Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é um pilar da nossa conscientização
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
O Caderno Z é pontual e não deixaria o Equinócio de Outono passar sem ser notado. Os povos antigos festejavam as mudanças de estações com rituais. A Ordem Rosacruz-Amorc festeja o seu Ano Novo em março, no Hemisfério Sul, com a chegada do outono e no Hemisfério Norte, a primavera. Em minha casa, meus pais davam valor aos fenômenos naturais e a coisa mais interessante sempre foi observar a igualdade de luz solar em março e setembro. De minha parte, tenho certo desconforto em perceber os dias outonais diminuindo a luminosidade, como se houvesse um toque de recolher mais cedo.
A natureza é fenomenal e, cada vez mais, cheia de fenômenos. E alguém sabe o que é “domo de calor”? Eu não sabia e o “Z” explicou que é “uma bolha de calor que se cria quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias e até semanas, prendendo o ar muito quente por baixo, assim como uma panela de pressão...”. Os cientistas alertam que 2024 pode bater o recorde e ser o mais quente da história”. Em entrevista à agência turca Anadolu, a cientista Sarah Kapnick ressaltou que desde outubro de 2023, “50% do oceano estava vivendo uma onda de calor marinha e, em consequência, os termômetros da Terra também atingiam seus picos”. A especialista lembra, ainda, que o El Niño deve se manter ativo por mais seis meses, com extremos de mudanças climáticas, chuvas, secas, colocando o mundo “em situação delicada”.
Situação delicada mesmo tem sido exibida nas charges de Silvério. Nem precisa palavras para dizer que o ser humano não dá conta de um mosquito. O Cão Sentado tem feito caras e bocas para alertar sobre os cuidados. Contudo, de coisa alguma adiantará se os focos não forem eliminados. É um trabalho de vigilância constante, povo & prefeitura.
Falando em charge, quem festejou aniversário na sexta-feira, 15, foi o querido Silvério, o chargista de A VOZ DA SERRA. Dono de uma capacidade criativa admirável, com suas criações, sem dizer uma palavra, é ele quem diz tudo o que a gente precisa e deve saber. Em cada desenho percebe-se, nitidamente, que a sua mente sensível está ligada na tomada de conscientização dos acontecimentos e tais alertas são para leituras rápidas e diretas como pedem os tempos modernos. E a charge é esse relâmpago que nos impacta e pede providências. Parabéns, Silvério, por ser você essa pessoa brilhante que a gente ama de paixão! Quem também está em “Sociais”, aniversariante de 14 de março, é a simpática e querida senhora Helena Herdy Faria, presidente da Stam Metalúrgica, um exemplo de mulher que domina as áreas de sua atuação empresarial, ao mesmo tempo em que se dedica aos seus familiares. Parabéns, com votos de muita saúde e felicidades.
Em “Há 50 Anos”, no sesquicentenário do início da colonização alemã em Nova Friburgo, cobrava-se dos poderes públicos (executivo e legislativo) a presença de um marco para gravar os festejos do grande evento dos 150 anos da vinda dos alemães para a nossa cidade. Com certeza que, à época”, não tinha alguém tão engajado, de corpo e alma, como tem feito Edmilson Schinneid, que pensa em tudo para os festejos do Bicentenário este ano. Cada vez mais próximo o mês de maio, agora é reta de chegada!
A Usina Cultural Energisa, lindamente fotografada por Henrique Pinheiro, chama a atenção, na beleza de seu prédio. A foto ilustra a divulgação do projeto UnoDiverso que reúne 8 artistas, “novos talentos da região que vão celebrar a diversidade e a coletividade em um projeto que trabalha a arte-educação, o coletivo e o singular em sua produção.
O Rotary Club de Nova Friburgo prestou bonita homenagem a Silvio Ruiz Galvez no Jornal A VOZ DA SERRA, registrando parte da sua atuação rotariana desde 1971. Seu falecimento em 7 de março deste ano deixou a nossa cidade pesarosa. Do carnaval a projetos sociais, Silvio esteve sempre envolvido com as boas causas, apoiando as mais variadas formas de atividades culturais e artísticas. Os nossos Jogos Florais de Nova Friburgo também tiveram muito de sua dedicação por longos anos. Verdadeiramente, Silvio Ruiz é uma estrela que retornou ao plano superior das mentes iluminadas.
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário