Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
18 de outubro - Dia do médico
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
Em 18 de outubro comemora-se, no Brasil, o Dia do Médico que não é uma data padronizada em outros pontos do planeta. Nos Estados Unidos, o Dia do Médico (Doctor’s day) é comemorado no dia 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842. Segundo a dra. Pamela Settle Miles, MD, na revista The Barrow County News, a anestesia foi realizada pelo dr. Crawford W. Long, na Georgia. Este dia foi oficializado nos Estados Unidos, através de uma lei, em 1990 pelo presidente George W. Bush, mas existem registros da comemoração desta data em 1930. Já na Índia, a celebração aos médicos acontece em 1° de julho, em homenagem ao grande médico indiano dr. Bidhan Chandra Roy. No Irã, o aniversário de Avicena no dia 23 de agosto é comemorado como o Dia Nacional do Médico.
Entre nós, a comemoração dessa data é atribuída a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense. Entretanto, não existem informações exatas sobre quando a data foi estabelecida no país. Ele nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou médico pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo.
A importância do ser médico é uma característica na vida desses seres humanos que se diferenciam dos demais, exatamente por dedicarem sua existência no combate diário ao sofrimento de seus semelhantes, na tentativa de garantir-lhes uma melhor qualidade de vida. Devemos nos lembrar que nessa preocupação está incluída a prevenção das doenças, pois tentar evitá-las é tão importante como curá-las.
É importante destacar que a jornada para se tornar um profissional de respeito, em sua comunidade e, também, fora dela é um trabalho árduo e que requer muita perseverança e vontade de vencer. Começa na faculdade onde durante seis anos adquire-se aos poucos os conhecimentos importantes para a vida futura. Encerrado esse período, começa um outro que pode ser uma residência (de dois a três anos), um mestrado (nunca inferior a dois anos) ou os cursos de especialização que podem durar até quatro anos como é o caso da cirurgia plástica e da cirurgia cardíaca. Vale a pena assinalar que essas duas especialidades requerem como pré-requisito a formação em cirurgia geral, de no mínimo dois anos.
Claro está que o dia a dia da profissão é a melhor escola de aprendizado do médico, mas ai daquele que não se aperfeiçoa seja através de leituras de artigos de medicina geral e da própria especialidade, de cursos e congressos e de tudo que possa contribuir com o seu aprimoramento como profissional. Afinal, são seres que têm como meta principal entender os mecanismos da vida saudável e como atuar para restabelecer ou pelo menos melhorar os desvios que possam ocorrer durante a existência do ser humano.
Nada mais frustrante para um médico do que ver seu paciente sucumbir diante de uma doença incurável ou que não possa ter seu curso interrompido pelos recursos disponíveis na atualidade. Claro que ele não é Deus e, portanto, não tem o poder da cura absoluta, mas como um ser diferenciado, muitas vezes pensa em poder resolver todos os problemas que lhe caiam nas mãos. A vivência na profissão mostra que nem sempre isso é possível e aí entra outra faceta do médico, que é confortar aqueles que o escolhem como seu médico, até o final.
No Brasil comemora-se em 18 de outubro o dia de São Lucas, padroeiro dos médicos na religião católica. Ele foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Em ordem cronológica, seu evangelho é o terceiro, após os de Mateus e Marcos. Além de médico, acredita-se que São Lucas também era pintor, historiador e músico. Considerado patrono dos médicos desde o século 15, ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido. Era uma cidade que hoje está localizada em território sírio e na época de Lucas, foi um dos centros mais importantes da civilização helênica na Ásia Menor.
Na verdade, não há informações precisas sobre a vida de São Lucas, mas acredita-se que ele morreu aos 84 anos. Não se sabe com clareza se a data 18 de outubro se refere ao seu nascimento ou à sua morte. Referências históricas também dizem que Lucas foi um médico bondoso, abnegado e que se dedicava aos seus pacientes.
Aos meus colegas médicos um grande abraço pelo nosso dia.
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário