Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
O que é procrastinação e o que fazer com isso?

Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
Procrastinar é o ato de adiar ou atrasar tarefas, às vezes até o prazo final, geralmente porque você pode não gostar da tarefa e a deixa de lado mesmo sabendo que isso produzirá resultados ruins depois.
Você pode adiar um monte de coisas, uma pilha de roupa já lavada que precisa ser dobrada e guardada, arrumar as gavetas do seu guarda-roupa que está uma bagunça ou sua mesa de trabalho cheia de papéis e outros objetos, consertar um problema no carro, pagar uma conta, levar o eletrodoméstico para o conserto.
Na prática não existe ninguém que nunca procrastina em algum momento. E isso é normal quando o que você adia não é urgente e surgiu algo mais necessário de ser feito agora.
Um passo que ajuda a resolver gradativamente o ato de procrastinar pode ser não pensar muito na tarefa e partir para a ação. Agir imediatamente, sentindo ou não vontade e ânimo, auxilia a não adiar o que precisa ser feito. E é importante perceber que você pode se ocupar de atividades que são mais prazerosas e deixar de lado as que são menos agradáveis. Nesse caso, não espere pelo sentimento de agradabilidade para fazer a tarefa. Faça com ou sem sensação agradável.
Outro ponto é que você pode descobrir que adia coisas e coloca no lugar as que podem ser adiadas, enquanto se enrola porque adiou as que não podiam ficar para depois. Em algum momento do dia pare e pense: “Isso que vou fazer agora precisa ser feito mesmo agora ou tem algo mais urgente a ser feito?” Pense e decida agir pensando nas coisas que não podem ser feitas amanhã, têm que ser hoje.
Você pode fazer uma lista por escrito de tarefas que dá para concluir rapidamente, talvez em cinco, quinze ou vinte minutos, e deixar para o fim da lista aquelas que podem esperar mais tempo. Daí decida começar por aquelas que são de rápida execução e têm prioridade.
É importante enfatizar que quem procrastina talvez pense demais na tarefa. Por isso, evitar esse excesso de raciocinar sobre o assunto, ajudará a tomar uma atitude para resolvê-lo. Quando pensamos demais numa coisa, podem surgir dúvidas, cansaço e isso prejudica a realização da atitude necessária, adiando-a.
Vamos supor que você olhe seu armário e veja que precisa arrumá-lo. Mas para deixá-lo todo organizado você gastaria um tempo longo e tem outras coisas para fazer. Você pode começar imediatamente a arrumar o armário pensando: “Vou usar vinte minutos nessa tarefa. Depois vou parar e retorno em outro momento.” Pronto. Essa é uma estratégia que tira você da procrastinação sobre essa arrumação necessária porque você dá um primeiro passo sem se exigir que terá que deixar tudo arrumado naquele momento.
Dar um pequeno passo para não mais adiar alguma tarefa pode ser o suficiente para sair da inércia e da procrastinação sem grandes autoexigências de fazer tudo. E é importante compreender que para evitar procrastinar você precisa enfrentar o sentimento desagradável que empurra para adiar as tarefas, podendo ser tristeza, angústia, ansiedade. Enfrentando um sentimento doloroso e fazendo pelo menos uma parte da tarefa, isso vai animar você para a próxima vez que sentir vontade de procrastinar, não adiar, mas entrar em ação já.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza
www.doutorcesar.com
www.youtube.com/claramentent
Tik-Tok @claramentent

Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário