Blogs

No topo

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Talento friburguense, Matheus Silva vence luta no Jungle Fight 122

Talento friburguense, Matheus Silva vence luta no Jungle Fight 122

Morador do Cordoeira, com apenas 20 anos, Matheus Silva sai de Nova Friburgo para ganhar o mundo. Com uma atuação dominante, o lutador friburguense venceu uma batalha de três rounds com Murilo Bento no evento Jungle Fight 122, realizado no final de novembro, em São Paulo. O lutador da Brazilian Fight MMA levou a melhor do duelo peso-pena (até 66,5 quilos) na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28). Essa foi a terceira vitória de Matheus, que ainda tem duas derrotas na curta e já vitoriosa carreira.

Ao longo dos três rounds, Matheus usou as quedas e a luta no chão para se manter dominante. Murilo, na base dos chutes, era mais efetivo em cima na trocação. Mas sempre que o perigo rondava o lutador friburguense, ele não tinha dificuldades para colocar Murilo de costas no chão. Ainda que não tenha passado perto de um nocaute ou finalização, o jogo efetivo de quedas levou o atleta à vitória, no maior evento de MMA da América Latina.

 Matheus Silva é cria do projeto Jiu-Jítsu para Todos, que surgiu em 2014, através do professor Filipe Grativol, com o objetivo de promover a inclusão social, integrando à equipe atletas com condições financeiras limitadas ou portando alguma deficiência física. A iniciativa atende, atualmente, a dezenas de crianças e jovens do município.

 

Sucesso

Na quinta edição, Open Lumiar BJJ reúne centenas de atletas

A arte suave segue movimentando as mais diversas localidades de Nova Friburgo. Um dos eventos tradicionais da modalidade, o Open Lumiar BJJ (Brazilian Jiu Jitsu) chegou a edição de número cinco no último fim de semana. O evento, promovido pela Liga Serramar BJJ, é idealizado e coordenado pelo mestre friburguense Júnior Santos, um grande incentivador do esporte na cidade há 28 anos. Atualmente morando do país, costuma promover a competição quando chega ao Brasil.

O Open Lumiar deste ano aconteceu no sábado, 9, na sede da Ação Rural, no quinto distrito, e teve um público estimado em duas mil pessoas. Em torno de 200 atletas participaram das lutas, vindos de cidades como Búzios, Teresópolis, Bom Jardim, Maricá, Sapucaia, São Pedro da Aldeia, Petrópolis, Sumidouro, Saquarema, Campinas, Niterói, entre outras.
Além da parte esportiva e social, a competição também contribuiu com a parte econômica, ao gerar oportunidades de empregos para os árbitros, staffs, serviços gerais, trabalhadores da cantina, locução, mesários e agente de brincadeiras lúdicas para as crianças.

  • Foto da galeria

    Jovem de Nova Friburgo conquista vitória expressiva em evento de grande porte da América Latina

  • Foto da galeria

    Dominante, Matheus Silva venceu verdadeira batalha de três rounds contra o seu oponente

  • Foto da galeria

    Cria de projeto social e morador do Cordoeira, Matheus é mais uma revelação do MMA friburguense

  • Foto da galeria

    No Brasil, Mestre Junior Santos (centro) promoveu a quinta edição do Open Lumiar

  • Foto da galeria

    Evento reuniu atletas e simpatizantes de variadas idades e municípios do Estado

  • Foto da galeria

    Lutas envolveram cerca de 200 pessoas, contribuindo para fomentar as partes esportiva e social

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Seus investimentos devem refletir seus valores pessoais

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

            Na coluna da semana passada, meu objetivo foi apresentar o seu lado investidor para você mesmo. Ao te apresentar o que compõe o processo de suitability, você pôde se conhecer um pouco melhor e compreender suas necessidades e objetivos primários. Mas é agora que muitos questionamentos surgem com o objetivo de refletir seus valores pessoais aos projetos de investimentos.

            Na coluna da semana passada, meu objetivo foi apresentar o seu lado investidor para você mesmo. Ao te apresentar o que compõe o processo de suitability, você pôde se conhecer um pouco melhor e compreender suas necessidades e objetivos primários. Mas é agora que muitos questionamentos surgem com o objetivo de refletir seus valores pessoais aos projetos de investimentos.

            Investidor, portanto, é aquele que busca por boas oportunidades de mudar o mundo ao seu redor. Afinal, não será qualquer solução rasa a responsável por gerar valor o suficiente para refletir em ganho de capital. Investimento é o nome dado àquilo de que se abre mão, hoje, a fim de colher algo ainda mais relevante no futuro.

            Portanto, como concluir tal objetivo? Mais uma vez, gerando valor no dia a dia de cada indivíduo beneficiado pelo projeto. Este, por sua vez, depende de muita análise e diferentes pontos de vista. Para resumir em alguns tópicos, selecionei fique agora com oito reflexões que todo investidor estuda ao decidir alocar seus recursos em algum novo investimento.

 

            Tese: o primeiro passo é compreender a solução vendida pelo projeto. “Que problema o meu dinheiro vai solucionar?”, pergunta-se um investidor consciente. A tese de investimentos é o que determina se a sua alocação de capital é capaz de propor alguma solução eficiente de um problema real.

 

            Risco: pensei até em não elencar este tópico na lista, seriam apenas “sete reflexões do investidor” se todos fossemos capazes de compreender que daqui para baixo tudo é análise de risco. Contudo, apenas acreditar na tese não é um risco para seus investimentos; afinal, você ainda não investiu.

 

            Liquidez: o período entre investimento e resgate do capital.

 

            Cotação: preço de equilíbrio, em determinado instante, calculado via livre mercado a partir das relações de oferta e demanda. Em bolsa de valores, nada mais é que o preço de determinado ativo num exato instante. Aqui, você vai ter a noção de se o valor pago por uma ação – por exemplo – é condizente com o valor do negócio que a envolve.

 

            Volatilidade: na bolsa de valores, volatilidade representa a variação das cotações de determinado ativo em um período estipulado, possibilitando parâmetros de estabilidade ou instabilidade do investimento.

 

            Resultado: aqui, a rentabilidade do investimento em sua tese. Será que fez ou gastou dinheiro? Só o futuro pode responder.

 

            Garantias: o futuro, portanto, pode ter determinadas garantias para evitar grandes surpresas em seu resultado. Alguns investimentos podem contar com garantias de taxas de rentabilidade, instituições garantidoras do capital do investidor e direitos de preferência no recebimento de dívidas, por exemplo, são algumas possibilidades.

 

                Investidores têm características únicas e individuais. Pensa em construir patrimônio e participar do desenvolvimento social? Invista no que acredita e busque gerar resultados positivos.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Limites

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Ela se doía ao ter que dizer um “não”. Sofria a ponto de não conseguir fazê-lo. Era muito para ela. Atravessar essa barreira quase intransponível entre ceder e selecionar era uma grandiosa missão. Para o mundo, “sim”. Para os outros, “sim”. Para ela, só o que sobrava dela mesma. Quase nada.

Ela se doía ao ter que dizer um “não”. Sofria a ponto de não conseguir fazê-lo. Era muito para ela. Atravessar essa barreira quase intransponível entre ceder e selecionar era uma grandiosa missão. Para o mundo, “sim”. Para os outros, “sim”. Para ela, só o que sobrava dela mesma. Quase nada.

Não tinha tempo. Não tinha energia. Não se satisfazia com suas escolhas. Para cada tarefa nova assumida, era um sonoro “não” que intimamente ouvia e que apenas ela sabia. E então se perguntava se seria uma patologia não conseguir negar um pedido de alguém. Sentia-se incapaz de recusar alguma situação, de esquivar-se de fazer algo quando ia além de seu propósito, de sua capacidade e de sua energia. Não sabia andar até o limite do alcance de suas próprias pernas.

Quem sofre de não saber dizer “não”, sabe o peso gerado pelo acúmulo de afazeres assumidos. Ela era assim. E já esclareço aos leitores que ainda que eu me identifique em parte com ela, não sou o eu lírico desse texto. Essa lição eu já aprendi. Nessa moça, na verdade represento todos aqueles que estão sobrecarregados justamente por não conseguirem respeitar seus limites e assumirem menos do que o mundo exterior demanda deles. Desde as pequenas coisas às grandiosas. Desde futilidades às funções elementares.

Um dia, a vida – a mais sábia dos sábios, cuidou de ensinar à menina que para cada “não” sentenciado, ela abria a porta para inúmeros “sim”. E descobriu que sim, a vida é feita de escolhas sob muitos aspectos, e que ela deveria aprender a escolher, a aprender a impor limites, a respeitar sua própria capacidade ( inclusive de discernir o que deve e o que não deve, o que pode e o que não pode, o que quer e o que não quer).

Resolveu investir no seu autoconhecimento e refletir sobre o que deveria fazer por obrigação de trabalho. O que deveria fazer por amor. O que deveria fazer por missão de civilidade. O que fazer por prazer. Ou por necessidade. Ou pelo querer. E o que era excesso. Separou o joio do trigo. Concluiu que muito do que fazia era excessivamente oneroso para sua vida e sua própria saúde.

Desde a concepção de que dizer não para alguém ou para alguma situação não faria com que fosse menos amada ou querida, foi assimilando que seria capaz de assumir o que fosse suficiente e não o que não conseguisse escapar por dizer “sim” para tudo. Saber se impor dentro dos seus critérios de ética e utilidade foi um processo de superação de valor inestimável.

Só quem tem esse perfil de querer dizer “sim” para tudo e todos talvez entenda o sofrimento que pode existir por trás dessa característica. A sobrecarga, o peso, o arrependimento, a culpa pela imperfeição, o acúmulo de tarefas, a falta de tempo são consequências dessa incapacidade de delimitar limites, e aqui me permito a redundância das palavras.

Ao aprender, finalmente, a dizer necessários “nãos” para certas coisas, ela conseguiu se cuidar mais, amar mais seu ofício, destinar mais tempo à sua família, fazer suas tarefas com mais paz e a viver com maior qualidade de vida. Ela entendeu que dizendo “não” aos excessos de tudo e às demandas externas infinitas, estaria na verdade escolhendo dizer “sim” para si mesma.

Gabriel Garcia Márquez escreveu: “O mais importante que aprendi a fazer depois dos 40 anos foi a dizer não quando é não.” Faz sentido pra você também?

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo no The Voice

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Mais uma artista friburguense é destaque no The Voice Brasil, da Rede Globo. A atração, que está na sua última temporada, teve Bruna Bento, classificada para a próxima fase do reality show. Na edição exibida na noite de terça-feira, 12, a cantora de apenas 21 anos, teve três das quatro cadeiras viradas pelos jurados, ao se apresentar, no palco, com a música “Love on The Rain”, de Rihanna. Carlinhos Brown e Michel Teló foram os primeiros a apertarem o botão para chamá-la para seus times. Mumuzinho virou a cadeira posteriormente. Apenas Lulu Santos não virou a cadeira.  

Mais uma artista friburguense é destaque no The Voice Brasil, da Rede Globo. A atração, que está na sua última temporada, teve Bruna Bento, classificada para a próxima fase do reality show. Na edição exibida na noite de terça-feira, 12, a cantora de apenas 21 anos, teve três das quatro cadeiras viradas pelos jurados, ao se apresentar, no palco, com a música “Love on The Rain”, de Rihanna. Carlinhos Brown e Michel Teló foram os primeiros a apertarem o botão para chamá-la para seus times. Mumuzinho virou a cadeira posteriormente. Apenas Lulu Santos não virou a cadeira.  

Torcida

Bruna escolheu Carlinhos Brown para ser seu técnico. Agora é aguardar a próxima fase, a das batalhas, em que o público também pode opinar. Engajada nas pautas afro, Bruna Bento tem clipe e música nas plataformas digitais e flutua também pela música brasileira, do samba/pagode ao pop. Ela já teve seu talento reconhecido, em 2020, representando o Colégio Estadual Augusto Spinelli, quando foi a campeã do Festival Compartilhando Talentos das Escolas Públicas Estaduais.

Sua canção

“Once Upon A Time” é uma música interpretada e composta por Bruna Bento. A canção é inspirada no movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). "Então, entenda menina, isso não é um Once Upon A Time / Eles querem nossas cabeças e anseiam por mais / Eles arrancam a nossa pele para então nos recriar / como bonecos de pano para nos comandar". Neste pequeno trecho da música é nítido perceber o engajamento do talento friburguense. 

Bruna Bento

Com produção musical de Fábio Quintão, direção de vídeo de Angelo Luiz e a edição de Hélio de Araújo, o clipe está no YouTube e a forte canção também pode ser ouvida em todas as plataformas de streaming. Quanto ao The Voice Brasil, a expectativa é que Bruna possa avançar na competição e que, no mínimo, o famoso programa possa dar ainda mais visibilidade à artista.   

 

Torneio de robótica

E mais talentos friburguenses para nos orgulhamos. A equipe Titãs da Serra, da Escola Sesi, representou muito bem Nova Friburgo no Torneio de Robótica First Lego League, disputado no último fim de semana, no Rio de Janeiro. Ainda que não tenha subido ao pódio, a equipe composta por sete alunos (Davi Garcia, Davi Espírito Santo, Fernanda Bonan, João Pedro Rocha, Josué da Silveira, Miguel Pires e Manuella Gama), representou o nome da cidade no mundo da robótica. 

Vencedores

A grande vencedora foi a equipe FrancoDroid da Escola Liceu Franco Brasileiro, da capital, seguida pela equipe TechnoZacca, do Colégio Zacarias, também do Rio de Janeiro. A terceira colocada foi a equipe Fênix Robots do Sesi São Gonçalo, também garantiu passaporte para a etapa nacional do torneio, a se realizar em março próximo. Mais de 300 alunos competiram no evento e as equipes foram avaliadas em quatro critérios: desafio do robô, design; valores sociais (Core Value); e projeto de inovação, onde apresentam uma solução para um problema do seu entorno social. 

Projeto friburguense

Chegar na competição já é uma vitória, pois os alunos tiveram que fazer um trabalho ao longo do ano, desenvolvendo os projetos através de muitos testes e aprendizados. Os alunos de Nova Friburgo criaram o projeto “Marionetech”, utilizando marionetes tecnológicas avançadas para contar a história do município com sua tradição artística cultural de forma lúdica, divertida e interativa.

Tecnologia e história

As marionetes representam os personagens locais e os que passaram pela cidade, com suas criações e os desafios que enfrentaram ao longo do tempo. O espetáculo destaca como a comunidade local desempenhou um papel fundamental na identidade da cidade. À medida que as marionetes se movem no palco, elas recriam momentos importantes da história. A proposta é resgatar e preservar a história local, criando uma conexão entre as gerações para que, de fato, conheçam sua cultura e identidade com criatividade e inovação.

 

Carnaval 2024

O Raio de Luar finalmente divulgou o seu enredo para o Carnaval 2024. A três meses dos desfiles, a agremiação vai levar para a avenida a reflexão: “O Reencantamento do Mundo”, onde pretende alertar para o padecer do planeta e a busca na ancestralidade para recuperar a Terra e viver em harmonia com a natureza.  

Tudo definido

Desta forma, o carnaval friburguense já sabe os oito temas que serão levados para a avenida em fevereiro próximo. Vilage: “Xaxado”; Unidos da Saudade: “Traição ou Trapaça? Quem é rei nunca perde a majestade”; Imperatriz de Olaria: “Um brinde à alegria! E vai rolar a festa” e Alunos do Samba: “Nem tudo que reluz é ouro”. Já na chamada Série A. Globo de Ouro com: “De lá pra cá, daqui pra lá - negra liberdade de Tabon a Agudá”; Unidos do Imperador: “Seja de baque solto ou de baque virado, somos o maracatu nação Imperador” e o Bola Branca: “Saluba, da essência do barro à eterna senhora da sabedoria”. 

Meu Lugar, Cordoeira

Enquanto isso, os ensaios correm solto e animam não só as quadras, como as comunidades. A Unidos da Saudade, por exemplo, realizará um ensaio de rua no bairro Cordoeira. Intitulado “O Meu Lugar, Cordoeira”, a roxo e branco se aproxima do seu povo, levando a escola para o morro. Neste domingo, 17, às 15h30 tem a concentração, com previsão de saída às 16h30. 

Domingo arrebatador 

Já a Imperatriz de Olaria faz um grande ensaio, hoje, 14, às 19h, com todos os segmentos da agremiação. Já no domingo, 17, o último encontro do ano, também em sua quadra. O Alunão, também no domingo, 17, se despede de 2023, com sua tradicional feijoada, com ensaio da comunidade e apresentação do grupo 100 Saideira. A atual tetracampeã, Vilage, faz mais um ensaio da comunidade, fazendo o domingo um dia bastante movimentado da folia friburguense.  

 

Cerveja do Frizão

O Friburguense passará a ter uma cerveja para chamar de sua. A Frizão Pilsen tem no rótulo o escudo do Tricolor da Serra e é uma colab entre a Cerveja D´alaje e a Cervejaria Pontal. A cerveja oficial do Friburguense, por enquanto, está disponível apenas em pré-venda, somente pilsen, no portal cerveja friburguense. Há uma garrafa e um kit com duas garrafas em caixa especial. Vale lembrar que a cervejaria Pontal já tem outros times de futebol no seu portfólio, entre os quais o Vasco.       

 

Palavreando

“A perfeição é um delírio sem música. E a vida sem música é tão sem graça. É como um clímax de cena de filme sem trilha sonora. Portanto, sem desaprovação: julgar-se, quando há tudo em volta para te julgar também - é uma automutilação”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

  • Foto da galeria

    Bruna Bento

  • Foto da galeria

    Titãs da Serra, da Escola Sesi, representou muito bem Nova Friburgo no Torneio de Robótica First Lego League

  • Foto da galeria

    Titãs da Serra

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Título em casa

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Botonista da AFFM / Friburguense é campeão estadual na modalidade Pastilha

Botonista da AFFM / Friburguense é campeão estadual na modalidade Pastilha

        Ser campeão e entrar para a história é bom. Erguer o troféu, entrar na galeria dos vencedores e conseguir esse feito, em casa, é ainda melhor. O botonista Anísio Villar alcançou esse feito no último fim de semana, durante a disputa da 2ª etapa do Campeonato Estadual Individual da modalidade Pastilha. O evento foi promovido no ginásio Helena Decache, do Friburguense Atlético Clube, e contou com a participação de 19 atletas, representando, além do Tricolor da Serra, clubes como Fluminense, A.A. Light e Vasco. Ao final da competição, a taça de primeiro lugar permaneceu em Nova Friburgo.

        Seguindo o regulamento, os competidores foram divididos em quatro grupos, onde os dois primeiros se classificavam para as quartas de final da série Ouro, o terceiro e o quarto para a série Prata e os demais para a série Bronze. Nas semifinais da série Ouro, o friburguense Vinícius venceu Carlos André, do Fluminense, pelo placar de 7 a 5. Já Anísio repetiu este mesmo placar no duelo com Lauro, do Vasco da Gama. Na grande final, toda em azul, vermelho e branco, Anísio venceu Vinícius por 8 a 4 e levou o título da etapa para casa.

        O Estadual Individual da Pastilha foi disputado em duas etapas em 2023 e a soma dos pontos em ambas as etapas definiu a classificação final, tendo como grande campeão da temporada o atleta do Friburguense, Anísio, com Guigui (Friburguense), que foi o vencedor da primeira etapa como vice-campeão e Marcus Vinicius (Vasco), campeão de 2022, como terceiro colocado. A classificação final do Estadual 2023 coincide com o ranking atualizado.

        Desta forma, o Tricolor da Serra fechou um ano repleto de grandes resultados. Além das boas colocações nos campeonatos e das melhorias de suas estruturas física e administrativa, a equipe também ampliou o número de modalidades oferecidas aos seus praticantes. Em 2024, quando a Associação Friburguense de Futebol de Mesa completa 40 anos de existência, botonistas experientes irão reforçar o quadro de atletas, tornando a equipe ainda mais competitiva para seguir fazendo história na próxima temporada.

        Há poucos dias também chegou ao fim o Estadual da modalidade Bola 12 Toques, na qual o Tricolor já possui uma tradição recente de conquistas a níveis estadual e nacional. Hiego foi o melhor do Friburguense, terminando na sexta posição. Na série Prata, o campeão foi Hiago (Friburguense). Anderson (Flamengo) foi o vice-campeão e Christofer (Friburguense) completou o pódio na terceira colocação.

  • Foto da galeria

    Friburguense contou com vários botonistas participantes, e ficou com o título e o vice-campeonato

  • Foto da galeria

    Os campeões da etapa e do ranking da modalidade Pastilha

  • Foto da galeria

    Evento final aconteceu no ginásio Helena Decache, e recebeu elogios quanto à organização

  • Foto da galeria

    AFFM / Friburguense promete novidades e uma equipe ainda mais forte para a próxima temporada

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Mobilidade Urbana: falta autoridade para planejar

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Um carro para. Outro também. Logo depois, mais um. Ninguém buzina e muito menos se mexe. Estamos em Nova Friburgo. E assim, um minuto se passa. Mais outro minuto também. Logo depois, muitos minutos. A música do carro que costumava me distrair, agora já passa a me incomodar. Mas não adianta buzinar, estamos em Nova Friburgo.

Um carro para. Outro também. Logo depois, mais um. Ninguém buzina e muito menos se mexe. Estamos em Nova Friburgo. E assim, um minuto se passa. Mais outro minuto também. Logo depois, muitos minutos. A música do carro que costumava me distrair, agora já passa a me incomodar. Mas não adianta buzinar, estamos em Nova Friburgo.

Um carro fechou o cruzamento. Outro também. Logo depois, mais um. Ninguém buzina e muito menos se mexe. Estamos em Nova Friburgo. Nada anda. Nada vai para lá e nem para cá. Nada vem ou desvem. Em meio a um nó cego, só sendo cego para não ver. E todo mundo segue pacientemente esperando.

Um sinal com defeito. Outro também. Logo depois, mais um. Ninguém para ajudar e muito menos para consertar, mas para instalar radares... Estamos em Nova Friburgo. Conseguimos o impossível. Um semáforo que passa 30 segundos aberto e cinco minutos fechado. Carros. Filas e mais trânsito. O sinal abriu, fechou e eu fiquei. Uma, duas, três vezes. Mas não adianta buzinar. Estamos em Nova Friburgo.

Cansado, decido ir a pé. Pessoas andam para cima. Outrora para baixo. Em meio a buracos e carros, disputados os apertados espaços da calçada. Estamos em Nova Friburgo. Uma calçada mal cuidada. Outra modificada ilegalmente pelo morador. Uma cratera aberta pelas concessionárias, de qualquer jeito. Mas, o dia está lindo e reclamar é coisa de gente mala!

Em meio as ruas apertadas, um carro invadiu a calçada. Outro também. Logo depois, mais um. Virou um estacionamento. Estamos em Nova Friburgo. Uma idosa caiu na rua ao pisar em um bueiro solto. Quebrou o braço. Um idoso, atravessando as faixas de pedestres, pisou num buraco e foi de cara no chão. O cadeirante e o cego seguiam intactos, pois nem sabiam por onde começar a atravessar.

Cansado, decidi usar o transporte público. Mas, o ônibus está atrasado. Espero. Um minuto. Dez minutos. Trinta minutos. Estamos em Nova Friburgo. Um range de um lado. O outro, do outro. Com emoção ou sem emoção? Não me perguntaram dessa vez! Caro, quente e cheio. Ora fico a pé, ora de novo preso no trânsito.

Um acidente em Olaria. Outro, em Conselheiro. Logo depois, mais um em Mury. Como tem acidente nessa cidade, não é mesmo? Um envolvendo uma moto. Outro, dois carros. E o último derrubou um poste. Cadê a guarda municipal para ajudar nesse trânsito que dura horas? “Irineu”. Irineu? Se você não sabe, imagina eu...

E o povo anda. E para. Xinga, discute, reclama. E como reclama! São seis horas. São dez horas. São quinze, dezoito, vinte ou até mais. E trânsito não anda de jeito nenhum. As ruas estão cheias. O mundo está cheio demais. De Olaria ao Centro. De Conselheiro ao Centro. Das Braunes ao Centro. Meu Deus, tudo parado!

Não se vai. Não se vem. Não tem volta. Não dá para sair, quem dirá chegar a lugar algum. Tudo parado. E quando tem os famosos eventos que interditam ruas então... Rasgamos o planejamento urbano e as leis de trânsito e dá-se espaço para a lei da sobrevivência: tem a preferência quem tem mais coragem. Que os jogos comecem!

E no Paissandu, tudo segue em paz. “Vez ou outra”, parado. Levando o fluxo para todos os lados da cidade. E o povo segue. Andando devagar. Calmo e sem pressa de ser feliz. Querendo ir. Querendo ficar. Mas ninguém buzina. Estamos em Nova Friburgo. Aqui é diferente!

Tudo parece um problema sem solução. Vai governo. Volta gestão. Trocam-se as peças e tudo parece piorar. Uma rua que era mão, vira contramão, e depois mão, antes de virar novamente contramão. E sabe o que mudou? Ficamos igualmente presos no trânsito, só que agora, confusos, sem saber se podemos entrar na rua ou não.

A mobilidade urbana cada dia está mais cara e cada vez menor. Seja você pedestre, ciclista, motociclista, condutor de carro, caminhoneiro ou usuário do transporte público. Não melhora nada, apenas aumenta a sua contribuição para que um dia, quem sabe, melhore. Ou quem sabe, usa em festa - parece ser uma opção válida.

Mas, do que adianta reclamar? Vai parecer apenas mais um chato que implica com tudo. “Nova Friburgo, ame-a ou deixe-a?”. Posso até dizer que tentei, mas fiquei preso no trânsito de Conselheiro e, sinceramente, desisti. E sabe o que é pior? É quem tem tanta solução boa empregada no Além de nossas Montanhas.

A maior parte das soluções para Nova Friburgo não precisam de pesquisa, mas sim, de gestão e projetos eficientes. As nossas soluções estão a nossa volta. O que falta é autoridade para planejar que Nova Friburgo consiga encontrar novos rumos ao desenvolvimento do transporte de uma cidade que quer crescer.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Desaprender

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

As crianças crescem na família de origem e vão aprendendo os comportamentos com os pais, irmãos e outras pessoas que convivem de perto com elas. Elas vão adotando maneiras de funcionar boas e ruins porque copiam não só características positivas destas pessoas, mas as negativas também.

Isto é trazido para a vida adulta e a maneira como nos relacionamos hoje no ambiente familiar e social tem essa forte influência absorvida do que vimos em nossos pais e pessoas influentes para nós ao longo dos primeiros anos da infância.

As crianças crescem na família de origem e vão aprendendo os comportamentos com os pais, irmãos e outras pessoas que convivem de perto com elas. Elas vão adotando maneiras de funcionar boas e ruins porque copiam não só características positivas destas pessoas, mas as negativas também.

Isto é trazido para a vida adulta e a maneira como nos relacionamos hoje no ambiente familiar e social tem essa forte influência absorvida do que vimos em nossos pais e pessoas influentes para nós ao longo dos primeiros anos da infância.

Por exemplo, você pode ter sido criada por uma mãe autoritária e abusiva verbalmente, ou por um pai que falava alto e sem respeito pelos filhos e pela esposa, e ter prometido a si mesma que nunca iria agir assim com seus filhos. Os anos passaram, você se casou, surgiram os filhos, e quando abriu os olhos ... está repetindo o mesmo papel negativo que via na mãe, no pai ou em ambos!

Ver isso pode ser desagradável caso você queira a verdade sobre seu comportamento, em vez de ficar na negação e sempre justificando suas explosões emocionais com seu cônjuge, com seus filhos e talvez com outras pessoas. A gente precisa querer a verdade para obter a cura emocional. Sem verdade não tem cura pessoal, familiar, social, espiritual, política. E o desejo da verdade precisa ser cultivado porque ele é aprendido mais do que inato ou herdado. Pelo fato de que todos nascemos com egoísmo em nossa estrutura de caráter, então precisamos lutar de forma ativa e conscientemente contra isso e desejar, buscar, entender e praticar a verdade sobre o melhor comportamento pessoal que podemos ter. Não existe nenhum remédio de farmácia, natural ou sintético, que faça isso por você.

Se você, então, observa que repete com seus filhos os erros que detestava no comportamento de seu pai e/ou de sua mãe que eles tinham com você e seus irmãos, a solução é desaprender o que foi aprendido de errado, de disfuncional.

Muito da obtenção de um comportamento saudável tem que ver com desaprender antigas formas de funcionar como pessoa, consigo mesmo, com os outros, com a vida e com o Deus da sua concepção. Desaprender dói a princípio porque significa que você está percebendo comportamentos errados em si e porque agir de forma diferente requer esforço, consciência, propósito e ação contrárias ao seu habitual. Não é natural e fácil desaprender. O mais fácil é negar seus erros de conduta e tocar a vida para frente sem se importar como que isso prejudica a si e aos outros.

Para desaprender e poder aprender uma nova e melhor maneira de funcionar como pessoa, é preciso pensar. O mundo conspira contra você pensar. A mídia quer que você pense o que ela pensa. A filosofia pós-moderna prega que o mais importante é como você se sente em relação a qualquer coisa. Se você se sente bem, então está certo. A verdade, entretanto, não é que a palavra final de nosso comportamento tem que ser o sentimento. Sentimento flutua e pode nos enganar. O sentimento depende do pensamento, consciente ou não, e se seu pensamento for disfuncional ou distorcido, o sentimento deverá ser também disfuncional, ainda que possa ser prazeroso.

Saúde mental tem muito que ver não só com desaprender a forma de pensar distorcida para adotar a saudável, mas também evitar aprender errado. Saúde mental tem que ver com questionar seus sentimentos que perturbam a si e seus relacionamentos e ver se eles não estão empurrando seu comportamento a repetir o que você sofria em sua infância com seus pais por causa das atitudes de falta de equilíbrio emocional deles. Evite os modelos disfuncionais de comportamento que a mídia poderosamente despeja diariamente seja por vídeos, novelas, revistas, filmes e outras formas de comunicação.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Iluminação pública

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“A Rua Roberto Azevedo é uma pequena via no centro da cidade, com acesso pela Rua Augusto Cardoso (esquina do restaurante D’Gusto) e está às escuras. As lâmpadas dos postes permanecem queimadas há meses Já cansamos de fazer contato com o setor de iluminação pública da prefeitura para solicitar a substituição e a resposta é sempre a mesma: que esta rua está no cronograma das equipes de manutenção. O pior é que, pelo jeito, as equipes perderam o roteiro que consta essa via.

“A Rua Roberto Azevedo é uma pequena via no centro da cidade, com acesso pela Rua Augusto Cardoso (esquina do restaurante D’Gusto) e está às escuras. As lâmpadas dos postes permanecem queimadas há meses Já cansamos de fazer contato com o setor de iluminação pública da prefeitura para solicitar a substituição e a resposta é sempre a mesma: que esta rua está no cronograma das equipes de manutenção. O pior é que, pelo jeito, as equipes perderam o roteiro que consta essa via. Contribuímos mensalmente com a taxa de iluminação pública, cobrada junto às nossas contas de luz domésticas e não temos o serviço na porta de nossas casas. É uma afronta.” 

Moradores da Rua Roberto Azevedo

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Oportunidade

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Sprint Run é atração para os amantes da corrida em Nova Friburgo

Sprint Run é atração para os amantes da corrida em Nova Friburgo

       O atletismo é uma das modalidades mais praticadas pelos friburguenses e praticamente encerrando o calendário de eventos deste ano, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio das secretarias municipais de Cultura e de Ordem e Mobilidade Urbana, realiza a segunda edição da corrida Sprint Run. A prova será realizada no próximo domingo, 17, com concentração às 16h e largada às 18h, na Via Expressa.
        Em um formato de cinco quilômetros, a corrida é aberta para todos os interessados. A procura pela prova foi tão grande que as inscrições se encerraram no último dia 5  aproximadamente 24 horas depois de serem abertas. Para a retirada dos números de participação, no dia do evento, os organizadores pedem a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados para a Secretaria de Assistência Social atender famílias em vulnerabilidade.
        Após a largada, no parque de exposições da Via Expressa, os participantes irão percorrer a Avenida José Pires Barroso, sentido Cônego, realizando a volta na Rua Romão Aguilera Campos, ao final da Via Expressa, na chegada ao Cônego, retornando pela Avenida José Pires Barroso até o início da via, próximo ao Friburguense. De lá, os atletas farão o retorno até a chegada de volta à entrada do parque de eventos da Via Expressa. Os motoristas devem ter atenção às alterações no trânsito que serão promovidas, por conta da realização do evento.
        Os primeiros três lugares feminino e masculino serão premiados com troféus e os primeiros 500 participantes receberão medalhas. Além de premiação para os primeiros colocados, a prova terá diversos outros brindes e premiações para os participantes, como vale-compras, camisas, área de atleta com ponto de hidratação e mesa de frutas, além de uma celebração especial para os 200 primeiros colocados.

 

 

  • Foto da galeria

    Via Expressa será o palco principal para a realização do evento no próximo domingo

  • Foto da galeria

    Segunda edição da corrida Sprint Run acontecerá em um local tradicional para provas esportivas na cidade

  • Foto da galeria

    O São Cristóvão conquistou o título da Série B2 Estadual ao vencer o Belford Roxo, por 1 a 0, na tarde do último domingo, 10, no Nélio Gomes, na segunda partida da decisão. Alemão, na segunda etapa, marcou o gol do título do Time Cadete, que havia empatado sem gols com a equipe da Baixada na primeira partida da final. Além do título, o São Cristóvão vai jogar a Série B1 em 2024, assim como o Belford Roxo, por ter chegado na final da B2. Ou seja, as duas equipes serão adversárias do Friburguense na próxima temporada.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Mais um ano chega ao fim

terça-feira, 12 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Não sei se é por causa da idade, a sensação para os que nasceram há mais tempo é diferente, ou se por que houve uma alteração na maneira em que as horas passam, a verdade é que 2023 voou e já estamos há 13 dias do início das festas de fim de ano, o Natal e o réveillon. Parece que foi ontem que eu escrevia minha última coluna do ano de 2022, antes de fazer a parada para um merecido descanso. Vida que segue e eis me aqui, me dirigindo aos meus leitores, em um ano que marcou um acontecimento importante para mim.

Não sei se é por causa da idade, a sensação para os que nasceram há mais tempo é diferente, ou se por que houve uma alteração na maneira em que as horas passam, a verdade é que 2023 voou e já estamos há 13 dias do início das festas de fim de ano, o Natal e o réveillon. Parece que foi ontem que eu escrevia minha última coluna do ano de 2022, antes de fazer a parada para um merecido descanso. Vida que segue e eis me aqui, me dirigindo aos meus leitores, em um ano que marcou um acontecimento importante para mim.

Com o incentivo de pessoas chegadas, principalmente da minha professora de jornalismo e grande amiga, Cristina Gurjão, resolvi escrever um livro e tornei-me escritor. Em 18 de outubro, foi a noite de autógrafos da “A mídia falada chega a Nova Friburgo” que aborda a fundação da ZYE-4 Rádio Sociedade de Nova Friburgo Ltda, hoje a nossa Rádio Nova Friburgo FM. Na realidade ela era AM, mas um decreto federal de 2017 deu um prazo até o final de 2023, para que todas as emissoras do país, passassem a transmitir na frequência FM. A Friburgo AM se antecipou a essa data de já alterou sua frequência.

Para aqueles que não puderam ir à noite de autógrafos, e se quiserem, podem adquiri um exemplar com o próprio autor, através da Amazon pelo site da editora In Media Res, no Facebook ou na livraria da Confeitaria Dona Emília, na Avenida Alberto Braune. Para aqueles leitores que se interessam pelos bons momentos vividos pela nossa cidade e pela história de Nova Friburgo, é uma leitura recomendada.

Ainda mais que a inauguração da Friburgo FM foi um acontecimento muito importante em 1º de junho de 1946, que encheu de orgulho os moradores da época em que Friburgo era uma cidade mais provinciana, culta, limpa e com ruas e avenidas bem pavimentadas e conservadas. Mas, naquela época, tínhamos prefeitos e não os oportunistas do século 21 que se preocuparam muito pouco com os destinos da cidade. Não adianta grandes eventos turísticos numa cidade onde o desleixo é a tônica. A cidade de Gramado-RS é um exemplo vivo do que estou falando.

Um outro evento, esse de triste memória, foi a perda do Campeonato Brasileiro, versão 2023, pelo Botafogo. Com uma performance invejável, no primeiro turno, onde chegou a colocar 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o time da estrela solitária amargou um quinto lugar, na classificação geral. Aliás, a campanha do segundo turno foi lastimável, digna de um time rebaixado. Alguma coisa de grave aconteceu e o tempo se encarregará de explicar tão pífia performance.

Mas, no geral, apesar de corrido, foi um bom ano, com saúde, paz e tranquilidade. Lógico que nem tudo é um mar de rosas e tivemos perdas importantes de amigos que nos deixaram para sempre. Não vou citá-los, pois poderia esquecer de algum nome e não me perdoaria por isso. No entanto, não poderia deixar de citar a Elisa Fátima Pecci que conheci  primeiro como minha paciente, que precisava emagrecer uns quilinhos, para entrar no seu vestido de noiva. Depois, como minha chefe no Serviço Social da Indústria (Sesi), numa convivência que durou por longos 20 anos, de 1978 até 1997, quando foi implantado o plano de demissão voluntária, naquela instituição e a maioria dos funcionários teve de acatá-la. Que Deus a tenha em seus braços, pois com sua índole tranquila e educada ajudou muita gente, naquela instituição.

A vocês, meus leitores, colegas de A VOZ DA SERRA e, em especial, a Adriana Ventura, sua diretora-presidente, desejo um Feliz Natal e um 2024 com muita saúde, muita paz e que todos os desejos sejam atendidos. Meu muito obrigado aqueles que me acompanham neste espaço todas as quartas feiras.

Até 2024.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.