Chuva deve persistir, intermitente e às vezes volumosa, a semana inteira

Para este fim de semana há alertas de tempestades no Sudeste. Tempo só deve firmar de novo no carnaval
sábado, 06 de fevereiro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O Centro de Friburgo sob um manto de nuvens e chuva neste sábado (Foto: Adriana Oliveira)
O Centro de Friburgo sob um manto de nuvens e chuva neste sábado (Foto: Adriana Oliveira)

Dois fenômenos meteorológicos associados devem trazer chuvas intermitentes, por vezes  volumosas, para Nova Friburgo e toda a Região Serrana nos próximos dias. Serviços de meteorologia como CPTec/Inpe e Climatempo preveem sol firme apenas no próximo fim de semana, que é carnaval.

O Sudeste está sob a influência de um canal de umidade da Amazônia (ZCAS, ou Zona de Convergência do Atlântico Sul) associado a um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM),  uma espessa massa de  nuvens de grande desenvolvimento vertical que se estende por centenas de quilômetros. No Brasil, os CCMs são responsáveis pela maior parte das chuvas durante o verão, sobretudo se associados a ZCASs.

Há risco de tempestades neste fim de semana no Sudeste, e o Cemaden-RJ emitiu alerta nesta sexta-feira para isso.

O CCM é legado deixado pelo ciclone que se formou no início da semana no Sul do Brasil, afastado da costa, e sua combinação com a ZCAS, a partir desta sexta, indica chuva por dias seguidos.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima