Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

Com tantos papais modernos no Caderno Z, rendo uma singela homenagem ao meu pai que completaria este ano o seu centenário. Aos noventa, quando nos deixou, era também um pai desses do Z – “Mais, muito mais que um amigo”. Chega a ser impossível concentrar na folha A4 tantos depoimentos de pais e de filhos para as homenagens. Alessandro Lo-Bianco, pensando no futuro da filha, confessa – “Às vezes nem durmo pensando como a vida vai machucá-la”. Diante das mazelas do mundo atual, esse sentimento, mais do nunca, é compartilhado pela ansiedade paterna de sempre fazer o melhor.

Leia mais

Quando vi a capa da estação de embarque, com aquela cerveja espumante, não tive dúvidas – eu bebo todas que o Caderno Z me oferecer em sua bandeja literária. Minha estreia será com uma “Bräun&Bräun” que se destaca “pela tonalidade dourada e suave”. Delícia! Afinal, temos que festejar o 4 de agosto, Dia Internacional da Cerveja” que, aliás, parece ser todo dia. Se as origens da cerveja são tão antigas, imaginem que os sumérios ficavam “alegrinhos além da conta após ingerir uma bebida fermentada...”. Bem se vê que  a cerveja resistiu aos tempos e se transformou na gelada mais quente.

Leia mais

“Quando encerramos uma viagem, vem logo a dúvida – qual será o próximo destino?”. A pergunta de Armando Lemos caiu bem nas Surpresas, porque é assim que me sinto, pensando nos temas do Caderno Z. Desta vez, é o dia 27 de julho, dedicado aos motociclistas. É na carona dessa máquina que vamos com o professor Ricardo Lengruber aprender que esse “vento no rosto” não é só curtição, mas “exige muita responsabilidade”. Por isso mesmo, é possível transpor “a rota 61”, de New Orleans até Chicago, num percurso de mais de 2000 quilômetros.

Leia mais

Estou chegando à conclusão de que o inverno não é tão ruim como sempre o imaginei, pois o Caderno Z acabou de mudar minha visão. Quem não adoraria compartilhar uma noitada de fondue no frio friburguense? Assim, vamos, em alto estilo, com Jane Palomo Valente, experimentar as delícias do restaurante Oca Maloca, que entende bem do assunto – “O que compõe o fondue é o evento em si” – explica Jane, feliz por ter sua especialidade comparada aos fondues de Campos do Jordão.

Leia mais

Quem não gostaria de ganhar força, resistência física, aprender a ter determinação e desenvolver a autoestima? Tudo isso você encontra no pole dance.   Se “o nosso corpo é uma festa”, então, que ele esteja sempre pronto para os desafios e um deles é transpor a barra dos paradigmas quanto à prática dos exercícios, que vão muito além do que se imagina sobre sensualidade. “É um exercício árduo, e ao mesmo tempo, instigante” – garante Dayane Emrich. A proprietária do estúdio de pole dance, Helena Ventura, ressalta - “vemos que nosso corpo é capaz de coisas que nem imaginávamos”.

Leia mais

O dia 10 de julho deveria ser feriado nacional. Não é para menos, pois é o Dia da Pizza e quem vai nos guiar no prazer da viagem literária é Antônio Nicodemos. Dizendo assim, seria algum desconhecido? Não! De forma alguma. Se você mora em Nova Friburgo, se esteve na Papillon nos últimos 33 anos, então, você o conhece. No apelido carinhoso, “Passarinho” deu asas à imaginação e criou a bolinha de massa que tanto diverte e distrai a criançada. Quando olhei sua foto no Z, não tive outro pensamento – significado de infância.

Leia mais

Embarcar no Caderno Z na companhia de Aimeé Madureira é a certeza de uma viagem glamorosa. Jamais tive qualquer dúvida sobre o sucesso da nossa moda íntima.  Quantas vezes eu olhei vitrines de lojas especializadas e pensei – parece roupa de sair. E a Fevest vem com todas as novidades para deixar o público babando com a ousadia das “peças de baixo”. Na verdade, nós somos “Loucos por Lingerie”! A criatividade é o charme dessa revolução e quem pensa que é feio aparecer na janela de camisola, pode pôr as barbas de molho para dar de cara com gente de pijama andando pelas ruas.

Leia mais

Nada mais calmante do que embarcar numa estação onde os passageiros estão em posição de Yoga. Esse embarque triunfal só poderia ser na plataforma Z, o caderno especial de A VOZ DA SERRA, que revive as comemorações do Dia Mundial do Yoga, celebrado em 21 de junho. Os jardins do Nova Friburgo Country Clube formaram o cenário para a ocasião. A instrutora Patrícia Mello orienta que o Yoga é “um ritual onde é feita uma ressonância do corpo” como um “banho de som dos pés à cabeça...”. Tudo isso faz parte de uma “limpeza energética”.

Leia mais

Pareço ouvir as brincadeiras da infância quando Marilza Breder organizava nossas festas juninas na Travessa Bonsucesso. O Caderno Z vem detonar essas lembranças, trazendo as novidades inseridas no contexto tradicional dos festejos. Dos babados e rendas de outrora, o modismo trouxe a “caipira sexy” que, mesmo com o frio, exibe uma fantasia mais leve e menor. Do arroz doce ao caldo verde, as guloseimas ganharam novos sabores como os “cupcakes”, bem mais estilosos do que os bolinhos que mamãe fazia pra vender no bar de papai. Mas que delícia deve ser a festa julina da Vila Mozer.

Leia mais

Não foi sem razão que escolhi, como tema de monografia, pesquisar 65 entrevistas de Mauricio Siaines, em A VOZ DA SERRA, defendendo a tese de que ler entrevistas pode ampliar os conhecimentos. A matéria de capa do Caderno Z trouxe uma série de depoimentos para ilustrar o tema “O amor em tempos de web”. A leitura aponta para os relacionamentos que se formaram à distância e driblam os percalços impostos pela saudade. João Gabriel e Nicole venceram os desafios e ele ressalta – “Por conta de um grande amor, a família inteira veio morar em Nova Friburgo”.

Leia mais