Desaceleração de empregos

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 05 de junho de 2024

A geração de empregos em Nova Friburgo teve uma leve desaceleração de março para abril deste ano, mas segue positiva. De 388 empregos, em março, para 302, em abril. É o que revelam os dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) do Ministério do Trabalho, do Governo Federal. Há um delay no fechamento dos dados de quase um mês, ou seja, os números de maio, por exemplo, são só divulgados na última semana de junho.  

12º melhor do estado

Em abril, Nova Friburgo foi o 12º município fluminense em geração de empregos. A capital, Rio de Janeiro, obteve o melhor resultado com 8.570 contratações. Já Itaguaí foi o pior, com saldo negativo de 516 vagas. Em Nova Friburgo, todos os setores tiveram saldo positivo, com destaque para a indústria com 135 novos postos de trabalho com carteira assinada. Ao todo, foram 1.937 admissões e 1.635 demissões, fechando, portanto, o saldo em 302.

10º melhor do RJ no ano

No acumulado do ano, Nova Friburgo tem saldo positivo de 1.202, fechando o top 10 do Estado do Rio. A indústria puxa a fila, responsável por 563 do saldo positivo, seguido do setor de serviços com 383. No ranking estadual, à frente de Nova Friburgo, estão: Rio de Janeiro (30.034); Seropédica (3.730); Niterói (3.655); Nova Iguaçu (2.439); Duque de Caxias (2.220); Macaé (2.046); Volta Redonda (1.877); Campos (1.730) e Angra dos Reis (1.289).

Macuco no negativo

Nos quatro primeiros meses deste ano, o pior município é São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que acumula 1.753 de saldo negativo em relação às admissões e demissões. Destaque negativo também para o município vizinho de Macuco, o 2º pior do Estado. Apesar de se ter a menor população, acumula no ano saldo negativo de 947 postos de trabalho.        

Nova Friburgo, 29º em 2023

Em 2023, Nova Friburgo foi o 29º município em geração de empregos no estado. Foram 20.536 admissões para 19.729 desligamentos, com saldo positivo de 807. O comércio foi o grande gerador de empregos com 456 vagas de saldo positivo. Com relação ao ano de 2022, Nova Friburgo teve queda de 23% no saldo de empregos em 2023. A esperança é que o município recupere, portanto, o estoque atingido em 2022. 

 

 

Fevest patrimônio cultural

A Fevest é agora patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro. A Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia e Fitness, realizada em Nova Friburgo ganhou status a partir da lei 10.402/24 sancionada pelo governador Cláudio Castro, a partir de um projeto em conjunto de vários deputados estaduais.

Possibilidade de convênio

A lei prevê a realização de parcerias público-privadas, convênios e acordos com entidades da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a preservação e a promoção cultural da história de desenvolvimento econômico do importante segmento industrial fluminense, notadamente Nova Friburgo. A Fevest deste ano está marcada para os próximos dias 25 a 27.

 

 

Dia dos Namorados

Considerada a 3ª melhor data para o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados deste ano tem expectativa de aumento de 4,2% nas vendas, com relação ao ano passado. É o que mostra pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) que revela também que o ticket médio dos presentes deve chegar a R$ 220,49 – aumento de 3,7% também em relação ao Dia dos Namorados do ano passado.

Ticket médio

Em Nova Friburgo, o comércio está autorizado a estender o horário de funcionamento nos dias antecedentes ao 12 de junho. No entanto, o ticket médio estimado por pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ) deverá ser no geral de R$ 159, menor que o valor nacional de expectativa para as compras feitas em shoppings. 

Campeões de vendas

Segundo a mesma pesquisa, as roupas são preferidas por 26,2% dos consumidores. Em seguida, aparecem perfumes ou cosméticos (18,2%), além de calçados, bolsas ou acessórios (11,1%). A maioria pretende comprar em lojas físicas (74%), enquanto 17,6% lojas virtuais. 6,2% farão compras em ambas.

 

 

Trilha para autistas

Com cada vez mais diagnósticos, as políticas públicas (ou a falta delas) voltadas ao espectro autista estão em voga. Se há péssimos exemplos em Nova Friburgo da ausência de políticas, em Cachoeiras de Macacu a sensibilidade ao tema parece ser maior. Por lá, neste ano, já havia sido inaugurada a Casa do Autista e a agora foi entregue uma trilha sensorial para crianças autistas, no parque da cidade.

Bom exemplo

Foram instaladas placas sinalizadoras e educativas sobre a flora e a fauna e a trilha sensorial busca estimular os cinco sentidos das crianças nas ações de educação ambiental. O atendimento para agendar as visitas é feito diretamente com o projeto Guapiaçu e a APA Macacu durante a semana, das 8h às 17h. O Parque da Cidade fica no Km 38 da RJ-116. A trilha também é aberta ao público em geral, sem a necessidade de agendamento.

 

 

Mais festa

Vem mais uma festa aí. De 4 a 7 de julho, está confirmada no Ceasa de Conquista, a Festa do Produtor Rural. Atrações culturais, mostra de produtos agrícolas, feira de negócios e shows de renome nacional fazem parte da programação. Na abertura, quinta, 4, Isadora Pompeo; na sexta, 5, é a vez de Mariana Fagundes; e no sábado, 6, a dupla João Neto & Frederico. A programação é livre e a entrada é franca.

Viva o agricultor

Outros destaques ficam para o Concurso da Garota Rural, a Exposição Agrícola, a Cavalgada Rural, o Tratoraço, Pedal Rural e o 2º Trilhão Rural. A Festa do Produtor Rural é uma realização da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de São Lourenço.

 

 

Croquis

Teve início no último sábado, 1º, no Ponto de Cultura de Olaria, a Oficina de Criação e Desenvolvimento de Croquis para indumentária e adereços. Os encontros acontecerão ao longo dos quatro sábados de junho, sempre às 9h. A oficina tem como objetivo criar e desenvolver croquis para a farda de músicos, figurinos de balizas e estandartes do grupo e será ministrada pelo figurinista Leo Libânio. Gratuito.


 

#OMELHORFRIODORIO

O melhor frio do maior indutor de turismo do Brasil. A cidade do Rio de Janeiro é a mais visitada por estrangeiros e nativos do país. A duas horas e meia está Nova Friburgo com suas noites gélidas e convidativas. O que é política de turismo, afinal? Nova Friburgo tem muitos desafios, como melhorar a sua rede de hospedagem, aumentar o ticket médio do turista que vem e, por isso mesmo, escolher qual turismo quer realizar. Evento (festa) é um pequeno percentual para o turismo. Estruturação, organização… Tão fundamentais até para o certeiro pensamento: cidade só é boa para o turista se for boa para quem mora nela. Uma coisa é certa: não nos faltam paisagens lindas e dinâmicas, como essa. Bem-vinda a nossa principal estação. O tempo é de frio!

          

Palavreando

“Nunca duvide da autoridade que exerce sobre nós a paixão. A paixão move o apaixonado e, de repente, pode fazê-lo também apaixonante. Não se assuste. Não se prostre em medo ou receio, ainda que admita a existência de ambos. Mas admita também a provocação da coragem e provocado se deixe ir”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.