Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

25/04/2024

O aprimoramento de vocabulário é algo fundamental para estabelecer plena comunicação. É comum nichos específicos criarem suas próprias formas de expressão e no mercado financeiro não é diferente. Hoje separei alguns termos específicos e essenciais para você desenvolver sua capacidade de compreensão.

Alavancagem: com o objetivo de potencializar resultados, investidores usam determinadas garantias para operar com volume financeiro acima do patrimônio real, podendo resultar em grandes lucros ou prejuízos.

Leia mais
18/04/2024

            Não é segredo; para começar a investir seu capital no mercado financeiro, é preciso estudar – ou contar com um profissional de confiança que tenha estudado para isso.

Leia mais
11/04/2024

  Afinal, o que é inteligência financeira?

            Não há, ainda, uma definição estrita acerca do termo, mas numa noção geral, Inteligência Financeira é o equilíbrio entre inteligência emocional e educação financeira; é a capacidade de tomar boas decisões que afetam positivamente a qualidade de vida com o menor impacto possível no padrão de consumo. Independente de qual seja a sua renda, o importante é viver bem e com um padrão de vida bem elaborado.

Leia mais
04/04/2024

A sucessão patrimonial é um processo que transcende gerações, desafiando famílias e empresas a equilibrar a continuidade de seu legado com a adaptação às mudanças do mundo em constante evolução. É um tema que vai muito além da simples transição de ativos financeiros e propriedades. Trata-se de assegurar que os valores, visões e conquistas acumulados ao longo dos anos sejam transmitidos de forma eficaz e preservados para as gerações futuras.

Leia mais
21/03/2024

As finanças comportamentais representam um campo intrigante que examina como as pessoas tomam decisões financeiras, muitas vezes sob a influência de heurísticas cognitivas. Estas heurísticas, ou “atalhos mentais”, simplificam o processo de tomada de decisão, mas podem resultar em escolhas equivocadas. Quatro das heurísticas mais relevantes neste contexto são a representatividade, ancoragem, disponibilidade e aversão à perda.

Leia mais
14/03/2024

E se, por algum motivo, você quer ou precisa trocar de corretora ou banco de investimentos. O que acontece com seus investimentos?

Leia mais
07/03/2024

            Eu não sou um entusiasta do bitcoin, mas devo admitir que foi a maior alta de todos os ativos financeiros nas últimas décadas.

            Mas afinal, você sabe o que é um bitcoin?

Leia mais
29/02/2024

Investir é uma maneira eficiente de fazer o dinheiro trabalhar para você, mas como em qualquer empreendimento, existem riscos envolvidos. É crucial compreender e avaliar esses riscos para tomar decisões inteligentes e proteger seu patrimônio financeiro. Três dos principais tipos de risco que os investidores enfrentam são os riscos de mercado, liquidez e crédito.

Leia mais
22/02/2024

            Já parou para pensar o que acontece quando você compra ações através da bolsa de valores? Entender o conceito por trás do homebroker (plataforma de negociação das Corretoras de Valores) é fundamental para fazer parte da filosofia das companhias e viver a tese dos seus investimentos. Entender os objetivos e modelos de negócio das empresas é tão fundamental quanto refletir os seus valores – ambientais, sociais, trabalhistas e muitos outros – ao seu portfólio de ações.

Leia mais
15/02/2024

            Cá estamos, na terceira semana da nossa série de textos e com a certeza de que valeu a pena dedicar os últimos temas ao nosso Glossário de Investimentos. Caso não tenha acompanhado, este é o terceiro texto publicado com o intuito de democratizar o acesso aos conteúdos financeiros, elucidar e desmistificar seus papéis numa carteira de investimentos. Já conversamos sobre Exchange Traded Fund (ETF), Brazilian Depositary Receipt (BDR) e hoje chegou a hora de entender, de fato, o que são os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII).

Leia mais