Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Oportunidade

Vinicius Gastin
Esportes
Com seletivas no interior, estão abertas as inscrições para as Paralimpíadas Escolares 2025
Estão abertas as inscrições para as Paralimpíadas Escolares 2025, a maior competição estudantil paralímpica do estado. A novidade deste ano é histórica: pela primeira vez, as etapas seletivas acontecerão também no interior do Rio de Janeiro, ampliando a participação de jovens talentos de todas as regiões fluminenses. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj), que também será responsável por toda a logística dos atletas na competição nacional, marcada para novembro em São Paulo.
“As Paralimpíadas Escolares são um símbolo de superação, inclusão e cidadania. E neste ano damos um passo ainda maior ao levar as seletivas para o interior, garantindo que jovens de diferentes localidades do estado tenham a mesma chance de representar o Rio de Janeiro. É assim que fazemos política pública de verdade: com igualdade de acesso e valorização da diversidade”, destacou o governador Cláudio Castro.
Estudantes com deficiência, de escolas públicas ou privadas, entre 11 e 17 anos, podem se inscrever enviando e-mail para suderj@suderj.rj.gov.br. A competição, que abriu suas inscrições na última semana, contará com 14 modalidades paralímpicas: atletismo, natação, vôlei sentado, futebol PC, judô, badminton, tênis de mesa, bocha, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete 3x3, goalball e taekwondo.
As etapas classificatórias acontecerão em três municípios: Iguaba Grande (17/05), Paraíba do Sul (28/06) e Rio de Janeiro – (05/07). Na capital fluminense, as modalidades disponíveis são Bocha, Natação, Atletismo e Tênis de Mesa. Enquanto nos demais municípios, as opções serão de acordo com a demanda. Os interessados podem se inscrever até 15 dias antes da data de cada de cada etapa classificatória.
O suporte aos atletas será custeado pelo Governo do Estado, por meio da Suderj, que fornecerá transporte, hospedagem, alimentação, uniformes e auxílio técnico aos participantes. Os atletas selecionados vão compor a delegação que representará o estado na fase nacional, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
“Este ano, além de oferecer uma estrutura completa, damos um passo inédito ao interiorizar as seletivas. Essa descentralização garante mais acesso, mais inclusão e mais oportunidades. Ter a delegação do Rio de Janeiro participando de mais uma Paralimpíada Escolar e com o apoio cada vez maior do governo, me faz ter certeza de que o nosso Estado vai se fortalecer como um verdadeiro celeiro de campeões paralímpicos”, destacou Marcos Santos, presidente da Suderj.
Sem Frizão
Ferj define tabela da Copa Rio 2025; Friburguense não está classificado
Competição que proporciona vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro e distribuição de R$ 500 mil em premiação, a Copa Rio 2025 já tem o caminho definido para os 24 participantes. O Friburguense não conseguiu a classificação para a edição deste ano, por ter ficado de fora das semifinais da Série B1 do Campeonato Carioca em 2024. Desta forma, não há chances de o Tricolor da Serra retornar ao cenário do futebol nacional no próximo ano.
De acordo com o sorteio realizado no auditório da sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o Maricá, campeão da edição de 2024, estreará na segunda fase contra o vencedor de Petrópolis x Artsul. Prevista para iniciar no dia 25 de junho, a Copa Rio conta com oito clubes da Série A2, quatro da Série B1 e quatro da Série B2 na disputa da primeira em sistema eliminatório (mata-mata). Na segunda fase, oito participantes da Série A esperam os vencedores dos confrontos.
Irão se enfrentar, nesta primeira fase, Petrópolis x Artsul, Niteroiense x América (o Audax Rio aguarda o vencedor), Paduano x Cabofriense (o vencedor pega o Boavista), São Gonçalo x Olaria (o Nova Iguaçu aguarda o ganhador), Bonsucesso x Araruama (o vitorioso pega o Sampaio Corrêa), Carapebus x Duque de Caxias (o Madureira aguarda), Campo Grande x Americano (quem passar encara o Bangu) e Pérolas Negras x Resende (o classificado medirá forças com a Portuguesa).

Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário