Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Normalizando

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
Para pensar:
"Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.”
Khalil Gibran
Para refletir:
“O homem é um aprendiz, a dor é a sua mestra. E ninguém se conhece enquanto não sofreu.”
Alfred de Musset
Normalizando
Diante da seriedade do que a coluna relatou em nossa edição de sexta-feira, 27, cabe atualizar que a Secretaria Municipal de Saúde se mobilizou para providenciar a compra de dietas enterais para os pacientes intubados.
O empenho já foi realizado e a situação promete ser normalizada no início da próxima semana.
A questão, todavia, é assegurar que não volte a se repetir nunca mais, neste ou em qualquer outro governo.
Paciente intubado, lutando pela vida, não pode ter problemas de (des)nutrição.
Transição
A pouco mais de um mês da mudança de governo, e com muitas informações complexas a serem transmitidas, as equipes de transição têm uma tarefa árdua pela frente.
Em especial a do governo recentemente eleito, que tem muito o que tomar pé, enquanto precisa também compor as próprias equipes e dialogar com vereadores em busca de entendimentos que assegurem o mínimo de governabilidade sem apelar para o velho toma lá, dá cá.
Não é tarefa fácil.
Equipe
Alguns dos responsáveis pela missão de assegurar a continuidade dos serviços já eram de conhecimento deste colunista, outros foram conhecidos nesta sexta-feira, 27, quando um ofício protocolado pelo prefeito eleito, Johnny Maycon, indicou os sete integrantes de sua comissão de transição administrativa.
São eles: o vereador Pierre da Silva Moraes, Hugo Leonardo de Carvalho, Caroline Moura Klein, Marciano da Silva Rego, Yuri Guimarães Felisberto Bezerra, Kelle Barros Carvalho de Freitas e Thiago Parreira Ferreira Coimbra.
Destaque engajado
A entidade norte-americana March of Dimes, organização de apoio a famílias de crianças com nascimento prematuro, está apresentando uma campanha criada pela Area 23, de Nova York, com o objetivo de arrecadar fundos para famílias de recém-nascidos durante a pandemia de coronavírus.
A produção teve início há alguns anos, quando o cineasta brasileiro Jean Paulo Lasmar (JP) começou a documentar a gravidez de sua esposa Sylvia. Gabriel, filho do casal, nasceu prematuramente e JP registrou a luta para salvar a vida do bebê, que teve que usar respirador para sobreviver - do mesmo tipo que as pessoas que estão sofrendo de sintomas graves da Covid-19 precisam usar.
Pertinência
Certo, e o que isso tem a ver conosco?
Bom, ocorre que além do tema ser universal, a campanha também teve participação importante de outro brasileiro, criado justamente aqui, em Nova Friburgo.
O publicitário Thiago Fernandes, há alguns anos atuando em Nova York, consta na ficha técnica da campanha como diretor criativo.
Um talento local a serviço de uma causa nobre e necessária, sendo devidamente reconhecido mundo afora.
Expoentes
E já que falamos em destaques, a fisioterapeuta friburguense Maria Lina Leite foi finalista pelo segundo ano consecutivo do Contrology Awards, considerado o Oscar do Pilates na América do Sul.
Ainda que o prêmio não tenha visto, ser finalista de um concurso continental em duas edições seguidas é algo que atesta a qualidade da fisioterapia praticada em nossas montanhas.
A coluna parabeniza Maria Lina, e toda a classe de profissionais por ela representada.
Data importante
O amigo Girlan Guilland, sentinela das datas históricas de Nova Friburgo, lembra ao colunista que nesta segunda-feira, 30 de novembro, completam-se 149 anos desde a assinatura do Decreto nº 1.637, que elevou a vila à categoria de Comarca.
”O ano era 1871, ainda no Segundo Império, sob o Governo de Dom Pedro II. E 19 anos antes da elevação de Nova Friburgo à Cidade, em 1890. Coincidentemente ainda no ano que foi promulgada a Lei do Ventre Livre (Lei Rio Branco), que deu liberdade aos filhos de escravos nascidos no País a partir de então, 28 de setembro de 1871.”
A coluna, como sempre, agradece pelas informações.
Cápsula do tempo
Na tarde desta sexta-feira uma cena emocionante e silenciosa teve lugar em nossa cidade.
Sem que fosse possível a realização de um velório, amigos e amigas do contador Leonardo Mesquita, que infelizmente foi vencido pela Covid ao fim de uma luta muito aguerrida pela vida, realizaram um cortejo final até o crematório luterano.
Leonardo tinha 49 anos, era uma pessoa muito querida, e deixa esposa e um casal de filhos. O caçula com apenas um mês de vida, o pequeno João Pedro, a quem a coluna dedica a nota que encerra os trabalhos desta semana.
Testemunho
Querido João Pedro, quando você crescer e tiver chance de ler estas palavras, saiba que seu pai foi um sujeito sensacional, trabalhador, honesto, e acima de tudo, bem-humorado e inteligente.
O tipo de pessoa que anima um ambiente e faz todo mundo à sua volta se sentir melhor.
Tenho a certeza de que, lá de cima, ele cuida de você e há de cuidar até o momento do reencontro, que não tem pressa para ocorrer, posto que será eterno.
Pode se orgulhar de seu pai. Ele fez por merecer.

Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário