Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

13/06/2024

Nova Friburgo terá cinco mil eleitores a mais em relação à eleição municipal anterior. São exatos 5.011 eleitores aptos a votar a mais, o que representa um aumento de 3,30%. De acordo com os dados atualizados pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) até o dia 16 de maio, ou seja, após o fechamento do prazo limite para votar nestas eleições, que era 6 de maio, estavam registrados 156.513 eleitores no município, enquanto em 2020 eram 151.502 aptos a votar. 

Alta abstenção

Leia mais
05/06/2024

A geração de empregos em Nova Friburgo teve uma leve desaceleração de março para abril deste ano, mas segue positiva. De 388 empregos, em março, para 302, em abril. É o que revelam os dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) do Ministério do Trabalho, do Governo Federal. Há um delay no fechamento dos dados de quase um mês, ou seja, os números de maio, por exemplo, são só divulgados na última semana de junho.  

12º melhor do estado

Leia mais
30/05/2024

Nova Friburgo subiu 20 posições de 2023 para 2024 e se tornou a 2ª colocada no Estado do Rio de Janeiro no Ranking das Cidades Amigas do 5G. Nova Friburgo fica atrás apenas de Cabo Frio. O município obteve nota 4,1, assim como a cidade praiana, mas fica atrás nos critérios de desempate. No Brasil, Nova Friburgo ficou com a 23ª posição. O ranking mede apenas os 326 maiores municípios brasileiros em população.

Critérios

Leia mais
22/05/2024

Nova Friburgo é o 23º município do Estado do Rio de Janeiro em alfabetização. É o que mostra o recorte do IBGE, com base no Censo 2022, sobre a taxa de alfabetização no Brasil. O município tem 96,39% da população com 15 anos ou mais que sabe ler e escrever minimamente um bilhete, totalizando 159.375 habitantes. Acima da média nacional (93%) e um pouco abaixo da média estadual (96,7%). O Estado do Rio de Janeiro é o 5º em alfabetização no Brasil.

Top 10 do RJ

Leia mais
16/05/2024

Eu amo Nova Friburgo

E não é desses amores fáceis

Da boca para fora

Porque amor de verdade

Só quem vive e vivencia a cidade 

Que sente prazer e felicidade

Mas que também sabe 

Do tanto de dificuldade

Da dor que sua história já atravessou

Da sua brava gente que pelejou

Pelos chãos das fábricas,

Pelos campos e praças

Para fazê-la sempre nova como se idealizou.

 

Que a defende sem fingir 

Que sempre está tudo bem, 

Mas trabalha para que ela seja a melhor 

Leia mais
08/05/2024

Estão confirmadas as datas para a principal exposição agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. A centenária exposição de Cordeiro, que chega à sua 80ª edição neste ano, agitará toda a região de 13 a 21 de julho. No mesmo formato dos dois anos anteriores, portanto, serão nove dias de atrações, distribuídos durante duas semanas. 

Grande estrutura

Leia mais
24/04/2024

Foto: Wanderson Nogueira

Nova Friburgo teve o registro da 4ª temperatura mais fria do Brasil, na última terça-feira, 23. Na região de Salinas, no distrito de Campo do Coelho, foi apurada a temperatura de 9,9 graus, superada apenas por Monte Verde-MG com 8,7; Maria da Fé-MG com 8,8 e Campos do Jordão-SP com 9,3. Destaque ainda para Caldas-MG com 10,3, completando as cinco cidades mais frias do Brasil.  

Frio chegando

Leia mais
17/04/2024

Nova Friburgo nunca teve um participante efetivamente em uma das 24 edições do Big Brother Brasil, da Rede Globo. A edição deste ano, encerrada nesta semana com a vitória do baiano Davi, no entanto, contou com uma friburguense, mas nos bastidores. A jornalista Maiara Gastin atuou na produção em quase todos os 100 dias de duração do reality global. 

Participação em esquetes

Leia mais
10/04/2024

Nova Friburgo deve ganhar mais 18 sirenes de alerta da Defesa Civil do Estado. Estão em processo de compra mais de 80 sirenes para a atual rede de monitoramento do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro. Além de Nova Friburgo, outros 16 municípios serão contemplados: Petrópolis, Teresópolis, Areal, Bom Jardim, Barra Mansa, Barra do Piraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Queimados, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Rio Claro, Paraty, Angra dos Reis e Porciúncula. 

2º no Estado

Leia mais
03/04/2024

Nova Friburgo é um dos 47 municípios fluminenses que não estão no mapa da máfia do cigarro. Trata-se de um negócio de bilhões que nos últimos cinco anos, segundo dados do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), deixou de pagar, só em impostos, mais de R$ 2 bilhões só no Estado do Rio de Janeiro. Os municípios mais próximos em que a máfia atua são Petrópolis e Teresópolis. Todo o restante da Região Serrana ainda se vê livre do problema que envolve policiais, extorsões, sequestros, assassinatos, entre outros crimes.

Fabricação nacional

Leia mais