A VOZ DA SERRA é uma seleção natural de excelentes pautas!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

A viagem deste fim de semana começa na plataforma de “Palavreando”, com Wanderson Nogueira. - “Ah, carnaval! Se eu não te conhecesse, te amaria à primeira vista...”. Nas cores e belezas do Caderno Z, tudo brilha. Eu conheço o carnaval de outros carnavais, quando mamãe varava a noite costurando as nossas fantasias. Conheço desde quando papai tirava folga no seu trabalho para que pudéssemos acompanhar os festejos de momo, onde fazíamos sucesso, vestidos de holandeses, soldadinhos, nas ideias de mamãe. Da mesma forma que Nogueira, “eu teria um conceito diferente do que é alegria”, pois o carnaval nos dá uma lição de que a felicidade é para toda gente.

Da antiguidade para os tempos modernos, a interação entre os tempos se concentra no quesito criatividade, pois, a brincadeira não requer grandes investimentos. A exemplo, as amigas Maria Rita Coelho Faez e Mariana Daflon criam “roupas e acessórios para curtir a folia com muito conforto, segurança e beleza”. Filha de nossa colega Christiane Coelho, que já trabalhou nessa área, Maria Rita destaca: “Assumi a produção e está sendo uma experiência muito agregadora, já que é meu primeiro contato com o público”, explica. A parceira Mariana também entende da parada: “A parte mais gratificante de tudo isso é encontrar pessoas que se identificam com suas roupas e desejam passar uma época tão especial do ano usando as peças”. Parabéns, meninas!

A garotada também tem vez e voz no carnaval e as fantasias podem ser na base do improviso, pois é muito fácil compor a alegria dos pequenos. O que vale é ser o que se quiser, como sempre foi a marca da folia carnavalesca. Ainda mais nesse ano em que as festas terão duração de vários dias. Inclusive, as obras na Avenida Alberto Braune entram em recesso para que o trânsito fique livre, dando vez para as folias de Momo.

O Bola Branca traz em seu enredo “pão e circo”, numa crítica gostosa, suave e alegre sobre a realidade que se confunde com o sonho: “haja coração, é festa da nação, a realidade vem depois...é a luta por um prato de feijão com arroz...”. Bem a nossa cara de resiliência: “devo não nego, pagarei quando puder, um dia vai melhorar, eu tenho fé...”.

Enquanto a folia esquenta, o Cão Sentado apela para o Rei Momo na campanha sobre os males do tabagismo. Também esquentam os tambores da vigilância: a Anvisa proíbe todas as pomadas capilares; Anatel ordena bloqueio de cinco milhões de decodificadores piratas; Governo Federal passa pente-fino no CadÚnico e encontra 2,5 milhões de benefícios com problemas; e o mais novo “Golpe do Pix”, quando o golpista simula, por telefone, um ambiente bancário, e pede uma transferência em nome do banco etc.  Esse golpe é bem convincente. Na dúvida, desligue o telefone e vá ao banco.

Em “Há 50 Anos”, chegava a TV Tupi a Nova Friburgo no canal 10. Era o tempo da antena pé de galinha, quem se lembra? A notícia vem trazendo lembranças do inesquecível “Seu Yunes”, Elias Antônio Yunes, dono da Casa Yunes, revendedora da Philips do Brasil.

Mas, vamos voltando para a estação 2023 que a viagem ainda tem várias paradas. Em “Sociais”, muitos ilustres. Na quarta, 8, foi aniversário do querido cirurgião, doutor Renato Henriques. Dia 9, a maravilhosa Marilda Berbert, esposa do primo Juca. Ela quem fez a linda grinalda do meu casamento. Ainda no dia 9, a estimada Margarida Ventura. Na sexta, 10, a “modista” Maria Rita festejou 18 anos. A iluminada Gilse Ventura Coutinho, nesta segunda, 13. A todos, parabéns e felicidades.

O calendário não dorme em serviço e todo dia tem algo a ser celebrado. 11 de fevereiro, por exemplo, é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Ana Borges nos trouxe uma reportagem com declarações “exatas” de “mulheres inspiradoras” que se tornaram cientistas e até venceram tabus. Para continuar as celebrações, 12 de fevereiro é o Dia de Darwin, naturalista, geólogo e biólogo inglês. Charles Darwin, autor de “A Origem das Espécies”, deu ao mundo os rumos do famoso processo da seleção natural. Meninas e mulheres, avante! A Ciência agradece!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.