Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

18/04/2018

Apesar de ser uma fato com grande apelo jornalístico, a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no último dia 7, não me atraiu muito; o mais importante era enaltecer a conquista do campeonato estadual pelo Botafogo. Por esse motivo, nenhuma linha, semana passada, sobre outro assunto, já que campeonatos não se conquistam todos os dias e óperas bufas é o que mais vemos em cartaz, no Brasil de hoje.

Leia mais
10/04/2018

Domingo, 8 de abril. O Botafogo conquistou seu 21º título de campeão estadual do Rio de Janeiro e emocionou sua imensa torcida. Num Maracanã lotado, que com 58 mil pagantes (total de 62 mil torcedores), proporcionou uma renda de R$ 2.219.230. Foi o maior público do futebol brasileiro até agora.

Leia mais
04/04/2018

Estamos no início de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegando ao fim, com as tropas aliadas rumando, céleres, em direção a Berlim; o Estado Novo, regime ditatorial implantado por Getúlio Vargas em novembro de 1937, também dá seus últimos suspiros. Nessa época, Nova Friburgo era uma cidade cuja população estava em torno de 25 mil habitantes, com uma rica história cultural, com colégios de qualidade indiscutível, tanto que atraía alunos de outros municípios e fosse, talvez, a terceira cidade do antigo estado do Rio de Janeiro, sob o ponto de vista educacional.

Leia mais
29/03/2018

Num jogo de bom nível técnico no último domingo, 25, disputado lealmente, pois poucas foram as faltas cometidas por ambas as equipes, no decorrer da partida, e com muitos gols, a equipe do Fluminense conquistou merecidamente o título da Taça Rio. O placar de 3 a 0 em cima do Botafogo, não deixa margens a dúvidas; o tricolor das Laranjeiras foi superior e venceu o melhor em campo.

Leia mais
20/03/2018

Eu concordo com o coronel Washington Lee Abe, da polícia do Paraná, quando fez a seguinte observação: "porque transformar alguém em mártir? e quando morremos tentando salvar uma vida inocente?". O assassinato da vereadora carioca Marielle foi um crime bárbaro, como muitos outros que acontecem no Rio de Janeiro. Na mesma noite, foi morta uma médica numa tentativa de assalto; a doutora Gisele Palhares Gouvêa levou dois tiros na cabeça, na Linha Vermelha. No entanto, o destaque dado a essa morte foi nenhum.

Leia mais
14/03/2018

Da reaproximação de Fribourg e Nova Friburgo, a partir de 1978 e da fundação das associações AFNF (Asssociation Fribourg-Nova Friburgo) e da ANFF (Associação Nova Friburgo-Fribourg), algumas realizações apareceram, sendo a primeira e, talvez, a principal a Casa da Suíça, que começou com a queijaria escola e virou um grande empreendimento. Ela foi fundada em 1º de agosto de 1987 e Othmar Raemy foi o seu primeiro queijeiro e formador dos que vieram a seguir. Ele ficou à frente da produção de 1987 até 1989 e, infelizmente, faleceu em 30 de novembro de 2015.

Leia mais
06/03/2018

Faltam 71 dias para o dia 16 de maio, data que marcará o bicentenário de fundação de Nova Friburgo. Apesar da cidade continuar feia e cheia de buracos, muita coisa tem sido feita, graças ao trabalho incansável de duas entidades. Não fosse a Associação Nova Friburgo-Fribourg e a Association Fribourg-Nova Friburgo, talvez essa data não tivesse todo o brilho merecido. Nossas autoridades não conseguem entender ser a indústria do turismo uma grande arrecadadora de recursos.

Leia mais
28/02/2018

A intervenção militar na cidade do Rio de Janeiro, que com certeza vai se estender a todo o estado, era mais do que necessária tal o desrespeito ao cidadão, a baderna institucionalizada e a transgressão às leis, que se instalaram na cidade. Esse caos diuturno tornou a vida dos cariocas uma verdadeira loteria, pois o simples ato de sair de casa é motivo de angústia porque voltar passou a ser sempre um ponto de interrogação.

Leia mais
20/02/2018

Entre os últimos dias 7 e 14 evidenciou-se, de maneira nua e crua, a incompetência dos governantes desse país, reforçando a ideia de que estamos mesmo nas mãos de amadores que brincam ser profissionais. A política brasileira, corroída por maus políticos cujo interesse principal não é o bem comum ou o de melhorar a qualidade de vida da sociedade, precisa urgentemente de homens dignos e que tenham a coragem de nomear para as várias secretarias ou ministérios, técnicos no assunto, conhecedores do meio ao qual se propõem.

Leia mais
08/02/2018

Sábado, 10 de fevereiro, começa oficialmente o carnaval brasileiro, maior festa coletiva do país, talvez o mais longo feriado entre as nações desenvolvidas em todo o planeta Terra. Do dia 10 até o dia 14 ao meio dia, só os serviços essenciais vão funcionar e a população aproveitará para viajar, para ficar em casa, enfim para desfrutar essa longa pausa remunerada, um refresco para o dia a dia estressante do brasileiro que tem de trabalhar o ano inteiro, para seu sustento e o de sua família. Se é bom ou não para o país, não vem ao caso, pois há muito tempo é assim e jamais vai mudar.

Leia mais