Fazendo escola

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 02 de dezembro de 2017

Para pensar:

“Um passo à frente, e você não está mais no mesmo lugar.”

Chico Science

Para refletir:

“Se não buscarmos o impossível, acabamos por não realizar o possível.”

Leonardo Boff

Fazendo escola

Com a mesma franqueza com que critica as práticas da velha política, a coluna exalta os esforços voltados à transparência e à modernização administrativa, como aqueles que vêm sendo levados adiante pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz.

Um trabalho que não vem sendo reconhecido apenas aqui, mas aos poucos se consolida como referência regional, atraindo a atenção de diversas casas legislativas de cidades próximas.

Romaria

Ao longo de 2017, 13 câmaras de cidades das regiões Serrana, dos Lagos, Sul Fluminense e Metropolitana do Rio já visitaram a casa legislativa friburguense para troca de experiências.

Na última terça-feira, 28 de novembro, por exemplo, as Câmaras de Duas Barras e Itaocara buscaram informações sobre Portal da Cidadania, painel eletrônico, Rádio e TV Câmara e projetos que o Legislativo friburguense desenvolve.

Já no dia 30 foi a vez de Campos e Cambuci enviarem representantes.

Para ouvir melhor

Também merece destaque o trabalho que vem sendo executado pela comissão responsável pela elaboração da nova Lei Orgânica Municipal (LOM).

Não apenas pelo volume de serviço a quem tem se dedicado, mas também pela forma como tem se esforçado por ampliar o contato com a população e, assim, atender da melhor forma possível às duas demandas.

Assistência Social

Neste sábado, 2, por exemplo, será realizada a quinta audiência pública para discutir a revisão da LOM, a partir das 9h, na própria Câmara.

A reunião, aberta à população, inicia o debate com o tema Assistência Social, e segue com pautas como portadores de deficiência, causa LGBT, mulher, direitos humanos e trabalho.

Já na segunda-feira, 4, a partir das 14h também na Câmara Municipal, serão discutidas questões ligadas a política industrial, comercial e de serviços.

Agenda

Ao longo do mês de dezembro serão abordados muitos outros temas, e a agenda com os encontros segue até o mês de março.

A programação completa pode ser acessada através do site www.novalonf.com.

O documento revisado e atualizado será entregue no dia 16 de maio de 2018, representando um dos principais legados do bicentenário de Nova Friburgo.

Composição

A comissão responsável pela revisão da Lei Orgânica é formada pelos vereadores Johnny Maycon, Professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Vanderleia Abrace essa Ideia e Luciana Silva.

Aspas

“A participação da sociedade na revisão da Lei Orgânica é fundamental, afinal é lei maior da cidade. O documento atual foi estabelecido há 27 anos e precisamos ouvir a realidade do cidadão para que o projeto seja eficiente e, dessa forma, transformar a nossa cidade, assim como a vida dos que aqui vivem”, afirmou o presidente da Casa, vereador Alexandre Cruz.

Esperança

Também na sessão de terça-feira, 28 de novembro:

Uma nova geração política surgiu na noite da última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. A diplomação da 6ª edição dos alunos do Projeto Câmara Jovem. O futuro da nossa política e do nosso Brasil está aqui. Parabéns a todos estes jovens vereadores, a esta nova geração.

Turma 2017 (1)

Amanda Jardim de Paula (Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael); Brenda Victória Castro Da Silva (Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira); Eduarda Maria da Silva Lima (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I); Gabriel Moura Fernandes (Colégio Municipal Rui Barbosa); Hellen Moraes da Silva (Colégio Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira); Joyce Viana Fagundes (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I)

Turma 2017 (2)

Kerolayne Alves Sanches (Escola Municipal Maximilian Falck); Milena Aguiar Ouverney (Escola.E.M.Monsenhor.J.A.Teixeira); Nicolli Cristina dos Santos de Souza (Escola Municipal Cypriano Mendes Da Veiga); Rilary de Souza Henrique (Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael); Ryan Lima Guimarães (Escola Municipal Maximilian Falck); Thomaz Schuenck Paula (Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I).

Levando a sério

A comunidade de Olaria aguarda com ansiedade a visita da Câmara Municipal, prevista para ocorrer no próximo dia 5, terça-feira.

Na noite de sexta-feira, 1º, um grupo se reuniu para elaborar uma agenda de temas a serem apresentados ou debatidos, e o amigo Girlan Guilland, eterno defensor do Colégio Nossa Senhora das Graças, informa que a busca por meios de reativar a unidade estará na ordem do dia.

Capacitação

E como informação pouca é bobagem, Girlan também mandou resposta para o desafio e avisou que na audiência pública sobre turismo promovida pela Alerj, na próxima segunda-feira, 4, vai apresentar proposta de treinamento da população friburguense para atendimento turístico.

Apoio total

Também no dia 4, às 15h30, acontece a próxima reunião dos profissionais aposentados da rede estadual de educação.

O deputado estadual Wanderson Nogueira confirmou presença, e a pauta inclui prestação de contas sobre a ida à Alerj, onde uma comitiva foi recebida pelo atual presidente da Casa, deputado Wagner Montes.

Teixeirinha

Nesta segunda-feira, 4, completam-se 32 anos da morte de Vítor Mateus Teixeira, o saudoso Teixeirinha, o Rei do Disco. Quem é fã do cantor gaúcho sabe muito bem que o eterno Teixeirinha tem um admirador incondicional em Nova Friburgo: o ex-vereador e radialista Joel de Sá Martins que na edição da madrugada deste sábado, 2, do seu programa semanal na Nova Friburgo AM, “Relembrando Teixeirinha e seus convidados” (das 3h30 às 5h30) prestou uma homenagem especial ao seu ídolo.

Respostas

Nada como uma bela foto de Regininha Lo Bianco para animar os leitores.

Os parceiros Cláudio Damião, Francisco Lavra da Silva Pinto, Rose Aguiar, Raquel Souza, Silvio Poeta, Stênio de Oliveira Soares, Gilberto Éboli, Manoel Pinto de Faria, Rosemarie Künzel, Girlan Guilland, Dirceu Aluízo Spitz e a amada Lourdes Madeira identificaram corretamente o hall de entrada do Solar do Barão, atual sede da Fundação Dom João VI.

Parabéns a todos, e obrigado pela participação.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.