Blogs

A VOZ DA SERRA é o jornal nosso de cada dia

segunda-feira, 04 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

O Caderno Z do último fim de semana marcou a chegada do terceiro mês do ano, sem as tradicionais águas de março, com dias de céu azul esplendoroso. A chave de ouro que abriu o “Z” foi a mesma chave que abriu o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na última quarta-feira, 28 de fevereiro, ou seja, a chave da determinação. Depois de longo período inativo, o Teatro Municipal passou por uma reforma e tanto, durante 11 meses, e está de volta para receber belas e marcantes apresentações.

O Caderno Z do último fim de semana marcou a chegada do terceiro mês do ano, sem as tradicionais águas de março, com dias de céu azul esplendoroso. A chave de ouro que abriu o “Z” foi a mesma chave que abriu o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na última quarta-feira, 28 de fevereiro, ou seja, a chave da determinação. Depois de longo período inativo, o Teatro Municipal passou por uma reforma e tanto, durante 11 meses, e está de volta para receber belas e marcantes apresentações. Com a inauguração, os mais de 500 lugares foram preenchidos pelo público, ávido de dar ao espírito o enlevo das artes. A peça “A Promessa”, da Companhia de Artes Jane Ayrão, ofereceu a devida recompensa pela longa espera de retorno da casa de espetáculos que, por si só, é um espetáculo de edificação.

O nome de Laercio Rangel Ventura acrescenta ao espaço teatral um valor incomensurável porque ele, o Laercio, foi engajado com as artes e a cultura da cidade. Ofereceu o seu jornalismo a serviço de Nova Friburgo, enriquecendo a alma friburguense com a aura das coisas sublimes, revolucionárias e transformadoras, sempre em prol das demandas comunitárias. É um nome para se eternizar. A todas as qualificações profissionais, juntou-se o ser humano íntegro, carismático, afetuoso, das boas conversas, companheiro, de uma sensatez sem igual. Laercio não deixou somente um nome, mas uma saudade enorme no coração da vida friburguense. De minha parte, sinto falta de nossas conversas na Avenida Alberto Braune, de como eu admirava a sua calma e simplicidade, na profundeza e dinamismos de seus conhecimentos. Um mestre de lições transmitidas pelos seus exemplos de vida. E o tempo não limita essa saudade...

Mas que tempo é esse que, ao mesmo tempo em que leva uma pessoa para distante de nós, faz com que ela esteja sempre presente? Wanderson Nogueira pensou bem em “Passarinhos que cantam e voam”: “O tempo passa diferente para o momento de cada um de nós. Às vezes, canto bem, outras o que cantam me soa mal ou não… Como comparar o que fomos, o que somos ou o que queremos ser? Cada momento tem o seu tempo. E a certeza nunca, nunca, prevalecerá. O que existe é essa existência efêmera do agora. Tristeza ou felicidade e todo o resto para além de ser feliz ou triste é o que se apresenta”. 

Enquanto o verão ainda está em alta, vamos aproveitar para consumir melão e melancia. “Tanto a melancia como o melão ajudam a eliminar toxinas e a desinchar.  Ambas limpam o organismo...”. O suco de melancia, bem geladinho, não tem igual.  Engraçado é que a parte mais branca é a mais vitaminada. O melão dá um doce maravilhoso, semelhante ao doce de chuchu que, não perde nada para um doce de mamão.

Empenho e inovação são duas ferramentas que levaram a Equipe Tucanus, do Senai-Sesi de Nova Friburgo para disputar o torneio de robótica no Festival Sesi de Educação. Cinco unidades do Estado do Rio de Janeiro compareceram ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. São mais de dois mil estudantes com idade entre 9 e 19 anos, de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas de todo o país. O torneio mundial de robótica da First acontecerá em abril, em Houston, nos Estados Unidos. Nossa equipe é formada por 12 alunos, dois técnicos e um mentor. Parabéns!

Agora, sim, creio que a charge de Silvério vai se colorir com outros temas, porque o Aedes vai ficar com seus dias contados, pois, “prevenir é a melhor solução”. Mudar o foco da investida contra o mosquito é a melhor tomada de consciência. Temos que ligar essa tomada nas luzes da esperança de vencer o desafio. Todo dia, foco neles! Cada casa fazendo a sua parte e a prefeitura cuidando dos espaços públicos, vai dar certo!

Nossa viagem literária na edição 11.000 de A VOZ DA SERRA nos trouxe uma  bagagem literária plena de encantamento e otimismo. É uma edição do jornal que sucede as 10.999 passadas e abre espaço para as milhares de edições que o futuro nos trará, sempre com a mesma missão: comprometimento, fidelidade e modernização, dentro da mais perfeita cumplicidade com a tradição de seu legado ímpar e dignificante. Viva!!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A Virgem Maria, modelo do “Sim” quaresmal

segunda-feira, 04 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

    O tempo litúrgico da quaresma nos remete a uma preparação piedosa e contrita para a Páscoa do Senhor. São-nos indicadas várias atitudes e práticas para este período: a oração, o arrependimento, a penitência, o jejum, a conversão, a ação da caridade fraterna. Temos em Maria, a Mãe Auxiliadora, uma modelar companheira de jornada rumo à Ressurreição do seu Filho Jesus Cristo. Ela que foi a primeira discípula d"Ele, concebendo o Verbo primeiramente no coração e só depois no ventre, como nos ensina Santo Agostinho.

    O tempo litúrgico da quaresma nos remete a uma preparação piedosa e contrita para a Páscoa do Senhor. São-nos indicadas várias atitudes e práticas para este período: a oração, o arrependimento, a penitência, o jejum, a conversão, a ação da caridade fraterna. Temos em Maria, a Mãe Auxiliadora, uma modelar companheira de jornada rumo à Ressurreição do seu Filho Jesus Cristo. Ela que foi a primeira discípula d"Ele, concebendo o Verbo primeiramente no coração e só depois no ventre, como nos ensina Santo Agostinho. Com certeza, ela é a serena Mestra da oração, a Virgem que sabe ouvir, solícita à proposta de Deus, guardando todo o mistério da Epifania divina no silêncio do seu coração, transformando o diálogo com Deus em atitude humilde e fiel: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim, segundo a sua palavra" (Lc 1,37). 

   Orar com Maria na quaresma é mergulhar neste silêncio do Pai, escutar despojadamente a voz do Criador, reevocando a nossa íntima identidade de "imagem e semelhança", o projeto original de Seu Amor. É reconhecer todas as dissonâncias e ranhuras advindas do pecado, do "não" desintegrador e desagregador da soberba de Adão e Eva, assumindo o sim da Mãe da nova humanidade, na ordem da graça, a "Nova Eva", como chama São Irineu, São Justino e outros padres da Igreja, que desata os nós da antiga negação. Pelo exemplo e intercessão de Maria, identificamo-nos com a obediência do "Novo Adão" (cf 1 Cor 15, 20-21; Rm 5),17-19 ) Jesus Cristo, mergulhando-nos no seu mistério salvífico, revivenciando a nossa dignidade de filhos de Deus, caráter indelével batismal.

    Fazer penitência com Maria é seguir o seu testemunho de permanência em Deus, fortaleza da Mãe das Dores que sofre e atravessa o vale das sombras, sabendo com confiança do sentido misterioso divino, com a fé de que tudo se cumpriria conforme a promessa do Senhor. É despir-se das nossas falsas seguranças, das ilusões e escravidões dos prazeres, esvaziar-se como a Mãe peregrina que renunciou às projeções pessoais para assumir totalmente o projeto salvífico. Por isso, não é só privar-se de algumas coisas por algum tempo, mas penitenciar-se é gerar no seu interior uma atitude de "kénosis", esvazamento de si, na simplicidade e prioridade do serviço ao Reino, como Maria, inteiramente doada ao Filho de Deus e à sua missão, avançando na obediência itinerante da fé. Suportou a Mãe da Esperança todas as dúvidas, incertezas do mistério dos desígnios do Criador-Redentor, as angústias e preocupações diante da exposição do seu amado filho, incompreendido e, muitas vezes, rejeitado, injustiçado, o sofrimento extremo de vê-lo torturado, crucificado e morto em seus braços maternais.

    A Mãe da Ressurreição nos ensina a trilhar o caminho das tentações, provações e opressões do mal, resilientes, centrados na fé, confiantes, aprendendo com os erros e pecados, arrependendo-nos, crucificando as nossas paixões no madeiro de Cristo, como nos diz o apóstolo São Paulo. Como Maria, mulher forte diante da cruz, não nos deixamos quebrar diante de tantas contrariedades e obstáculos, mas mergulhando nos olhos do Redentor, pelos olhos da Mãe oferente, vislumbramos já a vitória da Luz. Nossa Senhora, Stella Maris, nos conduz neste êxodo quaresmal à grande libertação, integral, a reconciliação de nossas consciências com Deus, com nossos irmãos e com a natureza, na vivência da paz, da justiça e do amor fraterno, numa conversão pessoal, social e ecológica, como nos relembra o nosso Papa Francisco.

    Ser missionário com Maria, a Estrela da Evangelização, a Mãe solidária que, alimentada pelo amor divino aos mais necessitados, partiu apressada para servir a Isabel, deve ser o coroamento de toda a nossa ação quaresmal. A prática da caridade servidora é missão da quaresma de uma vida inteira, na permanente preparação espiritual da Páscoa eterna, mistericamente já experimentada no tempo e na história presente, sob os véus do Inefável, entre as lutas e cruzes, na comunhão com o Senhor Ressuscitado, na alegria de sua graça salvífica. Sem este amor concreto de misericórdia, ficam sem sentido a oração, o jejum e a penitência e ficam sem consistência de verdade as palavras de arrependimento e de conversão, como nos fala fortemente o profeta Isaías. (cf Is 58, 6-10). 

A Mãe da Divina Providência, do Perpétuo Socorro, das Mercês, das Graças de Deus, será sempre o nosso luminoso exemplo de doação total, a partir do silêncio orante, do esvaziamento de si, da penitência da entrega confiante, da suportação das dores e provas, da inclinação amorosa e maternal a todos os filhos, abraçando-os e servindo-os com o Dom do Cristo e de sua redenção. É a Nossa Senhora Aparecida, que aparece em nossas vidas para comunicar-nos, solícita, o Amor de Deus. Encontrada, sim. Mas aquela que, antes, quis nos encontrar, em nossas necessidades e fraquezas como fora na atitude com Isabel e com os pescadores. Também, agora, é Ela que intercede por nós, pecadores, como Mãe da Misericórdia, para ajudar a restaurar em nós, pelo Espírito, a imagem do Seu Filho. Tenhamo-la, nesta quaresma e sempre, como a nossa querida Mãe, Advogada e Protetora, Modelo e Companheira de nossa peregrinação e servir eclesial.

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico diocesano da Comunicação Institucional, da Formação e da Pastoral Familiar da Diocese de Nova Friburgo

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A Academia Friburguense de Letras é uma instituição isenta de tendências religiosas, políticas e raciais

segunda-feira, 04 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro (Decradi) indiciou, no dia 29 de fevereiro, a presidente da Academia Friburguense de Letras, Maria Janaína Botelho Corrêa, pela prática de crime de intolerância religiosa e preconceito contra judeus. 

Neste momento, faz-se importante ressaltar que a Academia Friburguense de Letras não compactua com as postagens feitas pela acadêmica Maria Janaína Botelho Corrêa, redigidas por motivos exclusivamente pessoais e não institucionais. 

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro (Decradi) indiciou, no dia 29 de fevereiro, a presidente da Academia Friburguense de Letras, Maria Janaína Botelho Corrêa, pela prática de crime de intolerância religiosa e preconceito contra judeus. 

Neste momento, faz-se importante ressaltar que a Academia Friburguense de Letras não compactua com as postagens feitas pela acadêmica Maria Janaína Botelho Corrêa, redigidas por motivos exclusivamente pessoais e não institucionais. 

A AFL, a Casa de Salusse, estabelece em seu estatuto, artigo 2, que é uma instituição sem qualquer discriminação racial, política e religiosa, cujo objetivo é valorizar a língua e a literatura nacionais; promover a produção literária e sociocultural, bem como contribuir para a preservação de sua memória histórica.

Desde sua fundação, em 22 de junho de 1947, a Academia Friburguense de Letras é uma Casa que cuida da cultura literária da região de Nova Friburgo e manteve, desde sempre, o debate sobre questões relevantes da existência humana, ao acolher professores, escritores e artistas, além dos estudiosos das letras, teologia, história, filosofia, psicologia, dentre outras áreas do conhecimento.

Em 76 anos de existência, a AFL nunca parou de realizar atividades culturais, educativas e literárias, como palestras, lançamento de livros, oficinas literárias para alunos, professores e escritores, concursos literários e saraus. Seus membros multiplicam a presença da Casa de Salusse em atividades diversas, como a produção de textos para jornais revistas e sites, participação de eventos culturais de Nova Friburgo e de outras cidades. O ano de 2023 foi um tempo frutífero, pois além de ter recebido novos acadêmicos como membros, homenageou entidades expressivas da cidade, resgatou a Memória Política de Nova Friburgo, promoveu ciclos de palestras, concurso literário Infantojuvenil com alunos da Rede Municipal de Ensino, as Oficinas: Microcontos e Ler, Criar e Contar.

Evidencio, por fim, que a Academia Friburguense de Letras está isenta de qualquer postagem, pronunciamento ou declaração feita por um dos seus membros e que venham a ferir seus princípios.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Show de gols

sábado, 02 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Goleada do Unidos do Alto é destaque no Campeonato da Cidade

        Um palco especial para uma atuação memorável. A quarta rodada do Campeonato da Cidade, promovida no último domingo, 25 de fevereiro, no estádio Eduardo Guinle, teve como destaque a goleada aplicada pelo Unidos do Alto, por 5 a 0, diante da equipe do Vale dos Peões. Com o resultado, celebrado por dezenas de torcedores presentes, o time do Alto de Olaria já garantiu vaga nas semifinais da competição.

Goleada do Unidos do Alto é destaque no Campeonato da Cidade

        Um palco especial para uma atuação memorável. A quarta rodada do Campeonato da Cidade, promovida no último domingo, 25 de fevereiro, no estádio Eduardo Guinle, teve como destaque a goleada aplicada pelo Unidos do Alto, por 5 a 0, diante da equipe do Vale dos Peões. Com o resultado, celebrado por dezenas de torcedores presentes, o time do Alto de Olaria já garantiu vaga nas semifinais da competição.

Logo na sequência a bola rolou para o duelo entre Córrego Dantas e Nilo Martins, bem mais equilibrado em termos de placar de ações dentro do campo de jogo. O Córrego Dantas conseguiu balançar as redes em uma oportunidade, e foi o suficiente para derrotar o rival, pelo placar mínimo. Não menos parelho foi o encontro entre Amparo e Janela das Andorinhas, que ficaram no 2 a 2 em partida bastante movimentada.

A quinta e última rodada da fase de classificação acontece neste domingo, 3. A partida entre Nilo Martins e Unidos do Alto é a primeira do dia, tendo início às 9h. Logo depois, por volta de 11h, vão medir forças as equipes do JDA e Vale dos Peões. O duelo entre Amparo e Córrego Dantas, às 13h, fecha a rodada.

        Os times participantes se enfrentam em turno único, e após a realização de cinco rodadas, os quatro primeiros colocados irão avançar para as semifinais, marcadas para acontecerem no próximo dia 10, no estádio do Amparo. A decisão acontecerá no domingo seguinte, próximo dia 17, no Estádio Márcio Branco, em Stucky, ou no Eduardo Guinle. Na edição de 2023, o São Pedro da Serra ergueu o troféu de campeão.

 

Veteranos

Pela Copa Adalto Faria Salgado de Veteranos, a sexta rodada acontece neste sábado, 2, e terá os confrontos entre Puma x Amigos Unidos, às 13h, e Banquete x Juventude, na sequência, às 15h.

Do mesmo modo, as quatro melhores equipes, ao final de oito rodadas, irão avançar para as semifinais, marcadas para serem realizadas no próximo dia 23. A decisão acontecerá no próximo dia 30. As duas competições são organizadas por Jorge Freiman, através da JF Eventos.

 

Tabela - Campeonato da Cidade

1ª rodada - 28/01

Local: Lumiar

Amparo 1 x 0 Nilo Martins

JDA 3 x 4 Unidos do Alto

Vale dos Peões 1 x 1 Córrego Dantas

 

2ª rodada - 04/02

Local: Riograndina

Córrego Dantas 2 x 2 Unidos do Alto

Vale dos Peões 1 x 3 Amparo

JDA 2 x 1 Nilo Martins

 

3ª rodada - 18/02

Local: Janelas das Andorinhas

JDA 4 x 1 Córrego Dantas

Amparo 0 x 0 Unidos do Alto

Nilo Martins 1 x 2 Vale dos Peões

 

4ª rodada - 25/02

Local: Eduardo Guinle

Unidos do Alto 5 x 0 Vale dos Peões

Córrego Dantas 1 x 0 Nilo Martins

Amparo 2 x 2 JDA

 

5ª rodada - 03/03

09h - Nilo Martins x Unidos do Alto

11h - JDA x Vale dos Peões

13h - Amparo x Córrego Dantas

 

Semifinal - 10/03

Local: Amparo

 

Final - 17/03

Local: Stucky ou Friburguense

  • Foto da galeria

    Unidos do Alto goleia em “casa”, e faz a festa da torcida e garante a classificação (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Estádio Marcio Branco é um dos possíveis palcos para a grande decisão do Campeonato da Cidade (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Passarinhos que cantam e voam

sábado, 02 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Como o tempo tem passado depressa. Já nem sei mais se é só uma sensação. Se é carnaval, de repente é inverno, do nada já é ano novo de novo. O futuro já é passado e o presente nem se sente. 

O tempo sempre passa mais apressado quando cantamos sem esforço ou quando devoramos um prato com gosto. Também é ligeiro quando estamos hipnotizados por toda a beleza que há entre a cachoeira e o mar, o tanto de graça que existe entre a terra e o céu. Passa veloz  quando nos perdemos em um olhar. 

Como o tempo tem passado depressa. Já nem sei mais se é só uma sensação. Se é carnaval, de repente é inverno, do nada já é ano novo de novo. O futuro já é passado e o presente nem se sente. 

O tempo sempre passa mais apressado quando cantamos sem esforço ou quando devoramos um prato com gosto. Também é ligeiro quando estamos hipnotizados por toda a beleza que há entre a cachoeira e o mar, o tanto de graça que existe entre a terra e o céu. Passa veloz  quando nos perdemos em um olhar. 

A paixão faz o mundo girar mais desenfreado e a percepção do que há entre tudo, nos remete a certa vontade de ser parte de um todo. Causa deslumbramento. Como pode tanta magia? Se for contar, não cabe em uma vida toda, porque o tempo passa depressa demais, mesmo quando somos paralisados pelos impactos do sentir. 

A admiração não é fugaz, mas gosta de ser perseguida ao ponto de quem sabe um dia ser reconhecida como amor. Talvez já seja pelo simples ato de começar. Portanto, perceber, admitir, aderir, acolher e acolher-se são verbos tão sujeitos nessa oração. Pedimos e quando temos, desatentos ou mal resolvidos, adiamos, tememos, abdicamos.

Depressa, a paciência tenta sossegar os minutos, mas a angústia não afugenta a ansiedade. E ansiedade faz correr para a depressão. O relógio se mete na relação entre a gota d 'água que cai no copo vazio. E ainda que demorado, o copo enche, transborda. Intrometido, o tempo passa igual e só quando o copo já não pode deter tanta água é que se nota. 

Nós não passamos da mesma maneira pelo tempo, nunca. Porque o que fomos ontem, já não é o que somos agora. E amanhã? 

Caminhos tortos podem ser imensas avenidas retas. Já peguei estradas em quinhentos quilômetros retos. Caminhos assim nos dão sono, mesmo feitos em altíssima velocidade. As paisagens parecem se repetir. O tédio faz o tempo parecer parasitário. Mas o tempo segue seu fluxo. Envelhecemos da mesma forma. Esse corpo que temos vai esvair, a alma evaporar. Para onde? Por aí… Se é tão certo o destino - é clichê - o modo é que importa. Fácil dizer e até classificar como clichê. Difícil é fazer sempre valer a pena. 

O tempo passa devagar, quase estático, quando tenho medo. E o medo é um guloso que paralisa para ser voraz. Só a coragem nos faz famintos, mesmo sem fome. É o motivo que nos tira da inércia. Ir, fazer, ser. 

Será que o tempo é apenas um método que nos faz cumprir tarefas? Estranho quando isso acontece. Ocorre muitas vezes, não diria toda hora, mas há momentos que só se quer explodir. Em felicidade. Em tristeza. Melancolia, talvez. Prazer, com certeza. Fogos de artifício, mas para brilhar sem desaparecer. 

Uma música só, dura muito pouco tempo. Uma playlist pode ser longa demais, como o lado A dos vinis. Já teve esse sentimento de se achar antigo e de que nasceu na época errada? Do futuro ou do passado? Não sei. Presente! 

Dizer presente para a vida. Pressente que o agora não aceita talvez? “Queria ir, não fui… vou”. Para entre as estrelas. 

Tão impressionante é contemplar o tanto de vida que há entre uma flor e outra no jardim. É seguro nutrir certo espanto bom, daqueles que nos garantem imaginar infinidades de formas e possibilidades. Se somos tão imensos assim, por que querer ser uma coisa só ou tão pouco?   

A loucura se instalou em mim e não sai mais. Todos no salão, esses que cantam, se irão. Eu também. Mas quando eu cantar quero que tenham a coragem de ficar. Em algum momento eu estarei. Fincado. E, ao ficar, possivelmente, sozinho, não serei solitário. Mas só, eu comigo mesmo, tenho incertezas se a festa me habita ou se faço morada na festa. 

O tempo passa diferente para o momento de cada um de nós. Às vezes canto bem, outras o que cantam me soa mal ou não… Como comparar o que fomos, o que somos ou o que queremos ser? Cada momento tem o seu tempo. E a certeza nunca, nunca, prevalecerá. O que existe é essa existência efêmera do agora. Tristeza ou felicidade e todo o resto para além de ser feliz ou triste é o que se apresenta. 

Não me parece apenas uma questão de múltipla escolha. Há infinitas respostas e nenhuma exatamente certa ou errada. O que há é essa prece confundida com ladainha de que o tempo passa depressa demais, quando queremos apenas ser passarinhos que voam sem que o tempo voe por voar.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Primeiro desafio

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Friburguense Sub-14 estreia no Brasil Soccer Cup contra o Cruzeiro

A bola vai rolar para aquele que será o primeiro grande desafio da base do Friburguense neste ano: o Brasil Soccer Cup (BSC) 2024. O evento, que terá jogos em diversos municípios, acontece desta sexta-feira, 1º, ao próximo dia 10 de março, com a inédita edição da categoria Sub-14. O Tricolor da Serra compõe o Grupo H, ao lado de Cruzeiro, Serrano (Petrópolis) e Liga Macaense. Nova Friburgo será uma das sedes desta primeira fase, e o estádio Eduardo Guinle vai receber os jogos do grupo do Frizão.

Friburguense Sub-14 estreia no Brasil Soccer Cup contra o Cruzeiro

A bola vai rolar para aquele que será o primeiro grande desafio da base do Friburguense neste ano: o Brasil Soccer Cup (BSC) 2024. O evento, que terá jogos em diversos municípios, acontece desta sexta-feira, 1º, ao próximo dia 10 de março, com a inédita edição da categoria Sub-14. O Tricolor da Serra compõe o Grupo H, ao lado de Cruzeiro, Serrano (Petrópolis) e Liga Macaense. Nova Friburgo será uma das sedes desta primeira fase, e o estádio Eduardo Guinle vai receber os jogos do grupo do Frizão.

O torneio é de tiro curto e o primeiro desafio do Tricolor será neste sábado, 2, às 13h30, contra o Cruzeiro. No domingo, 3, a equipe já volta a campo para enfrentar a Liga Macaense, às 13h30, e encerra a participação na primeira fase na próxima segunda-feira, 4, às 15h, conta o Serrano. As oitavas de final serão jogadas no dia 6, com as fases avançando até a final no domingo, 10, em Macaé.

O Brasil Soccer Cup vai contar com 32 equipes, com o total de 62 partidas a serem disputadas, em sedes diversas na fase de classificação. Além do Friburguense, o Rio de Janeiro será representado por Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense, Independente, Serra Macaense, Americano, Serrano, Búzios, Arena, Ajax, Magé City, Rio Bonito, Conceição de Macabu, Carapebus, Esporte Vida e El Elyon.

Os times foram divididos em oito grupos de quatro. Treze grandes equipes de renome do futebol nacional irão marcar presença na competição, entre elas, além dos grandes do Estado, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Atlético Mineiro, Cruzeiro, América Mineiro, Athlético Paranaense, Fortaleza e Atlético Goianiense.

Em busca de internacionalizar a marca, os organizadores do Brasil Soccer Cup afirmaram que a 3ª edição da categoria Sub-16 (nas duas primeiras, o Flamengo se sagrou campeão), prevista para o mês de julho, provavelmente vai poder contar com algumas equipes do exterior, principalmente sul americanas. Manifestaram-se de forma positiva as equipes argentinas, River Plate e Argentinos Jrs, e a equipe uruguaia, Peñarol. O Frizão está confirmado.

O Brasil Soccer Cup é realizado desde 2022 pela Liga Macaense de Desportos (LMD), conta com a supervisão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e é reconhecida oficialmente pela Confederação de Futebol Brasileira (CBF), como um torneio Nacional das categorias Sub-16 e Sub-14.

Além deste desafio, as divisões de base do Friburguense deverão ter um ano recheado de grandes desafios. Confirmando a importância esportiva e social de manter o trabalho com os garotos, a direção de futebol do Tricolor da Serra trabalha com um calendário repleto de competições importantes para a temporada, inclusive a nível nacional. As competições do Campeonato Carioca Sub-15, 17 e 20 já são padrões da Federação de Futebol do Rio – provavelmente também jogando o Sub-11 e Sub- 13 -, mantendo o calendário de 2023, mas a ideia é expandir.

Há a projeção de disputar amistosos contra clubes de maior investimento e a possibilidade de participação em uma competição internacional. O Frizão foi convidado para a edição deste ano da Braga Cup, em Portugal, na categoria Sub-15, no final do mês de junho. Como se trata de uma data relativamente próxima em termos de planejamento, o clube ainda está desenhando a melhor solução para disputar o torneio na Europa.

  • Foto da galeria

    Grandes times do futebol nacional participam da Brasil Soccer Cup 2024 (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Eduardo Guinle será uma das sedes da primeira fase da competição (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Entendendo e gerenciando os riscos nos investimentos

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Investir é uma maneira eficiente de fazer o dinheiro trabalhar para você, mas como em qualquer empreendimento, existem riscos envolvidos. É crucial compreender e avaliar esses riscos para tomar decisões inteligentes e proteger seu patrimônio financeiro. Três dos principais tipos de risco que os investidores enfrentam são os riscos de mercado, liquidez e crédito.

Investir é uma maneira eficiente de fazer o dinheiro trabalhar para você, mas como em qualquer empreendimento, existem riscos envolvidos. É crucial compreender e avaliar esses riscos para tomar decisões inteligentes e proteger seu patrimônio financeiro. Três dos principais tipos de risco que os investidores enfrentam são os riscos de mercado, liquidez e crédito.

Risco de Mercado: O risco de mercado é a possibilidade de que o valor de seus investimentos seja afetado por mudanças no ambiente econômico e financeiro global. Fatores macroeconômicos, como taxas de juros, inflação, política governamental, desempenho do mercado de ações e eventos geopolíticos, podem influenciar diretamente o valor de seus investimentos. Por exemplo, uma crise econômica global pode levar a uma queda significativa nos preços das ações, afetando negativamente o valor de uma carteira de investimentos.

Gerenciar o risco de mercado envolve diversificar seu portfólio para incluir uma variedade de ativos que se comportem de maneiras diferentes a mudanças no mercado. Isso pode ajudar a mitigar perdas em uma classe de ativos específica enquanto outras estão em bom momento (correlação negativa). Além disso, manter-se atualizado com as tendências econômicas e políticas pode ajudar os investidores a tomar decisões mais informadas.

Risco de Liquidez: O risco de liquidez refere-se à capacidade de comprar ou vender um ativo rapidamente sem afetar seu preço de mercado. Alguns investimentos podem ser mais líquidos do que outros. Por exemplo, ações de grandes empresas listadas em bolsas de valores tendem a ser altamente líquidas, pois podem ser compradas e vendidas facilmente. Por outro lado, investimentos menos líquidos, como imóveis ou títulos de dívida privada, podem levar mais tempo e esforço para vender, o que pode ser problemático se precisar de acesso rápido aos seus fundos.

Para mitigar o risco de liquidez, os investidores devem avaliar cuidadosamente a liquidez dos ativos em que desejam investir. Manter uma parte do portfólio em investimentos líquidos pode proporcionar flexibilidade financeira em momentos de necessidade, como é o caso das alocações de sua reserva de emergência.

Risco de Crédito: O risco de crédito surge quando uma contraparte em um investimento, como um emissor de títulos, não é capaz ou não está disposta a cumprir suas obrigações financeiras. Isso pode resultar em perdas para o investidor, especialmente se o emissor entrar em default. Por exemplo, se uma empresa na qual você possui títulos de dívida declarar falência, você pode perder parte ou todo o seu investimento.

Para mitigar o risco de crédito, os investidores podem diversificar seu portfólio de títulos, investindo em uma variedade de emissores com diferentes classificações de crédito. Além disso, é importante realizar uma análise cuidadosa da qualidade de crédito dos emissores e suas garantias antes de investir em seus títulos.

Investir envolve assumir riscos, e os investidores devem estar cientes dos riscos de mercado, liquidez e crédito associados aos seus investimentos. Ao entender esses riscos e adotar estratégias de gerenciamento adequadas, os investidores podem tomar decisões mais informadas e proteger seu patrimônio financeiro a longo prazo.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Ventos da mudança

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Mesmo quando a maré está mansa, não significa que mansa para sempre permanecerá. Basta o sopro do tempo, o rebolar das correntezas, a inspiração da deusa do mar e as ondas vêm. É o movimento natural. Não existe maré calma eterna. Existe vai e vem da natureza, reboliço dos ventos, e logo a onda vem. Nós não escolhemos seu tamanho, não dimensionamos seu perigo, nem prevemos sua velocidade.

Mesmo quando a maré está mansa, não significa que mansa para sempre permanecerá. Basta o sopro do tempo, o rebolar das correntezas, a inspiração da deusa do mar e as ondas vêm. É o movimento natural. Não existe maré calma eterna. Existe vai e vem da natureza, reboliço dos ventos, e logo a onda vem. Nós não escolhemos seu tamanho, não dimensionamos seu perigo, nem prevemos sua velocidade. Elas chegam e nossas escolhas passarão por estarmos dentro ou fora do mar, condicionarmos nosso fôlego, aprendermos a nadar, aguçarmos nossa sensibilidade para identificarmos eventual perigo, domarmos o espírito aventureiro, ou controlarmos o medo.

A onda pode ser uma marola ou chegar com a força de um tsunami, sei lá, quem vai saber? Seja o que for, precisamos estar preparados para as mudanças que podem acontecer no minuto seguinte da vida. E que podem ser ótimas, mesmo se fáceis não forem.

Gosto de comparar a vida com a natureza, pois ao observarmos carinhosamente essa engrenagem divina maravilhosa, nos damos conta de que somos parte de tudo isso e não seus senhores soberanos.

Encarar desafios pode ser um treinamento grandioso de superação. Há um enorme prazer embutido nesse exercício contínuo superarmos a nós mesmos. Quão sem graça seria a existência se a vida fosse um marasmo contínuo do início ao fim. Bom, temo que isso sequer seria uma opção já que querendo ou não, o dia a dia é repleto de novos desafios.

Por que não acolher cada um deles como uma nova chance, uma oportunidade premiada, um grande negócio a ser feito? Transformar o medo pelo novo por motivação para seu encontro pode ser transformador. Ao invés de vislumbrarmos a muralha amedrontadora que pode estar por vir, podemos escolher avistar o belo oceano na condição mais linda que o Universo pode ofertar.

Fácil não é. Mas nossa postura diante de um desafio vai gerar uma energia que pode ser positiva ou negativa, a depender de como estamos acolhendo esse movimento da vida. Abdicações, renúncias, esforço,  preparação. Preparar-se para a execução da nova etapa. E durante todo o processo é aconselhável o treinamento do sentimento de gratidão, pois certamente se estamos diante de desafios, é sinal de que estamos vivos e em atividade, o que já merece nosso mais profundo agradecimento.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo no Censo Escolar

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo retrocedeu na oferta do tempo integral na pré-escola. De 2022 para 2023 houve recuo de 18,75%. Os dados são do Censo Escolar, que acaba de ser divulgado e mostram ainda um número vergonhoso: apenas 2,3% das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estudam em tempo integral. A proporção no Brasil é de 13,6%. 

Tempo Integral

Nova Friburgo retrocedeu na oferta do tempo integral na pré-escola. De 2022 para 2023 houve recuo de 18,75%. Os dados são do Censo Escolar, que acaba de ser divulgado e mostram ainda um número vergonhoso: apenas 2,3% das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estudam em tempo integral. A proporção no Brasil é de 13,6%. 

Tempo Integral

O Brasil vem em uma crescente na oferta de tempo integral na educação, tido por especialistas como o melhor mecanismo para melhorar a aprendizagem. Infelizmente, Nova Friburgo não vem acompanhando essa trajetória. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, de 2022 para 2023, o município praticamente manteve a mesma proporção: 2,1% em 2022 para 2,3% em 2023.

Bons exemplos

O melhor estado é o Ceará, onde 51% das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental das redes municipais estão em tempo integral. A média dos municípios do Estado do Rio de Janeiro está um pouco acima da nacional, 19,6%, bastante acima da friburguense, destacamos mais uma vez: 2,3% 

Vagas em creche

Segundo o Censo Escolar 2023, Nova Friburgo tem 2.960 crianças nas creches municipais, sendo que destas, 170 não estavam em tempo integral. De 2022 para 2023, a prefeitura aumentou em apenas 1,23% a oferta de vagas no segmento, ou seja, apenas 36 novas vagas. A espera por uma vaga em creche é um dos grandes problemas do município e famílias vem denunciando que neste ano, para andar a fila, tem se tirado o tempo integral das matriculadas, o que acarreta uma série de problemas no cotidiano destes pais e mães. 

Pré-Escola

Na Pré-Escola, são 2.936 crianças matriculadas, das quais 1.983 estudam em tempo parcial e 953 em tempo integral. Em 2022, eram 1.653 em tempo parcial e 1.173 em tempo integral. Ainda que tenha aumentado em 110 o número de matrículas, houve diminuição de 220 vagas em tempo integral.    

Ensino Fundamental

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a rede municipal tinha 8.055 alunos, dos quais apenas 186 em tempo integral. Já nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado passa a assumir a maioria dos estudantes, 4.810 para 1.717 da rede municipal. A proporção na rede municipal de alunos em tempo integral melhora para 31%, ou seja, 408. Já na rede estadual, em Nova Friburgo, apenas 65 dos 4.810 alunos estudam em tempo integral. 

Ensino Médio

Já o Ensino Médio público é quase de total responsabilidade do Estado, exceto o Cefet que é federal. Segundo o Censo Escolar 2023, em Nova Friburgo foram 4.035 alunos matriculados, dos quais 12,7% em tempo integral. Pode-se observar aqui que dos estudantes totais do Ensino Fundamental das séries finais da rede pública (6.527), 38,1% ou param os estudos (acredita-se que a maioria esmagadora) ou migram para rede particular ou federal, no caso de Nova Friburgo, o Cefet. 

Desafio de evitar evasão

Neste ano, estão sendo implementados dois programas pelo Governo Federal: o programa Escola em Tempo Integral, cuja meta é migrar 3,2 milhões de estudantes do ensino parcial para o integral até 2026, com investimento de R$ 4 bilhões; e o programa Pé de Meia, que prevê uma bolsa para o aluno que ingressar no Médio até o fim do ciclo, sendo R$ 200 por mês mais R$1 mil ao final de cada ano, totalizando R$ 3 mil que só poderão ser sacados ao concluir todo Ensino Médio.   

Educação de Jovens e Adultos

Por fim, dados sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Censo Escolar 2023 mostra que Nova Friburgo tinha 525 alunos no Ensino Fundamental matriculados no ano passado, dos quais 70 do Estado e 455 na rede municipal. Já no Ensino Médio, eram 236, todos sob responsabilidade da Rede Estadual. 

Raio-X preciso da educação

Os números do Censo Escolar são colhidos durante todo o ano e é a principal pesquisa estatística da educação brasileira. Ele é coordenado pelo órgão de pesquisa do Ministério da Educação e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Ele também é utilizado para um raio-x das escolas do país, permitindo que a sociedade civil possa acompanhar a efetividade das políticas públicas.

 

Inauguração

Prevista inicialmente para outubro, finalmente foi inaugurada, nesta semana, a unidade de Nova Friburgo da SmartFit, no Espaço Arp. Com isso, Nova Friburgo se junta a outros 150 municípios brasileiros a ter uma academia da rede, que atua também em mais 12 países. Entre os diferenciais da gigante do ramo, está a padronização: todas as unidades têm os mesmos equipamentos, com a mesma identificação de numeração.

Impacto no mercado local

Além do aplicativo de orientação de treino ser o mesmo para todos os alunos, outro aspecto que se destaca é que o matriculado pode treinar em qualquer uma das mais de 600 unidades espalhadas pelo mundo. Ideal, portanto, para quem mora em duas cidades ou sempre está viajando. A filial de Nova Friburgo já nasce grande, só para se ter uma ideia disso, só de esteiras são mais de dez e a maioria dos equipamentos tem de dois a três de cada.     

 

Marketplace em Nova Friburgo

Nova Friburgo sediará o maior evento de marketplace do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da MAP Assessoria em Marketplaces, idealizada por Pedro Spinelli e João Victor Valença (foto). A pretensão do encontro é acelerar e desenvolver vendedores em marketplace. Várias gigantes do setor já estão confirmadas para a experiência prevista para o Teatro Municipal, dia 27 de abril. E o melhor, sem cobrança de ingresso ou inscrição, tudo gratuito. No entanto, as vagas são limitadas.  

Oportunidade de negócios

Instalada em Nova Friburgo, a MAP tem acumulado prêmios e bons resultados no setor e quer elevar essa cultura empreendedora em toda a região. Além das empresas do setor, haverá também presenças de peso e referências no mercado, com estrutura para muito networking em um dia inteiro de pautas e painéis, aprofundando os conhecimentos dos participantes sobre o universo dos marketplaces. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço: wp.me/PeCvWi-19r.

 

Mostra de Animação

Nova Friburgo vai receber uma mostra de cinema de animação, trata-se da 2ª Mostra Som Quadro a Quadro. Depois de uma 1ª edição em formato virtual, a cidade foi a escolhida para receber a primeira versão presencial, prevista logo para o mês do aniversário friburguense. Será entre os dias 2 e 4 de maio, na Usina Cultural.

Inscrições abertas

A organização está recebendo projetos de animação até o próximo dia 13 para a fase seletiva. Poderão participar da mostra competitiva trabalhos de curta-metragem de até 30 minutos, realizados em qualquer técnica de animação, suportes de captação, tema e gênero, que tenham sido produzidos a partir de 2020. As inscrições podem ser feitas no link: //bit.ly/4bPRnBl

Inclusão

Os filmes selecionados serão exibidos gratuitamente de acordo com classificação etária: Mostra competitiva infantil (filmes de classificação livre); Mostra competitiva geral (classificação a partir de 14 anos) e destaque para a mostra especial com filmes infantis com recursos de acessibilidade (legenda, audiodescrição e linguagem de libras nos filmes). 

Júri de notáveis

As animações serão avaliadas por um júri especial formado por profissionais de animação e serão premiados nas categorias: Melhor Filme Infantil, Melhor Som e Melhor Filme. Além da mostra, o público também poderá participar de uma oficina de foley para cinema de animação e uma mesa de bate papo sobre a importância da música na finalização do audiovisual. A mostra tem a direção de Jane Correia e curadoria de Marcelo Marão (foto), diretor do filme Bizarro Peixes das Fossas Abissais.

Audições para filme

O diretor de cinema, Murillo Azevedo, busca em Nova Friburgo talentos para trabalharem em diversas áreas de seu novo filme: “Primeira Lei”. A película, que será rodada também em Nova Friburgo, começa a ser gravada ainda neste ano. Uma das etapas será a audição através de um seminário totalmente gratuito, com o próprio diretor na próxima semana, dias 6 e 7 de março.

Oportunidade

As aulas e paralelamente a audição para escolha dos profissionais ocorrerão das 19h30 às 21h30, na Usina Cultural. O objetivo é encontrar pessoas para trabalhar nas áreas de fotografia, assistente de direção, cenografia e arte, figurino e elenco. É preciso fazer as inscrições de forma prévia através do link: forms.gle/LfFRjCYPgYACc6STA. As inscrições, seminário e audições são gratuitos. 

O filme

Murillo Azevedo é conhecido por grandes trabalhos na televisão como: Renascer, Os Maias, Esperança, Hoje é dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu, Afinal o que querem as mulheres?, Meu pedacinho de chão, Subúrbia, Dois irmãos e Velho Chico. Em “Primeira Lei”, um professor recluso no abandono e negação, à procura de algo que resgate sua autoestima, relaciona-se com uma de suas alunas, o que o leva a uma crise do auto questionamento agudo diante dos arautos da vida acadêmica. Ainda não há previsão de estreia.

 

Palavreando

“O tempo sempre passa mais apressado quando cantamos sem esforço ou quando devoramos um prato com gosto. Também é ligeiro quando estamos hipnotizados por toda a beleza que há entre a cachoeira e o mar, o tanto de graça que existe entre a terra e o céu. Passa veloz  quando nos perdemos em um olhar”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Porte de arma para advogados: assassinatos reabrem o debate

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra

No último dia 30 de janeiro, advogada Brenda Oliveira e o cliente dela, suspeito de cometer um crime, foram executados a tiros após saírem da delegacia onde o caso tinha sido registrado, na cidade de Santo Antônio (RN), a 70 quilômetros de Natal. Ele foi levado à delegacia e acabou liberado após constatarem que não havia elementos suficientes para comprovar que ele cometeu o crime. O suspeito recebeu carona de sua advogada. Ao sair da delegacia, os dois entraram em um carro e em seguida, foram atingidos por tiros disparados por dois homens em uma motocicleta.

No último dia 30 de janeiro, advogada Brenda Oliveira e o cliente dela, suspeito de cometer um crime, foram executados a tiros após saírem da delegacia onde o caso tinha sido registrado, na cidade de Santo Antônio (RN), a 70 quilômetros de Natal. Ele foi levado à delegacia e acabou liberado após constatarem que não havia elementos suficientes para comprovar que ele cometeu o crime. O suspeito recebeu carona de sua advogada. Ao sair da delegacia, os dois entraram em um carro e em seguida, foram atingidos por tiros disparados por dois homens em uma motocicleta.

Na tarde desta segunda-feira, 26, na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio de Janeiro, o advogado Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos, foi executado, de forma covarde, à tiros. O advogado era especialista em causas cíveis e empresariais, atuando em resgastes de investimentos de criptomoedas. Rodrigo era conhecido por ser um advogado de bom trato e sem problemas na carreira. Segundo apurado, em uma das ações em que atuava, patrocinando os interesses dos seus clientes, Rodrigo conseguiu o bloqueio de contas de algumas pessoas envolvidas em esquema de pirâmides.

Entretanto, o advogado foi morto com tiros à queima-roupa, por um homem encapuzado que chamou-o pelo nome, à poucos metros da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio; da Defensoria Pública e do Ministério Público estadual. A OAB, em nota, repudiou o caso.

E na madrugada desta quarta-feira, 28, Andréia da Silva Teixeira, 42 anos, e seu namorado foram mortos a tiros no condomínio residencial onde morava no Rio Grande do Norte. A advogada criminalista, poucos momentos antes de ser assassinada, compartilhou uma publicação em seu perfil do Instagram sobre os assassinatos de colegas de profissão em menos de um mês.

Profissões equiparadas, mas sem as mesmas garantias

A lei brasileira entende que a atividade exercida pelos membros do Poder Judiciário, esses apresentados pelo artigo 92 da Constituição Federal, assim como pelos membros do Ministério Público são atividades de notório risco, devendo ser garantido os meios efetivos para defesa cabíveis desses profissionais.

A pirâmide do judiciário brasileiro, à grosso modo, funciona dessa forma, motivo pelo qual analisaremos caso à caso. O juiz, responsável por julgar e decidir sobre a vida das pessoas, pode portar uma arma? Pode. O promotor (Ministério Público), como na sua função como órgão acusador e fiscal da lei, pode ter arma? Pode.

Os advogados e defensores públicos, que podem atuar tanto na defesa dos seus clientes, mas também processando outras pessoas, por motivos criminais, cíveis, empresariais ou por inflamados processos de família (guarda de criança, separação de bens, inventário, ação de alimentos) – sejam de autoridades, pessoas comuns ou criminosos – podem ter armas? Não.

Ora. Se a própria lei determina que não existe hierarquia entre magistrados, membros do Ministério Público e advogados, qual a razão para serem concedidos meios de defesa para uma classe e outra não? A negativa para o porte de armas para advogados, juridicamente, é mais uma aberração jurídica dentro do ordenamento jurídico brasileiro.

Projeto de lei

O projeto de lei 1.015/23 classifica como atividade de risco o exercício da advocacia em todo o território nacional, independentemente da área de atuação do profissional regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados, mas não tem data para ser votada.

Na prática, o texto passaria a permitir que advogados sejam autorizados a portar armas de fogo em razão do “exercício de atividade de risco”, o que já é assegurado a outras categorias do judiciário pelo Estatuto do Desarmamento. Apesar dos burburinhos serem antigos, os últimos acontecimentos inflamaram o debate sobre o porte para a categoria.

O polêmico projeto de lei tem dividido a opinião entre as classes. A única verdade é que a advocacia não tem sido uma profissão para covardes. Lutar pelos direitos dos seus clientes incute riscos à vida privada de uma profissão sem qualquer suporte. Ser advogado é muitas vezes lutar sozinho, contra todos, ao lado de muitas “notas de repúdio”. 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.