Camilla Fiorito

Conversas de Dentro

Camilla é friburguense e psicopedagoga. Adora escrever e trabalhar com desenvolvimento socioemocional. Nesta coluna, escreve sobre os encontros entre o social e o emocional - espaços onde a vida, por vezes, nos pede pausa, coragem e escuta.

17/09/2025

Quietude, paz, tranquilidade, calma, repouso, sossego, silêncio.

O silêncio nos acalma e também nos movimenta. 

Chega como um poderoso aliado no processo de autodescoberta. Nos faz encontrar desejos ocultos, novos sentimentos e a nossa verdadeira essência.

Soa como uma doce melodia, esvazia a mente, coloca o nosso eu profundo em evidência, dando direção como um grande maestro que direciona a sua orquestra. Sabe ser singelo, mas também ensurdecedor.

Leia mais
10/09/2025

O nosso corpo sente.

Chora, clama, assanha, reverbera.
É intenso, volátil, encorpado, firme, maleável, rijo, falho, sem vergonha, destemido, sereno, tímido, escandaloso, bom, leal, inquieto. É tudo e nada.

Age como uma cidade em erupção, onde o vulcão transborda dia e noite, noite e dia, sem cessar, mas também fica remoto como o lago nos verdes campos, onde o vento diminui, pouco a pouco, pairando na serenidade do olhar.

O nosso corpo fala.

Leia mais
03/09/2025

Ser gentil com nós mesmos é uma prática que precisa ser cuidada, regada como fazemos com as flores de um jardim.

Somos seres dotados de sentimentos que borbulham e transbordam, de forma intensa, repentina e voraz.

Cuidar de nós mesmos envolve muito mais do que uma alimentação balanceada e exercícios físicos. Conhecer e nomear as próprias emoções, poder falar sobre elas e entender como reagimos diante de diversas circunstâncias é essencial. E trazer essa importância para a nossa vida, é um ponto que precisamos dar ênfase, principalmente, quando falamos de saúde.

Leia mais
27/08/2025

Desde quando éramos crianças, ouvimos muitos nãos. Nãos pela nossa segurança, experimentação antecipada, descobertas do que poderia vir e acontecer. Mas, dizê-los é algo que, muitas vezes, precisamos aprender ao longo da vida.

Ter facilidade em falar essas três letras é difícil. Para cada um, este momento desperta uma sensação diferente, pois existe o medo da não aceitação, da inadequação, do desconforto.

Leia mais
20/08/2025

O medo é uma sombra silenciosa que se insinua entre as frestas da alma, que chega como um vento gélido em um dia ensolarado.

É como um visitante inconveniente. Não bate à porta, invade casa adentro e se instala, preenchendo os cômodos internos com incertezas e temores, onde, muitas vezes, se disfarça e se guarda em silêncio.

Sentir medo é como carregar um espelho arranhado, sujo e mal cuidado. Olhamos para a nossa vida, mas a visão se torna turva, como se a realidade não estivesse ao nosso alcance.

Leia mais
13/08/2025

Diariamente, acordamos, saímos, voltamos, dormimos e o celular parece um acessório fixo ao nosso corpo, como um cordão valioso que não conseguimos tirar.

O medo de não ver uma mensagem e não respondê-la, não escutar aquele áudio, não ver aquela foto ou aquele vídeo passa a fazer parte da rotina. Tudo isso vem chegando e aumentando de forma quase que imediata.

Há alguns anos atrás, comecei a trabalhar com Tecnologia Educacional, mas precisamente em 2009. Lembro que tudo era tão diferente, assim como aquilo que dividíamos com o outro através da Internet.

Leia mais
06/08/2025

Os descortinamentos que vêm e vão são inúmeros.

Vivemos em uma era onde os julgamentos estão cada vez mais intensos, maiores, frequentes e violentos.

Palavras são ditas de forma desenfreada, sentimentos ficam perdidos no olhar para dentro e para fora, contemplando e percebendo detalhes que ficam esquecidos.

A percepção que o outro cria sobre cada um de nós nunca vai ser a verdade sobre quem realmente somos. São apenas recortes que pensam e julgam de acordo com o que presenciam em pequenas situações, em determinado momento.

Leia mais
30/07/2025

Será que construímos nossos rituais e nossas tradições?

Ao longo da nossa jornada, vamos realizando tradições e rituais que aprendemos desde pequenos.

Sem perceber, não questionamos se aquilo faz parte, cabe no nosso momento de vida ou se acreditamos no que realizamos. Apenas fazemos.

Alguns têm rituais pela manhã, ao acordar, antes de levantar, antes de sair, ao chegar, antes de dormir, ao longo do dia. Outros os apresentam em viagens, chegadas e partidas.

Leia mais
23/07/2025

Ah, a amizade! Aquela que se faz presente de tantas variadas formas, que enaltece, apoia, afaga, concorda, discorda, discute, mas respeita e cuida.

Sabe a hora de falar e silenciar. Faz a música do rádio tocar, transbordando melodia.

Os amigos são dotados de inúmeras características, tempos distintos, idades variadas, propósitos diferentes, mas estão ali. Perto ou longe, estão ali. Sempre como se fosse ontem.

Leia mais
16/07/2025

Se conectar com o outro requer muito mais do que simplesmente estar ao lado.

Uma conexão vai acontecendo meio tímida, com receios e dúvidas, sem saber onde vai chegar e parar.

Quando nos conectamos de forma verdadeira, nos despimos para o outro, tiramos todas as camadas que usamos no nosso dia a dia.

Leia mais