Blogs

O mundo está dividido

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Certa vez Jesus Cristo disse: “Agora se aproxima o príncipe desse mundo, e ele nada tem em Mim.” (João 14:30). Estamos numa guerra de dimensões cósmicas e que aqui no planeta Terra se manifesta em nosso corpo em nossa mente e a vemos também nos posicionamentos políticos, ideologias, poderes sociais.

Cada ser humano está de um lado desse grande conflito. Cada um vai mostrando se está a favor da verdade ou da mentira, da justiça ou da injustiça, da bondade ou da maldade. Não há posicionamento neutro. Ou você está de um lado ou de outro.

Certa vez Jesus Cristo disse: “Agora se aproxima o príncipe desse mundo, e ele nada tem em Mim.” (João 14:30). Estamos numa guerra de dimensões cósmicas e que aqui no planeta Terra se manifesta em nosso corpo em nossa mente e a vemos também nos posicionamentos políticos, ideologias, poderes sociais.

Cada ser humano está de um lado desse grande conflito. Cada um vai mostrando se está a favor da verdade ou da mentira, da justiça ou da injustiça, da bondade ou da maldade. Não há posicionamento neutro. Ou você está de um lado ou de outro.

Muitos usam uma capa de bondade, sendo cruéis em sua natureza mental (motivos, pensamentos, sentimentos). Outros se manifestam às vezes com dureza e até grosseria, mas têm boas motivações e ações nobres. As aparências enganam, assim como as aparências não enganam. A distinção é provada pelos frutos. O que você faz tem mais poder do que o que você diz. Muitos são bons no discurso aparentemente democrático, sendo lobos em pele de ovelha. Basta ver os frutos.

O que acontece do que falamos mostra a verdade. Ou seja, o que resulta das suas falas, das suas ideias? Bondade ou maldade? Justiça ou injustiça? Verdade ou mentira? O que a realidade prova? O tempo mostra a verdade, mesmo que algumas instituições sociais, políticas e empresariais, e sociedades secretas, mascarem a verdade por longo tempo. Mas chega o dia da verdade para todos. Felizmente. E não é um dia agradável para os que ficaram obstinadamente do lado do mal. O relato bíblico diz que os que insistiram na maldade até o fim, no dia da verdade, irão pedir aos rochedos que caiam sobre eles, para os esconderem da verdade que eles rejeitaram, e não só isso, mas porque divulgaram o tempo todo a mentira, seja em telejornais, jornais, revistas, pregações, atitudes político-sociais.

O que somos mostra a verdade de que lado estamos. A verdade ou a mentira vai escapando entre os dedos de nossas condutas e palavras. Não há contradição na verdade, pois ela é a mesma sempre. A única coisa estável que nosso mundo conhece, é a verdade. Mas a mentira está cheia de contradição. Alguém ataca uma pessoa dizendo que ela é horrível, e depois esta mesma pessoa se alia a quem ela atacou para realizar atividades no mundo. O pior é que a pessoa atacada aceita essa parceria. Isso deixa claro a conivência com a mentira e fuga da verdade. Um bom nome para isso é hipocrisia. Quando a hipocrisia predomina numa família, numa empresa, denominação religiosa, município, Estado, nação, isso machuca as pessoas e arruína tudo, em nome do “bem comum”. É uma farsa, fake news, tem que ver com o pai da mentira, de quem Jesus disse não ter nada que ver com ele.

Os da verdade são perseguidos cruel e injustamente. Isso é antigo e acontece desde o início da criação da raça humana. Caim invejando seu irmão Abel, o assassinou. Homens e mulheres de poder, possuídos pelo mal, assassinam fisica ou socialmente pessoas boas que fazem o bem para a comunidade e continuam no poder.

O maior exemplo de bondade, justiça e verdade – Jesus Cristo – enquanto viveu aqui por cerca de 33 anos e meio, sofreu o tempo todo perseguição, ataques verbais, tentativas de agressão física, difamação, tentaram jogá-Lo contra o governo, foi preso e julgado num tribunal corrompido, sendo totalmente inocente e tendo feito somente o bem para a comunidade de direita, do centro ou de esquerda.

Se você é da verdade e do bem, e sua vida está tranquila, sem problemas, algo está errado. Preste atenção. Porém, paz interior e serenidade é garantido para os da verdade e do bem, mesmo que por em volta as coisas desabem e estejam sendo acusados injustamente. Estes são perseguidos, mas não desamparados, abatidos, mas não destruídos, ficam perplexos com o avanço da maldade, mas não desanimam.

O mundo está dividido. Decida querer a verdade, pesquise sobre o que é a verdade, abrace-a, defenda-a, promulgue a verdade e fique firme. Ela vai triunfar.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Palhetada inicial

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

AFFM / Friburguense é terceira colocada no Torneio Início Interclubes

AFFM / Friburguense é terceira colocada no Torneio Início Interclubes

A temporada 2024 da regra 12 toques começou, e a AFFM / Friburguense já deu amostras de que o ano pode ser de bons resultados e conquistas. As competições oficiais foram abertas no último domingo, 25, com o já tradicional Torneio Início Interclubes. Realizado na sede do Botafogo Futmesa, no centro do Rio, o evento teve o Vasco se consagrando como tetracampeão da competição. Venceu anteriormente em 2019, no Parque Olímpico e em 2022 e 2023 na loja Botão F.C. Em 2020 e 2021 não houve a realização do Torneio Início devido aos impedimentos decorrentes da pandemia de Covid-19.

 O Frizão terminou a disputa desta temporada com o terceiro lugar. O desempenho, com três vitórias e duas derrotas, foi considerado positivo pelo clube, uma vez que a equipe foi representada por apenas quatro botonistas, ou seja, não contou com atletas reservas. Christofer, Vinicius Estevez, Guigui Klein e Hiago foram os representantes do Friburguense. Além do campeão e do Tricolor da Serra, América, Flamengo, Fluminense e União Futmesa também participaram da competição.

Na primeira fase, os confrontos foram de rodada única em um turno apenas, com quatro jogadores em cada equipe. As duas melhores equipes classificadas foram Vasco e Fluminense com 15 e dez pontos, respectivamente. Com isso, a equipe cruzmaltina tinha a vantagem do empate na final. E o Vasco venceu a final por 2 a 1, com vitórias de Rhaniery e Igor sobre Rodolfo e Rogerinho, respectivamente. Thiago Penna e Alessandro empataram. A única vitória do tricolor carioca foi de Marcos Antunes, no duelo contra Nando.

 

Brasileiro tem data

Dentre tantas competições importantes previstas no calendário deste ano, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a cidade de Londrina-PR irá receber os melhores atletas do país para a disputa do 34º Campeonato Brasileiro Individual da Regra 12 Toques, reconhecida internacionalmente. O evento contará com a presença de 240 atletas de todo o país. A competição será realizada no Hotel Blue Tree. Todos poderão acompanhar a transmissão ao vivo dos jogos através do canal Mundo Botonista no YouTube (www.youtube.com/@MundoBotonistaoficial) com narração de Jeferson Carvalho.

A competição será organizada pela Federação de Futebol de Botão do Estado do Paraná (FFPR), com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e participações do Distrito Federal e 18 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

 

Campanha do Frizão

1ª fase

AFFM 2 x 1 América

AFFM 3 x 0 União

AFFM 1 x 2 Vasco

AFFM 0 x 1 Fluminense

AFFM 4 x 0 Flamengo

 

Classificação final

Campeão: Vasco

Vice-campeão: Fluminense

3º lugar: Friburguense

4º lugar: América

5º lugar: União

6º lugar: Flamengo

  • Foto da galeria

    Friburguense conquista a terceira colocação, em desempenho considerado bom pela equipe (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Multicampeão nos últimos anos, Vasco conquista o Torneio Início pela quarta vez (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A VOZ DA SERRA é um instrumento da nossa orientação...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

            O Caderno Z escolheu se vestir de arte urbana, brindando já o prenúncio de outono. Mas o que é a arte urbana? “É um tipo de expressão encontrada nos espaços urbanos, que se manifesta por meio de diversas intervenções. Suas ações ocorrem em ambientes públicos e interagem diretamente com os indivíduos”. Ninguém se espante, pois isso não é tão contemporâneo quanto nos possa parecer. “ Os gregos e os romanos já transmitiam  mensagens pelas ruas da cidade por intermédio de desenhos”.

            O Caderno Z escolheu se vestir de arte urbana, brindando já o prenúncio de outono. Mas o que é a arte urbana? “É um tipo de expressão encontrada nos espaços urbanos, que se manifesta por meio de diversas intervenções. Suas ações ocorrem em ambientes públicos e interagem diretamente com os indivíduos”. Ninguém se espante, pois isso não é tão contemporâneo quanto nos possa parecer. “ Os gregos e os romanos já transmitiam  mensagens pelas ruas da cidade por intermédio de desenhos”.

            O grafite, por exemplo, se tornou a referência de arte urbana. Em Nova Friburgo, numa idealização do friburguense José Motta, o Projeto Tintas no Muro abriu espaços para os artistas plásticos e a cidade ganhou estampas que fazem bem aos olhos da gente. Não somente embelezam os espaços, mas nos colocam em sintonia com o belo, o lúdico, o reflexivo, despertando o nosso poder de repensar a vida, o cotidiano e as mais variadas interpretações. No site www.tintasnomuro.com.br há 18 artistas cadastrados com seus trabalhos expostos. O site foi criado por Motta para, em especial, “dar um rosto aos artistas e às suas obras”. Há fotos dos trabalhos, com resumo do perfil de cada autor e onde as obras podem ser encontradas. Belo trabalho para realçar as artes e dar o devido reconhecimento aos artistas que, na maioria das vezes, ficam anônimos.

            Wanderson Nogueira fala sobre o dia a dia e suas possibilidades: “Há dias, bons ou ruins, que abrem capítulos do livro que conta a sua vida. Outros tantos que apenas enchem linguiça. Dias impactantes mereceriam um livro inteiro. Filmes não são entediantes porque fazem recortes dessas brevidades importantes. Tudo pode mudar em um instante...”.  A verdade é que “Palavreando” basta para bom entendedor...

            Em “Há 50 Anos”, a cidade estava no clima do carnaval de 1974, com bailes, blocos, escolas de samba...  tudo em nome das folias do Rei Momo. Contudo, foi registrado na edição, o primeiro ano de falecimento de Américo Ventura Filho, “o nosso patrono” – o inesquecível, o mestre dos sábios conselhos. 

            “Vivas para o Tony Ventura” – é assim que a coluna “Sociais” registrou o aniversário do querido Antônio Américo Pecly Ventura, essa doçura de pessoa que marcou as nossas melhores emoções na loja Ventura Chocolates, na Rua Oliveira Botelho. Quem nunca entrou lá para comprar presentes na Páscoa, no Natal, para os amigos, ou simplesmente, para dar a si as delícias daquela loja acrescida dos carinhos atenciosos de Tony? A ele, figura carismática na vida social, cultural e esportiva da cidade, os nossos votos de saúde e paz nos festejos de seus 81 anos bem vividos!

            “O Brasil é mais mestiço do que branco” A informação partiu do IBGE, por intermédio do censo de 2022. Então, finalmente, agora, o Brasil foi descoberto! Quando se fala de um passado que se deixou escravizar pela ignorância e prepotência dos que se achavam superiores, nada há de mais digno do que reafirmar e enaltecer nossas origens.  

            É aniversário da Banda Euterpe Friburguense, 161 anos de sua fundação. 26 de fevereiro é o Dia da Cultura Friburguense, por lei municipal de autoria do então vereador Jorge de Carvalho. Na próxima quinta-feira, 29, na reinauguração do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, acontecerá um concerto da Euterpe com apresentação da peça da Companhia de Arte Jane Ayrão – “A Promessa”, que conta a saga do Maestro Samuel Antonio dos Santos,  fundador da nossa querida Euterpe.

            O avanço da dengue é a predominância nas pautas dos noticiários. O Governo do Estado do Rio de Janeiro já decretou epidemia. Entretanto, mais do que qualquer providência, antes de tudo, precisamos de ações permanentes de combate aos focos. Minha neta me perguntou: “Vovó, cadê aquele moço da dengue, que vem ver se tem água parada na casa da gente?” – Sim, cadê o moço? Esse trabalho, por exemplo, precisa ser intenso, pois, água que rola não cria Aedes no fundo. O nosso foco é cortar a origem do problema. Se cada um fizer a sua parte, o mosquito perde o foco!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Quaresma: tempo de conversão pessoal, comunitária e pastoral

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

A quaresma é um tempo litúrgico da Igreja de 40 dias de preparação para a Páscoa, que se torna propício para uma reflexão mais aprofundada sobre a nossa vida espiritual, para nos arrependermos de nossos pecados e nos reaproximarmos da graça de Deus, numa conversão pessoal, social e pastoral.

 

A volta à unidade com Deus e com a própria consciência

A quaresma é um tempo litúrgico da Igreja de 40 dias de preparação para a Páscoa, que se torna propício para uma reflexão mais aprofundada sobre a nossa vida espiritual, para nos arrependermos de nossos pecados e nos reaproximarmos da graça de Deus, numa conversão pessoal, social e pastoral.

 

A volta à unidade com Deus e com a própria consciência

O afastamento de Deus, a falta de oração, a vaidade, a confiança demasiada nas próprias forças e capacidades, a frieza e indiferença ao projeto de Deus. Tudo isso faz com que nos percamos em nossos próprios planos e interesses e coloquemos pouco a pouco a Palavra de Deus em segundo lugar. Aí servimos não mais ao Senhor, mas a nós mesmos. Sem a referência da verdade de Deus, nos desfiguramos, desintegramos nossa personalidade, quebramos a nossa integridade, desrespeitamos a nossa dignidade, violamos a nossa própria consciência.

É preciso voltar à comunhão com Deus, com humildade, pela entrega na oração, agradecendo pelos dons e capacidades, bebendo da misericórdia divina, harmonizando o coração, reequilibrando a razão interior para ser verdadeiro discípulo e missionário, com a dignidade de filhos de Deus, reluzente, com uma só face, na paz de quem segue o Mestre que é o Caminho, Verdade e Vida. Peçamos perdão ao Senhor por nos afastarmos da Sua Luz e nos enfraquecermos. Por nos distanciarmos da Sua Força e nos enchermos de trevas e confusão. Por nos desintegrarmos, sem a Sua verdade, enchendo-nos de mentiras e justificativas para nossas vaidades.

 

A volta à unidade com os irmãos

Quando nos fechamos a Deus, perdemos a nossa referência ética, nos escravizamos ao nosso próprio egoísmo e queremos virar o centro de tudo, relativizando os princípios morais, conforme a nossa conveniência. Isto, é claro, nos afasta também dos outros. Pois, sem vermos Deus como Pai, já não os vemos como irmãos, mas simplesmente como "concorrentes" que devem ser derrotados. Ou por nos sentirmos maiores ou melhores, os vemos apenas como peças manipuladas para o aumento do nosso Poder, do nosso Prazer ou nosso Dinheiro.

Esta tríplice idolatria já é acusada na III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (Celam) em Puebla, em 1979. E a realidade de uma multidão de excluídos e da indignidade da miséria de muitos lázaros no continente latino americano, com enormes desigualdades sociais, já havia sido apontada na II Conferência em Medellin, em 1968. Tudo fruto da ambição, da soberba, da falta de amor ao próximo, pela falta de amor a Deus e de reconhecimento de sua vontade como verdade da ética pessoal e social.

Também o fechamento em si mesmo, nos torna insensíveis à cultura dos outros, nos achando "superiores", na autoidolatria de nossa linguagem, nossas expressões e valores, querendo impô-los aos irmãos. É o caso das discriminações culturais, étnicas, por motivos físicos, sociais, etc... Menospreza-se o negro, o indígena, o pobre, a pessoa com deficiência... E estamos, muitas vezes, bloqueados no coração e na razão para a inculturação do Evangelho, ou seja, a evangelização a partir das "sementes do Verbo", das riquezas e valores próprios do Bem de cada cultura, na autêntica promoção humana.

Sobre isto nos fala a IV Conferência de Santo Domingo, em 1992. Na linha do discipulado missionário, a partir de Cristo, modelo perfeito de amor e doação ao próximo, o qual deve provocar em nossas comunidades uma verdadeira conversão pastoral, como apresenta a V Conferência de Aparecida, em 2007. Peçamos perdão ao Senhor e mostremos a Ele que queremos voltar à unidade com os nossos irmãos, na solidariedade, no amor fraterno que nos leva a uma autêntica opção preferencial pelos mais pobres e o abandono de todas as vaidades e ambições.

Queremos ser discípulos missionários, despojados de toda ilusão de poder, de toda embriaguez dos prazeres e de todo apego ao dinheiro. Queremos compreender os valores de cada cultura, de cada irmão, com a humildade e a compaixão de Cristo, aproveitando de cada realidade as sementes divinas espalhadas na Sabedoria da criação, livres de toda soberba, preconceito ou sentimento de superioridade em relação aos outros.

 

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico diocesano da Comunicação Institucional, da Pastoral Familiar e da Formação da Diocese de Nova Friburgo 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

UFC aqui

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Ultimate confirma retorno ao Rio e promove evento em maio

        Após muita especulação e informações de bastidores, o Ultimate finalmente confirmou o seu retorno ao Brasil. Em suas redes sociais, a organização anunciou que o octógono irá desembarcar novamente no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, para o UFC 301. O evento será realizado na Rioarena, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital, e ainda não possui nenhuma luta oficializada. Nova Friburgo fica na torcida por uma possível escalação de Edson Barboza para integrar o card.

Ultimate confirma retorno ao Rio e promove evento em maio

        Após muita especulação e informações de bastidores, o Ultimate finalmente confirmou o seu retorno ao Brasil. Em suas redes sociais, a organização anunciou que o octógono irá desembarcar novamente no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, para o UFC 301. O evento será realizado na Rioarena, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital, e ainda não possui nenhuma luta oficializada. Nova Friburgo fica na torcida por uma possível escalação de Edson Barboza para integrar o card.

“Estamos muito felizes por voltar ao Rio de Janeiro. Essa cidade foi palco de eventos históricos do UFC e recebeu algumas das maiores estrelas da organização como Anderson Silva, Ronda Rousey, José Aldo e Amanda Nunes. O UFC 301 será o primeiro evento do UFC no Brasil em 2024 e as expectativas estão altas. Esperamos uma Rioarena lotada em maio”, disse o vice-presidente sênior do UFC no Brasil, Eduardo Galetti.

A última visita do Ultimate ao Rio de Janeiro aconteceu em janeiro de 2023, no UFC 283. Nas lutas principais, Jamahal Hill atropelou Glover Teixeira e conquistou o cinturão dos meio-pesados (até 93 quilos) e o mexicano Brandon Moreno bateu o brasileiro Deiveson Figueiredo por interrupção médica e conquistou o título dos pesos moscas (até 56,7 quilos).

 

Barboza no aguardo

        Aos 37 anos, Edson Barboza segue exercendo papel importante no Ultimate. Depois de quase ser nocauteado no primeiro round com Sodiq Yusuff, o friburguense conseguiu uma virada impressionante no peso-pena (até 66,2 quilos) e venceu por decisão unânime (49-46, 48-46 e 48-46) em seu último desafio. Além disso, Barboza ainda levou o nono bônus de “luta da noite” na organização, um recorde.

Em bom momento profissional, o atleta já possui uma idade considerada avançada para competir nos esportes de combate, mas não trata o fato de ser ‘experiente’ como uma desvantagem ou um possível sinal de fim de carreira. Em entrevista ao portal Ag. Fight, especializado em artes marciais, Edson expressa todo seu amor pelo mundo das lutas e nega que esteja perto de se aposentar do MMA. Sendo assim, resta a organização definir o próximo oponente para que possamos vê-lo novamente em ação neste ano de 2024.

Edson Barboza, de 37 anos, que integra a elite do peso-pena do UFC. Atualmente, o brasileiro se encontra na 11ª posição no ranking da categoria– liderado por Alexander Volkanovski. Antes de atuar na divisão, o se destacou no peso-leve (70 quilos). Na organização desde 2010, o striker disputou 28 lutas, venceu 17 e perdeu 11 vezes. Seus triunfos de maior destaque no esporte foram diante de Anthony Pettis, Beneil Dariush, Billy Quarantillo, Bobby Green, Dan Hooker, Gilbert Melendez, Paul Felder e Shane Burgos.

  • Foto da galeria

    UFC retorna ao Rio de Janeiro em evento com disputa de cinturão (Foto: divulgação)

  • Foto da galeria

    Aos 37 anos de idade, Barboza ainda não fala em aposentadoria dos octógonos (Foto: divulgação)

  • Foto da galeria

    Atleta friburguense treina enquanto aguarda a definição do seu próximo desafio pela organização (Foto: divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A literatura salva!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

A literatura salva quando o leitor absorve a leitura e, tempos afora, dias e anos, fica ruminando e fazendo colares de pensamentos. É um processo que decorre da identidade que ele tem com o texto, que vai sendo construída durante a leitura. É uma relação íntima, quase secreta, entre autor e leitor. Segredos e sussurros? Sim. A leitura é um ato solitário e exclusivo. Aquele que tem o livro nas mãos sente as palavras, sempre silenciosas e audaciosas, penetrarem em seu âmago, interpreta-as e, assim, seu olhar capta novas imagens e nuances do acontecer. 

A literatura salva quando o leitor absorve a leitura e, tempos afora, dias e anos, fica ruminando e fazendo colares de pensamentos. É um processo que decorre da identidade que ele tem com o texto, que vai sendo construída durante a leitura. É uma relação íntima, quase secreta, entre autor e leitor. Segredos e sussurros? Sim. A leitura é um ato solitário e exclusivo. Aquele que tem o livro nas mãos sente as palavras, sempre silenciosas e audaciosas, penetrarem em seu âmago, interpreta-as e, assim, seu olhar capta novas imagens e nuances do acontecer. 

A voz da literatura tem vida real e imaginada. Desenha-a em imagens feitas de frases ou versos em toda sua rudeza e delicadeza. Os estilos literários têm maestria para abordar temas sensíveis de modo que na poesia, no romance, no ensaio ou na crônica o escritor faz suas expressões com intenções pré-definidas para modificar os modos de ser e existir do leitor. O autor é inquieto. Posto que sim. Escreve porque tem insatisfações e querências. Seus desassossegos vão ao encontro aos do leitor, que também quer se modificar, conquistar e fazer com que suas ideias abram novos caminhos. A vida é um espetáculo de cadências. Autores e leitores dançam a valsa dos lobos antes do amanhecer, no auge da madrugada.

Ainda estou lendo “A vida que ninguém que vê” de Eliane Brum, um livro de narrativas que mostra a vida de pessoas que vivem ao nosso lado, mas que não são percebidas. Que me reporta à obra de Richard Bach, “Fernão Capelo Gaivota”, ou ao do médico e psicanalista francês, Jacques-Marie Lacan, ou ainda ao “I Ching, o livro das mutações”. Que me reporta a vários autores literários, filósofos e pensadores, que falam sobre a existência de seres, com seus decorrentes e intensos processos de transformação. 

Somos mutantes!

A partir das características herdadas, das condições socioeconômicas, das experiências diárias e, segundo Lacan, da determinação “TU ÉS”, em que o outro (pessoas próximas) e o grande Outro (como a comunidade, a mídia e a moda) faz a todos nós, vamos nos edificando como pessoas. Por sorte, somos inconformados e borbulhantes. Queremos mais. Ir além. Ser de modo diferente. Melhorar. Estar leve e liberto ao morrer.   

A vida tem crueldades! Apresenta obstáculos, intransponíveis muitas vezes, especialmente para os invisíveis, devido à precariedade das condições de vida a que estão submetidos. A magia da vontade determinada, a resiliência inteligente e criativa, o amadurecimento do espírito, a agilidade da mente e a força do corpo nos possibilitam transformar o nosso status quo. O fundo do poço nos suga, mas a luz do fim do túnel nunca se apaga, inclusive para os cegos. Contudo Há que faz questão de não a ver. 

As impossibilidades são preponderantes. Entretanto temos capacidades que nos possibilitam investir na realização de propósitos. Os modos de ser, fazer e estar são transformados pelos esforços que acontecem na luta diária de uma vida. Podem ser em vão? Acredito que não. Em todas as batalhas há vitórias e derrotas. Não há magias e gratuidades, mas trabalho e mais trabalho.

Salve Fernão Capelo Gaivota!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Com goleada

sábado, 24 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Janela das Andorinhas se destaca na retomada do Campeonato da Cidade

        A bola voltou a rolar pelo Campeonato da Cidade em Nova Friburgo. A competição foi retomada após a breve paralisação, por conta do Carnaval, e teve a terceira rodada promovida no último domingo, 18, em Janela das Andorinhas, distrito de Riograndina. E o time da casa foi o destaque do dia, fazendo valer o mando de campo e garantindo a festa da torcida local.

Janela das Andorinhas se destaca na retomada do Campeonato da Cidade

        A bola voltou a rolar pelo Campeonato da Cidade em Nova Friburgo. A competição foi retomada após a breve paralisação, por conta do Carnaval, e teve a terceira rodada promovida no último domingo, 18, em Janela das Andorinhas, distrito de Riograndina. E o time da casa foi o destaque do dia, fazendo valer o mando de campo e garantindo a festa da torcida local.

Logo no primeiro duelo, o time de Janela das Andorinhas goleou o Córrego Dantas pelo placar de 4 a 1, com gols de Luan, Luigi, Pretão e Pepeto. Os gols sobraram na partida inaugural, mas faltaram para Amparo e Unidos do Alto, que logo na sequência, não conseguiram balançar as redes. No encerramento da rodada, o Vale dos Peões derrotou o Nilo Martins por 2 a 1.

A rodada de número quatro, neste domingo, 24, vai acontecer no Estádio Eduardo Guinle e terá início às 9h, com o jogo entre Unidos do Alto e Vale dos Peões. Logo na sequência a bola rola para Córrego Dantas x Nilo Martins. A partida entre Amparo x JDA, às 13h, fecha o fim de semana.

        Os times participantes se enfrentam em turno único, e após a realização de cinco rodadas, os quatro primeiros colocados irão avançar para as semifinais, marcadas para 10 de março, no estádio do Amparo. A decisão acontece no domingo seguinte, no Estádio Márcio Branco, em Stucky, ou no Eduardo Guinle. Na edição de 2023, o São Pedro da Serra ergueu o troféu de campeão.

Pela Copa Adalto Faria Salgado de Veteranos, a quarta rodada aconteceu no último sábado, 17, e contou com apenas uma partida: o Banquete derrotou o Ortfazenda pelo placar de 2 a 1.

Do mesmo modo, as quatro melhores equipes, ao final de oito rodadas, irão avançar para as semifinais, marcadas para serem realizadas no dia 23 de março. A grande decisão acontece no dia 30. As duas competições são organizadas por Jorge Freiman, através da JF Eventos.

 

Tabela - Campeonato da Cidade

1ª rodada - 28/01

Local: Lumiar

Amparo 1 x 0 Nilo Martins

JDA 3 x 4 Unidos do Alto

Vale dos Peões 1 x 1 Córrego Dantas

 

2ª rodada - 04/02

Local: Riograndina

Córrego Dantas 2 x 2 Unidos do Alto

Vale dos Peões 1 x 3 Amparo

JDA 2 x 1 Nilo Martins

 

3ª rodada - 18/02

Local: Janela das Andorinhas

JDA 4 x 1 Córrego Dantas

Amparo 0 x 0 Unidos do Alto

Nilo Martins 1 x 2 Vale dos Peões

 

4ª rodada - 25/02

Local: Eduardo Guinle

9h - Unidos do Alto x Vale dos Peões

11h - Córrego Dantas x Nilo Martins

13h - Amparo x JDA

 

5ª rodada - 03/03

Local a definir

09h - Nilo Martins x Unidos do Alto

11h - JDA x Vale dos Peões

13h - Amparo x Córrego Dantas

 

Semifinal - 10/03

Local: Amparo

 

Final - 17/03

Local: Stucky ou Friburguense

 

 

Tabela - Copa Adalto Faria Salgado de Veterano

1ª rodada - 20/01

Banquete 0 x 1 Amigos Unidos

Ortfazenda 1 x 3 Cordoeira

 

2ª rodada - 27/01

Juventude 5 x 1 Ortfazenda

Banquete 1 x 1 Puma

 

3ª rodada - 03/02

Cordoeira 1 x 1 Amigos Unidos

Juventude 3 x 1 Puma

 

4ª rodada - 17/02

Ortfazenda 1 x 2 Banquete

 

5ª rodada - 24/02

13h - Juventude x Cordoeira

15h - Ortfazenda x Amigos Unidos

 

6ª rodada - 02/03

13h - Puma x Amigos Unidos

15h - Banquete x Juventude

 

7ª rodada - 09/03

13h - Ortfazenda x Puma

15h – Cordoeira x Banquete

 

8ª rodada - 16/03

13h – Juventude x Amigos Unidos

 

Semifinal - 23/03

13h - 2º colocado x 3º colocado

15h - 1º colocado x 4º colocado

 

Final - 30/03 – 14h

  • Foto da galeria

    Equipe da casa, JDA foi o grande destaque da rodada do último domingo (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Eduardo Guinle receberá a rodada do Campeonato da Cidade neste fim de semana (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Friburgo está muito quente. É Carnaval!

sábado, 24 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 23 e 24 de fevereiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Friburgo está muito quente. É Carnaval! - Cidade vive em função do Carnaval 1974!. Milhares de turistas lotam hotéis e residências de familiares. Clubes, blocos e escolas de samba estão preparados para promoverem um “carná muito quente”. Prefeitura organizou esquema especial cobrindo atendimento em todos os setores. 

 

Edição de 23 e 24 de fevereiro de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Friburgo está muito quente. É Carnaval! - Cidade vive em função do Carnaval 1974!. Milhares de turistas lotam hotéis e residências de familiares. Clubes, blocos e escolas de samba estão preparados para promoverem um “carná muito quente”. Prefeitura organizou esquema especial cobrindo atendimento em todos os setores. 

 

Vilage, Saudade e Braunes vão disputar palmo a palmo na passarela - Depois de seis meses de exaustivos ensaios, cinco escolas de samba comparecerão à passarela da Avenida Alberto Braune para serem julgadas com base em 12 itens, que são: bateria, melodia, evolução, enredo, fantasias, figurinos, alegorias, conjunto geral, exibição de mestre-sala, comissão de frente, letra de samba-enredo e porta-bandeira.

 

Um da morte de Américo Ventura Filho: No meio da alegria, a saudade - Mesmo em meio às alegrias carnavalescas deste 23 de fevereiro de 1974, não poderíamos deixar passar sem registro, o 1º ano de falecimento de Américo Ventura Filho, nosso patrono. Decorrido um ano de seu passamento, o saudoso Américo Ventura Filho - padrão de jornalista para todos nós - continua fazendo falta para os que fazem A VOZ DA SERRA que, neste ano de nova direção, semanalmente tivemos que enfrentar problemas dos mais difíceis, sem que pudéssemos apelar para os sábios conselhos do nosso velho mestre. 

 

Funcionária da Haga ganha prêmio da Sociedade Médica - Com um sugestivo trabalho concebido com base numa cobra estilizada, Rosângela Ivan de Souza ganhou o concurso promovido pela Sociedade Médica de Nova Friburgo, que visou a criar para a sociedade um símbolo (logotipo) que a identifique visualmente. Rosângela, que é desenhista da Ferragens Haga e estudante do 3º científico (noturno) do Colégio Estadual, concorreu e ganhou entre os 41 trabalhos julgados por uma comissão. 

 

Polícia vai prender depois das 11 da noite - Quem, neste carnaval, depois das 11 horas da noite, não estiver portando um competente documento de identidade, poderá ser “convidado” a entrar num “camburão”, dar uma volta pela cidade, e ficar hospedado - durante algumas horas - nas confortáveis dependências de nossa delegacia, ali na Vila Amélia. 

 

E mais…

Quem quer descer ao centro da terra…

Country, Sociedade e Xadrez: Pontos altos do Carnaval…

Dois pastores muito ativos no sesquicentenário alemão…

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Nilza Azevedo, Leonides Chevrand, Antonio Américo Pecly Ventura (26); Ilka Peçanha (28); José Naegele, Marilene Bastos e Ruy Marra (2 de março); Rachel Lamblet Villaça, e Francisco Mastrangelo (3); Dora Wiedemann e Mariléa Teixeira (4); Jofre Salerno Fabris, Hubert Joepgen e Inês Bento de Mello (5); Geraldo Namen e Maria Elizabeth Carriello (6); Carlos Alberto Serápio Cardoso (7); Regina Maria Ferreira, Nair Egger e Murilo Cúrio (8); Amála Vasconcellos Lompreta, Lucy Silva e Walter Wiedemann (9); Alice Ventura Vidal, José Vasconcellos Coutinho, José Carlos Chevrand e Terezinha Almeida (10).

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

O melhor ou o pior dia da sua vida começa como outro qualquer

sábado, 24 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

O melhor ou o pior dia da sua vida começa como outro qualquer. Você acorda, bebe dois copos de água, alguns bebem o primeiro copo com um limão espremido. Cada um com seu ritual, cada qual com seu hábito. Há os que escovam os dentes antes de qualquer coisa, outros que só após tomar o café da manhã. Há quem sequer tome café da manhã. No dia em que decidiu beber um copo de leite, teve dor de barriga o dia todo. Ficou um trauma, por culpa do leite ou não. Melhor se precaver? 

O melhor ou o pior dia da sua vida começa como outro qualquer. Você acorda, bebe dois copos de água, alguns bebem o primeiro copo com um limão espremido. Cada um com seu ritual, cada qual com seu hábito. Há os que escovam os dentes antes de qualquer coisa, outros que só após tomar o café da manhã. Há quem sequer tome café da manhã. No dia em que decidiu beber um copo de leite, teve dor de barriga o dia todo. Ficou um trauma, por culpa do leite ou não. Melhor se precaver? 

Os dez minutos a mais na cama, por reverenciada preguiça, precisam ser recuperados para não chegar atrasado: as louças sujas terão de ser lavadas à noite. Arrumar a cama — pesquisas científicas comprovam — proliferam fungos e bactérias, portanto deixar bagunçada previne alergias e outros problemas.    

E você sai de casa com o objetivo de trabalhar, levar os filhos na escola, ir ao médico, à farmácia, pensa que antes de retornar tem que passar na padaria. Comprar pães, queijo, presunto ou apenas mortadela. Quem sabe um cigarro no varejo? Nem fuma. Quem sabe se hoje decide fumar para aliviar o provável estresse com o chefe, com o trânsito, com as notícias do jornal. Melhor garantir a perversa tolice consigo mesmo ou a ousadia ingênua de experimentar algo novo ao fim do dia. Mas a padaria é só na volta. Por que se preocupar com isso agora, logo cedo? Saímos sempre na esperança de retornar. 

Já no caminho, lembra que esqueceu um papel qualquer em casa. Não há porque voltar ou talvez seja imprescindível retornar. Está tudo digital e o tal papel não está nas nuvens. E aquela decisão de voltar ou não pode alterar todo o dia. A sucessão de fatos. 

Perigos de que se salvou ou outros que alimentou e que sequer estavam programados para cruzar seu destino. Nunca se sabe. Porque por mais que nos façam querer crer, boa parte das coisas não dependem exclusivamente da gente. Acontecem por uma conjunção de fatos alheios, por pessoas diversas que conhecemos, chamamos pelo nome e outras que nunca vimos ou jamais veremos. Não temos controle de tudo, se é que temos controle de algo. 

De repente, se conhece o homem ou a mulher da sua vida. Apenas um lance, uma paixão avassaladora. Talvez, nada aconteça ou conheça alguém que se tornará importante conselheiro, um amigo para o resto dos seus dias. Um cão ou um gato abandonado que, sabe se lá porquê, te compadece e você, que sequer gosta de bichos de estimação, resolve levar o filhote para casa. 

Pode ser que no caminho para o trabalho ou na volta do almoço se meta em uma enrascada sem saída, seja envolvido em um acidente, um crime. Pode ser que o coração falhe, as pernas bambeiam. Pode ser que o coração acelere e as pernas tremam pelas borboletas voando no estômago. Tudo é possível. Até aquilo que não se imagina. Que horas você volta hoje?     

O melhor ou o pior dia da sua vida começa como outro qualquer. A maioria é apenas um dia comum, sem grandes acontecimentos. Mas todos contam sua história, escrita por você e por um monte de pessoas que te rodeiam e por tantas outras que você só vê na televisão. 

Uma mensagem do Cortella na rede social pode te fazer ver o que não via. Do nada, te toca, mexe com você. Parece que foi escrita para você naquele exato momento de sua evolução. Se vê no espelho e por razões desconhecidas, enxerga sua alma nu. Quais os seus sonhos? Quais eram os seus propósitos de menino quando você sequer sabia o significado de propósito? 

Há dias, bons ou ruins, que abrem capítulos do livro que conta a sua vida. Outros tantos que apenas enchem linguiça. Dias impactantes mereceriam um livro inteiro. Filmes não são entediantes porque fazem recortes dessas brevidades importantes. Tudo pode mudar em um instante. A questão é que o melhor ou o pior dia da sua vida começa como outro qualquer. 

Mas nossas vidas não são filmes. Seus enredos não podem ser resumidos em minutos e vivemos, vivemos e vivemos bocejando; trabalhando; procurando; passando pelo cotidiano de simplicidades e simplificando ou não o que é complexo; cumprindo afazeres banais e essenciais; adiando; suportando; desejando; admirando; sentindo saudade; ansiando; explodindo nos mais variados sentimentos. Não somos passíveis de edição.  

O que foi o melhor dia pode ser superado por outro melhor ainda, tanto quanto o pior. E todos começaram ou começarão como outro qualquer. O que foi o melhor poderá virar o pior. O que foi pior pode ser a grande lição para te preparar para o melhor que veio ou virá. É uma coleção dinâmica essa que fazemos…    

Saímos de casa com a intenção de voltar. Com que bagagem voltaremos? Voltaremos???

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Macaé de Cima

sábado, 24 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

“A estrada de acesso à localidade de Macaé de Cima está praticamente intransitável. Sou proprietária aqui e junto com vizinhos temos feito contato contínuo com a Prefeitura de Nova Friburgo, que promoveu intervenções somente em três quilômetros da estrada no último trImestre de 2023 e não voltou mais. A alegação para a interrupção do serviço é que as  máquinas precisaram ser levadas para uma emergência em Rio Bonito (onde tem mais votos). Dizem que vão retornar, mas sem previsão. Nós, moradores, não aguentamos mais fazer mutirões para roçar, desentupir as valas e colocar barro.

“A estrada de acesso à localidade de Macaé de Cima está praticamente intransitável. Sou proprietária aqui e junto com vizinhos temos feito contato contínuo com a Prefeitura de Nova Friburgo, que promoveu intervenções somente em três quilômetros da estrada no último trImestre de 2023 e não voltou mais. A alegação para a interrupção do serviço é que as  máquinas precisaram ser levadas para uma emergência em Rio Bonito (onde tem mais votos). Dizem que vão retornar, mas sem previsão. Nós, moradores, não aguentamos mais fazer mutirões para roçar, desentupir as valas e colocar barro. A estrada está cheia de valetas e pedras. O transporte escolar acabou sendo suspenso aqui pela Secretaria Municipal de Educação por falta de segurança para os alunos. Como fica esse povo? Sem acesso, sem escola e também sem saúde, pois a equipe médica que atende a região das Cabeceiras também não consegue chegar. Até a igreja pode ficar sem missas por causa das más condições da estrada.”

Carla

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.