Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

09/04/2021

Salários do Estado
Sob o pretexto da grave crise financeira que enfrentou entre 2016 e 2017, o Governo do Estado do Rio decidiu mudar o calendário de pagamentos dos servidores públicos ativos e inativos. Se antes, era no último dia útil do mês, após sucessivos atrasos oficializou o pagamento sempre no 10º dia útil. A crise diminuiu, ainda que o Estado tenha prorrogado sua estadia no Regime de Recuperação Fiscal e sob o mesmo pretexto mantém os pagamentos no 10º dia útil.

Leia mais
07/04/2021

“Wanderson, o jornalismo impresso é diferente de tudo. No rádio ou na TV as palavras se perdem. Mesmo na internet, se corrige, se altera, se edita. Mas no jornal impresso, o que está escrito fica lá, para sempre. A pessoa lê, relê e comprova: “o autor quis dizer mesmo aquilo que está escrito”. Por isso, é preciso muito cuidado com o que se escreve. É um exercício difícil e de grande responsabilidade. Maior do que em qualquer outro veículo de comunicação”.

Leia mais
07/04/2021

Nova plataforma de transporte
Nova Friburgo ganha novo aplicativo de transporte privado. Trata-se do Garupa, uma tecnologia que é 100% brasileira. Com a crise do transporte público, as plataformas desse tipo tem sido cada vez mais usadas. Em Nova Friburgo, muitos motoristas usam aplicativos do tipo como sua renda principal, mais até do que renda extra. Por aqui, é quase impossível encontrar carros pelo Uber. A maioria usa o 99, devido a taxas menores.

Leia mais
02/04/2021

Cerveja friburguense
Uma cervejaria de Nova Friburgo ganhou medalha de ouro no maior concurso cervejeiro do Brasil. Trata-se da cerveja Margherita Gose, da Alpendorf, experimentada e premiada no Concurso Brasileiro de Cerveja, o principal do segmento no Brasil. O evento é organizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec).

Leia mais
31/03/2021

Benito di Paula
Após surpreender com seu novo visual no ano passado em que deixou a famosa cabeleira e ficou careca, o cantor friburguense está deixando os cabelos crescerem novamente. Benito, no entanto, está mantendo os cabelos naturais, totalmente brancos. Não se sabe ainda se Benito voltará ao visual que marcou sua carreira.

Leia mais
26/03/2021

Nova Friburgo volta a ter perícia
Perícias do INSS voltaram a ser marcadas em Nova Friburgo. A situação perdurava praticamente desde o início da pandemia. As perícias médicas estavam sendo agendadas para Cabo Frio, Itaboraí e Itaocara, fazendo com que os segurados, já debilitados por conta de doenças, tivessem que se deslocar muitas vezes em viagens cansativas e que lhe doíam também o bolso.

Leia mais
24/03/2021

As transformações no início da Rua General Osório continuam. Além do centro comercial e residencial que está sendo construído na entrada do icônico prédio que abrigou o Colégio Modelo, uma casa que era residencial, praticamente ao lado, também abrigará um novo empreendimento.

Leia mais
19/03/2021

Inovação
R$ 40 milhões. Esse é o montante que será disponibilizado pela AgeRio (Agência de Fomento do Estado) e a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio) para financiamento de projetos de até R$ 3 milhões de micro, pequenas e médias empresas com foco na inovação.

Bolsas de pesquisa
Outra medida para colocar o Estado no campo da tecnologia está a previsão do lançamento de dois editais para o programa Doutor Empreendedor. Serão 50 bolsas de pós-doutorado objetivando a criação de empresas por cientistas e pesquisadores.

Leia mais
17/03/2021

Sambas friburguenses
Mesmo com a pandemia e o mundo do samba em compasso de espera, há boas expectativas quanto aos talentos friburguenses no maior carnaval do mundo. Pelo menos dois friburguenses têm chances de emplacar sambas de suas autorias no grupo especial carioca.

Leia mais
12/03/2021

Faculdades adiam retorno presencial
A universidade Estácio de Sá voltou atrás e não retomará as aulas presenciais. A Candido Mendes também tomou a mesma decisão. Diante do cenário crescente da pandemia, em que o Brasil vive seu pior momento, as duas maiores universidades privadas do município, mesmo com autorização local para retornarem as aulas presenciais, vão adotar o ensino remoto por mais um semestre. 

Leia mais