Momento histórico

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Grupo Silvana Gym/Inec fará coreografia de abertura do Mundial de Ginástica Rítmica

Pela primeira vez o Mundial de Ginástica Rítmica será realizado na América do Sul, e o Rio de Janeiro será sede do evento, que acontece a partir de hoje, 20, e vai até 24 de agosto. E Nova Friburgo fará parte deste momento histórico: o grupo Silvana Gym/Inec fará a coreografia de abertura do evento. A delegação friburguense estará presente com 40 integrantes, sob a direção dos professores e técnicos Eder da Silva Vieira e Silvana Schwartz Noel.

O Mundial terá a participação de mais de 650 pessoas (maior número da história), representando 78 países, e será realizado na Arena Carioca, com transmissão da Cazé TV e do Grupo Globo. A abertura acontece nesta quarta-feira, 20, às 12h. O sinal gerado no Brasil será distribuído para mais de 70 países.

"Mantivemos aqui todos os grandes eventos. Trouxemos o pré-olímpico de vôlei, o mundial de surf, a Stock Car e a Copa Davis voltaram. Mas esse evento é muito significativo porque é a primeira vez na América do Sul. E o Rio de Janeiro precisava de um evento desse porte ser muito assertivo. Porque mais uma vez é a imagem do Rio pro mundo inteiro", destaca o governador Claudio Castro.

Uma prévia do que o Brasil mostrará no Mundial pôde ser vista no domingo, quando a seleção olímpica de ginástica rítmica se apresentou aos pés do Cristo Redentor. Entre os principais nomes da nossa Ginástica Rítmica, o público poderá assistir às performances das capixabas Geovanna Santos, que defenderá o Brasil na disputa individual, e Sofia Madeira, que integra a equipe brasileira de conjunto.

Um time de vencedoras

O Campeonato Mundial de 2025 terá formato inédito. Os dois primeiros dias serão dedicados às classificatórias individuais, que definirão as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores por aparelho. O terceiro dia terá a decisão do individual geral, e o último será reservado às finais por aparelhos e às disputas de conjuntos.

Disputada apenas por mulheres, a modalidade utiliza cinco aparelhos durante suas apresentações: arco, bola, fita, maças e corda. Nas provas por equipe, há rotinas com apenas um objeto e outras com dois deles misturados. Já no individual, as atletas competem com apenas um aparelho por apresentação. Os ingressos para a competição no Parque Olímpico custam de R$78 a R$300 e podem ser adquiridos pela internet no site: ingresse.com/mundial-de-ginastica-ritmica-2025.

Antes de viver o momento histórico, recentemente a equipe do Inec/Silvana Gym esteve presente no Torneio Estadual de Aeróbica, realizado na Arena Carioca, no Rio de Janeiro, e voltou para Nova Friburgo com diversas conquistas e bons resultados. O time de atletas de Nova Friburgo venceu praticamente todas as categorias em disputa, com destaque não só para o aspecto coletivo, como também o individual.

  • Foto da galeria

    Treinamentos foram realizados com dedicação, para mais um momento histórico para o grupo (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Delegação friburguense contará com 40 integrantes para o evento de abertura do Mundial (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Silvana Noel, Eder Vieira e Marisol Antonelli são professores responsáveis pela coreografia (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.