Dia Diocesano da Reconciliação

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Hoje trazemos em nossa coluna a Carta de Proclamação do Dia Diocesano da Reconciliação, cuja data é 16 de dezembro de 2022, de autoria do bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

“Inspirado por Deus, durante a Eucaristia que presidi na sexta-feira, 25 de novembro, consciente de minha missão de pastor para exercer o Ministério da Reconciliação (cf. 2 Cor 5, 18), pacificação, unidade e misericórdia, referendado por unanimidade na reunião do Conselho de Pastoral Diocesano, realizada em 26 de novembro, convoco a todos e todas para um Dia Diocesano da  Reconciliação, neste tempo favorável do Advento, a realizar-se em 16 de dezembro, que precede o Domingo da Alegria e o início da preparação próxima para o Natal do Senhor.

Convoco a se unirem, sobretudo neste dia, em oração, jejum e realização                     de um gesto concreto de caridade e reconciliação. Que neste dia, seja celebrada em todas as paróquias, no mesmo horário, às 19h, a Santa Missa  pela Reconciliação.

Vamos rezar pela reconciliação e paz nas famílias, entre amigos, colegas de trabalho, de  escola, comunidades, Igreja, sociedade, grupos de redes sociais, pelo Brasil e pelo mundo. Sabemos que há muitas famílias divididas e pessoas distanciadas, principalmente por questões  políticas, partidárias e ideológicas.

Urge reconciliar e cicatrizar as feridas, somos todos irmãos e precisamos reaprender a conviver pacificamente com opiniões divergentes. O que deve prevalecer é o Amor, a Unidade e a Misericórdia. Portanto, trata-se de uma iniciativa evangelizadora, que visa restaurar, em Cristo, as relações feridas, e indicar uma urgente necessidade de retorno ao Primeiro Amor (cf. Ap 2,4), colocando Jesus no centro de nossa vida, escolhas e atitudes, como opção fundamental, capaz de “fazer novas todas as coisas” (Ap 21,5).

Sem o perdão não há festa! O Natal é por tradição uma festa familiar. Como celebrar o

 Natal, com tantas divisões e rivalidades na família de sangue, na família de amigos e colegas de trabalho, na família Igreja e na grande família, a sociedade brasileira? O Advento é o tempo  favorável para a reconciliação. Como bispo diocesano, a serviço da pacificação, unidade e diálogo, solicito, humildemente, a acolhida desta minha intuição, com docilidade, cuja fundamentação é unicamente espiritual, evangélica e eclesial, não sendo permitida nenhuma conotação ideológica ou política para este Dia Diocesano da Reconciliação.

“Somos, pois, embaixadores de Cristo; é como se Deus mesmo fizesse seu apelo através de nós. Em nome de Cristo, vos suplicamos: reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5, 20) e, consequentemente, com os irmãos e irmãs, vivendo fraternalmente, sem brigas e rivalidades, deixando-nos guiar pela Luz do Senhor.

Rezemos e trabalhemos pela paz, não apenas no proposto Dia da Reconciliação, mas durante todos os dias de nossa vida. A paz verdadeira é filha da justiça e do perdão. Portanto, com humildade, procure pedir o perdão, dar o perdão e perdoar a si mesmo. Somos todos irmãos! É hora de “ouvir cantos de festa e de alegria” (Sl 50,10), que vem da festa oferecida pelo Pai Misericordioso a nós, Diocese da Alegria, da Unidade, da Gratidão e da Misericórdia (os quatro pilares norteadores que apresentei no dia de minha posse na diocese, em 4 de julho de 2020).

Desejo-lhes um frutuoso tempo do Advento, um Feliz Novo Ano Litúrgico e uma  autêntica e corajosa preparação para o Natal do Senhor, que passa pelo perdão, reconciliação e fraternidade. Rezemos: Vem Senhor Jesus para nos reconciliar com o Pai, conosco mesmos  e com os irmãos e irmãs. Que Nossa Senhora das Graças, nos conceda a graça da reconciliação e da vivência autêntica de nossa fé em Cristo.

Gratidão! Com minha benção, unidos nesta mesma intenção, verdadeiramente cristã, necessária e natalina.  

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo da Diocese de Nova Friburgo  

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.