Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

23/01/2018

Eles merecem muita festa. Deveria ser até feriado para que pudéssemos no Dia do Carteiro, 25 de janeiro, enviar cartas, cartões e presentes para esses mensageiros. Afinal, “faça chuva ou faça sol”, lá estão eles com suas sacolas recheadas de expectativas dos destinatários de todos os tempos e lugares. São 355 anos de fundação dos Correios no Brasil e o Caderno Z, como é a sua marca, nos enriquece de conhecimentos. Pode ser que Celso Ming não esteja errado ao dizer que “ninguém mais escreve cartas” e que Anne dos Santos, de 24 anos, seja uma “raridade" por gostar tanto de escrevê-las.

Leia mais
16/01/2018

Com a “elegância discreta de Chico Buarque”, lá vamos nós, em traje de gala, render louvores ao Dia Mundial do Compositor - 15 de janeiro. Olha essa, Fernando Bonan, no Brasil, o Dia do Compositor é 7 de outubro. Mais uma razão para festejarmos o nosso aniversário em alto estilo. A viagem bem começou e Ricardo Lengruber há de alinhavar o roteiro, pois, “viajamos, também, porque aspiramos por novidade”. Na embarcação de A VOZ DA SERRA é assim – garantimos primeira classe o tempo todo.

Leia mais
09/01/2018

O Caderno Z me trouxe lembranças da década de 70, quando era comum, na vizinhança, a visita de folias. O silêncio da noite, de repente, era quebrado pela batida forte do bumbo. Papai, mais do que depressa, pegava seu gravador K7 de última geração, e voltava com uma fita cheinha de emoções. E nós podíamos ouvir a Folia de Reis durante todo o ano nos festejos familiares. O “Z” comete essas surpresas e saber que não somente no Brasil o dia 6 de janeiro é festejado, certamente, enriqueceu muita gente. Na Itália, por exemplo, a data é tão importante que é feriado nacional.

Leia mais
19/12/2017

Finalmente, a grande data! 16 de dezembro: centenário da Acianf. Como parte dos festejos, o Caderno Z esbanja história e cumplicidade. Na capa, uma boa dose de nostalgia me levou até a Avenida Euterpe, 132, para o “Avenida Bar”, cenário onde papai colheu seus causos de balcão, durante mais de 30 anos. Não é à-toa que Zuenir Ventura tenha assunto de sobra para contar em “Memórias de um balconista”. Na Camisaria Friburgo, mamãe comprava bons presentes para papai e, como diria Alice, neta de Zuenir: “não é fofo o Helinho?” Quem o conhece sabe que é fofo, sim!

Leia mais
12/12/2017

Festejar o Dia da Família (último dia 8), indo além do que se diz – padrão normal familiar – isso é mais do que moderno; é simplesmente, humano. O Caderno Z nos propõe o tema e lá vamos nós com “tudo junto e misturado”. É importante entender que “pais separados” não constituem o fim do núcleo familiar. Ao contrário, formando uma corrente de elos fortes entre os personagens envolvidos, quando se juntam os “meio-irmãos”, dá um resultado e tanto. Os depoimentos dão provas de uma unidade afetuosa, como na família de Rodrigo Mello e Gilberto Scofield.

Leia mais
05/12/2017

Estou aqui pensando, “Com que roupa” eu vou ao samba que o Caderno Z me convidou. Pensei numa “camisa listrada e num pandeiro na mão”, mas tenho mesmo é que pegar a caneta, para dar conta de registrar o roteiro que A VOZ DA SERRA nos dispõe com tanto empenho. “Quem não gosta de samba bom sujeito não é”, mas como somos bons da cabeça, vamos na plataforma  “Z” festejar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, com gente bamba da melhor qualidade. E aí, mal viro a página, dou de cara com Valcir Ferreira, “pegando fogo”.

Leia mais
28/11/2017

No Caderno Z do último fim de semana, uma sugestiva estação de embarque das emoções, me fez voltar aos tempos da infância, quando escrevia minhas cartinhas para o Papai Noel. Naquele tempo, livros e brinquedos eram os meus pedidos prediletos. Se o Bom Velhinho atender os apelos de A VOZ DA SERRA, teremos uma cidade perfeita, com gente muito feliz. Se ele puder dar “uma forcinha para as campanhas do bem que estão a todo vapor pela cidade”, este há de ser um Natal bem envolvente.

Leia mais
21/11/2017

Na semana passada tivemos duas datas interessantes, além da Proclamação da República, celebrada na última quarta-feira, 15, comemoramos o Dia Mundial da Gentileza (dia 13) e o Dia da Tolerância (16). O Caderno Z, que não dorme em serviço, nos fez mais uma gentileza de trazer um tema que é tão atraente e necessário para “a arte de ser gentil num mundo em cólera”. Na Linha do Tempo, em Impressões, o profeta Gentileza assinou – “Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido”. Eu posso garantir – todo gesto de gentileza é grande.

Leia mais
14/11/2017

O Caderno Z não precisava ser assim tão lindo! Apenas bastaria a capa com a belíssima foto de Henrique Pinheiro para traduzir a “cidade dos sonhos”. Só vou virar a página porque eu sei que o conteúdo acrescentará conhecimentos sobre o que fazer para melhorar as condições de vida sob o céu friburguense. A natureza faz a sua parte e nos cabe colaborar. Os arquitetos e urbanistas estão aqui para nos guiar e Giovanni Carriello avança para 2038 com um panorama ideal, mas alerta: “A cidade pertence a todos nós e cada um deve cuidar do meio ambiente seja ele urbano ou natural”.

Leia mais
07/11/2017

Embarcar no Caderno Z é a certeza de uma viagem bem sucedida. Ainda mais quando o roteiro determina – “Vontade de fumar? Apague essa ideia”. Parece fácil excluir o hábito traiçoeiro que, muitas vezes, começou de brincadeira. Da distração para o vício é um pulo e perde-se o controle. A doutora Carla Moura orienta que há várias ações de combate ao fumo em diversas unidades do Sistema Único de Saúde. “Nós trabalhamos essa motivação na pessoa para que ela consiga se manter livre do cigarro”.  

Leia mais