Paula Farsoun

Com a palavra...

Paula é uma jovem friburguense, advogada, escritora e apaixonada desde sempre pela arte de escrever e o mundo dos livros. Ama família, flores e café e tem um olhar otimista voltado para o ser humano e suas relações, prerrogativas e experiências.

21/03/2025

A vida nos oferece oportunidades a todo instante. Algumas chegam de maneira sutil, quase imperceptíveis, outras vêm abruptas, forçando-nos a agir. Nem sempre as reconhecemos de imediato, e muitas vezes só percebemos seu real valor quando já passaram. Mas a verdade é que elas podem estar ali, na espreita, esperando nosso olhar atento, nossa disposição para enxergar além do óbvio. Quantas vezes nos lamentamos por não termos aproveitado uma chance que passou? Quantas vezes, tempos depois, percebemos que aquela porta fechada nos direcionou para um caminho muito melhor?

Leia mais
14/03/2025

O livro se abre e, de repente, um universo inteiro nos engole. O tempo desacelera, as preocupações se dissipam e nos encontramos ali, entre palavras, ideias, vidas que não são nossas, mas que, de alguma forma, nos pertencem. Só quem já se perdeu entre páginas sabe o afago que um bom texto pode proporcionar. A leitura é um refúgio, um convite a sentir, a pensar e, principalmente, a existir de outras maneiras.

Leia mais
07/03/2025

A vida tem um jeito peculiar de nos surpreender. Às vezes, parece que estamos seguindo um roteiro seguro, com tudo sob controle, até que, de repente, o imprevisível nos sacode. Como um vento forte que muda a direção da vela, somos lançados em novas rotas, algumas desejadas, outras inevitáveis. É nesses momentos que descobrimos o que realmente importa: quem está ao nosso lado na hora H.

Leia mais
28/02/2025

Pesquisa de campo: quem gosta de carnaval? Levante a mão aquele que consegue não se contagiar com a energia que paira sobre nós nessa época do ano. Não há como negar, fica uma euforia no ar. Se pararmos para observar atentamente até mesmo o tal “pré-carnaval”, perceberemos que mesmo esses dias que antecedem a folia são mais agitados, mais coloridos. Parece que as pessoas estão mais afobadas, o trânsito um tanto mais confuso e há até aqueles que emendam o feriadão, quando não resolvem ainda começar efetivamente o ano tão-somente após a folia.

Leia mais
21/02/2025

Abaixemos o dedo e não a cabeça. Guardemos em bom lugar nossos dedos apontados para os outros. Mania essa nossa de julgarmos a tudo e a todos o tempo todo. Não nos ensinaram que não devemos julgar, levantar falsos testemunhos? Não aprendemos a lição? Diz a lenda que se apontarmos os dedos para as estrelas, nascerá verruga em suas pontas. Já ouviram antes? Vai ver essa era uma daquelas estórias dos antigos para ensinar de alguma maneira que devemos tratar os outros com humildade e principalmente respeito. Repito, lição de todo sai: tratar a todos com respeito e humildade.

Leia mais
14/02/2025

Em meio a uma reunião, pautas completas, conversas a todo vapor e eis que um abismo se abre na mente que parece vazia de tudo e cheia de nada. Acontece. Um encontro muito esperado, tantos sentimentos por dizer, muita coisa a partilhar, e eis que as palavras somem e os pensamentos embaralham, como resultado, um nada a dizer. Acontece. Uma aula a ser dada, pontos relevantes a ser enfatizados, tudo preparado. E eis que na hora, não se lembra de nada. Dá "um branco". Um lapso. Acontece. Faz parte da vida.

Leia mais
07/02/2025

Já é fevereiro. Pouco parece que ainda mês passado começou o ano. Pés descalços. Ondas puladas. Uvas digeridas. Abraços dados. Energia renovada. Compartilhada. Promessas feitas. Ou refeitas. Desejo do novo. Retrospectiva passada a limpo. Projetos para investir. Gente para atrair. Gente para deixar ir. Consciência do dinheiro a mais gasto. Lembrança das contas extras que estão por vir. Horóscopo lido. Vídeos de astrologia assistidos. Até simpatia teve. Opa, é o ano da serpente! Verão no trópico. Calor intenso. Chuva na mesma proporção. Temperatura alta. Fotos postadas.

Leia mais
01/02/2025

Vou tocar num tema que para muitos é “mais do mesmo” ou “chover no molhado”. Pode até ser. Mas segue sendo rotina para muita gente: o enfrentamento do desafio do equilíbrio entre vida profissional e pessoal no mundo de hoje. Como se fossem duas vidas, quando na verdade, somos uma pessoa só. Somos um todo. E conciliar as múltiplas vertentes dos seres complexos que somos poderia ser simples, mas não é.

Leia mais
13/12/2024

A prosa começa com o grande Rubem Alves: “Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles...”

Algo grandioso pode acontecer quando a empatia nasce. E cresce. Desenvolve. Engrandece. Uma energia tão imponente e que não sabe a força que tem. Transforma, reequilibra, renova. A sintonia se faz. E daí pode surgir o afeto. Os afetos.

Leia mais
06/12/2024

Chegamos em dezembro. Vivemos e sobrevivemos a mais um ano e o que mais tenho ouvido nos últimos dias se refere à sensação de velocidade com que o tempo está passando... uns desejando que o ano difícil termine logo, outros lamentando que está correndo demais. É como se o inconsciente coletivo na realidade estivesse consciente de que precisamos de um pouco mais de calma e que a vida não para mesmo não, como diz a música.

Leia mais