Ranking Cidades Amigas do 5G

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Nova Friburgo subiu 20 posições de 2023 para 2024 e se tornou a 2ª colocada no Estado do Rio de Janeiro no Ranking das Cidades Amigas do 5G. Nova Friburgo fica atrás apenas de Cabo Frio. O município obteve nota 4,1, assim como a cidade praiana, mas fica atrás nos critérios de desempate. No Brasil, Nova Friburgo ficou com a 23ª posição. O ranking mede apenas os 326 maiores municípios brasileiros em população.

Critérios

O ranking deste ano sofreu uma mudança no nome e substituiu o ranking Cidades Amigas da Internet. O estudo identifica aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações, por meio de políticas e ações públicas que facilitem a instalação de infraestrutura (antenas e redes fixas). No ranking, são avaliadas informações sobre legislação, burocracia, prazo e efetividade para a implantação de infraestrutura de telecom. 

Nova Friburgo em destaque

As cidades amigas do 5G são aquelas que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia no licenciamento. A melhor cidade do Brasil se manteve com relação ao ano anterior, Arapongas (PR) com nota 4,7, seguida de Apucarana (PR). Completam o top 5 nacional: Muriaé (MG), Pindamonhangaba (SP) e Almirante Tamandaré (PR). No recorte estadual, os cinco melhores são, em sequência: Cabo Frio, Nova Friburgo, Magé, Volta Redonda e Duque de Caxias.

Os piores

Votorantim (SP) ficou com a última colocação nacional no ranking. Destaque negativo para Rio das Ostras, além de ser a pior do Estado do Rio de Janeiro com nota 2,1, amargou a 4ª pior colocação do Brasil. Barra Mansa, Nilópolis, Japeri e Araruama completam na sequência a lista dos cinco piores municípios fluminenses no ranking.   


 

Friburguense no topo do mundo

A estudante friburguense, Bruna Pimentel, de apenas 21 anos, foi a campeã da Global Skills Challenge, competição internacional de excelência profissional, disputada no último fim de semana em Melbourne, na Austrália. A estudante do Senac local foi medalha de ouro na categoria cabeleireiro. 

Que venha o mundial

Mais de 400 aprendizes, estagiários e jovens profissionais de 19 países mostraram suas habilidades profissionais. Bruna já estava classificada para a 47ª Competição Internacional da WorldSkills, que será realizada entre os dias 10 e 15 de setembro, em Lyon, na França. Após conquistar a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro nas Competições Senac de Educação Profissional 2023, a estudante conquistou uma vaga no Time Brasil que irá disputar essa que é a maior competição mundial de educação profissional. O evento reúne 67 países e mais de 1600 competidores. 

Preparação

A Global Skills foi a primeira viagem internacional da estudante friburguense que parece não ter sentido a diferença de fuso horário, temperatura e alimentação, além de outro idioma. Antes do mundial, em setembro, entre os dias 22 e 26 de julho, Bruna embarca para Natal, no Rio Grande do Norte, onde participa de um simulado preparatório para os desafios que irá enfrentar no World Skills. Em agosto, um encontro reunirá todo o time do Brasil antes do grande evento internacional.

Foco com os melhores

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. 

 

Teste de elenco

Somente até esta sexta-feira, 31, estão abertas, em Nova Friburgo, as oportunidades para o teste de elenco para um curta-metragem contemplado na Lei Paulo Gustavo. O trabalho se chama B. Os produtores estão à procura de homens de 20 a 35 anos e de 45 a 60 anos, assim como mulheres de 20 a 30 anos. Os interessados devem enviar fotos e portfólio para o email: filmecurtab@gmail.com.

 

Expo Cordeiro

Após especulações confirmadas, agora é oficial a programação da edição 2024 do evento centenário da cidade vizinha de Cordeiro. De 13 a 21 de julho, concurso leiteiro, exposição de animais, feiras, desfiles e uma série de atrativos irão movimentar o Parque de Exposições Raul Veiga. Mas sem dúvida, os shows musicais nacionais são o atrativo maior para centenas de pessoas da região. 

 

Programação definida

O show de  abertura no dia 13, sábado, ficará por conta da dupla Guilherme & Santiago. No domingo, 14, Lauana Prado. Repetindo os últimos anos, haverá shows nos dias de semana. Na segunda, 15, Suel. Na terça, 16, Xande de Pilares. Quarta-feira, 17, Luan Pereira. Recentemente tendo se apresentado em Nova Friburgo, João Gomes volta a fazer show na região e será a atração principal do dia 18, quinta-feira. Dia 19, sexta, Manu Bahtidão; dia 20, sábado, Detonautas/DJ KVSH. Encerrando a programação, Zé Neto & Cristiano, no domingo, 21.

 

Alunão

Renovado: Mestre Riquinho, dono das notas máximas do carnaval friburguense, seguirá no comando da bateria da escola Alunos do Samba para o carnaval 2025. Esta foi a primeira confirmação da azul e branco de Conselheiro Paulino para o desfile do ano que vem. Atual vice-campeã, a agremiação vem mostrando progresso nos últimos anos e trabalha para acabar com o jejum de quase 30 anos sem o cobiçado título, em 2025.   

 

Friburguense

O Friburguense parece mesmo ter dado azar no sorteio do mata-mata da Copa Rio, competição que dá vaga na Série D do Brasileiro ou na Copa do Brasil. O Tricolor enfrenta o América, na primeira fase, time que começou muito bem o Estadual da Segundona. Dois jogos, duas vitórias. Com alto investimento, o clube agora comandado por Romário fez cinco gols e ainda não foi vazado: 2 a 0 sobre o Petrópolis e 3 a 0 sobre a Cabofriense.  

Dez meses depois

O Friburguense volta a campo para uma partida oficial no dia 24 de julho, ou seja, após quase dez meses desde o último jogo da terceirona. Receberá o América. Mas se a Copa Rio pode trazer o time de volta a uma competição nacional, o objetivo principal mesmo é retornar à segundona e voltar a sonhar com a elite do futebol carioca. 

Elenco

O clube pretende usar jogadores do Sub-20, que já treinam com o técnico Gerson Andreotti, mesclando experiência com atletas que virão dos clubes que estão neste momento disputando a segundona carioca e de outros estados. Há ainda atletas do clube integrados aos treinos e outros em outras equipes, mas que estão programados para voltar. 

Pré-temporada ampliada

Neste ano, o planejamento está mais organizado e o tempo de preparação adequado garantido, algo que não teve no péssimo ano de 2023, quando o time sofreu o rebaixamento da segundona para a terceira divisão e não conseguiu o retorno imediato, acabando a competição na 5ª colocação.


O Melhor Frio do Rio

Previsão da semana mais fria do ano e que, se espera, seja apenas a primeira de muitas. Na madrugada da última segunda-feira, 27, Nova Friburgo teve a temperatura mais baixa de todo o Estado do Rio de Janeiro e a 10ª do Brasil. A melhor estação do ano para Nova Friburgo é o convite para saborear sua gastronomia, prestigiar suas belezas naturais e cobrar políticas que efetivamente tragam turistas que elevem o ticket médio.

     

Palavreando

“Cientistas sem poesia, matemáticos sem rima, historiadores sem afeto, químicos sem propósito, são como compositores sem música. O que produzem pode até se fincar nos livros, mas não ensinarão a humanidade a ser mais humana”. 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.