Blogs

Pavimentação irregular

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

“A Prefeitura de Nova Friburgo precisa dar atenção à Travessa Pedro Franco, no distrito de Conselheiro. Moradores e motoristas estão cansados de apelar por melhorias. Essa via precisa urgentemente de um asfaltamento, ou pelo menos, um nivelamento do calçamento de paralelepípedos que está totalmente irregular e cheio de buracos. Estão asfaltando ruas no Centro e as da periferia, continuarão esquecidas?”

Moradores da Travessa Pedro Franco 

Sem capina 

“A Prefeitura de Nova Friburgo precisa dar atenção à Travessa Pedro Franco, no distrito de Conselheiro. Moradores e motoristas estão cansados de apelar por melhorias. Essa via precisa urgentemente de um asfaltamento, ou pelo menos, um nivelamento do calçamento de paralelepípedos que está totalmente irregular e cheio de buracos. Estão asfaltando ruas no Centro e as da periferia, continuarão esquecidas?”

Moradores da Travessa Pedro Franco 

Sem capina 

“A falta de capina nas ruas do Cônego e adjacências é tamanha que sugiro a quem possui um cavalo (boi ou bode) e, por acaso, estiver com dificuldades para alimentar seu animal, deve trazê-lo para

pastar nas ruas do bairro Cônego. Por aqui, tem capim nas ruas com     fartura. Lixo e buraco) também não faltam. As equipes da prefeitura esqueceram da gente e o mato está crescendo assustadoramente nas ruas.”  

Geraldo Bechara  

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A VOZ DA SERRA é a voz das novidades e das tradições!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Antes de embarcarmos, vamos festejar o décimo aniversário da nossa coluna. Era final de janeiro de 2014, quando um texto meu fez sucesso nas páginas de A VOZ DA SERRA. Virou coluna e eu só tenho a agradecer a honra de ter merecido um passaporte para as nossas viagens literárias que eu tanto amo escrever. Gratidão!

Antes de embarcarmos, vamos festejar o décimo aniversário da nossa coluna. Era final de janeiro de 2014, quando um texto meu fez sucesso nas páginas de A VOZ DA SERRA. Virou coluna e eu só tenho a agradecer a honra de ter merecido um passaporte para as nossas viagens literárias que eu tanto amo escrever. Gratidão!

O primeiro mês do ano está por um fio. Promessas, contas, planos, tudo entra na conta da rotina do ano velho. Por enquanto, o Caderno Z nos propõe o “tempo de refletir sobre a pessoa que queremos ser e o que pretendemos alcançar”. É certo que o que mais a gente quer é alcançar metas, mas nem sempre somos donos das nossas vontades. E me lembrei de mamãe que dizia: ninguém perde por esperar.

É o que deve ter acontecido com Richard Morgan, o irlandês que começou a se exercitar aos 70 anos e se tornou campeão mundial de remo. Ele treina cerca de 40 minutos por dia, começando com uma remada de 30 quilômetros, faz musculação com pesos e outros treinos. Agora, aos 93, ele está sendo estudado pela ciência por tamanho desempenho. Seu neto, doutor Lorcan Daly, ressalta: “Isso nos revela que o condicionamento físico é muito responsivo. Você pode começar a qualquer momento. Nunca é tarde demais”. Mamãe que dizia: ninguém perde por esperar.

A sorte é que se o tempo passa e a idade chega para todos, o “mercado de produtos e serviços deve atentar para a terceira idade no Brasil”. Fala-se agora da “economia prateada” que alerta empresas e indústrias para atender as demandas da grande parcela idosa, cada vez mais atualizada e participativa. E ninguém deixe de lado o bem-estar promovido pelas receitas de florais e suas ondas energéticas.

Nosso conselheiro “Z”, realça: “Saia da zona de conforto, pois não é fazendo sempre as mesmas coisas que conseguirá as mudanças que busca”. Minha neta, Júlia, 8 anos de esperteza, me aconselhou: “Vovó, você trabalha muito, precisa fazer coisas diferentes!” Perguntei: o que você poderia me sugerir? – E ela: “Ah, vovó, você pode lavar telhas!”. (Não deixa de ser uma coisa diferente e até topei o desafio. Risos)

O mundo físico também está sujeito às mudanças. Wanderson Nogueira fez uma análise interessante: “O que era arranha-céu ontem não é mais e amanhã... O conceito de arranha-céu muda de acordo com a evolução da engenharia. Já foi considerado arranha-céu edifícios de dez andares. Atualmente, é preciso ter mais de 40 andares e ser mais alto que 150 metros para ser um arranha-céu. Amanhã… Quem sabe?  O que nunca muda, no entanto, é que a altura de tudo pouco importa, quando se pode ser humanamente gigante em si mesmo. Somos e sempre seremos, afinal, arranha-céus.”              Com o Caderno Z nos sentimos aptos às mudanças. Entretanto, tudo flui para as boas mudanças? Por mais que tenhamos esse desejo, ainda é preciso que o Cão Sentado, na charge de Silvério, uive aos quatro cantos, em defesa das mulheres. Ainda é preciso que se criem leis e projetos que possam garantir a segurança feminina. Há um alerta, criado pela Secretaria estadual da Mulher, visando o período carnavalesco: “Ouviu um não? Respeite a decisão”. Outro assunto que requer atenção é a intolerância religiosa. Se não for por amor e respeito ao semelhante e às suas escolhas, que seja pela Constituição Federal que assegura o livre exercício de todos os cultos religiosos.

Enquanto no anonimato, as mulheres travam suas lutas para vencer os desafios da menopausa e manter a saúde óssea por meio de exercícios físicos, há meninas, na internet, cultuando a beleza, exageradamente. Por incrível que pareça, há crianças, em plataformas digitais, ensinando como cuidar da pele. Uma “jovem”, de apenas seis anos, com incentivo da mãe, mostra a seus quatro milhões e meio de seguidores, “como uma criança pode dominar a maquiagem melhor do que a maioria das mulheres adultas”. A internet deu vez e voz a quem levaria vidas e mais vidas para se promover. E me pergunto: o que será da infância se, no futuro, a criança nascer adulta?

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Desafios para a educação

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Caros leitores, hoje encerramos a reflexão acerca da Mensagem do Papa Francisco sobre a Inteligência Artificial e a Paz, apresentando os últimos tópicos. Acompanhe a seguir.

Caros leitores, hoje encerramos a reflexão acerca da Mensagem do Papa Francisco sobre a Inteligência Artificial e a Paz, apresentando os últimos tópicos. Acompanhe a seguir.

O desenvolvimento de uma tecnologia que respeite e sirva a dignidade humana tem implicações claras para as instituições educativas e para o mundo da cultura. Ao multiplicar as possibilidades de comunicação, as tecnologias digitais permitiram encontrar-se de novas formas. Todavia continua a ser necessária uma reflexão contínua sobre o tipo de relações para onde nos estão encaminhando. Os jovens estão a crescer em ambientes culturais impregnados de tecnologia, o que não pode deixar de pôr em causa os métodos de ensino e formação.

A educação para o uso de formas de inteligência artificial deveria visar sobretudo a promoção do pensamento crítico. É necessário que pessoas de várias idades, principalmente os jovens, desenvolvam uma capacidade de discernimento no uso de dados e conteúdos recolhidos na web ou produzidos por sistemas de inteligência artificial. As escolas, as universidades e as sociedades científicas são chamadas a ajudar os estudantes e profissionais a assumir os aspectos sociais e éticos do progresso e da utilização da tecnologia.

A formação no uso dos novos instrumentos de comunicação deveria ter em conta não só a desinformação, as notícias falsas, mas também a recrudescência preocupante de «medos ancestrais (...) que souberam esconder-se e revigorar-se por detrás das novas tecnologias». 

 

Desafios para o desenvolvimento do direito internacional

O alcance global da inteligência artificial deixa claro que, juntamente com a responsabilidade dos estados soberanos de regular a sua utilização internamente, as organizações internacionais podem desempenhar um papel decisivo na obtenção de acordos multilaterais e na coordenação da sua aplicação e implementação. A este respeito, exorto a Comunidade das Nações a trabalhar unida para adotar um tratado internacional vinculativo, que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial nas suas variadas formas. Naturalmente o objetivo da regulamentação não deveria ser apenas a prevenção de más aplicações, mas também o incentivo às boas aplicações, estimulando abordagens novas e criativas e facilitando iniciativas pessoais e coletivas.

Em última análise, na busca de modelos normativos que possam fornecer uma orientação ética aos criadores de tecnologias digitais, é indispensável identificar os valores humanos que deveriam estar na base dos esforços das sociedades para formular, adotar e aplicar os quadros legislativos necessários. O trabalho de elaboração de diretrizes éticas para a produção de formas de inteligência artificial não pode prescindir da consideração de questões mais profundas relativas ao significado da existência humana, à proteção dos direitos humanos fundamentais, à busca da justiça e da paz. Este processo de discernimento ético e jurídico pode revelar-se preciosa ocasião para uma reflexão compartilhada sobre o papel que a tecnologia deveria ter na nossa vida individual e comunitária e sobre a forma como a sua utilização possa contribuir para a criação dum mundo mais equitativo e humano.

Espero que esta reflexão encoraje você leitor a fazer com que os progressos no desenvolvimento de formas de inteligência artificial sirvam, em última análise, a causa da fraternidade humana e da paz. Não é responsabilidade de poucos, mas da família humana inteira. De fato, a paz é fruto de relações que reconhecem e acolhem o outro na sua dignidade inalienável, e de cooperação e compromisso na busca do desenvolvimento integral de todas as pessoas e de todos os povos.

No início do novo ano, a minha oração é que o rápido desenvolvimento de formas de inteligência artificial não aumente as já demasiadas desigualdades e injustiças presentes no mundo, mas contribua para pôr fim às guerras e conflitos e para aliviar muitas formas de sofrimento que afligem a família humana. Possam os fiéis cristãos, os crentes das várias religiões e os homens e mulheres de boa vontade colaborar harmoniosamente para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios colocados pela revolução digital, e entregar às gerações futuras um mundo mais solidário, justo e pacífico.

Fonte: Vaticano

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Cuidados...

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Sociedade de Salvamento Aquático alerta para riscos de afogamentos

Em tempo de férias é preciso redobrar os cuidados para evitar afogamentos. Mesmo com aquelas crianças e adolescentes que praticam a natação. Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que 15 pessoas morrem afogadas no Brasil diariamente. Os afogamentos são a primeira causa de morte de crianças de 1 a 4 anos e a terceira na faixa etária de 5 a 9 anos. A Sobrasa diz ainda que 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em residências.

Sociedade de Salvamento Aquático alerta para riscos de afogamentos

Em tempo de férias é preciso redobrar os cuidados para evitar afogamentos. Mesmo com aquelas crianças e adolescentes que praticam a natação. Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que 15 pessoas morrem afogadas no Brasil diariamente. Os afogamentos são a primeira causa de morte de crianças de 1 a 4 anos e a terceira na faixa etária de 5 a 9 anos. A Sobrasa diz ainda que 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em residências.

A prevenção é a principal ferramenta para evitar esse tipo de acidente, especialmente no verão, quando piscinas, praias, rios, lagos e lagoas costumam ser utilizados com mais frequência pelas famílias. O secretário-geral da Sobrasa, David Szpilman, destacou que, ao contrário do que as pessoas pensam, a maioria dos afogamentos não ocorre em praias, mas na água doce. O motivo é que, geralmente, nesses lugares não há a presença de salva-vidas ou pessoas qualificadas para prestar socorro.

“Mais de 70% das mortes ocorrem em rios, lagos e represas. Nas praias as pessoas se afogam e, por ter guarda-vidas, acabam sendo salvas. Em água doce, como nos lagos de represas, isso não acontece porque não há guardas-vidas, não há ninguém capacitado e competente para fazer o socorro e isso provoca pelo menos duas dessas 15 mortes diárias. Mais duas ocorrem em casos de alguém tentando ajudar outra pessoa que está se afogando e que acaba morrendo junto. No caso do rio - diferentemente da praia, que às vezes assusta por causa das ondas -, se for muito fundo, pode ter uma correnteza forte e não aparentar”, disse.

Para prevenir situações de afogamento, a Sobrasa recomenda a instalação de barreiras de acesso à água em piscinas, rios, represas e lagos. Também é recomendável providenciar lugares mais seguros para crianças em idade pré-escolar e ensinar segurança aquática tanto para as crianças em idade escolar, quanto para o público em geral. O uso de coletes e boias também ajuda a evitar situações críticas. Em locais com sinalização, é preciso seguir as orientações.

Szpilman disse ainda que muitas situações de afogamento ocorrem porque as pessoas subestimam o risco que estão correndo. Em situações de afogamento a pessoa deve manter a calma, procurar boiar e pedir ajuda. Evitar nadar contra a correnteza também é uma dica importante, já que a pessoa estará gastando a energia que deveria utilizar para aguardar o socorro.

“É por isso que a gente sempre fala: está no sufoco, a primeira coisa a fazer é guardar suas forças para flutuar, não nade contra a correnteza. Encha o pulmão e tente boiar. Peça ajuda e espere. Na situação da Amazônia [onde ocorre a maior parte dos afogamentos no Brasil], por exemplo, é muito importante entender que mesmo aquelas pessoas que sabem nadar, devem utilizar um colete salva-vidas. Sempre. Porque é a proteção”, explicou.

Para quem está vendo alguém se afogar, a recomendação é buscar ajuda imediatamente e evitar entrar na água. “Do ponto de vista de quem está assistindo o afogamento, o ideal é você ajudar sem entrar na água. Primeiro, identificar que alguém está precisando de ajuda e pedir para ligar para no número 193 e avisar o Corpo de Bombeiros”, disse. “Você deve buscar algum material de flutuação, pode ser uma garrafa pet de refrigerante, uma bola, uma raquete, uma prancha, uma tampa de isopor, várias coisas que flutuam, alguma coisa deve ser utilizada para jogar para o afogado, para que ele possa agarrar e se manter acima da superfície, continuar respirando e para dar tempo de o socorro chegar. Esse é o procedimento de como enfrentar situações quando a prevenção falhou”, acrescentou Szpilman.

Em relação aos cuidados com as crianças, a principal recomendação é nunca perdê-las de vista. Também é preciso cercar piscinas, esvaziar baldes e outros utensílios nos quais as crianças podem se afogar. Em crianças de 1 a 4 anos, o afogamento acontece, principalmente, em casa e 50% desses casos ocorrem em piscinas. A partir de 5 a 6 anos, esse tipo de ocorrência acontece mais nas áreas externas ao redor da casa e em piscinas.

Em praias, rios e lagos, a recomendação também é nunca tirar os olhos e sempre avaliar os locais que são mais arriscados, especialmente no verão, quando ocorrem 45% dos afogamentos. “Os pais colocam muito a criança para aprender a nadar, achando que aquilo vai blindá-la de um afogamento. E a criança sabe flutuar, consegue se deslocar numa piscina. Na cabeça dos pais, parece que isso funcionaria em qualquer outro ambiente, mas não funciona. Então, se você pega uma criança que sabe flutuar, que está confortável na piscina e coloca ela num rio, ela morre afogada. Se coloca na praia, morre afogada. A gente tem que entender que para cada ambiente existe um risco. E você tem que ter competência aquática acima desses riscos para não se tornar um afogado nessa circunstância”, observou.

  • Foto da galeria

    Cuidados para evitar os afogamentos devem ser redobrados em período de férias

  • Foto da galeria

    Rios, lagos e praias exigem cuidados diferenciados

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Morte de Guido Daflon: prossegue o sumário

sábado, 27 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 26 e 27 de janeiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Edição de 26 e 27 de janeiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Morte de Guido Daflon: prossegue o sumário - Sem policiamento - como não ocorreu no 1º sumário das testemunhas da acusação - realizou-se o sumário da defesa dos irmãos Azevedo, acusados da morte do ex-assessor da prefeitura, Guido Daflon, assassinado a tiros na Câmara de Veredores. O sumário foi conduzido com habilidade e energia pelo juiz Arurahy Caramuru Grion, estando presentes, além dos irmãos Azevedo, seus advogados José Luiz Duboc Pinaud, Ronaldo Machado e Nerínio Braga, os dois últimos, famosos criminalistas da Guanabara. 

A acusação foi feita pelo promotor Stênio Luttgardi, especialmente designado pela Corregedoria de Justiça do Estado, que foi assistido pelos advogados Gelson Guilherme Ortiz e Laldyr Pereira. Intensa expectativa cercava o sumário que seria realizado. Marcado para às 13h, já por volta das 12h numeroso público tomou as escadarias do fórum, aguardando a chegada dos irmãos Azevedo. Às 13h, com auditório repleto, o dr. Arurahy Grion deu início aos trabalhos do sumário. 

 

Pega ladrão - Nesta questão de técnicos condenarem o prédio da Faculdade de Odontologia construída em Duas Pedras, durante o governo Feliciano Costa, a atual administração municipal está repetindo a história daquele ladrão que, flagrado em plena gatunagem e sendo perseguido por populares, passou ele mesmo a gritar “pega ladrão!”, com o fito de estabelecer maior confusão, visando a desviar de si a atenção dos populares, para, afinal, escafeder-se. Sem retoques, é o que vem ocorrendo no que concerne à política educacional, nota zero, da atual administração municipal. 

 

Visita honrosa - Acompanhado do vereador Sebastião Pacheco, visitou nossa redação o deputado federal Luiz Braz, representante da Arena do Estado do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados. O ativo e brilhante parlamentar esteve percorrendo grande parte do território fluminense, visitando amigos, escutando reivindicações e firmando bases no sentido de uma nova eleição. Por outro lado, vai também unindo e solidificando o seu partido no Estado do Rio.  

 

E mais…

JB: Gente & Coisas… 

Sindicato paga 1º funeral… 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Alberto Juliano de Jorge, Manlio Araujo Silva, Tereza Cristina e José Coelho Babo (28); Esperidião Mussi e Elza Lúcia Carpenter Meyer (29); Januário Leal, Reynaldo Baptista, Hilda Afonso, Maria de Lourdes, Paulo de Souza Cordeiro e Lívia Segal (30); Jair Folly, João Nicolau, Chamberlain Noé e Luiz Pinel Neto (31); Leonor Laginestra Quintaes, Aristides de Castro, Almir Ventura, Roberto Ventura, Hélio Ventura e Celina Spinelli (1º de fevereiro); Miguel Mastrângelo e Palmyra Branco (2); Rosaly Azevedo e Amélia Guadagnini Vogt (3).

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Movimentado

sábado, 27 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Futebol amador em Nova Friburgo inicia 2024 com duas competições

        O futebol amador de Nova Friburgo respira, se fortalece e já movimenta os gramados de várias localidades do município. Através de alguns abnegados, as competições mantêm a chama do esporte viva, dá a oportunidade para diversos atletas se divertirem e contribuem para o lazer das comunidades envolvidas. Neste início de 2024, pelo menos duas competições já estão sendo promovidas: o Campeonato da Cidade Série A e a Copa Adalto Faria Salgado de Veteranos.

Futebol amador em Nova Friburgo inicia 2024 com duas competições

        O futebol amador de Nova Friburgo respira, se fortalece e já movimenta os gramados de várias localidades do município. Através de alguns abnegados, as competições mantêm a chama do esporte viva, dá a oportunidade para diversos atletas se divertirem e contribuem para o lazer das comunidades envolvidas. Neste início de 2024, pelo menos duas competições já estão sendo promovidas: o Campeonato da Cidade Série A e a Copa Adalto Faria Salgado de Veteranos.

        As competições são organizadas por Jorge Freiman, através da JF Eventos. O Campeonato da Cidade já se tornou, tradicionalmente, o torneio que abre o calendário amador friburguense. A primeira rodada será realizada neste domingo, 28, no campo do Lumiar. Todas as seis equipes participantes desta edição estarão em campo: às 9h se enfrentam Amparo e Nilo Martins. Na sequência, às 11h, será a vez de JDA e Unidos do Alto medirem forças. O duelo entre Vale dos Peões e Córrego Dantas encerrará o dia.

        Os times participantes se enfrentam em turno único e após a realização de cinco rodadas, os quatro primeiros colocados irão avançar para as semifinais, marcadas para acontecerem no dia 10 de março, no estádio do Amparo. A decisão acontece no domingo seguinte, no Estádio Márcio Branco, em Stucky, ou no Eduardo Guinle. Na edição de 2023, o São Pedro da Serra ergueu o troféu de campeão.

Em paralelo, a Copa Adalto Faria Salgado de Veterano reúne os mais experientes, também com a participação de seis equipes. A bola, inclusive, já está rolando, e na primeira rodada, o Amigos Unidos venceu o Banquete por 1 a 0, enquanto o Cordoeira aplicou 3 a 1 sobre o Ortfazenda. A rodada de número dois acontece neste sábado, 27, quando Juventude e Ortfazenda se enfrentam, às 13h, e Banquete e Puma entram em campo logo depois, às 15h.

        Do mesmo modo, as quatro melhores equipes, ao final de oito rodadas, irão avançar para as semifinais, marcadas para serem realizadas no dia 23 de março. A decisão acontece no dia 30.

 

Tabela do Campeonato da Cidade

1ª rodada – domingo, 28

Local: Lumiar

09h - Amparo x Nilo Martins

11h - JDA x Unidos do Alto

13h - Vale dos Peões x Córrego Dantas

 

2ª rodada - 04/02

Local: Riograndina

10h - Córrego Dantas x Unidos do Alto

12h - Vale dos Peões x Amparo

14h - JDA x Nilo Martins

 

3ª rodada - 18/02

Local: Janelas das Andorinhas

09h - JDA x Córrego Dantas

11h - Amparo x Unidos do Alto

13h - Nilo Martins x Vale dos Peões

 

4ª rodada - 25/02

Local a definir

09h - Unidos do Alto x Vale dos Peões

11h - Córrego Dantas x Nilo Martins

13h - Amparo x JDA

 

5ª rodada - 03/03

Local a definir

09h - Nilo Martins x Unidos do Alto

11h - JDA x Vale dos Peões

13h - Amparo x Córrego Dantas

 

Semifinal - 10/03

Local: Amparo

 

Final - 17/03

Local: Stucky ou Friburguense

 

Tabela da Copa Adalto Faria Salgado de Veterano

1ª rodada - 20/01

Banquete 0 x 1 Amigos Unidos

Ortfazenda 1 x 3 Cordoeira

 

2ª rodada – sábado, 27

13h – Juventude x Ortfazenda

15h – Banquete x Puma

 

3ª rodada - 03/02

13h – Cordoeira x Amigos Unidos

15h - Juventude x Puma

 

4ª rodada - 17/02

13h – Ortfazenda x Banquete

15h – Puma x Cordoeira

 

5ª rodada - 24/02

13h - Juventude x Cordoeira

15h - Ortfazenda x Amigos Unidos

 

6ª rodada - dia 02/03

13h - Puma x Amigos Unidos

15h - Banquete x Juventude

 

7ª rodada - dia 09/03

13h - Ortfazenda x Puma

15h – Cordoeira x Banquete

 

8ª rodada - 16/03

13h – Juventude x Amigos Unidos

 

Semifinal - 23/03

13h - 2º colocado x 3º colocado

15h - 1º colocado x 4º colocado

 

Final - 30/03 – 14h

  • Foto da galeria

    Lumiar recebe a primeira rodada do Campeonato da Cidade deste ano (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    A Janela das Andorinhas é uma das localidades que sedia as partidas (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Arranha-céus

sábado, 27 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Quando foi que o homem inventou os edifícios? Há dois mil anos ou mais… Primeiro com dois andares, três, depois com cinco, oito, onze. O prédio com mais andares do mundo em 1885 não chega nem perto dos 46 do prédio mais alto da São Paulo de hoje. E o que dizer dos 290 metros de altura do prédio mais alto do Brasil, em Balneário Camboriú? Apenas um terço do Burj Khalifa, em Dubai. 

Arranha-céus. Como ousam cruzar o céu? Cimento e aço materializando loucuras. À estratosfera? Jamais. Talvez, daqui a alguns anos, quem sabe? 

Quando foi que o homem inventou os edifícios? Há dois mil anos ou mais… Primeiro com dois andares, três, depois com cinco, oito, onze. O prédio com mais andares do mundo em 1885 não chega nem perto dos 46 do prédio mais alto da São Paulo de hoje. E o que dizer dos 290 metros de altura do prédio mais alto do Brasil, em Balneário Camboriú? Apenas um terço do Burj Khalifa, em Dubai. 

Arranha-céus. Como ousam cruzar o céu? Cimento e aço materializando loucuras. À estratosfera? Jamais. Talvez, daqui a alguns anos, quem sabe? 

Empilham pessoas. Dormindo umas sobre as outras tendo insônia. Estranhos no mesmo lar. O que é lar? O céu! O inferno. O que há entre cada andar? Conectados por telas de celular. E a vida? 

A termosfera segue morada dos satélites que nos vigiam e enviam bytes, megabytes acumulando informações em algoritmos. E nós? Alguns seguem sonhando em ser astronautas para poder cruzar a exosfera. Há quem queira se candidatar à cobaia para ser um dos primeiros moradores do experimento Marte. Filhos da nostalgia seguirão apreciando os 139 metros de altura da Grande Pirâmide de Gizé.   

Os adeptos ao romance vivem à moda antiga. Morar em 1920. Antes de Elvis. Antes da existência da Velha Guarda da Portela. Ser dela. Ser dos tempos da Tropicália. Ser Bossa Nova. Não há taciturnidade alguma em toda esta nostalgia que se achega. Anima. Mesmo que cantem a pujança de Anitta. Há sabedoria no que os críticos dizem que não presta. A grande maioria das películas que os críticos indicam, são filmes arrastadamente chatos.   

Quem disse que queremos prestar? Queremos viver, nem tanto saber, ousar… A ousadia é para os poetas, como os poetas são para a poesia. Devorar Quintana. Amar Drummond. Imitar Djavan. Ser compositor do cotidiano e sublinhar nele os versos que rimam: eu e você. Nós.

Ver a vida de cima é tarefa dos deuses. Bom mesmo é estar aqui. Dando a eles o dom da observação e do altruísmo para não serem invejosos. Pois invejem, porque é divino esse nosso ir e vir daqui de baixo. Acertar e errar, aceitar e recusar, amar e amargar o peso de um coração vazio. 

Quando quiser ir ao céu evapore e evaporar não faz inexistir. Volte como chuva, neblina, como tez na manhã do amanhã que cismar retornar. Partir e andar para encontrar ou se deixar ser encontrado, ou não.

Descobrir sem a ânsia de desvendar. Descoberto, tremer quando o frio vestir e se despir para o sol quando o sol vem. Neste planeta, podemos ser felizes. Por que se faz tanta confusão? Qual será o primeiro edifício da constelação de Dorado?

É cínico construir tantos edifícios de alturas exageradas e ver tantas pessoas disputando espaço debaixo das pontes, tantos de nós sem abrigo. 

Há dois séculos ainda se construíam igrejas o quanto mais altas possíveis, não para estar mais próximo de Deus, mas para demonstrar poder na ilusão de que altura faz estar mais perto do Todo Poderoso. É tão estranho impor interseção para falar ao sobrenatural tanto quanto é estapafúrdio querer medir a fé. 

O que era arranha-céu ontem não é mais e amanhã... O conceito de arranha-céu muda de acordo com a evolução da engenharia. Já foi considerado arranha-céu edifícios de 10 andares. Atualmente, é preciso ter mais de 40 andares e ser mais alto que 150 metros para ser um arranha-céu. Amanhã… Quem sabe? 

O que nunca muda, no entanto, é que a altura de tudo pouco importa quando se pode ser humanamente gigante em si mesmo. Somos e sempre seremos, afinal, arranha-céus.    

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Glossário financeiro: economês x português

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Este é um texto interessante para ser publicado com certa periodicidade; costuma ser esclarecedor para muitos. Portanto, pontuei 12 termos fundamentais para conhecer e ficar atento.

 

Amortização: redução gradual de uma dívida baseada em pagamentos periódicos. Além das taxas de juros, um financiamento calcula um determinado valor a ser pago para reduzir (amortizar) a quantia total da operação (o valor principal).

 

Este é um texto interessante para ser publicado com certa periodicidade; costuma ser esclarecedor para muitos. Portanto, pontuei 12 termos fundamentais para conhecer e ficar atento.

 

Amortização: redução gradual de uma dívida baseada em pagamentos periódicos. Além das taxas de juros, um financiamento calcula um determinado valor a ser pago para reduzir (amortizar) a quantia total da operação (o valor principal).

 

Ativo e Passivo: ativos são bens ou serviços que agregam rentabilidade; passivos, por sua vez, são bens ou serviços com carga de desvalorização e despesas com o passar do tempo.

 

CDB: Certificado de Depósito Bancário são títulos emitidos por instituições financeiras. Na prática, ao adquirir um destes títulos, o investidor está emprestando dinheiro em troca de uma rentabilidade contratada previamente.

 

CDI: Certificado de Depósito Interbancário é um dos principais indexadores (taxas de reajustes) dos ativos existentes no mercado financeiro. Taxa de referência para a realização de operações de empréstimos interbancários.

 

FGC: Fundo Garantidor de Crédito é uma “entidade privada, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanismos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras". É o FGC, o garantidor dos investimentos em renda fixa.

 

Ibovespa: é a carteira teórica da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Composta por 87 (carteira – janeiro a abril de 2024) das principais empresas do Brasil, esta carteira representa o índice de referência da bolsa brasileira e serve como base para as análises de investidores.

 

IGPM: Índice Geral de Preços do Mercado é indicador de inflação e incide sobre a correção de valores contratuais (como, por exemplo, o aluguel).

 

IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o índice oficial do Governo Federal para medir inflação e incide sobre a correção salarial.

 

Liquidez: o período entre investimento e resgate do capital, podendo haver lucro ou não.

 

PIB: o Produto Interno Bruto é um indicador de valor para soma de todos os bens e serviços finais produzidos por uma região em determinado período.            O PIB per capta é este valor dividido pelo número de habitantes de uma região.

 

Selic: o Sistema Especial de Liquidação e Custódia representa o sistema responsável pelo controle de emissão, compra e venda de títulos públicos federais; fazendo de sua taxa de referência, a principal ferramenta de controle inflacionário e outras medidas econômicas.

 

Tesouro Direto: o Tesouro Direto é um programa com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional – órgão responsável, também, pela gestão da dívida pública. Ao comprar estes títulos, o investidor está emprestando dinheiro para o Governo Federal em troca de recebimento de juros.

 

Ao longo do mês de fevereiro vou dedicar este espaço apenas ao esclarecimento de conceitos e definições por trás de alguns termos técnicos importantes para mercado financeiro. Será um mês inteiro aprofundando conhecimento em renda variável para possibilitar uma relação ainda mais saudável entre você e a sua carteira de investimentos.

Nos encontramos por aqui, na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, para falar sobre ETFs, os Exchange-Traded Fund. Até lá!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Em ação

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo Yetis inicia treinos para a temporada 2024

Representante do futebol americano no município, com muita história e vontade de escrever novos capítulos, o Nova Friburgo Yetis retomou as atividades neste ano. Desde o último dia 17, a equipe retornou das férias e iniciou o período de treinamentos, no campo do Catarcione, na Rua Eugênio Nideck, 637. No perfil oficial da equipe, nas redes sociais, a direção promete o anúncio de novidades para breve.

Nova Friburgo Yetis inicia treinos para a temporada 2024

Representante do futebol americano no município, com muita história e vontade de escrever novos capítulos, o Nova Friburgo Yetis retomou as atividades neste ano. Desde o último dia 17, a equipe retornou das férias e iniciou o período de treinamentos, no campo do Catarcione, na Rua Eugênio Nideck, 637. No perfil oficial da equipe, nas redes sociais, a direção promete o anúncio de novidades para breve.

Os Homens de Gelo realizaram, no final do ano passado, um ‘try out’, que é um teste físico e técnico para competir por uma posição no time durante uma partida. A atividade fez parte do processo de reestruturação da equipe, em busca de novos desafios e, de forma gradativa, da retomada do nível competitivo.

Criado através da paixão de amigos pela bola oval em 7 de setembro de 2006, o Nova Friburgo Yetis foi a primeira equipe da modalidade no interior e se tornou um importante time da Região Serrana. Além disso, o time sempre foi voltado a ações sociais e a servir como escola para ensinar o futebol americano para jovens. Em 2013, o time conquistou a Liga Fluminense de Futebol Americano e em 2014 venceu a Conferência Norte.

No ano seguinte, a equipe se tornou o primeiro fora da capital e sem ligação com times de futebol, a disputar a categoria principal, a Fullpad, que exige a utilização do equipamento completo.

 

Recheado

Calendário esportivo de 2024 tem Copa América, Olimpíadas e outros eventos

O ano de 2024 será marcado por grandes eventos esportivos ao redor do mundo. O destaque é para os Jogos Olímpicos de Paris, que começam em julho. Este ano, por exemplo, o surfista brasileiro Felipe Toledo defende a medalha de ouro conquistada em Tóquio. No skate, Rayssa Leal, de apenas 15 anos, é uma das maiores esperanças para o Brasil. A friburguense Jhennifer Alves ainda busca um destaque na natação.

Além das Olímpíadas, 2024 também terá grandes competições de futebol. A Eurocopa, torneio de seleções europeias, e a Copa América dos Estados Unidos, a partir de 20 de junho, entram como as principais este ano. A temporada regular da Fórmula 1 começa no dia 29 de fevereiro, com o Max Verstappen buscando seu quarto título consecutivo, além de Lewis Hamilton que tenta superar Schumarcher como maior campeão.

No tênis, a brasileira Bia Haddad Maia, 11ª no ranking mundial é grande esperança de título. No masculino, as atenções são para o número 1 do mundo Novak Djovovic, além do espanhol Rafael Nadal, que se recuperou de lesão e está apto a jogar.

Para quem é fã de basquete, na NBA a temporada regular já está caminhando para o fim. Os Celtics estão na liderança da Conferência Oeste e tentam desbancar os Nuggets, campeões do ano passado.

  • Foto da galeria

    Yetis retomou atividades em busca de reestruturação e, gradativamente, retorna às competições (Foto: Divulgação Yetis)

  • Foto da galeria

    De volta aos treinos, equipe promete anunciar novidades em breve (Foto: Divulgação Yetis)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Jequitibá em novela

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

O “Jequitibá-Rei”, destaque na nova versão da novela “Renascer”, da Rede Globo, que estreou nesta semana, é do Parque dos Três Picos. O milenar Jequitibá da entrada principal do parque, em Boca do Mato, no pé da serra, em Cachoeiras de Macacu, está ainda mais famoso com a trama global que começou com bons índices de audiência. 

Matéria no Fantástico

O “Jequitibá-Rei”, destaque na nova versão da novela “Renascer”, da Rede Globo, que estreou nesta semana, é do Parque dos Três Picos. O milenar Jequitibá da entrada principal do parque, em Boca do Mato, no pé da serra, em Cachoeiras de Macacu, está ainda mais famoso com a trama global que começou com bons índices de audiência. 

Matéria no Fantástico

Apesar da história se passar na Bahia, a árvore tão simbólica na trama atual é motivo de lei de interesse turístico em vigor no estado do Rio (8.604/19), de autoria deste colunista. Antes da estreia, o dominical Fantástico fez matéria sobre o imponente Jequitibá-Rei e trouxe curiosidades sobre a preparação de Humberto Carrão para dar vida a José Inocêncio. Trouxe também a triste notícia de que a árvore original da versão de 30 anos atrás não existe mais. Com estimados três mil anos, ela quebrou após uma tempestade, há dez anos, mas seu tronco velho e frágil já tinha cumprido seu ciclo.

Nova Friburgo e mais cinco

De pé, com estimados mil anos de existência, o nosso Jequitibá da serra é um dos mais visitados do Parque dos Três Picos. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho e uma caverna. O Jequitibá de quase 40 metros é considerado o símbolo do maior parque do estado, com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, abrangendo além de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. 

Gigante da floresta

O Jequitibá dos Três Picos já foi, inclusive, símbolo de matéria aqui em A VOZ DA SERRA, nas celebrações do Dia da Árvore, em 2015. Lembra a matéria: “a palavra jequitibá vem do tupi guarani “Yiki-T-Ibá”, que significa fruto em forma de covo, pois se assemelha ao jequi, utensílio de pesca usado pelos índios”. Complementa a coluna, 18 anos depois, uma das interpretações que diz que o nome significa “o gigante da floresta”. 

Mata Atlântica

Publicação da revista Science, revela que mais de 80% das árvores da Mata Atlântica, incluindo o Jequitibá, estão sob ameaça de extinção devido ao desmatamento e corte ilegal de madeira. A novela Renascer traz não só certa nostalgia, mas também um grito pela preservação ambiental. O ator Humberto Carrão, que gravou as cenas no jequitibá, interpreta José Inocêncio somente na primeira fase e logo passará o personagem para Marcos Palmeira, outro reconhecido defensor da sustentabilidade. 

 

Filme em Nova Friburgo

Mais do que rodar um filme em Nova Friburgo - que já foi cenário para outras produções – surge a oportunidade de trabalhar em um. Trata-se do filme “Primeira lei”, de Murillo Azevedo, cujas gravações começam ainda neste ano. Para estar na equipe do longa, o primeiro passo é participar de um seminário totalmente gratuito com o próprio diretor. Nas aulas programadas para os dias 6 e 7 de março, haverá também audições para escolha de equipe.

O seminário

“Painel estético - Que quadro é esse?” pretende fazer uma análise crítica da linguagem audiovisual e capacitar mão de obra local para descobrir novos talentos friburguenses. As atividades ocorrerão das 19h30 às 21h30, na Usina Cultural, no Centro. O conteúdo do seminário tem como foco prover a capacidade de análise crítica acerca de um estilo semiótico pela narrativa e linguagem aplicada à poética do cinema a partir das referências analisadas para compor a construção da obra “Primeira lei”. 

Inscrições

O seminário objetiva encontrar profissionais para trabalhar nas áreas de fotografia, assistente de direção, cenografia e arte, figurino e elenco. O evento é promovido pela Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria estadual de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Marcará também a reinauguração do teatro da Usina Cultural. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: forms.gle/LfFRjCYPgYACc6STA

O diretor

Murillo Azevedo é conhecido por grandes trabalhos na televisão como: Renascer, Os Maias, Esperança, Hoje é dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu, Afinal o que querem as mulheres?, Meu pedacinho de chão, Subúrbia, Dois irmãos e Velho Chico. No currículo, além da masterclass de Capitu, Tarkovsky O espelho e CDV - Centro Dom Vital.

O filme 

Em “Primeira Lei”, cujas filmagens acontecem em Nova Friburgo e Cataguases-MG, um professor recluso no abandono e negação, à procura de algo que resgate sua autoestima, relaciona-se com uma de suas alunas, o que o leva a uma crise do auto questionamento agudo diante dos arautos da vida acadêmica. Ainda não há previsão de estreia.


Carnaval 2024

Com quadras totalmente lotadas, as agremiações fazem os ajustes finais para os desfiles. Os ensaios não técnicos têm por principal objetivo colocar os sambas na ponta da língua dos componentes. O trabalho das direções de harmonia é deixar tudo coeso, afinado e com todos cantando a plenos pulmões na avenida. No último domingo, 21, foi emocionante o encontro da Imperatriz de Olaria com a Unidos da Saudade na quadra da escola do bairro Ypu. Respeito à rivalidade, mas comunhão do samba. 

Almoço

A Unidos da Saudade realiza neste domingo, 28, às 12h, o almoço da sua harmonia. Com tempo, é claro, para um ensaio show até 15h, tendo o Unidos do Imperador como convidado da vez. O ticket para o almoço custa R$ 20 com o cardápio de arroz, farofa, maionese, pernil e frango. 

Eleição da corte 

Como domingo, 28, a partir das 17h, acontece o Concurso de Fantasias e a eleição da Corte do Carnaval, os ensaios das agremiações que ocorrem aos domingos ou terão horários antecipados, como o da Unidos da Saudade com o almoço ou mudarão de dia. Ainda mais devido ao concurso de fantasias e a eleição da corte contarem com concorrentes de todas as escolas. Os concursos serão realizados no ginásio do Friburguense.  

Ensaios

Nesta quinta-feira, 25 e no sábado, 27, ambos à noite, a Imperatriz de Olaria realiza ensaios show. Programação massiva em todas as escolas, com treino de alas coreografadas, comissões de frente e mestres-salas e porta-bandeiras. Ensaios específicos das baterias para os últimos acertos e, inclusive em dias de semana, ensaios de comunidade. Faltando apenas 15 dias para o carnaval, tem agremiação virando a madrugada na solda de alegorias. Agora é corrida contra o tempo.       

 

Palavreando

“Ver a vida de cima é tarefa dos deuses. Bom mesmo é estar aqui. Dando a eles o dom da observação e do altruísmo para não serem invejosos. Pois invejem, porque é divino esse nosso ir e vir daqui de baixo. Acertar e errar, aceitar e recusar, amar e amargar o peso de um coração vazio”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.