Blogs

Azevedos irão à júri

sábado, 16 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 16 e 17 de março de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Edição de 16 e 17 de março de 1974 

Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes 

Azevedos irão à júri - Acolhendo a denúncia do promotor Stenio Lurtgardes Neves, especialmente designado pela Corregedoria de Justiça do Estado do Rio para atuar no caso Guido Daflon, o Juiz Aruray Caramuru Grion — que funciona na instrução criminal — pronunciou os irmãos Azevedo — Paulo Vassalo, Rodolpho e Gilberto —, como incursos nas penas do art. 121, parágrafo 2º, inciso IV, combinado com o art. 25, todos do Código Penal. 

Odontologia muito quente: estoura crise - Demissionário o professor Miguel Bittencourt, antigo diretor da Faculdade. Ingerência da professora Dilva Moraes é motivo de demissão. Crise ameaça alastrar-se com demissão de mais 16 professores. 

Geisel: novo Presidente, novas expectativas, novo Ministério - O Brasil, desde ontem, sexta-feira, 15, tem novo Presidente da República, o General Ernesto Geisel, eleito por uma esmagadora maioria do nosso colégio eleitoral. Em Brasília, perante mais de uma centena de delegações estrangeiras, o General Geisel recebeu das mãos do ex-Presidente Médici, a faixa verde-amarela de Presidente da República do Brasil.  

No Sesqui da Imigração Alemã: por que não um marco? - No momento em que nos preparamos para comemorar o sesquicentenário do início da colonização alemã no Brasil, estranhamos que os poderes públicos (executivo e legislativo municipais) ainda não tenham pensado em gravar os festejos do sesquicentenário alemão em Friburgo com um marco comemorativo do início da colonização alemã em nosso município. 

 

Pílulas

A desapropriação do cinema Marabá, anunciada aos quatro cantos, confirmada através de um ato oficial, acabou com quase todas as “realizações” do nosso prefeito: grotescamente. Primeiro desapropria, depois é que vai ver que “não era vantajosa para a municipalidade a expropriação…” Êta governozinho bagunçado, sô! 

Nós daqui fomos favoráveis à medida por entender que dos males o menor, pois Friburgo bem ou mal, errado ou certo, ganharia um teatro, velha aspiração de uma população sedenta de arte. Na ocasião, comentamos que o Leal, além de estar melhor localizado, tinha condições de funcionabilidade bem melhores que o Marabá. O Teatro Leal possui um sistema acústico dos mais perfeitos, sendo também um prédio de construção centenária e que deveria ser até mesmo tombado pelo Patrimônio Histórico. 

 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de:  Victor Eduardo Hamelmann (18); Edésio José Alves e Odilon Humberto Spinelli (19); Dalvacy Rego Almeida, Custódio José de Almeida, Maria José Braga, José Gonçalves Bertão e Jamalice Borges Pinheiro (20); Flora Sertã da Silveira, José Carlos Jardim, Maria José Jardim e Lourdes Lessa Ventura (21); João Baptista Spinelli (22); Aracy Cúrio, Arlindo Angelino Polo, José Dutra da Costa e Gisele Imbronise (23); Richard Ihns (24).

 

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Lixo no Cônego

sábado, 16 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

“Passamos de novo nesta sexta-feira, 15, pelo Pavilhão das Artes e até o momento não foi feito nada em relação ao lixo e entulho, além de uma retroescavadeira quebrada também abandonada lá, nos arredores do espaço. Inclusive alguns vizinhos presenciaram mais dois caminhões da prefeitura despejando ainda mais lixo no terreno, ontem. Isso é um absurdo! A prefeitura não está nem aí!”, esbravejou um leitor, em áudio enviado à redação do jornal, nesta sexta, o mesmo que faz a denúncia no início desta semana.

Moradores do Cônego

“Passamos de novo nesta sexta-feira, 15, pelo Pavilhão das Artes e até o momento não foi feito nada em relação ao lixo e entulho, além de uma retroescavadeira quebrada também abandonada lá, nos arredores do espaço. Inclusive alguns vizinhos presenciaram mais dois caminhões da prefeitura despejando ainda mais lixo no terreno, ontem. Isso é um absurdo! A prefeitura não está nem aí!”, esbravejou um leitor, em áudio enviado à redação do jornal, nesta sexta, o mesmo que faz a denúncia no início desta semana.

Moradores do Cônego

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Alto nível

quinta-feira, 14 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo realiza etapa de abertura do Circuito Regional 2024 de Xadrez

Torneio Aberto de Nova Friburgo, em 2023, foi sucesso e colocou o município na rota do Circuito Regional (Foto: Divulgação)

 

Nova Friburgo realiza etapa de abertura do Circuito Regional 2024 de Xadrez

Torneio Aberto de Nova Friburgo, em 2023, foi sucesso e colocou o município na rota do Circuito Regional (Foto: Divulgação)

 

        Após o sucesso do I Torneio Aberto de Nova Friburgo em 2023, o Clube de Xadrez Municipal, em parceria com a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, vai contemplar nossa cidade com a etapa de abertura do Circuito Regional 2024. O evento acontece no próximo final de semana, dias 23 e 24 de março, no prédio da Oficina Escola de Artes, no antigo Fórum da cidade, na Praça Getúlio Vargas, Centro.

O torneio é aberto a atletas federados ou não, e contará com a presença dos principais jogadores do cenário estadual. As inscrições podem ser feitas através do sistema sympla, até o dia 21 de março, próxima quinta-feira. As taxas variam entre R$ 40,00 (para federados e regulares) e R$ 80,00 (não federados).

De acordo com os organizadores, além de saber jogar, o único requisito é anotar as partidas, uma vez que este é um evento oficial da Federação. O torneio será disputado em seis rodadas, sendo três no sábado e três no domingo. Em cada partida, os jogadores terão 45 minutos e mais 15 segundos de acréscimo por lance jogado. A primeira rodada será disputada no sábado, 23, a partir das 13h30, após o congresso técnico no qual as principais regras são colocadas para os participantes. Já no domingo, 24, o início da quarta rodada está marcada para 10h, com a cerimônia de encerramento prevista para 18h.

A premiação prevê troféus para os três primeiros colocados e medalhas do quarto ao 10º lugar de cada uma das categorias, tanto no geral como no sub-14, sub-18, acima de 60 e feminina. Niterói, Cabo Frio, São João de Meriti, Paraty e Macaé também receberão etapas do torneio. O evento conta com o apoio da prefeitura através das secretarias de Cultura, Educação e Esportes e Lazer.

De acordo com a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, entre os objetivos do evento estão desenvolver a prática do xadrez no Estado, promover a movimentação do Rating Fexerj, contribuir para o cálculo da Taça Eficiência e classificar para o Campeonato Estadual Absoluto.

 

Primeira visita

Copa de 2027: Rio recebe delegação de inspeção da Fifa

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, recebeu a delegação no Museu da Confederação Brasileira de Futebol​ (Foto: Divulgação)

        A cidade do Rio de Janeiro recebeu, na última semana, a visita de uma delegação da Fifa que está inspecionando o Brasil como parte do processo de candidatura do país para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. Nesta jornada inicial de trabalho a equipe da federação internacional de futebol conheceu o estádio do Maracanã, além de centros de treinamentos para equipes e árbitras, hotéis e centro de imprensa.

No final do dia a delegação visitou o Museu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e foi recebida pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues: “É um orgulho receber a delegação da Fifa em nosso país. Nestes dias, vamos mostrar em detalhes o projeto brasileiro para receber a Copa do Mundo de 2027. Tenho certeza de que faremos o melhor mundial feminino da história”.

Após a parada na Cidade Maravilhosa, a comitiva, liderada pela diretora-chefe de futebol feminino da Fifa, a neozelandesa Sarai Bareman, inspecionará, até a próxima sexta-feira, 23, as cidades de Brasília, Salvador e Pernambuco.

“A gente não precisa investir, a gente não precisa construir, a gente já tem um país praticamente pronto para receber uma Copa do Mundo. Temos equipes de trabalho prontas para executar a Copa do Mundo. E a gente tem uma população apaixonada por futebol, um monte de meninas que amam o futebol feminino e que gostariam de ter esse espaço, essa oportunidade”, declarou Valesca Araújo, a responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações do evento.

O Brasil disputa o privilégio de sediar o Mundial de 2027 com outras duas candidaturas conjuntas: Estados Unidos/México e Bélgica/Alemanha/Holanda. A sede da próxima Copa de Futebol Feminino será conhecida no dia 17 de maio.

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Já pensou em trocar sua corretora ou banco de investimentos?

quinta-feira, 14 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

E se, por algum motivo, você quer ou precisa trocar de corretora ou banco de investimentos. O que acontece com seus investimentos?

E se, por algum motivo, você quer ou precisa trocar de corretora ou banco de investimentos. O que acontece com seus investimentos?

Essa pergunta exige resposta clara, afinal é o seu dinheiro e você precisa ter total controle sobre o que acontece ou deixa de acontecer. Portanto, fica definida como obrigação aos prestadores de serviço de custódia, de acordo com a Instrução CVM nº 542, que “o custodiante deve realizar a transferência dos valores mobiliários, bem como dos eventuais direitos e ônus a eles atribuídos, ao custodiante indicado pelo investidor”. Além disso, o mesmo artigo em questão – no parágrafo seguinte – define que “a transferência dos valores mobiliários a outro custodiante deve obedecer a procedimentos razoáveis, tendo em vista as necessidades dos investidores e a segurança do processo, e deve ser efetuada em, no máximo, 2 (dois) dias úteis contados do recebimento, pelo custodiante, do requerimento válido formulado pelo investidor”.

Trazer as palavras da CVM para este espaço foi decisão que contou com a necessidade de mostrar a obrigatoriedade, de fato, das instituições custodiantes efetuarem toda transferência de custódia solicitada pelo investidor. Contudo, algumas regras específicas precisam ser pontuadas.

Ao falar em prazo de dois dias úteis, estamos nos referindo apenas a valores mobiliários e isso não inclui fundos de investimentos e produtos específicos ofertados apenas pela corretora de origem (instituição cedente). Fundos, por exemplo, têm prazo diferente e pode ser de até 30 dias úteis para completar portabilidade. Ademais, produtos específicos, como operações atreladas a crédito colateralizado, por exemplo, não fazem parte das obrigações de portabilidade da agente custodiante.             Portanto, esteja atento ao que compõe sua carteira e estratégia de investimentos antes de iniciar qualquer processo de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM).

E é sobre estratégia, a propósito, o assunto de agora. Por que você quer mudar de instituição? Por que você precisa efetuar uma STVM?

Existem duas possibilidades genéricas que se estendem em muitos pontos específicos, mas geralmente se resumem a produtos oferecidos ou serviços prestados. Sobre produtos, costumam ser motivos cíclicos: por vezes está melhor aqui, por vezes está melhor lá (é claro, comparando instituições concorrentes de qualidades semelhantes). Serviços, por sua vez, é o que mais provoca a necessidade ou vontade da transferência. Afinal, qualidade de atendimento é imprescindível para quem valoriza o próprio patrimônio.

Hoje não vim aqui cheio de informações técnicas e te ensinar o passo a passo de um processo STVM. Vim com o objetivo de te mostrar a possibilidade e, caso esteja pensando nisso, te ajudar a refletir sobre seus motivos. Entender estes pontos é fundamental para tomar sua decisão. Portanto, estude, pense, repense, e escolha a melhor decisão para seu patrimônio. Espero ter contribuído.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Estudemos

quinta-feira, 14 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Um conselho recorrente que costumo dar ao longo da vida é muito simples e verdadeiro ao mesmo tempo: estude. Naturalmente, vivemos em um país absolutamente desigual, sem oportunidades para todos. Isso faz com que o acesso à educação de qualidade, infelizmente, não seja privilégio de todos. Mas meu ponto é outro e ele parte do esforço pessoal, do espírito de busca, da vontade de aprender e do objetivo de construção de algo melhor para si próprio, para os outros, para o planeta.

Um conselho recorrente que costumo dar ao longo da vida é muito simples e verdadeiro ao mesmo tempo: estude. Naturalmente, vivemos em um país absolutamente desigual, sem oportunidades para todos. Isso faz com que o acesso à educação de qualidade, infelizmente, não seja privilégio de todos. Mas meu ponto é outro e ele parte do esforço pessoal, do espírito de busca, da vontade de aprender e do objetivo de construção de algo melhor para si próprio, para os outros, para o planeta.

Como professora, por exemplo, aconselhar aos alunos a estudarem é prática rotineira, quase lugar comum. Mas vai além disso. Aconselho por amor, pois acredito verdadeiramente que por meio dos estudos damos passos mais largos em rumo a algo que tende a ser melhor. É justamente renunciando tempo e energia dispendido com algumas outras atividades para focar em nossa qualificação e aprendizado, que organizamos de forma correta cada tijolinho de nossa pirâmide de conhecimento.

Conhecimento sólido não se conquista da noite para o dia. Demanda tempo, dia após dia, leitura, diálogo, métodos de estudos. Requer paciência, motivação, empenho, organização e principalmente, vontade. Não me refiro, neste ponto, ao dia a dia de salas de aulas em escolas, cursos e universidades. Quero falar sobre o esforço pessoal em estudar onde estiver em qual circunstância for, como prioridade para o crescimento pessoal e profissional. Refiro-me à leitura, à conscientização responsável, à busca por boas fontes, à construção da capacidade de debate civilizado, às críticas construtivas.

A verdade é que o conhecimento de alguma maneira segue o fluxo de dentro para fora e não o inverso. Nós é que precisamos verificar dentro da realidade única que cada um temos, qual será nosso investimento em algo que apesar de abstrato, é absolutamente valioso, intransponível e irrenunciável: o conhecimento adquirido por meio do estudo ao longo dos anos.

Ao nos depararmos com uma sociedade desigual, com dificuldade de diálogo e apontamentos de soluções e alternativas, com informações desencontradas e transmitidas em meio a um fluxo intenso, creio que seja um sinal claro para que continuemos estudando e incentivando pessoas a fazê-lo não só em benefício próprio e de suas conquistas que certamente advirão por meio dos estudos, mas também por nossa sociedade, pelo presente e futuro da humanidade.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo sem IFF

quarta-feira, 13 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo foi preterida e o Instituto Federal Fluminense da Região Serrana será na cidade vizinha de Teresópolis. O anúncio feito pelo Governo Federal contempla 100 novos institutos tecnológicos no país, dos quais seis no estado do Rio de Janeiro. Além de Teresópolis, foram escolhidas São Gonçalo, Magé, Belford Roxo e a capital com dois (Complexo do Alemão e Cidade de Deus).

Bons tempos

Nova Friburgo foi preterida e o Instituto Federal Fluminense da Região Serrana será na cidade vizinha de Teresópolis. O anúncio feito pelo Governo Federal contempla 100 novos institutos tecnológicos no país, dos quais seis no estado do Rio de Janeiro. Além de Teresópolis, foram escolhidas São Gonçalo, Magé, Belford Roxo e a capital com dois (Complexo do Alemão e Cidade de Deus).


Bons tempos

Outrora prestigiada, Nova Friburgo não vem tendo destaque no cenário atual. Nos anos 2000, também no Governo Lula, Nova Friburgo ganhou a UFF, que assumiu a antiga Faculdade de Odontologia e recebeu também um Cefet, ambos em pleno funcionamento. A UFF ampliou o número de cursos, para além da odontologia tem Ciências Biomédicas e Fonoaudiologia. O Cefet ampliou seu espaço e além de cursos técnicos e universitários, conta com ensino médio.


IFF em Cordeiro

O município vizinho de Cordeiro também será indiretamente beneficiado pelos anúncios federais de expansão do ensino profissionalizante. O IFF instalado no Parque de Exposições será federalizado, com a promessa de ampliação dos cursos ofertados. No entanto, não foi anunciado o prazo para que a medida ocorra.

 


Cadê o Centro Tecnológico anunciado?

Vale lembrar que em junho de 2021 foi anunciado com bastante pompa pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e pela Prefeitura, um Centro Tecnológico, em Nova Friburgo, de um total de oito pelo Estado. Houve até visita dos políticos ao terreno onde seria instalado, na altura do Córrego Dantas. Ficou só no anúncio. O terreno segue lá e o Centro Tecnológico friburguense nunca sequer foi prototipado.        


Devaneios

À época, as autoridades afirmavam que o Centro Tecnológico de Nova Friburgo contaria com ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o ensino a distância do Cecierj, além de cursos de inovação e tecnologia da Faperj. Os cursos teriam foco na agricultura familiar, no polo têxtil, metal-mecânico e inovação. O silêncio dos que fizeram o anúncio posterior à não vinda do Centro Tecnológico, diz tudo.  
 

 

2º lugar nacional

Uma aluna do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, conquistou o prêmio nacional MTP/RJ. Nathany Martins Gomes ficou em 2° lugar no concurso do Ministério Público do Trabalho, na categoria Conto. Como premiação, ela foi agraciada com medalha, certificado e ainda um tablet. 


Prêmio 2024

O prêmio é voltado para alunos de escolas públicas e consta de várias etapas entre a seleção e premiação dos melhores trabalhos sobre trabalho infantil, profissionalização do adolescente e segurança e saúde nas escolas. O projeto MPT na Escola 2024 já começou e abrange estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Os alunos de toso o país podem concorrer nas categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.

 


Câmeras proibidas

A plataforma de aluguéis temporários Airbnb anuncia que a partir de 30 de abril não vai mais permitir câmeras no interior das hospedagens listadas em sua plataforma. Segundo a empresa, a medida se estende a espaços externos com maior risco de exposição da privacidade do hóspede, como chuveiros e saunas. É uma determinação global, para todos os países onde a empresa atua.


Privacidade

As normas atuais permitem que os donos das acomodações possam instalar câmeras em áreas de convivência comum, como salas e corredores, desde que os aparelhos não sejam escondidos. Além disso, a presença de câmeras deve estar sinalizada no anúncio. Como a maioria dos anúncios não informa a existência de câmeras de segurança, a empresa espera que a nova política afete apenas um grupo seleto de anunciantes. As mudanças vieram após consulta com usuários da plataforma, donos de imóveis e especialistas em privacidade.


Intimidade preservada

De vez em quando, há denúncias de locadores sobre câmeras escondidas em espaços íntimos. A plataforma já proíbe isso, mas com a medida espera deixar ainda mais claro que não será tolerada  a colocação de câmeras de segurança no interior ou o monitoramento de quaisquer espaços internos de um imóvel, incluindo espaços comuns de anúncios de quartos privados. O mesmo vale para hotéis e pousadas.


Banimento

Quanto a punições, a empresa diz que tomará medidas contra quem violar a regra, o que pode levar até à remoção da acomodação na plataforma. Anúncios e anfitriões podem ser suspensos durante uma investigação, e o Airbnb disse que pode trabalhar ao lado de autoridades policiais, se necessário.


 

Friburguense

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro manteve apenas um time tendo acesso da segundona para a elite, no entanto, com dois rebaixados para a terceirona. E é isso que neste momento mais interessa ao Friburguense. Há expectativa de mudança para 2025, com dois times caindo da primeira para a segunda e dois subindo de 2025 para 2026. No entanto, isso só será definido em novembro, com o Estadual de 2025. O sonho do Friburguense é voltar para a segundona neste ano, mas para tanto, terá que passar pelo calvário da terceira.


A segundona

Enquanto a terceirona só começa em setembro, a segundona teve a tabela sorteada nesta semana, com início marcado para 18 de maio e término em 17 de agosto. Com exceção da 5ª rodada, todos os jogos acontecerão aos fins de semana. O regulamento é o mesmo da Primeira Divisão, todos contra todos em turno único, com os quatro primeiros passando às semifinais. 


A terceirona

O mesmo regulamento deve nortear a Terceirona, que no momento tem dez clubes, ao invés dos doze previstos. Goytacaz e Barra da Tijuca pediram licença de um ano. Voltam na quarta divisão em 2025. No regulamento da segundona, uma pista de que a terceirona terá 12 participantes, há previsão de no caso de desistência por licença ou punição desportiva ou administrativa, automaticamente a vaga será preenchida pela(s) melhor(es) classificada(s) da divisão inferior. Neste caso, as vagas abertas por Goytacaz e Barra da Tijuca devem ser preenchidas por Bonsucesso e Zinzane.   


Vaga na Copa Rio

O mesmo entendimento se aplicaria à Copa Rio, competição mata-mata que dá vaga no Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil. Desta forma, o Friburguense deve herdar uma das vagas conquistadas por Barra da Tijuca e Goytacaz, 3º e 4º respectivamente na Terceirona do ano passado. O Friburguense terminou em 5º e não teria direito de participar da competição. A Copa Rio tem início previsto para agosto.  


Combate à manipulação de resultados

Outro ponto importante e inovador, que deve ser aplicado também na terceirona, já antecipado pela coluna desde o ano passado, diz respeito à manipulação de resultados. A Federação prevê punições severas: a associação condenada definitivamente por manipulação de resultado, além e independentemente das sanções disciplinares, será automaticamente desfiliada e impedida de processo de refiliação por cinco anos, além de multa no valor de R$500.000, ainda que a condenação ocorra após o término da competição. 


Clubes terceirizados

Além dos órgãos de controle externos, a Federação terá uma empresa de integridade comprovada para fazer análises e em caso de suspeita enviará à Justiça Desportiva e também à Justiça Comum. O placar ficará ainda em suspenso. O regulamento também prevê, pela primeira vez em um campeonato da FFERJ, a condição de clubes que terceirizam seu futebol. Será obrigatória a apresentação do vínculo, o que não representa que a instituição estará salva das punições, em caso de manipulação de resultados, mesmo com gestor fora dos quadros associativos do clube.      


Formatada

O Friburguense, portanto, já conhece 9 dos seus 11 adversários na luta para retornar à segundona: Paduano, Pérolas Negras, Macaé, São Gonçalo, Nova Cidade, Belford Roxo, São Cristóvão e provavelmente, Zinzane e Bonsucesso. A competição será completada pelos dois times que serão rebaixados da segundona. O sonho: subir para a segundona do ano que vem, com campeão e vice subindo à elite, em 2026, e claro, voltar a uma competição nacional, em 2025, em caso de título ou vice da Copa Rio.   

 


Homenagem

Não poderíamos terminar a coluna de hoje sem prestar uma homenagem à família Ruiz, em memória do querido Sílvio Ruiz. Empreendedor, festeiro e apaixonado por Nova Friburgo, Sílvio Ruiz ou apenas Seu Sílvio, foi uma das pessoas mais decentes que essa cidade já teve. Criador do Bloco das Piranhas, da Banda da Predial, teve seu último carnaval em fevereiro passado, mesmo já adoentado. Mas era para ele, a sexta de carnaval, um dos dias mais celebrados junto da família, amigos e desconhecidos. Acolhedor, conseguiu passar esse legado aos filhos e netos, garantindo por mais gerações a tradição que inventou. Seus empreendimentos seguem firmes e destacam Nova Friburgo como um polo imobiliário e da construção civil. À toda querida família Ruiz, aos amigos da Predial, nosso reconhecimento por ter em Nova Friburgo alguém que ajudou e iluminou tanto essa cidade, com bom exemplo, força do trabalho e visão de quem sempre enxergava além.        


 

Palavreando

“O cronista é um colecionador. Não de botons, tampinhas de cerveja ou de selos. Também. Mas coleciona histórias, dessas catadas nas calçadas, nos campos de lírios, na festa das ruas, no murmurinho das multidões que podem ser de duas, três ou mais pessoas e até cães e gatos”.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Aceite a luz

quarta-feira, 13 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Todo reino dividido contra si mesmo será desolado, não permanecerá. Homens e mulheres desonestos, seja na administração de um país, um Estado, uma prefeitura, uma empresa privada ou do governo, um negócio, uma igreja, um lar, não subsistirão. Qualquer erro pode ser perdoado quando há arrependimento sincero e mudança de atitude. Não há perdão quando se insiste no erro e se rejeita continuamente a verdade, a luz. O corrupto se sentencia a si mesmo no que faz. Os frutos do seu comportamento e trabalho se revelam malignos e destrutivos.

Todo reino dividido contra si mesmo será desolado, não permanecerá. Homens e mulheres desonestos, seja na administração de um país, um Estado, uma prefeitura, uma empresa privada ou do governo, um negócio, uma igreja, um lar, não subsistirão. Qualquer erro pode ser perdoado quando há arrependimento sincero e mudança de atitude. Não há perdão quando se insiste no erro e se rejeita continuamente a verdade, a luz. O corrupto se sentencia a si mesmo no que faz. Os frutos do seu comportamento e trabalho se revelam malignos e destrutivos.

A luz da vida vai sobre todos. Muitos a rejeitam por conflitos de interesses, por egoísmo e por terem um coração materialista ganancioso de poder econômico e de outros poderes na sociedade. A luz brilha nas trevas da mente de todos nós para clarear e nos tirar da escuridão e do comportamento doentio, pernicioso e corrupto. Mas insistindo nas trevas, não é possível compreender a luz. A luz diz à nossa consciência: “A verdade é essa! O caminho da justiça é esse!” Mas muitos escolhem a mentira e a injustiça. Rejeitar a luz é saborear a morte da ética, da boa moral, da dignidade, da espiritualidade sadia, do sentido útil da vida para o bem.

O autoengano surge da rejeição da luz. A luz mostra os defeitos de caráter para poder ocorrer a cura mental, que processada trás benefícios para si mesmo e para as pessoas em volta. Indivíduos malignos não têm ideia de como as pessoas do bem facilitam a vida deles. A existência das pessoas da verdade é que faz com que a vida dos maus possa ser melhor.

Parece que muitos rejeitam a luz e seguem na corrupção, entre outros fatores, como interesse pelo poder, porque a luz revela os defeitos de caráter e eles não se interessam em ter melhor caráter. Querem seguir nos prazeres mundanos custe o que custar, usando o que for preciso para ficarem na zona de conforto, sem pudor ou vergonha por maus atos. Temem a luz por ela revelar suas motivações sujas, daí escolhem as trevas em vez da luz e chamam de luz o que é escuridão.

Eles não têm desculpa. A luz sempre chega para todos. Finalmente terão que enfrentá-la quando será tarde demais. Não se pode rejeitar a luz o tempo todo de forma impune. A rejeição crônica da verdade leva a pessoa que a rejeita a crer que ela tem a verdade. Sua mente fica cauterizada de tal modo que passa a crer e dizer que a mentira é a verdade. É perigoso persistir na mentira, na corrupção, na injustiça. Na paixão obstinada pelo poder, é possível uma pessoa ir tão longe da verdade que lisonjeia a si mesma como se estivesse fazendo o bem. E seguindo nesse curso na vida, irão colher o que plantaram.

No livro de Êxodo na Bíblia, lemos que o Faraó do Egito no tempo de Moisés, endureceu seu coração não deixando o povo de Israel ser liberto da escravidão e ir para Canaã. O Deus Criador, então, deixou que Faraó seguisse com sua obstinação e colhesse os frutos de suas escolhas, como Deus faz com todos, dando a liberdade de escolha. Faraó escolheu desafiar Jeová, o “Eu Sou”. Ele rejeitou a luz. Quando Deus disse a Faraó: “Deixa Meu povo ir”, o rei disse com nariz empinado e cheio de orgulho: “Quem é Jeová para que eu possa obedecer Sua voz e deixar Israel ir?” O rei do Egito, ao rejeitar a luz, ficou tomado pelo pior dos tiranos, que é o eu (self), o qual sozinho, sem poder de cima controlando, complica tudo, destrói o bem.

Milhões repetem esta postura de Faraó, rejeitando a luz da verdade. As trevas são o resultado da não submissão à verdade que chega à consciência. Isso perturba muito o bem estar de uma nação, de um Estado, de um município, de uma família e de uma instituição. A verdade e a luz não forçam as pessoas a aceitá-las.

Não é agradável negar o eu que quer dominar, controlar, manipular. Não foi sem boa razão que Jesus disse que você só pode entrar no reino da luz se negar seu eu e obedecer à verdade e seguir a luz que vem para todos. Aceite e siga a luz.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Crônica: Uma cidade abandonada e seus gestores no mundo de Nárnia

quarta-feira, 13 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Estava conversando com um cliente, dia desses. Ele comentava sobre como o bairro em que morava, que eu não conhecia, estava em um completo estado de abandono. Descreveu-o com sendo um bairro de boa gente, esforçada e ótimo caráter. “Só tem um probleminha: lá as coisas são tão atrasadas que o Fantástico passa na quarta-feira.” Rimos.

Estava conversando com um cliente, dia desses. Ele comentava sobre como o bairro em que morava, que eu não conhecia, estava em um completo estado de abandono. Descreveu-o com sendo um bairro de boa gente, esforçada e ótimo caráter. “Só tem um probleminha: lá as coisas são tão atrasadas que o Fantástico passa na quarta-feira.” Rimos.

Logo depois, me apressou no atendimento e explicou que em dias de chuva, alguns carros não sobem por conta do barro que fica fofo, fazendo os veículos atolarem. E eis que, por um milésimo de segundo, ou talvez mais, julguei como a nossa cidade está repleta de muitos lugares como estes. Lugarejos esquecidos, sem o mínimo do básico e quem dirá, uma estrada decente.

Noutro dia, eu e um querido amigo, que mora no Rio, andávamos de carro. Ele comentava sobre os planos de vida e salientou algumas vezes – mais do que o normal - que não gostava muito de retornar à Friburgo. Causava-lhe uma sensação estranha, dizia ele. Apesar de beirar os 30 anos de idade e dar inícios de calvície, acostumou-se com a vida um pouco mais agitada e com “coisas para fazer”.

Enquanto passávamos pela região do Cônego/Cascatinha (afinal, ninguém sabe onde começa e termina cada bairro) lembro de pararmos o assunto e nos surpreendermos com a altura dos matagais nas ruas e calçadas. Ouso dizer que até os cavalos que habitualmente ficam soltos na região tem se espantado com o tamanho do mato. Não à toa, estão até mais gordinhos.

Em bairros como Nova Suíça, Amparo e Vale dos Pinheiros, a proposta para a vida animal é até um pouco melhor, eu diria. Além do mato, diversos buracos na rua servem como um verdadeiro “cocho” no meio do asfalto, deixando muita água acumulada das chuvas. Contudo, os moradores não pensam o mesmo.

E ao cair da noite, a cidade vai perdendo o brilho do sol detrás das montanhas e se apagando em meio ao breu da escuridão do melhor céu para se observar estrelas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma vez que as luzes do Encanto de Natal, se apagaram, todo o charme se foi e nossa a cidade foi ficando às escuras. 

No entanto, apesar das luzes terem se apagado, os postes provisórios continuam no meio da rua. Instalados em novembro, os boatos dizem que somente serão retirados em maio. Ouso dizer, que emendaremos com o próximo Natal. “Afinal, para que iremos arrumar a cama se vamos dormir mais tarde nela, não é mesmo?”.

Os “postes provisórios” parecem querer concorrer com o famoso e eterno “muro provisório” que ficou por anos na Avenida. E que virou um ponto de referência. Os postes metálicos improvisados estão largados no meio da nossa principal e mais charmosa rua. E mais, de uma cidade que quer se tornar um dos maiores polos turísticos do Estado. Será que queremos tanto assim?

E ao passar dos anos, fomos nos perdendo e nos distanciando de tudo aquilo que a nossa cidade já foi. Não somos mais uma referência para ninguém. Não somos uma referência nem para nós mesmos. E já diria um famoso cantor de uma famosa música “o mundo não é mais como era antigamente”.

Em Nova Friburgo, falta algo para sermos a cereja do bolo. Não temos mais àquela educação maravilhosa. Ao invés de abrirmos mais escolas, fechamos unidades e investimos em festas! Parece irônico e se me contassem, eu certamente diria que é mentira. Mas nós vivemos para provar que é possível.

Faltam vagas até nas creches. E como a cidade está perdida, levamos conosco a nossa juventude para o mesmo rumo. Sem apoio e sem perspectiva de crescimento numa cidade que não cresce. E o ponto turístico mais bonito da juventude de nossa cidade, ainda continua sendo a Rodoviária Sul, com passagem só de ida. Cada um que examine o baú de suas prioridades, e faça a arrumação que quiser ou puder.
    Que seja para aliviar a vida, o coração e o pensamento – não para inventar de acumular ali mais alguns compromissos estéreis e mortais. Contudo, quando falamos de cidade, falamos de coletividade. E qualquer coisa, afeta a vida de muita gente. Gente como a gente.

Abro as minhas redes sociais e vejo o maior gestor público de nossa cidade se vangloriando de uma obra com uma foto sua ao lado. Entretanto, a obra foi feita pelo Estado do Rio de Janeiro e tudo que competia à Prefeitura – trânsito e supervisão – não foi feito.

A nossa cidade está abandonada pela gestão pública. Trocaram de profissão e viraram ‘influencers’. Apesar das visíveis problemáticas da cidade, a prefeitura não deixa de estar presente em uma única inauguração de estabelecimentos privados da cidade. Penso estar nas Disney ou em Nárnia. Na verdade, estou apenas em Nova Friburgo.

Foto da galeria
(Foto: print de internet)
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A música e seu poder de emocionar

terça-feira, 12 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Em 17 de janeiro, mil músicos israelitas, reunidos no anfiteatro de Cesaréa, junto com as famílias dos reféns judeus ainda mantidos pelo grupo terrorista Hamas, cantaram a música Ha Bayita, que em hebraico significa volta para casa. Pediam também pelo final da guerra, que traz mais sofrimentos para o país e para a região, com o número crescente de mortos e feridos, nesses combates em que está em jogo a sobrevivência de Israel.

Em 17 de janeiro, mil músicos israelitas, reunidos no anfiteatro de Cesaréa, junto com as famílias dos reféns judeus ainda mantidos pelo grupo terrorista Hamas, cantaram a música Ha Bayita, que em hebraico significa volta para casa. Pediam também pelo final da guerra, que traz mais sofrimentos para o país e para a região, com o número crescente de mortos e feridos, nesses combates em que está em jogo a sobrevivência de Israel. O projeto, batizado de "Homeland Concert" ("Concerto Pátrio", em tradução livre), mistura a clássica música "Home", de Ehud Manor, com o hino nacional de Israel, "Hatikva", em um pedido para que os reféns sejam levados de volta para casa. Em um dos momentos mais emocionantes do vídeo, familiares deles se juntaram aos músicos e cantores no anfiteatro para cantar alguns trechos da canção de Manor, lançada na década de 1980, que no original é batizada de "Ha Bayita"

Para quem teve a oportunidade de assistir, foi simplesmente emocionante, de arrancar lágrimas dos mais empedernidos, menos, evidentemente, dos componentes do Hamas e seus seguidores mundo afora, muito mais preocupados que estão com a destruição de uma nação, a terra de Israel. Aliás, o Hamas lembra em muito, apenas que com mais requintes de crueldade, os traficantes e milicianos que se infiltraram e dominam os morros da cidade Rio de janeiro. Os moradores dessas comunidades não os querem, mas são obrigados a suportarem nos, sem poder denunciá-los, pois sabem que as represálias são terríveis, com a morte em condições inimagináveis. Os palestinos, aqueles de boa índole, também não comungam com seu modo de agir, mas nada podem fazer.

É um grupo extremamente violento, cujas atrocidade fogem à compreensão humana, apenas encontrando eco nos esquerdistas que se acostumaram com atos não muito diferentes, praticados pelos governantes da Rússia, China, Cuba, Coréia do Norte, Venezuela e outras mais. Para se ter ideia dessa selvageria, vou transcreve abaixo, o desabafo de uma ex fã de Caetano Veloso, numa carta endereçada ao artista: “Você não tem o menor conhecimento do que acontece por aqui, do que aconteceu em 7/10.... do bebê assado no forno da cozinha da casa com os pais amarrados em frente ao forno, escutando os gritos de dor e cheirando a carne assada do seu bebê. Das jovens grávidas que tiveram seus ventres abertos e seus fetos arrancados, e ainda com vida, viram seus bebês serem degolados. Das centenas de mulheres estrupadas e com tal violência que tiveram suas bacias quebradas. Daqueles que tiveram seus olhos arrancados em vida. Daquelas mulheres que tiveram seus seios cortados e arrancados dos seus corpos, em vida. Dos homens que tiveram seus órgãos genitais cortados e colocados em suas bocas, em vida. Dos homens estuprados com pedaços de pau, empalados em vida” ...

“Vou parar de enumerar as atrocidades que o meu povo sofreu no dia 7/10, e que os sequestrados naquele dia continuam sofrendo, nos túneis escuros e sem ar de Gaza pois estou com ânsia de vômito.... Mas, acho que minha vontade de vomitar não é tanto das lembranças que agora enumerei e sim de ter visto a sua figura ridícula no palco com a bandeira palestina, que aliás você carrega de cabeça pra baixo, parte da sua dança grotesca, exemplo da figura patética que você se transformou.... você me causa asco”.

Antes desse relato alucinante ela diz: “Já existia aí a lei Rouanet? Já estava começando sua senilidade de caráter? Já estava totalmente dominado pela Paula ou ainda existia em você um pouco do Caetano, daquele Caetano que conheci, admirei e amei? Quando você se transformou nessa coisa, nesse ser ridículo, hediondo? O que aconteceu com aquela pessoa inteligente que você foi um dia?” Só esqueceu de acrescentar que ele faz parte dos comunas de meia tigela desse país, que não têm o menor escrúpulo em defender o indefensável, em nome de uma doutrina para lá de embolorada e asquerosa. E que são uma antítese do que apregoam.

Essa guerra é mais uma na existência de Israel, entre as muitas que enfrentou ao longo de sua história recente, como no seu passado milenar. Aliás, os métodos sujos de agir não são muito diferentes, pois na guerra do Yom kipur, dia do perdão na religião judaica, feriado nacional em que o país para, foi o momento escolhido para as tropas árabes entrarem de surpresa, no território israelita e mais uma vez partirem com o rabo entre as pernas.

Que esse espetáculo lindo consiga amolecer o coração de todos os envolvidos e que a paz volte a reinar. Mas, não queiram que o cessar fogo seja unilateral. Já diz o ditado que, quem com fogo brinca sempre sai chamuscado.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Saldo positivo

terça-feira, 12 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Novamente entre os grandes, Frizão recebe abraço no Brasil Soccer Cup

        Um Friburguense novamente protagonista. O balanço da participação tricolor na Brasil Soccer Cup é bastante positivo para o clube e para Nova Friburgo. O município recebeu, por exemplo, um clube do porte do Cruzeiro, e teve o nome divulgado com frequência, em especial, pela mídia mineira especializada. Sem contar o movimento econômico nos três dias de competição na cidade.

Novamente entre os grandes, Frizão recebe abraço no Brasil Soccer Cup

        Um Friburguense novamente protagonista. O balanço da participação tricolor na Brasil Soccer Cup é bastante positivo para o clube e para Nova Friburgo. O município recebeu, por exemplo, um clube do porte do Cruzeiro, e teve o nome divulgado com frequência, em especial, pela mídia mineira especializada. Sem contar o movimento econômico nos três dias de competição na cidade.

        Outro ponto bastante positivo foi a aproximação do empresariado local junto ao Friburguense: para a realização do evento, o clube contou com o apoio de várias empresas do município, que colocaram placas ao redor do gramado do Eduardo Guinle e foram fundamentais para custear a estrutura necessária para que Nova Friburgo fosse uma das sedes. Pelo lado esportivo, os meninos da base tricolor voltaram a disputar uma competição de nível nacional - para muitos componentes do elenco, foi a primeira oportunidade de participação.

        Em campo, os meninos chegaram até as oitavas de final da competição. Mas esbarraram no desnível físico, em especial, diante do Vasco da Gama (que acabou vencendo por 9 a 0). Contudo, ficam as lembranças da classificação na fase de grupos, após o empate com o Serrano no tempo normal, pelo placar de 1 a 1. Na ocasião, o Friburguense teve coração para vencer por 4 a 3, nas penalidades. No jogo de estreia, os garotos do Frizão tiveram bom início, mas após os primeiros gols, acabaram sentindo o golpe e foram goleados por 6 a 0. No dia seguinte, o Friburguense correu atrás do prejuízo e venceu o El Elyon, de Bom Jardim, por 2 a 1.

 

Frizão confirmado

        A Brasil Soccer Cup contou com 32 equipes, com o total de 62 partidas a serem disputadas, em sedes diversas na fase de classificação. Os times foram divididos em oito grupos de quatro. Treze grandes equipes de renome do futebol nacional marcam presença na competição.

        Na grande final, realizada na manhã do último domingo, 10, no Moacyrzão, o Flamengo mostrou mais uma vez a sua força nas categorias de base e faturou a primeira disputa do torneio no sub-14. O Rubro-Negro dominou o Fluminense e venceu por 2 a 0, com gols de Guilherme Queiroz e Thauan.

Em busca de internacionalizar a marca, os organizadores Brasil Soccer Cup afirmaram que a 3ª edição da categoria sub-16 (nas duas primeiras, o Flamengo se sagrou campeão), prevista para o mês de julho, provavelmente vai poder contar com algumas equipes do exterior, principalmente sul-americanas. Manifestaram-se de forma positiva as equipes argentinas River Plate e Argentinos Jrs., e a equipe uruguaia, Peñarol. O Frizão está confirmado.

        A Brasil Soccer Cup é realizada desde 2022 pela Liga Macaense de Desportos (LMD), conta com a supervisão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e é reconhecida oficialmente pela Confederação de Futebol Brasileira (CBF), como um torneio nacional das categorias sub-16 e sub-14.

  • Foto da galeria

    Abraço da cidade foi um dos pontos positivos da participação do Friburguense na competição (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Meninos do tricolor somaram diversos momentos marcantes, com duas vitórias em casa (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Com calendário cheio, divisões de base do Frizão se preparam para os próximos desafios (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.