do último dia 10, na sede do clube, no centro da cidade. Bachini irá para o nono mandato consecutivo à frente da instituição. Em relação à diretoria divulgada inicialmente, uma alteração aconteceu: a Diretoria de Desportos Amadores fica com José Carlos Siqueira. Na ocasião do pleito, ainda foram homologados e aprovados por aclamação os membros do Conselho Diretor, (indicados pelo presidente), eleitos dos representantes do Conselhos Fiscal e Consultivo e a presidência, vice-presidência e secretários do Conselho Deliberativo. (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Tenório vem para acusar Azevedos

sábado, 20 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 19 e 20 de janeiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Edição de 19 e 20 de janeiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Tenório vem para acusar Azevedos - Família Daflon mantém entendimentos com o advogado Tenório Cavalcanti para atuar na acusação dos irmãos Rodolpho, Paulo e Gilberto. A família Daflon, conduzida pelo conhecido comerciante e homem de esportes, Onete Faria Daflon, manteve contatos com o conhecido homem público (ex-deputado federal, cassado), advogado Tenório Cavalcanti, visando contratá-lo profissionalmente para atuar como acusador dos irmãos Azevedo que, no dia 31 de agosto de 1973, invadindo o recinto da Câmara Municipal - que se encontrava em plena sessão - são os suspeitos de executar a tiros o ex-assessor de Parques e Jardins da Prefeitura, Guido Daflon, uma das figuras mais populares de Nova Friburgo.

 

Brasil tem novo presidente: General Ernesto Geisel - Prometendo ao país ordem e estabilidade, em discurso que pronunciou à nação, o general Ernesto Geisel esclareceu que não tem quaisquer compromissos de ordem pessoal e que espera, “além da dedicação, garantir ao país, ordem e estabilidade.” 4º presidente eleito no atual período revolucionário, em seu discurso, reconheceu que uma das maiores qualidades de um governante “é saber dizer não à proposições que lhe pareçam intempestivas ou que, em justa análise, se lhe afigurem ilegítimas.”

 

O velho pardieiro (finalmente) vai ao chão - O velho pardieiro (não é a nossa conhecida Feira do Suspiro), conhecido como Centro de Saúde tem seus dias marcados com uma demolição, em virtude da construção de um moderno e funcional prédio onde vai funcionar o Centro de Saúde de Nova Friburgo. Por ordem expressa do governador Raimundo Padilha e com todo apoio do sr. Mário Gliosci - que tem se revelado um grande amigo de Friburgo - já em março próximo, no cumprimento de uma promessa do governador ao ex-prefeito Feliciano Costa - o Departamento de Engenharia do Estado dará início à demolição e imediata construção do novo Centro de Saúde de Nova Friburgo. 

 

Ponte Rio-Niterói inaugura em 5 de março com pedágio de Cr$ 20 - Sonho quase centenário de ligação entre duas cidades, a ponte Rio-Niterói, vai ser inaugurada mesmo no próximo dia 5 de março, depois de grandes obstáculos para a sua construção (o Governo Federal teve que intervir inicialmente nas firmas construtoras) e renovadas mudanças de datas para a sua inauguração. Com 14 quilômetros de extensão, sendo que mais de nove quilômetros de assentamento sobre o fundo do mar, a ponte Presidente Costa e Silva - este será o seu nome oficial - vai permitir, entre o Rio e Niterói, a ligação entre áreas periféricas e centros, através de vias expressas que integrará a economia dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara e o desenvolvimento de regiões - entre as quais o centro-norte fluminense - que necessitavam de impulso. O pedágio de Cr$20 será cobrado em função do custo da obra (cerca de Cr$ 1 bilhão), daí excluídos a compra de equipamentos especializados, o custeio da criação da empresa construtora e serviços de consultoria).

 

Pílulas

Muito ilustrativa e deveras convincente a entrevista do secretário geral da prefeitura a respeito de uma notícia que demos em edição passada sobre demissões em massa de secretários, assessores, diretores, etc. Disse ele que em absoluto houve pedidos de demissão, o que realmente existiu, afirmou, foram “pedidos de demissão”... Mais ainda, disse que estes pedidos são normais em fins de ano… Será que ele não quis dizer “inéditos”?... E durma-se com um barulho destes…

Com o anúncio que o dr. Dermeval Moreira aceitou o lançamento de sua candidatura à Câmara Federal, está acontecendo um compreensível recrudescimento entre os aspirantes a uma vaga na assembleia estadual. Como Dermeval é, sem sombra de dúvidas, a maior força eleitoral da região, irá fatalmente carregar, pelo menos, dois deputados estaduais nas costas, embora a sua própria eleição seja, matematicamente, dificílima.  

 

E mais…

Folia de Reis… 

150 anos da colonização alemã… 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: José Dantas dos Santos, Dante Roberto Duque Estrada e Dalton Carestiato (22); Luíza Azevedo Kunzel, Hélio de Araujo Maia, Gino José Cariello, Brigite Schulup e José Joaquim de Moura Leite (23); Mariza Chevrand (24); Ítala Meceni Longo, Sérgio Francisco Mayer e Paulo Alysson Cardinalli (25); Rachid Namen e Wladimir Ventura (27).

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

O sol é arco-íris

sábado, 20 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Abre a janela desta manhã que amanhece mais cedo. O sol das cinco e meia da manhã brilha sem queimar. Lá fora, dá para ouvir os pássaros acordando em regozijo. O céu rosado manifesta poesias que podem ser lidas sem uma ordem específica. Passa o olho por esses desenhos nada infantis. Percebe. Capta. Boceja a preguiça. Reivindica essa energia.  

A liberdade é mesmo linda. Abre os braços, o peito e a mente. O sol quer fotografar seu rosto. Alma. Deixa essa energia abastecer seus sonhos, sua vivacidade, seus propósitos. O que te move? Escolha o movimento de ser feliz!

Abre a janela desta manhã que amanhece mais cedo. O sol das cinco e meia da manhã brilha sem queimar. Lá fora, dá para ouvir os pássaros acordando em regozijo. O céu rosado manifesta poesias que podem ser lidas sem uma ordem específica. Passa o olho por esses desenhos nada infantis. Percebe. Capta. Boceja a preguiça. Reivindica essa energia.  

A liberdade é mesmo linda. Abre os braços, o peito e a mente. O sol quer fotografar seu rosto. Alma. Deixa essa energia abastecer seus sonhos, sua vivacidade, seus propósitos. O que te move? Escolha o movimento de ser feliz!

Deixa o vento dizer o que tem para dizer. Deixa a música tocar. Sempre é bom ouvir novas músicas e afetado por aquelas que parecem ter sido feitas para você e para suas histórias, deixar repetir e repetir até decorá-las e cantarolá-las pelo dia inteiro. Ah, esse lugar… Espelho d 'água nos faz ficar mais bonitos.

E é tão belo o sol iluminando a grande montanha que se vê pela janela. Tão imponente é o mesmo sol desenhando o azul do mar. Qual é a cor do mar? O sol é quem faz dele azul com suas ondas vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O sol é arco-íris. O mundo é colorido. Deixa a janela aberta. Vem para fora. A felicidade é aqui e agora. 

Olha o povo de novo na rua. O bloco vem vindo. Mais outro e tantos outros em cortejo. Se deixe ser cortejado. Estenda a mão. Se renda. É carnaval de janeiro querendo ir para além de fevereiro, sem se importar se as águas de março virão ou não. Há verões que jamais são varridos. Há carnavais fora de época e outros que não se encerram em cinzas. Instrumentos de sopro combinam com tambor e tamborim. A música lustra a vida. 

Fantasia o dia de alegria até descobrir que não é a alegria um adereço qualquer. Esse paetê que se instala no coração, ninguém pode tirar. Roda como a porta-bandeira. Levanta as suas bandeiras. Somos nossas paixões. Faz das suas paixões seu sobrenome. E ainda que pareça colecionar utopias, lembre de Galeano: siga caminhando até o horizonte. 

Ao pôr do sol — agradece. Palmas ao astro-rei. Em dias de verão, o sol fica até quase às sete da noite. Se a noite o esconde, ele segue iluminando a lua para iluminar a todos nós. No rebuliço da dança das estrelas, seja calmaria ou agitação, mas dance. Evite o medo de dar passos em falso. O importante é chamar a leveza para te levar dois pra cá, dois pra lá até você conseguir inventar a sua própria forma de dançar. Flutuar. 

Se despe de tudo, menos empatia, para mergulhar nessas águas de purificação. Celebrar. A existência e o que existe entre nós. A intenção é apenas inauguração de querer chegar. Vai! Persiste, pois, a nossa gana em viver e a imensa vontade de ser feliz. Livres sem acanhar a liberdade alheia. Dispostos a ser como o sol, que com seu colorido, faz azul o mar. Nós também somos arco-íris e como tal é da nossa essência colorir os dias.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Material escolar: não pague 600% mais caro

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

            Já virou tradição, todo início de ano eu faço questão de voltar a esse assunto que guarda tremenda importância: a compra do material escolar. E hoje não vai ser diferente, trouxe as cinco principais dicas para economizar dinheiro e o alerta do Procon sobre a variação nos preços dos produtos contidos na lista.

            Já virou tradição, todo início de ano eu faço questão de voltar a esse assunto que guarda tremenda importância: a compra do material escolar. E hoje não vai ser diferente, trouxe as cinco principais dicas para economizar dinheiro e o alerta do Procon sobre a variação nos preços dos produtos contidos na lista.

            De acordo com a pesquisa realizada no último dia 10, pelo Procon-RJ, as diferenças de preços foral alarmantes. Com base em dez sites de lojas online, produtos de mesma marca chegaram a variar 639,13% - é o caso da borracha branca Mercur Record 20, que variou de R$ 1,15 a R$ 8,50.

Vale a pena buscar a notícia no site do Procon-RJ e baixar a planilha com 157 itens para identificar as lojas com os produtos mais baratos. Quando comparados ao susto da proporção, esses pouco mais de R$ 7 podem até parecer pouco, mas somam grande diferença ao avaliar o valor total de suas compras.

            Este, portanto, é apenas um dos pontos que merecem a sua atenção neste período de volta às aulas. Fique agora com as dicas para economizar nas compras de material escolar.

 

            ● Reaproveite o que puder

            O primeiro passo para garantir economia nessa empreitada é analisar tudo o que pode ser reutilizado. Nem sempre e necessário comprar uma mochila ou estojo novos; até canetas, lápis de cor – entre outros materiais – podem ser, com a ajuda e cuidado dos filhos, reaproveitados.

 

            ● Analise se é necessário comprar tudo agora

            Desembolsar uma quantia alta de uma só vez dói muito mais que entrar em contato com a escola e pedir um cronograma de como o material didático será utilizado. Você terá a oportunidade de fracionar as compras e reduzir, assim, os impactos financeiros do início de ano.

 

            ● Siga a lista (mas não tanto)

            A volta às aulas é sempre época de grandes vendas em livrarias, e como todos sabemos, períodos sazonais de comércio são momentos de gerar ainda mais lucro. Então resista aos filhos e atente-se com as técnicas de venda; não compre o que, por tendências de mercado, está fora da lista e assim você vai economizar ainda mais.

            A propósito, é bom lembrar, existem itens que não podem ser exigidos nas listas de material escolar.

            Certifique-se dos seus direitos.

 

            ●Compare preços

            Essa é a principal dica. Comparar preços é fundamental para qualquer compra que você venha a fazer. A diferença é real!

            E comparar preços também é essencial dentro de uma mesma loja. É claro, a variação de preço pode ser justificada pela qualidade do produto, mas nem sempre se restringe a isso e produtos temáticos são um exemplo.

 

            ● Pechinche

            Por último, e não menos importante, procure conseguir um desconto no valor final. O pagamento à vista e em dinheiro, por exemplo, é sempre uma opção que permite a possibilidade de algum desconto. Analise se é viável e vantajoso para as suas finanças.

 

            Faça o exercício de refletir sobre o seu processo de compra além desta sazonalidade específica, e, se possível, torne o momento participativo entre seus filhos e vocês. Isso também é educação financeira.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Em alta

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Ciclismo é a atividade mais praticada no país, segundo o Strava

        A VOZ DA SERRA mostrou, em edição recente, que o calendário do ciclismo em Nova Friburgo está recheado para 2024, com a previsão de, pelo menos, três grandes eventos. E a bicicleta, de fato, vem conquistando cada vez mais os corações de friburguenses e brasileiros.

Ciclismo é a atividade mais praticada no país, segundo o Strava

        A VOZ DA SERRA mostrou, em edição recente, que o calendário do ciclismo em Nova Friburgo está recheado para 2024, com a previsão de, pelo menos, três grandes eventos. E a bicicleta, de fato, vem conquistando cada vez mais os corações de friburguenses e brasileiros.

O Strava, principal comunidade digital para pessoas ativas, com mais de 120 milhões de atletas, anunciou a publicação do Ano Esportivo. Trata-se de um relatório que destaca as tendências globais e brasileiras entre esportistas de várias gerações. Foram considerados dados sobre o que os motiva, os obstáculos que enfrentam e seus diferentes interesses quando se trata de manterem-se ativos.
        Como parte deste relatório, o Strava conduziu uma pesquisa global com 6.990 pessoas que praticam esportes, selecionadas tanto dentro da comunidade global quanto de uma amostra aleatória de esportistas ativos dentro e fora da plataforma. Os resultados, combinados com os dados de atividade do Strava em 2023, oferecem uma visão nova e única sobre as tendências que configuram o mundo do exercício físico e da aventura, e antecipam o que se pode esperar para este ano.
        No ano passado, a motivação dos ciclistas manteve-se em alta e o esporte foi mais carregado no Strava no Brasil, enquanto globalmente, a corrida se destacou. Em segundo lugar no país, ficou a caminhada e, em terceiro, a corrida. Os atletas brasileiros também decidiram viver mais aventuras - off-road - e continuaram computando cada vez mais atividades em bicicletas - trail runs - e treinos de força. As últimas três colocações foram ocupadas por natação,
pedalada virtual e patinação.
        Embora o esporte em grupo de duas ou mais pessoas mais registrado em 2023 mundialmente tenha sido o remo, com 40% do total, no Brasil foi novamente o ciclismo, com 36% das atividades computadas na plataforma. Em um recorte por idade, observou-se que atletas de todas as gerações afirmaram ao Strava que o principal motivo para se exercitarem com outras pessoas é a interação social.

Mais da metade dos atletas da plataforma informaram que são estimulados principalmente por amigos ou familiares que praticam exercícios, e 77% dos atletas da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) dizem sentir-se mais conectados uns aos outros ao ver as atividades dos amigos ou familiares no Strava.
        Quando se trata de obstáculos para se exercitar e manter uma rotina consistente, mais de dois terços dos atletas de todas as gerações e 61% dos brasileiros citaram a falta de tempo, provocada por demandas do trabalho, como a principal barreira.

Outro fator de grande interferência foi o clima, com 75% dos atletas globais e 59% de brasileiros contando que o calor extremo de 2023 afetou seus planos de treinamentos, enquanto a má qualidade do ar foi mencionada por 27% dos atletas globalmente e por 23% dos atletas no Brasil.

        Conforme citado anteriormente, a pedalada foi a atividade mais registrada pelos brasileiros em 2023, incluindo a bicicleta elétrica. A bike foi bastante utilizada no Brasil também para locomoção e deslocamento diários. Em todo o mundo, 17% dos ciclistas que usaram o aplicativo do Strava para gravar o trajeto casa-trabalho-casa em 2023 eram da Geração Z, em contraste com os 8% de cinco anos atrás.

        Também sobre gerações, os registros do Strava no Brasil mostram que os nascidos entre 1945 e 1964 são o grupo etário que se exercita mais cedo. Cerca de 70% responderam que treinam antes das 10h aos fins de semana, enquanto a Geração Z domina os treinos após às 16h durante a semana, com 57% das respostas. Os atletas do Strava têm 49% mais probabilidade de se exercitarem sem focar totalmente na sua aparência, assim como 13% dos atletas do Strava no Brasil.

        Atletas da Geração Z são 31% menos propensos a se exercitarem apenas por motivos de saúde, ao contrário de seus antecessores, mas sim por buscarem melhor desempenho esportivo.

  • Foto da galeria

    Bicicleta cai no gosto dos brasileiros e é o esporte mais praticado em 2023 (Foto: Freepik)

  • Foto da galeria

    Em Nova Friburgo, pelo menos três grandes eventos envolvendo o ciclismo estão programados (Foto: divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Friburguense em série da Record TV

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

O ator Bernardo Dugin está confirmado na próxima série bíblica da Record TV. O talento friburguense, inclusive, viaja em breve para o Marrocos, onde fará as gravações de seu personagem Teres, eunuco a serviço do rei persa Xerxes/Assuero. A Rainha da Pérsia é o novo projeto da emissora no segmento e pretende manter o sucesso de produções anteriores.  

Promessa de sucesso

O ator Bernardo Dugin está confirmado na próxima série bíblica da Record TV. O talento friburguense, inclusive, viaja em breve para o Marrocos, onde fará as gravações de seu personagem Teres, eunuco a serviço do rei persa Xerxes/Assuero. A Rainha da Pérsia é o novo projeto da emissora no segmento e pretende manter o sucesso de produções anteriores.  

Promessa de sucesso

De acordo com o Livro de Ester, Teres (personagem de Dugin) conspira contra a vida do rei persa. A produção deve contar com um total de 30 capítulos. A equipe será comandada pelo diretor Leonardo Miranda e a adaptação é de Cristiane Cardoso. A Rainha da Pérsia é uma das principais apostas do canal para 2024, junto com mais uma temporada do sucesso Reis, da qual Bernardo Dugin também já participou. Além da exibição na TV aberta, a série também deve ser exibida em plataformas de streaming.

Monólogo

Em 2024, Bernardo Dugin também está confirmado em um monólogo do nacionalmente reconhecido produtor e diretor teatral, João Fonseca. Por mais um ano, o artista friburguense pretende realizar seu famoso curso, em Nova Friburgo, que ano a ano tem ajudado crianças e adultos a entrar no mundo das artes cênicas e visuais, mas acima de tudo fazendo com que elas tenham confiança a falar em público e perder a timidez. 

Prêmio

Sempre no encerramento do curso, os alunos fazem uma montagem. Em 2023, encararam a produção baseada em uma peça que Bernardo Dugin dirigiu na capital fluminense, “A Vida Privada”, inspirada em textos de Luís Fernando Verissimo. Na montagem profissional, inclusive, a atriz dirigida por Dugin, Patrícia Thomaz, foi indicada ao Prêmio Rio de Humor, como melhor performance do ano. 

2024 intenso

O talento friburguense também produziu e dirigiu o belíssimo musical “Um rio dentro de mim” e assinou diversos outros trabalhos, como “Alta Tensão”, protagonizado por Tânia Noguchi. Se 2023 foi intenso, 2024 promete muito para Bernardo Dugin que, além de estar nas telas, tem se dedicado a inúmeros trabalhos como produtor e diretor.            


 

Cota de tela nos cinemas

A partir de agora e até 2033, os cinemas de todo o país estão obrigados a exibir filmes brasileiros em suas salas. Nova Friburgo conta atualmente com seis salas de cinema, todas da mesma rede, divididas entre os dois shoppings da cidade. Chamada de cota de tela, a obrigatoriedade vigorou durante 20 anos no país e deixou de ser aplicada em 2021. 

 

Cinema nacional

A nova norma estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema e de acordo com ela, empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas, espaços ou locais de exibição pública comercial ficavam obrigadas, por 20 anos, a exibir obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, observados o número mínimo de sessões e a diversidade dos títulos. 

 

Percentuais

Na prática, haverá um percentual, ainda não estabelecido, que regulamenta os critérios para o cumprimento da cota. A fiscalização e as denúncias passarão pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). O regulamento deve prever medidas para assegurar variedade, diversidade, competição equilibrada e efetiva permanência em exibição de longas-metragens nacionais em sessões de maior procura. 

 

Advertência e multa

Acredita-se, pela experiência dos 20 anos em que esteve estabelecida, que a medida gere autossustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e do parque exibidor; a liberdade de programação com valorização da cultura nacional; a universalização do acesso; e a participação das obras no circuito exibidor. O descumprimento da obrigação sujeita o infrator a advertência e/ou multa. O valor da penalidade corresponderá a 5% da receita bruta média diária do complexo cinematográfico responsável, multiplicada pelo número de sessões de descumprimento.


Cota nacional na TV

Também foi reinstituída até 2038 a cota obrigatória para produções brasileiras, como filmes e séries, na TV paga. O objetivo da medida, assim como no cinema, também é garantir a continuidade do estímulo para o setor audiovisual brasileiro. A cota de exibição tinha acabado em setembro de 2023. Os canais estrangeiros são obrigados a exibir, no mínimo, três horas e meia por semana de produções brasileiras em seu horário nobre, faixa de horário que vai das 18h à 0h. Desse total, pelo menos uma hora e 15 minutos deve ser de conteúdo produzido por produtora independente. 

 

Nova Friburgo forte na área

Já para canais brasileiros, a lei determina a exibição de 12 horas diárias de conteúdo nacional, feito por alguma produtora local. Dessas 12 horas, três devem, obrigatoriamente, ser veiculadas no horário nobre. As regras, no entanto, ainda serão regulamentadas pelo Governo Federal. Vale lembrar que Nova Friburgo tem muitos profissionais e produtoras no setor e tais medidas devem beneficiá-los.  

 

Inauguração

Após muita espera finalmente será inaugurado, neste fim de semana, o Tijuca Bar, no final da Via-Expressa, no espaço que já foi boate (Emporium), virou igreja e agora será um bar de samba. A casa com jeitinho carioca tem a assinatura do grupo Scavarda´s. Para a abertura, neste sábado, 20, a partir das 13h, a roda de samba é com Gibi e Toque Serrano. Domingo, 21, tem Marcelo Pinguin e Amigos, inaugurando a feijoada. 


 

Tijuca Bar

A proposta do novo empreendimento é de muitos petiscos típicos dos tradicionais bares do Rio de Janeiro, feijoada aos domingos, chope gelado e muita roda de samba. A inauguração estava prevista para outubro passado, mas como toda obra tem seus entraves, só agora foi possível abrir a casa, totalmente reformada para atender as características pretendidas pelos seus empreendedores que já têm dois restaurantes no Cônego. 


Roda de samba

Certamente e rapidamente, o espaço será mais uma opção de roda de samba na cidade. Além das agremiações carnavalescas, Nova Friburgo tem se notabilizado por apresentações consagradas como a Segunda Sem Lei, no Bar do Vovô (Lumiar); as Filhas de Bamba, no Cantinho do Papagaio (Córrego Dantas); Os Amigos do Pinguim, no Espaço Arp; os sambas no recém-chegado Nosso Quintal (antigo Maurição), entre outros. Mais um lugar para nossos inúmeros artistas do samba e seus seguidores. 

 

81 anos

Ontem, 17, fez aniversário o bar mais tradicional da cidade. O Bar América completou 81 anos de existência. Campeão de venda de chope de todo interior do Estado do Rio de Janeiro, o América é comandado por mulheres: Rivana Abbud e suas filhas, Luana e Úrsula. Conta com uma legião de fãs das mais diversas classes e estirpes, frequentando o bar que abre de segunda a sábado. Orgulha-se de ser espaço democrático, de festa, encontros e bate papo. É o coração do centro da cidade e sem dúvidas, a grande estrela pioneira da boemia da Rua Monte Líbano.   


 

Carnaval 2024

Hora de coroação do Blocão do Rastafare. E será em grande estilo, no Espaço Natureza, quando nesta sexta, 19, às 21h, Maryanne Hipólito (foto) começa o seu reinado. Considerada a rainha dos mil e um looks do carnaval, a beldade sobe a serra para animar o popular bloco. A festa do Rasta não para por aí. Receberá ainda a atual tetracampeã do carnaval friburguense, a Vilage. Na ocasião, a verde e branco apresentará os protótipos de suas fantasias para os desfiles do próximo mês. Apresentações ainda do grupo Nada Combinado e do DJ Luciano Petrillo.   


Saudade e Imperatriz

A Unidos da Saudade recebe neste domingo, 21, às 17h, em sua quadra, a Imperatriz de Olaria. O ensaio duplo vai misturar o roxo e branco da Saudade com o vermelho e branco da Imperatriz, numa grande congregação. Apresentações dos segmentos, das baterias e ainda apresentações musicais, tudo com entrada franca.


Alunão

A azul e branco de Conselheiro Paulino realizará dois ensaios de comunidade neste fim de semana. Na sexta, 19, e no domingo, 21, ambos com a apresentação dos seus segmentos. A agremiação que teve o retorno do seu icônico intérprete, Nego Roger, tentará quebrar o jejum de 27 anos sem título com o enredo “Nem tudo que reluz é ouro”.  

 

 

Palavreando

“Roda como a porta-bandeira. Levanta as suas bandeiras. Somos nossas paixões. Faz das suas paixões seu sobrenome. E ainda que pareça colecionar utopias, lembre de Galeano: siga caminhando até o horizonte”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Capina irregular

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

“Os moradores da Rua Noêmia Moreira Herdy, na Ponte da Saudade, solicitam à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que a capina iniciada na última segunda-feira, 15, seja concluída. As equipes estiveram aqui, iniciaram o serviço, e no dia seguinte não voltaram, ou seja, a capina não tem continuidade e o mato continua crescendo, principalmente no trecho próximo ao acesso ao futuro Hospital do Câncer. Essa situação, infelizmente, acontece não só aqui, mas também em demais ruas de vários bairros e distritos da cidade.

“Os moradores da Rua Noêmia Moreira Herdy, na Ponte da Saudade, solicitam à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que a capina iniciada na última segunda-feira, 15, seja concluída. As equipes estiveram aqui, iniciaram o serviço, e no dia seguinte não voltaram, ou seja, a capina não tem continuidade e o mato continua crescendo, principalmente no trecho próximo ao acesso ao futuro Hospital do Câncer. Essa situação, infelizmente, acontece não só aqui, mas também em demais ruas de vários bairros e distritos da cidade. Pagamos nossos impostos em dia e não temos a contrapartida do poder público.” 

Moradores da Rua Noêmia Moreira Herdy

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Notas do Enem, vagas em universidades e o nordeste dando show

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

O Ministério da Educação divulgou, na terça-feira, 16, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No total, 2.734.100 estudantes fizeram a prova em novembro do ano passado. O Enem é a porta de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior. De acordo com o desempenho do candidato, é possível concorrer a vagas em diversas universidades públicas de todo o Brasil por meio do Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu). Mas é importante ficar atento, porque as inscrições para o programa começarão na próxima segunda-feira, 22.

 

O Ministério da Educação divulgou, na terça-feira, 16, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No total, 2.734.100 estudantes fizeram a prova em novembro do ano passado. O Enem é a porta de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior. De acordo com o desempenho do candidato, é possível concorrer a vagas em diversas universidades públicas de todo o Brasil por meio do Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu). Mas é importante ficar atento, porque as inscrições para o programa começarão na próxima segunda-feira, 22.

 

Muitos candidatos e poucas vagas

Apesar da vastidão de candidatos que fizeram o Enem no ano passado, o desafio que eles enfrentarão não é nada fácil. São muitos candidatos e poucas vagas. Neste ano, o Sisu ofertará 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior, de norte a sul de todo o país. Pelo menos 123 mil vagas são destinadas para diversos cursos que demandam uma grade curricular em tempo integral, em diferentes turnos. O período noturno contará com cerca de 87 mil oportunidades, o matutino com mais de 31 mil; já o vespertino terá mais de 20 mil vagas.

Dentre estas 264 mil vagas ofertadas no Brasil, apenas 29.393 estão disponíveis no Estado do Rio de Janeiro. No topo da lista, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem 9.240 vagas, seguida da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788. Apesar do número de vagas disponíveis nos estados, todos os candidatos poderão concorrer a oportunidades por todo o país. Estados próximos, como Minas Gerais e São Paulo, somam quase 47 mil vagas, além de faculdades mais distantes, como a UFPB, um dos polos de referência em ensino e inovação no país, contando com 7.750 vagas.

Os cursos mais disputados são os de Medicina, Engenharia da Computação, Direito, Ciência da Computação, Engenharias em geral e muitos outros. Davi Cintra, 17 anos e ex-estudante do Colégio Anchieta, fez o Enem 2023 e revela suas expectativas para o Sisu: “A prova do Enem nunca é fácil, mas as expectativas agora são as melhores possíveis para ingressar na faculdade. Ainda não decidi para qual cidade devo ir, mas eu escolhi o curso de administração pela vontade que eu tenho de empreender. É um sonho que está mais próximo do que nunca”, relata o jovem de Nova Friburgo.

 

Nordeste nota 1.000

Discursos de ódio e preconceito ignoram a importância do trabalho, da economia e da arte dos nordestinos para o desenvolvimento econômico, cultural e intelectual do país. Em 2022, após o resultado das eleições, ficou latente, nas redes sociais, como a nossa região ainda carrega preconceito e tem uma visão deturpada sobre o nordestino.

Apesar dos preconceitos difundidos no dia-a-dia através de comentários maldosos, como filho de retirantes e ex-morador da região, tenho o orgulho de dizer: O Nordeste foi a região que mais registrou redações que alcançaram a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.

Das 60 redações nota mil em todo o Brasil, 25 são de estudantes do Nordeste – quase a metade. Já o Sudeste, apesar da maior população do Brasil, ficou como a segunda região com mais notas máximas, 18. Em seguida estão o Sul, com sete redações, e Centro-Oeste e Norte empatados com cinco cada.

Entretanto, um dado triste e que reflete a realidade brasileira. Das 60 redações, somente quatro são de escolas públicas: Espírito Santo (1); Rio de Janeiro (1); Rio Grande do Norte (1); e Tocantins (1). O tema deste ano da avaliação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

 

Sucesso para uns, novas oportunidades para outros

Para alguns estudantes, o sonho da universidade chegará. E nele, um novo mundo, repleto de: novos desafios, aprendizados, medos, inseguranças, incertezas e acima de tudo, experiência. Não tenha medo de seguir o seu sonho, assim como também não tenha medo de se permitir experimentar e decidir se é isso o que te fará feliz na vida. E não se esqueça: faça sempre por você e para você!

E se você não teve o seu êxito em passar para a universidade, não desanime. Antoine de Saint-Exupéry, no livro Pequeno Príncipe, escreveu: “Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe”. Muitas vezes precisamos dar dois passos para trás, antes de florescermos e brilharmos. Não desista do seu sonho!”

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

O que você mais coloca diante de seus olhos e ouvidos?

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Os profissionais de marketing sabem muito bem que o visual influi de forma poderosa a nossa mente. O que você vê e ouve, pode despertar desejo. Então, a estratégia de quem lida com propaganda e marketing é apresentar algum visual e áudio que produza desejo de consumo.

Os profissionais de marketing sabem muito bem que o visual influi de forma poderosa a nossa mente. O que você vê e ouve, pode despertar desejo. Então, a estratégia de quem lida com propaganda e marketing é apresentar algum visual e áudio que produza desejo de consumo.

Existe uma lei em psicologia que diz que você se torna mais parecido com aquilo que mais contempla. No que você gasta mais tempo observando num dia ou numa semana? Algum programa de televisão? Gasta muitas horas no celular ou tablet olhando vídeos? Vive contemplando fotos, imagens? Você está se tornando parecido, mais parecida com o que tem mais contemplado.

E mais que isto. Não é só se tornar parecido com o que mais contempla, como também com o que mais pensa. No que você mais pensa? Em coisas boas? Em como ganhar algo pela mentira? Numa forma de prejudicar alguma pessoa? Ou em como ajudar alguém cada dia e fazer algo útil? No que você mais pensa, nisso você se torna.

Se seus pensamentos, se as imagens que assiste cada dia são do bem, você está sendo formado uma pessoa do bem. O contrário é verdadeiro, se você vive pensando e olhando coisas más, em tragédias, em atitudes violentas e corruptas, isso prejudica seu cérebro e a formação de bons impulsos em suas atitudes.

Se observarmos numa visão geral o que as redes de comunicação de maior audiência apresentam diariamente em sua grade de programas no rádio e na TV, parece que o conteúdo envolve violência, corrupção política, endeusamento de atletas, tragédias naturais, conflitos de interesses comerciais, matérias pagas para defender este ou aquele líder político, empresário milionário ou ideologia, e por aí vai. Como isso afeta a mente do consumidor de notícias e programas em geral? Afeta para a saúde ou para a doença? Para a esperança ou desesperança? Para a alegria ou para a tristeza? Para a confiança ou desconfiança nos poderes sociais?

Selecione o que você lê, ouve, pensa, fala e vê. Todo este conteúdo afeta diretamente seu cérebro, para preservação ou não da saúde mental. E o que pode dar esperança é que você pode fazer a escolha do que vai colocar diante de seus olhos e ouvidos, embora estejamos caminhando a passos largos para a castração da liberdade social. Mas mesmo quando chegar o tempo, e infelizmente não vai demorar, em que poderes sociais tirarão a liberdade do povo em vários sentidos, obrigando a população a fazer o que esta liderança irá oferecer como alternativas em nome do “bem comum”, ainda será possível, felizmente, escolher o que você irá pensar, ler, ouvir e falar.

Escolha cada dia, mesmo gradativamente, aos poucos, evitar se expor às notícias desanimadoras, leituras “água com açúcar” que não nutrem a mente, vídeos que produzem pensamentos ruins e maldosos. Escolha aquilo que pode construir em sua pessoa atitudes maduras, compassivas, de autoproteção, de ajuda aos outros sem conflitos de interesses com o erro.

 

Claro, você pode querer saber como andam os eventos na sua cidade, estado, país e mundo em geral. Mas faça isso só para obter informações que possam lhe ajudar e dar uma noção da realidade social local e mundial, mas sem exageros de tempo gasto nisso.

O que você coloca diante dos seus olhos e ouvidos? O conteúdo que você decide ver e ouvir está produzindo saúde ou doença? Paz e esperança ou ansiedade e desesperança?

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Segue no comando

terça-feira, 16 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Bachini reeleito presidente do NFFC para o biênio 2024-2025

        Mantendo viva a chama do futebol amador de Nova Friburgo e olhando para um presente e futuro prósperos, Luiz Fernando Bachini foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho Diretor do Nova Friburgo Futebol Clube. A reunião ordinária, convocada pelo Conselho Deliberativo, foi realizada na noite do último dia 10, na sede do clube, no centro da cidade. Bachini irá para o nono mandato consecutivo à frente da instituição.

Bachini reeleito presidente do NFFC para o biênio 2024-2025

        Mantendo viva a chama do futebol amador de Nova Friburgo e olhando para um presente e futuro prósperos, Luiz Fernando Bachini foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho Diretor do Nova Friburgo Futebol Clube. A reunião ordinária, convocada pelo Conselho Deliberativo, foi realizada na noite do último dia 10, na sede do clube, no centro da cidade. Bachini irá para o nono mandato consecutivo à frente da instituição.

        “Agradeço a confiança de todos que votaram pela continuidade do nosso trabalho no Conselho Diretor. Fico muito feliz em participar da rotina de um clube que sou um dos fundadores. Obrigado pelo apoio de todos os nossos funcionários e diretores. Queremos continuar sempre elevando o nosso clube”, afirmou o presidente.

Na ocasião, ainda foram homologados e aprovados por aclamação os membros do Conselho Diretor, (indicados pelo presidente), os representantes do Conselhos Fiscal e Consultivo, presidência, vice-presidência e secretários do Conselho Deliberativo.

Conforme dispõe o artigo 73 e 74, do Estatuto do Nova Friburgo Futebol Clube, tiveram direito a voto os membros do Conselho Deliberativo. “Parabéns ao presidente do Conselho Diretor, Luiz Fernando Bachini, pela reeleição. Vamos continuar contribuindo para essa trajetória vitoriosa da nossa agremiação”, finalizou o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca.

Técnico em contabilidade, Bachini possui a própria história ligada ao futebol amador municipal. Torcedor e dirigente, participou de todo o processo que levou à fusão entre o Friburgo e o Esperança, resultando no surgimento do Nova Friburgo Futebol Clube.

Dentre as principais realizações está a reconstrução do Centro de Treinamento em Conselheiro Paulino, que continua em obras para melhorias e ampliação da estrutura. Outro ponto bastante discutido é a sede do centro da cidade, onde atualmente funciona um estacionamento. Diversas propostas já foram feitas à direção do clube, que ainda avalia o melhor destino para o terreno. O NFFC também mantém um trabalho de base, escolinhas e a parte social, na sede do 6º distrito.

 

Diretoria do NFFC - biênio 2024-2025

Conselho Diretor

  • Presidente: Luiz Fernando Bachini
  • Primeiro tesoureiro: Evandro Nicoliello
  • Segundo tesoureiro: Ivan Gambini
  • Primeiro secretário: Rômulo Amêndola
  • Segundo secretário: Mário Newton Bachini
  • Vice-presidente administrativo: Suenni Pinto Fernandes
  • Vice-presidente de interesses legais: Hamilton Sampaio
  • Vice-presidente de Patrimônio: Joel Duarte
  • Vice-presidente de Finanças: Rougles Corrêa Rapizo
  • Vice-presidente de Desportos Amadores: Cândido Netto
  • Vice-presidente de Futebol: Luiz Sérgio Mesquita
  • Vice-presidente de Publicidade: Edson Roberto Tavares
  • Vice-presidente de Serviços Médicos: Geovane Tavares
  • Vice-presidente Social: Wanderson Hudson Saldanha

Conselho Deliberativo

  • Presidente: Carlos Arnaldo Bravo Berbert
  • Vice-presidente: José Eduardo Valentim
  • Primeiro secretário: José Nilson da Silva
  • Segundo secretário: Jorge Luiz Ribeiro de Carvalho

Conselho Fiscal

  • Membros efetivos: Ézio Marques, Rômulo Amêndola e Cândido Gomes Ramadinha Netto
  • Suplentes: Joel Duarte, José Carlos Siqueira e Luiz Sérgio Borges de Mesquita

Conselho Consultivo

  • Membros: Carlos Arnaldo Bravo Berbert, Luiz Fernando Bachini, José Eduardo Valentim, Jorge Luiz Ribeiro de Carvalho, José Nilson da Silva, Ivan Gambini, Dalton Carestiato, Licínio José da Silva, José Carlos Siqueira e Rivaldo Veras
  • Foto da galeria

    Mesa do evento foi composta por diretores da última gestão. Boa parte segue para o novo biênio (Foto: Rafael Seabra)

  • Foto da galeria

    Membros do Conselho Deliberativo do clube tiveram direito a voto na eleição (Foto: Rafael Seabra)

  • Foto da galeria

    Bachini vai para mais um mandato no Nova Friburgo: realizações e diversos avanços marcam gestões do presidente (Foto: Rafael Seabra)

  • Foto da galeria

    Conselhos Diretor e Deliberativo trabalham em conjunto nas principais decisões e planejamento do clube (Foto: Rafael Seabra)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.