Um total de 54,7mm choveu em Nova Friburgo nas últimas 24 horas, informou na tarde desta segunda-feira, 1º, a Secretaria Municipal de Defesa Civil. Foram 2,2mm, em média, por hora. A localidade do Baixo Floresta foi a que registrou maior média: 76,6mm (ou 3,1mm por hora).
A previsão para as próximas horas é de continuidade de chuva fraca/moderada a ocasionalmente forte com vento moderado/forte.
A chuva por vezes intensa e contínua começou a cair na noite de domingo, 31. A única ocorrência registrada no período foi a queda de um galho de médio porte na Praça Getúlio Vargas, por volta das 11h, sem vítimas. As equipes da Defesa Civil seguem em plantão 24 horas por dia. O galho atingiu e quebrou o display de um ônibus que passava na hora. Não houve feridos nem grandes danos ao coletivo, segundo a Defesa Civil Municipal. O 6° GBM foi acionado, mas ao chegar ao local o ônibus já havia saído. O galho foi cortado e colocado na calçada da praça para liberar o trânsito.
O nível do Rio Bengalas, na altura da Igreja Luterana, também subiu muito nesta segunda, sobretudo com a velocidade das águas do Rio Cônego.
As nuvens carregadas se devem, segundo o Climatempo, à formação de uma área de baixa pressão próximo à costa fluminense e à presença de fortes correntes de ventos em níveis médios. O Climatempo e o Inmet emitiram alerta para a ocorrência de fortes pancadas de chuva sobre todo o Estado do Rio. Há risco de chuva volumosa e temporais com rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h, além de transbordamentos de córregos e rios e deslizamentos de encostas.
Para Nova Friburgo, a previsão é de chuva forte durante toda esta segunda. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não pára. No feriado de Finado, nesta terça, o sol reaparece tímido entre nuvens e chove rápido durante o dia e à noite. O tempo instável deve continuar até sexta, 5.
No fim de semana o tempo deve melhorar: há previsão de tempo nublado no sábado e sol pleno a partir de domingo. A mesma previsão vale para a Região dos Lagos.
Deixe o seu comentário