Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

07/08/2018

O ocorrido com o candidato Jair Bolsonaro, nos debates televisivos da TV Cultura e Globonews, mostra que o Brasil tem de ser repassado a limpo em todos os setores. Não só a justiça, a política, a economia, mas também outros setores onde, principalmente, a mídia se insere. 

Leia mais
02/08/2018

Nesta semana me aconteceu um fato durante a madrugada que não desejo nem ao meu pior inimigo. Era mais ou menos 5h quando tive um acesso de tosse e, em seguida, uma sensação de sufocamento que impedia o ar de entrar nos meus pulmões, e tive de fazer um esforço sobre humano para conseguir vencer essa resistência. Nem as manobras de tapotagem (batidas vigorosas nas costas) aplicadas pela minha mulher, nem a compressão vigorosa da caixa torácica, também aplicadas por ela, fizeram efeito imediato. Aos poucos a passagem de ar foi sendo liberada e a minha respiração voltou ao normal.

Leia mais
25/07/2018

A revista Época da semana passada trouxe um artigo muito interessante, que vai dar muito que falar, ainda mais com a permissividade que se implantou nas escolas públicas das regiões sul e sudeste do Brasil. Trata-se de escolas da rede pública do estado de Goiás, que saíram da esfera de Secretaria de Educação e passaram a ser administradas pela Polícia Militar daquele estado. Em 2015, início do programa, elas eram 14, hoje somam 46, com 53 mil alunos.

Leia mais
18/07/2018

Esse é o grito dos franceses para incentivar sua seleção, que numa tradução livre quer dizer “vamos azuis”, pois azul é a cor do uniforme número um da seleção francesa. Com esse refrão a torcida da França incentivou sua equipe, do início ao fim do jogo do último domingo 15, durante a grande final da 21ª Copa do Mundo de Futebol, realizada na Rússia.  A equipe gaulesa se tornou bicampeã do mundo, com direito a uma segunda estrela dourada em seu uniforme.

Leia mais
04/07/2018

Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha, começando ali os 12 anos de terror que abalaram a primeira metade do século 20. Em 1934, Hitler instituiu o tribunal político ou popular, do alemão Volksgerichtshof, com a finalidade inicial de julgar os casos de traição. Não demorou muito para que sua finalidade inicial fosse ampliada e ele passasse a apreciar e condenar todos aqueles que fossem considerados inimigos do regime.

Leia mais
26/06/2018

“O ex-presidente Lula está pedindo nos recursos dirigidos aos tribunais superiores o restabelecimento da sua liberdade plena, porque ele jamais praticou qualquer ato ilícito. A condenação imposta ao ex-presidente, pelo juiz Sérgio Moro e pelo TRF-4, afronta a Constituição Federal e a lei. A defesa de Lula não apresentou ao STF ou a qualquer outro tribunal, pedido de prisão domiciliar.”

Leia mais
20/06/2018

Pouco acostumados com as delícias da escola suíça de queijos, nossos bravos jogadores não passaram, em seu jogo de estreia contra a equipe helvética, de um empate em 1 a 1. Se mantivessem o ritmo e o toque de bola dos primeiros 20 minutos do jogo, com certeza o resultado seria outro. Mas, bastou um gol 19 minutos após o início da partida, para que a seleção brasileira calçasse seus surrados sapatos de salto altos e achasse que a parada já estava ganha.

Leia mais
12/06/2018

A coluna desta semana é um misto de tristeza e agradecimento. Os endocrinologistas de Nova Friburgo estão de luto com a morte de um de seus membros mais queridos do ramo: a dra. Joseli Siqueira, que nos deixou na última quinta feira, 7. Após quase um mês de batalha pela vida, num CTI, Joseli entregou sua alma a Deus e partiu, deixando órfãos seus filhos, familiares e amigos.

Leia mais
05/06/2018

Após dez dias de paralisação chegou ao fim a greve dos caminhoneiros, aliás, mais do que oportuna, pois não é justo que uma categoria pague pela inconsequência de nossas autoridades. Afinal de contas, como tudo gira em função da estabilidade de nossa moeda, o governo controla o preço dos serviços e transfere para a população o ônus do aumento de preços dos produtos básicos, entre eles o dos combustíveis em geral e do óleo diesel em particular.

Leia mais
29/05/2018

Desde o último dia 22 que o Brasil convive com a maior greve de caminhoneiros de que se tem notícia, com paralisações em 22 estados, impedindo a circulação de combustíveis, gêneros alimentícios, medicamentos, insumos e tudo que se possa imaginar fazer parte do cotidiano da vida moderna.  O motivo de tal blecaute é o aumento quase que diário do combustível, principalmente do óleo diesel, alimentador maior da frota transportadora brasileira.

Leia mais