Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

17/10/2017

A VOZ DA SERRA é um professor que ajuda a gente a pensar!

Leia mais
10/10/2017

A VOZ DA SERRA é o terreno onde se planta seriedade e se colhe confiança!

Leia mais
03/10/2017

Já que a plataforma de embarcação no Caderno Z se engalana para festejar o 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso, peço licença para inserir a minha máxima – Não troco a minha cabeça de hoje pela face de antigamente, porque o tempo que faz rabiscos por fora, é o mesmo que pode desenhar paisagens lindas por dentro. Pronto! Falei e vou concordando com Fábio Monnerat, pois “idade é um jeito de contar o tempo”. Quero mandar um recado para João Martinho no sentido de que, depois da sua entrevista, “ser livre e desimpedido” poderá não ser mais uma regra.

Leia mais
26/09/2017

“É Primavera e a natureza explode em cores e aromas”! O caderno Z esbanja colorido e o perfume das flores se ainda não é sentido no papel impresso, é de fácil imaginação ante a beleza das fotos. Ana Borges não fez por menos e investiu na inspiração poética para nos traduzir “a paleta colorida que se esparrama pelos cantos e recantos...”. Nosso município é o segundo maior produtor de flores do país e essa colocação aumenta a nossa responsabilidade de cuidar para não só produzir, mas, acima de tudo, para manter a cidade florida o ano inteiro.

Leia mais
19/09/2017

O Caderno Z é como a trova – não existe tema difícil. Degustar uma bebida, sem que seja a do meu uso, não há de ser impossível.  Eu vou beber literariamente. Foi isso que respondi ao Oliveira, amigo de velhos carnavais, quando ele me disse – “Quero ver como você vai se sair nessa viagem!”. Tenho certeza de que sairei mais sóbria de conhecimentos. Não sabia, por exemplo, que 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça. Muito menos, sabia que essa cultura começou há mais de 400 anos, quando os escravos usavam o líquido extraído do açúcar “para ganhar energia no decorrer do dia”.

Leia mais
12/09/2017

“Sob o olhar do Cruzeiro do Sul” lá vem o Bengalas deslizando no tema do Caderno Z. Na matéria da equipe de reportagem temos uma pesquisa de campo perfeita.  O Bengalas e a nossa vida se assemelham. Antonia Furtado observa – “O rio passou por muitas mudanças ao longo dos anos...”. (Somos assim também). Maria Moreira satirizou – “Tem tantos pneus dentro do rio que dá para fazer uma borracharia...”. Acompanho a sátira - com o tempo, ganhamos uns pneuzinhos indesejáveis. Contudo, Luiza Monnerat acertou em cheio – “O Bengalas é uma pintura pronta para ser emoldurada...”.

Leia mais
05/09/2017

Já vai longe o tempo em que ter um corpo nas medidas certas era apenas por vaidade. A medida hoje é uma questão de saúde. Com esse olhar, o Caderno Z nos trouxe o tema na medida exata. Assim, embarcamos no mês de setembro com a mala cheia de bons propósitos. A prática de esportes é uma grande aliada. Augusto Teodoro, pessoa mais do que catedrática no assunto, ressalta – “Toda atividade física deve ter orientação profissional para se evitar lesões”. Se a mudança começar “pelas pernas” a Ascof – Associação dos Corredores Friburguenses, está aí para abrir os caminhos.

Leia mais
29/08/2017

Viajar pelo mundo do teatro friburguense diante da presença viva de Jaburu é um espetáculo impar que o Caderno Z nos oferece. Ana Borges acertou bem quando disse – “De seus feitos, só não soube quem não quis”. Ele, o mestre das artes e da simplicidade, deixou seu “canto” na cidade e no coração de todos nós que tivemos o privilégio de desfrutar de sua presença enriquecedora. Jaburu era daqueles “imprescindíveis”, que Bertholt Brechet definiu sobre “os que lutam toda a vida”.

Leia mais
22/08/2017

É a primeira vez que vamos embarcar na Estação “Z” com mamadeiras, sapatinhos de lã, lacinhos, alfinetes e bichinhos de pelúcia. Festejando 15 de agosto, o Dia da Gestante, o caderno é puro encantamento. Para as mamães de outrora, que tinham apenas o livro “A Vida do Bebê”, de Dr. Delamare, tudo surpreende! Apesar de a cerveja ser a queridinha da preferência nacional, o chá acabou ganhando fama, não pela bebida em si, mas pela criatividade de se reunir pessoas para determinados eventos. A sensação do momento é o “Chá de Revelação”, quando se anuncia o sexo de um bebê.

Leia mais
15/08/2017

Com tantos papais modernos no Caderno Z, rendo uma singela homenagem ao meu pai que completaria este ano o seu centenário. Aos noventa, quando nos deixou, era também um pai desses do Z – “Mais, muito mais que um amigo”. Chega a ser impossível concentrar na folha A4 tantos depoimentos de pais e de filhos para as homenagens. Alessandro Lo-Bianco, pensando no futuro da filha, confessa – “Às vezes nem durmo pensando como a vida vai machucá-la”. Diante das mazelas do mundo atual, esse sentimento, mais do nunca, é compartilhado pela ansiedade paterna de sempre fazer o melhor.

Leia mais