Saiba como driblar os gastos com aquecimento no inverno

Apesar do frio, maior parte das casas em Friburgo não tem lareiras nem calefação
segunda-feira, 21 de junho de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Lareira é uma ótima opção para se aquecer no inverno
Lareira é uma ótima opção para se aquecer no inverno

Diferentemente de casas de países tipicamente frios, os imóveis brasileiros, em um país tropical, não são preparados, em sua maioria, para um inverno mais rigoroso. A maior parte deles não tem lareiras nem tampouco calefação, como nas construções dos países do Hemisfério Norte. Por isso, em cidades com temperaturas mais baixas, como Nova Friburgo, o uso de aquecedores é um hábito de muitos para enfrentar os dias mais frios.

Os banhos também passam a ser mais quentes, assim como muitos passam a fazer o uso de torneiras elétricas para lavar as louças, no Inverno. Além disso, ficando mais tempo em casa, consequentemente, aumenta-se o consumo da energia elétrica, que passou para a bandeira tarifária vermelha, no mês de junho.

E um jeito fácil de entender sobre variação de consumo e a composição da conta de energia é acompanhando os vídeos da série Descomplicador, no YouTube.

Comportamento

Conforme o tempo vai esfriando, o comportamento das pessoas vai mudando. Roupas mais leves vão sendo sobrepostas por casacos para se aquecer. Há uma glamorização do Inverno. Os amantes da estação acreditam que as pessoas se vestem melhor no frio.  Casacos e botas são usados para se proteger. E acessórios, como cachecóis, gorros, chapéus e luvas, além de aquecer podem trazer personalidade e versatilidade ao look.

No Inverno, também aumenta a tendência a ingestão a alimentos mais quentes e calóricos. Isso porque, no frio, o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura regular. Massas, foundues, caldos e sopas passam a fazer parte do cardápio com maior frequência. E, a cidade tem muitas opções de restaurantes especializados nesses pratos para satisfazer os paladares mais exigentes.  

Nova Friburgo é uma cidade pra se visitar, conhecer e desbravar em todas as estações. Mas, no Inverno, o clima de montanha traz um charme a mais à Suiça brasileira.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima