Gabriel Alves

Educação Financeira

CEO da empresa Delta, de consultoria, Gabriel escreve sobre economia e finanças e dá dicas de inteligência no gerenciamento de gastos e de como conquistar o equilíbrio entre desejo de aquisições e controle emocional para otimizar as despesas.

26/03/2020

 

Intitulei esta coluna logo antes de começar o texto; enquanto olho minha tela com a listagem de ações que compõem o Índice Bovespa, meu rosto está esverdeado pelo reflexo de tantas altas no dia.

Leia mais
20/03/2020

Não vai ter jeito, precisamos falar de crise. Precisamos falar sobre os impactos do novo coronavírus e a guerra de preços do petróleo em ano de eleições estadunidenses. O mundo está passando por um momento delicado, nunca vivido desde a 2ª Guerra Mundial. O clima já estava tenso com a economia global em grande ciclo de expansão global e agora sente os primeiros sintomas de uma possível recessão.

Leia mais
13/03/2020

Se você é investidor e tem acompanhado sua carteira nas últimas semanas, provavelmente está vendo seus ativos “derreterem”. O mercado de renda variável é assim, não tem jeito, é preciso ter estômago para aguentar tanta volatilidade – ainda mais em tempos de crise global.

E não é só o Brasil que está passando por isso, as bolsas mundo a fora têm sofrido demais os impactos de grandes acontecimentos que 2020 reservou para a economia global. Mas antes de analisá-los e entender o porquê de tata volatilidade, vamos a alguns dados:                            

Leia mais
06/03/2020

Hoje vamos falar sobre algo muito importante e que pode ser o grande vilão das suas finanças: o consumo desmedido! O enriquecimento, mesmo que com pouco dinheiro, é algo possível. E quando falo em enriquecimento, não me refiro a acúmulo de bens ou ostentação... Falo de qualidade de vida. É difícil ver alguém por aí cujo sonho seja ter um plano de saúde, mas encontra a cada esquina pessoas sonhando com o carro zero.

Leia mais
28/02/2020

Sabe aqueles termos técnicos utilizados no vocabulário econômico e financeiro? Nesta coluna, vou elucidar 15 dos principais termos que você precisa conhecer.

Amortização: redução gradual de uma dívida baseada em pagamentos periódicos. Além das taxas de juros, um financiamento calcula um determinado valor a ser pago para reduzir a quantia total da operação.

Leia mais
21/02/2020

Investir é fundamental se você deseja prosperidade e independência. Afinal, tornar-se refém das próprias finanças é um caminho inevitável se não houver planejamento ativo de geração de renda.

Educação Financeira é o meio – muitas vezes de conhecimento empírico para aqueles com maior facilidade – para um planejamento, adequado ao seu estilo de vida, que viabilize suas conquistas ao longo da vida. Vamos, então, para alguns conceitos que vão te auxiliar a compreender como deve ser baseado o planejamento de uma carteira de investimentos.

Leia mais
14/02/2020

Sabe aquele “investimento” – entre muitas aspas – de curto prazo, com altíssima rentabilidade e seguro que algum conhecido te indicou? Não existe! E afirmo com total convicção.

São três os parâmetros básicos ao analisar um produto de investimento: liquidez (o período de tempo entre investimento e resgate do capital, podendo haver lucro ou não), rentabilidade e risco. Quase via de regra, rentabilidade costuma ser diretamente proporcional ao risco do investimento; e conforme menor a liquidez, maior é o risco para compensar a alta rentabilidade.

Leia mais
07/02/2020

Vamos voltar a falar sobre multiplicar seu patrimônio? Chegou a hora de abordarmos a parte mais temida em uma carteira de investimentos: a renda variável. Na última quarta-feira, 5, enquanto escrevo este texto, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou mais um corte na taxa básica de juros na economia brasileira: a Selic, tema da minha primeira coluna neste jornal, em novembro do ano passado. A Selic estava passando pelo terceiro anúncio de corte no ano, chegava a 5,0% e  ainda viria a passar pelo último corte de 2019 para alcançar o recorde mínimo histórico de 4,5% ao ano.

Leia mais
31/01/2020

Investir, na verdade, nada mais é do que multiplicar o dinheiro; seja alocando recursos em ideias, negócios, sonhos ou mercado financeiro. Contudo, este, por sua vez, permite uma vasta diversidade de produtos de investimentos e possibilita, ao investidor, a caracterização de seus investimentos de acordo com os seus princípios e necessidades. Um bom investidor busca conhecer e aprender sobre todos os produtos de mercado financeiro e é essa a minha missão de hoje: te ensinar – ou talvez apenas esclarecer – o que é a renda fixa. Já ouviu falar?

Leia mais
24/01/2020

Muito! De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), é valor de referência para 49 milhões de pessoas. No Brasil (num estudo divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD - em outubro de 2019), 60% dos trabalhadores recebiam menos de um salário mínimo em 2018. Na época, o mínimo estava em R$ 954, mas 54 milhões de brasileiros viviam com renda mensal de R$ 928 – vale a observação; no mesmo ano, o governo anunciava o menor reajuste desde 1995 e a inflação real superava o aumento salarial.

Leia mais