Blogs

Feliz Natal de 1973, Nova Friburgo!

sábado, 23 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Edição de 22 e 23 de dezembro de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Mensagem - Envolvidos pelo espírito do Natal que domina a todos, entregamos ao prezado leitor mais um número de A VOZ DA SERRA, edição modesta, porém melhorada com algum esforço, para que pudéssemos manter uma tradição que era seguida, com luta, entusiasmo e carinho, por Américo Ventura Filho. Eis onde nós fomos buscar inspiração e forças, para que hoje possamos entregar ao leitor uma edição especial de Natal. 

Edição de 22 e 23 de dezembro de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Mensagem - Envolvidos pelo espírito do Natal que domina a todos, entregamos ao prezado leitor mais um número de A VOZ DA SERRA, edição modesta, porém melhorada com algum esforço, para que pudéssemos manter uma tradição que era seguida, com luta, entusiasmo e carinho, por Américo Ventura Filho. Eis onde nós fomos buscar inspiração e forças, para que hoje possamos entregar ao leitor uma edição especial de Natal. 

Américo Ventura Filho - de quem jamais nos olvidaremos através dos tempos - eis onde, dia a dia, neste 1973 a extinguir-se, buscamos inspiração para que A VOZ DA SERRA estivesse semanalmente nas bancas de jornais friburguenses - e outras bancas - sempre com o padrão de vigor e honestidade, que ele nos deixou como herança. 

Então, esta edição natalina de A VOZ DA SERRA, sendo um presente para os nossos caros e inúmeros leitores, é também o preito de nossa homenagem a ele, Américo Ventura Filho - nosso patrono - a medida em que o tempo se distancia da data do seu óbito físico. Porque para nós, só ocorreu a perda física. Ele está vivo e se encontra junto a nós em espírito. Ele nos guia, ele nos orienta, nos inspira. Ele nos conduz. 

 

Aos que nos ajudaram - Dos nossos anunciantes aos nossos leitores, colaboradores, gráficos, redatores, prefeituras municipais e câmaras de vereadores que nos honram com a confiança da publicação de suas matérias oficiais, associações, clubes sociais e desportivos, sindicatos patronais e de empregados, ao empresariado de Nova Friburgo que nos distinguiu em 1973, àqueles que estão colaborando hoje, especialmente nesta edição, à todos quantos confiaram em nós e estimularam o nosso trabalho, aos colegas da imprensa friburguense, à Associação Fluminense de Imprensa (AFI), ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, representado pelo ilustre governador Raymundo Padilha, pelo apoio que nos tem oferecido, com um agradecimento muito especial ao sr. Mário Gliósci, chefe do Gabinete Civil do governador, a qualquer pessoa, órgão ou associação que tenhamos omitido o nosso muito obrigado! 

O muito obrigado da direção de A VOZ DA SERRA que, aproveitando  a oportunidade, expressa a todos os seus votos de Feliz Natal de 1973 e Feliz Ano Novo de 1974. 

 

Agradecimento em família - Ao professor Gama Sobrinho, José Carlos Schuenck, ao nosso poeta Seven-Aviis, João Saldanha (por muitas cortesias), Hilda Miled, José Paulo Tavares (o Tapajó), Jairo da Silva Lemos (o Jasilem), J.P. Marcondes, J.B., Vovô Claudicante, Marciano de Assumpção (o Dimarte), à menina Desirée, Nelson Kemp, Juvenal Marques, Overlandi Chico (chefe de nossa oficina tipográfica), Quintino (tipógrafo), Cisca (tipógrafo), Alberto (tipógrafo), Hotel Maringá (pelas cortesias), Elias Antonio Yunes (por muitas cortesias) e a todos os donos de bancas de jornais de Friburgo, pelo carinho que tiveram com este jornal, com muito carinho, o nosso MUITO OBRIGADO, em caixa alta mesmo.

 

Obrigado gente boa - O nosso muito obrigado a todos que nos confiaram sua publicidade em 1973 e também, muito especialmente, aos que nos entregaram suas mensagens natalinas. Feliz Natal para todos, com muito sucesso em 1974. Obrigado, gente boa. 

 

E mais… 

Vamos seguir com fé, tudo que ensinou o Homem de Nazareth… 

Eine Zarte Weihnachtsplauderei (Uma suave conversa de Natal) …

Novas colunas…

Entrevista com o dr. Cid Cardoso… 

Natal de Jesus… 

Lúcio & Marta: campeões da SEF

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Luzes de Natal

sábado, 23 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Peito aberto para as lembranças que passeiam, velozmente, por uma avenida repleta de luz. Lembranças de reuniões de família, união de amigos e canções. Não há época em que o ser humano é mais humano que no Natal. A ingenuidade invade e as declarações de amor se revelam em abraços e cartões. 

Não há preocupação com estar mais vulnerável, simplesmente isso não importa. Você está ali para os outros e os outros estão ali para você de peito aberto, coração escancarado para transbordar tudo aquilo que muitas das vezes se sente, mas se oculta.

Peito aberto para as lembranças que passeiam, velozmente, por uma avenida repleta de luz. Lembranças de reuniões de família, união de amigos e canções. Não há época em que o ser humano é mais humano que no Natal. A ingenuidade invade e as declarações de amor se revelam em abraços e cartões. 

Não há preocupação com estar mais vulnerável, simplesmente isso não importa. Você está ali para os outros e os outros estão ali para você de peito aberto, coração escancarado para transbordar tudo aquilo que muitas das vezes se sente, mas se oculta.

Pudessem ser, todos os dias, dia de Natal. Mas nos convencemos de que os anjos, vestidos ou não de Papai Noel, só descem dos céus nesse dia. Na verdade, os anjos não descem do céu... Brotam da terra e moram na terra todos os dias do ano. Nem sempre se revelam ou são reconhecidos. 

É preciso mais ingenuidade. Ingenuidade de Natal. É necessário mais peito aberto. Peito aberto de Natal. Mais luz. Luzes de Natal. Iluminando essas extensas avenidas, adentrando todas as casas e todas as vidas. 

"Que o Natal existe, que ninguém é triste, que no mundo há sempre amor...” São canções que nos visitam, cantigas que nos lembram de que também já fomos crianças e por mais que sejamos adultos, há sempre dentro de nós um pouco daquela criança que jamais disse adeus. E é por isso que o coração ainda pulsa nessa frequência e estranhamente ainda entende o que é ser criança e o quão bom é estar criança. E assim, o Menino Jesus nasce outra vez!  

Os amigos deixam de ser secretos. No dividir e multiplicar, laços fortes são feitos e os nós que se prendem trazem a paz que não se pode ver, mas que é fácil sentir. Paz de um sorriso que se faz num abraço de abrigo e te traz um amigo que lhe é irmão. E, em declarações embriagadas, existe uma sobriedade que se pode entender como "Eu te amo. Tenho vergonha de lhe falar, mas como é Natal...” E assim, ser cristão tem sentido.

Na árvore de Natal, cartões e presentes. No íntimo de casa, a ceia é pretexto para ver de verdade os seus. Olhá-los nos olhos para perceber que não se pode ganhar o mundo lá fora, se dentro não se conquista aqueles que te conhecem como ninguém. Memória de Natais antigos, casa cheia, espera por Papai Noel. Aquele primo chato, aquela tia de dotes culinários fenomenais. Saudades de quem se foi... E assim, Cristo ressuscita com tudo aquilo que acredita: no amor e nas pessoas.

Não há época em que o ser humano é mais humano que no Natal. Pudessem ser, todos os dias, dia de Natal. Pudesse essa cidade estar vestida de luz todos os dias do ano, com os sinos badalando, os desconhecidos se saudando, os amigos se amando. Num tempo de entrega absoluta. Solidariedade. Em momentos de festa e paz. Irmandade. Com essa luz acendendo e ascendendo a todos os corações. 

O amor sempre vence o tempo. A verdade jamais some, pode até ser ocultada, porém, mais cedo ou mais tarde, será revelada. A luz se apaga, mas se estende por muitos séculos nos quilômetros do universo. A morte vence a vida, mas uma vida só se encerra quando sua história é esquecida. Anjos existem, só precisam ser reconhecidos. 

Que nossos dias possam se inspirar no Natal para que suas luzes se estendam nessas grandes avenidas. Se somos assim no Natal, por que não ser assim todos os dias?

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Natal: Alegria, Oração e Gratidão

sábado, 23 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

"Irmãos

Estai sempre alegres!

Rezai sem cessar.

Dai graças em todas as circunstâncias.

Não apagueis o espírito!

Mas examinai tudo e guardai o que for bom.

Afastai-vos de toda espécie de maldade!" (1Ts 5, 16-21)

"Irmãos

Estai sempre alegres!

Rezai sem cessar.

Dai graças em todas as circunstâncias.

Não apagueis o espírito!

Mas examinai tudo e guardai o que for bom.

Afastai-vos de toda espécie de maldade!" (1Ts 5, 16-21)

Com este projeto de vida, indicado por São Paulo, venho por meio deste prestigioso Jornal A VOZ DA SERRA, desejar aos leitores, direção, profissionais da Comunicação e a todos os irmãos e irmãs de nossa Igreja Católica e demais denominações cristãs e religiosas, bem como às autoridades e tomadores de decisão, meus sinceros votos de um Feliz Natal e um novo ano vivenciado na teimosa esperança de dias melhores para todos.

Elevamos a Deus nossas orações e Ação de Graças por tudo e por tanto que Dele recebemos. Acolhemos Jesus, o Príncipe da Paz, com renovado compromisso de sermos instrumentos de Sua Paz. Com os Anjos cantamos: "Glória a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens por Ele amados" e com Maria, Mãe de Jesus e nossa, também exultamos de alegria rezando: "o Senhor fez em nós maravilhas!"

Deus vem até nós e nós, movidos pelo Amor, vamos até Jesus, para viver por Ele, seguindo os seus ensinamentos. Vem Senhor Jesus, fica conosco e nos torne mais humanos e santos. Com a minha cordial saudação, gratidão e bênção.

Feliz Natal!

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci é bispo da Diocese de Nova Friburgo. 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

​Resultado importante

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Sub-14 do Friburgo Sporting é vice da Copa Noroeste

Sub-14 do Friburgo Sporting é vice da Copa Noroeste

        O Friburgo Sporting conquistou mais um resultado importante, fortalecendo a importância do trabalho com as divisões de base. O time Sub-14 terminou a Copa Noroeste com o vice-campeonato. Os Meninos da Serra disputaram a final da competição no último dia 10, em Aperibé, contra o Boa Vista, e após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, foi superado nos pênaltis (3 a 1).
        Os garotos, comandados por Fabiano Marques, fecharam a competição invictos: na primeira fase, com vitórias sobre o Portela (4 a 1) e Cordeiro (3 a 0) e empate com o Aperibense (1 a 1) e Estrela do Norte (0 a 0); já nas semifinais, triunfo sobre o Flamengo (3 a 3) no tempo regulamentar e (2 a 1) nos pênaltis.
        O torneio reuniu oito equipes, divididas em duas chaves, e os dois melhores classificados de cada grupo avançaram às semifinais. O elenco foi formado pelos goleiros Matheus e Antonio; os defensores Pedro, Juan, Levy Eduardo, Yuri e Kevin; os meio-campistas: Wiccenzo, Tassio, Sardinha, Kayky, Pedrinho, Yago, Wendel, Daniele Nicholas e os atacantes Bernardo, Yan, Davi, Samuel, Ramon e Juan. A comissão técnica foi formada por Fabiano Marques, Matheus Cabanãs, Somália, Rogério e Marcos Miranda.

Título no Municipal

        Se o Friburguense Sporting bateu na trave na Copa Noroeste, no Campeonato Municipal, os Meninos da Serra passaram pelo Grêmio na final da competição e conquistaram o título na categoria Sub-15. A ótima campanha feita desde os primeiros desafios foi coroada com o título, após quatro vitórias alcançadas na competição. A equipe do técnico Matheus Cabanãs e de Fabiano Marques teve a melhor defesa, o melhor ataque e a melhor campanha da competição. Ao todo 16 gols e sofreu apenas três.
        O artilheiro do torneio foi o atacante Kayo Gaeta, do Friburgo Sporting, com quatro gols. O goleiro menos vazado também foi do time do Friburgo Sporting, o arqueiro Danilo Martins.

 

Expectativa

Ministério do Esporte estuda reajuste do Bolsa Atleta após 12 anos

         O ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou que o Governo Federal estuda conceder um reajuste no programa Bolsa Atleta, a partir do ano que vem. O benefício está congelado há 12 anos. O anúncio ocorreu após uma reunião, no Palácio do Planalto, em que o presidente Lula recebeu uma delegação de atletas que participou da última edição dos Jogos Panamericanos e Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, entre outubro e novembro.
        "Hoje é um dia em que o presidente Lula fez questão de receber os atletas que representaram o Brasil tanto nos Jogos Panamericanos quanto no Parapan. Tivemos um ano de realizações importantes a nível do esporte internacional do nosso país", destacou o ministro. "Estamos falando aqui da atualização do Bolsa Atleta, do Bolsa Pódio. São programas que, alguns há dez, outros há 12 anos, não têm qualquer tipo de reajuste. E tem toda a sensibilidade do Governo Federal para poder avançar em resposta a essas ações", acrescentou.
        Segundo Fufuca, o reajuste deve ser para corrigir a inflação ao longo de todo esse período sem aumento. O Bolsa Atleta foi criado em 2005, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa é considerado um dos maiores do mundo de patrocínio direto aos desportistas e tem o objetivo de garantir condições mínimas de preparação esportiva aos atletas brasileiros, a partir dos 14 anos de idade.
        A política pública esportiva é dividida em seis categorias: base, estudantil, nacional, internacional, olímpico/paralímpico, pódio, sendo esta última destinada a atletas de elite. Os repasses mensais variam de R$ 370 (base) a R$ 15 mil (pódio). Em 2023, o programa alcançou 7,4 mil atletas, o maior número da história.

  • Foto da galeria

    Equipe de Nova Friburgo termina a competição com o vice-campeonato da Copa Noroeste (foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Resultado é fruto do trabalho feito nas divisões de base pela equipe friburguense (foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Friburgo Sporting terminou a primeira fase invicto, mas acabou perdendo a final para um adversário forte (foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    No Municipal, o Friburgo Sporting sobrou no desempenho e ficou com o título da competição (foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo fora

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

O Concurso Público Nacional, apelidado de Enem dos Concursos, teve a inclusão de mais cidades em que as provas serão realizadas. Porém, Nova Friburgo segue de fora. Aliás, a Região Serrana continua não tendo nenhum município que será polo para aplicação das provas. Assim, os candidatos locais ao cadastro nacional de contratação pública terão que se deslocar, sendo a capital, Rio de Janeiro, o local mais viável. 

Mais seis no RJ

O Concurso Público Nacional, apelidado de Enem dos Concursos, teve a inclusão de mais cidades em que as provas serão realizadas. Porém, Nova Friburgo segue de fora. Aliás, a Região Serrana continua não tendo nenhum município que será polo para aplicação das provas. Assim, os candidatos locais ao cadastro nacional de contratação pública terão que se deslocar, sendo a capital, Rio de Janeiro, o local mais viável. 


Mais seis no RJ

Das quatro cidades antes anunciadas (Cabo Frio, Campos, Rio de Janeiro e Volta Redonda), mais seis foram incluídas: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti. Todas, portanto, da Região Metropolitana. 


Datas previstas

Pelo menos 21 órgãos aderiram ao concurso unificado do Governo Federal. O edital está previsto para 10 de janeiro, com inscrições a partir do dia 19 do mesmo mês. As provas deverão ser aplicadas no dia 5 de maio. As vagas previstas são, majoritariamente, para o nível superior. Pouco mais de 10% das 6.640 vagas previstas são de nível médio. Os salários iniciais podem chegar a R$ 23 mil. 


 

Tecnologia 4G

Dados da Anatel mostram Nova Friburgo como o 15º município fluminense na relação entre o número de acessos de telefonia móvel com tecnologia 4G e o número de acessos de telefonia móvel: 92,65%. O levantamento considera apenas os municípios com mais de 80 mil habitantes, portanto, apenas 32 dos 92 municípios fluminenses.    


Rio das Ostras em 1º

Na comparação nacional, Nova Friburgo aparece na 116ª posição entre os 410 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes. A melhor cidade brasileira na tecnologia 4G é Navegantes-SC com 96,39%. A melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro é Rio das Ostras com 94,81%. Na sequência aparecem Maricá (94,43), Angra dos Reis (94,26), Seropédica (93,89) e Resende (93,80).

 

5G em todo RJ

Ainda na relação estadual, aparecem à frente de Nova Friburgo os municípios de Itaguaí, Macaé, Queimados, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Mesquita, Araruama, Nilópolis e Magé. O levantamento ainda não leva em consideração a tecnologia 5G, que já está autorizada para todos os 92 municípios fluminenses, desde setembro passado. Nova Friburgo foi uma das primeiras a contar com a tecnologia.

 


Bruna Bento

A friburguense Bruna Bento, avançou mais uma etapa no reality show The Voice, da Rede Globo. Após encantar nas escutas às cegas, fazendo parte do time de Carlinhos Brow, ela venceu a primeira batalha na edição que foi ao ar na terça-feira, 19, ao cantar “O Canto da Cidade” de Daniela Mercury. Na batalha, ela teve como oponente, Joara Mainente. Bruna foi escolhida pelo técnico para seguir na competição. 


Próximas fases

Antes dos shows ao vivo, que incluem semifinal e final, ainda há a batalha dos técnicos, onde os competidores de um time enfrentam o do outro. Posteriormente, ainda há o remix, onde os que avançaram se enfrentam e a decisão de quem prossegue no programa é tomada pelos técnicos por meio do botão vermelho. Cada técnico tem três vagas disponíveis em sua equipe. Duas dessas vagas são preenchidas ao pressionar o botão vermelho ao término de cada apresentação. A terceira vaga é preenchida após todas as apresentações, através de uma repescagem envolvendo os não aprovados.      

    

 

Carnaval 2024

Os blocos de rua cresceram no estado nos últimos anos, tanto em número e em quantidade de participantes. Nova Friburgo embarca no embalo do mesmo crescimento já registrado no Rio de Janeiro e que contagiou outras capitais. E para abarcar esse fenômeno, unir todos no interesse de organização e até financiamento é que as dezenas de blocos podem contar com a Liga Independente de Blocos de Embalo e Rua, a Liber.   


Blocos de rua

Fundada neste ano, a Liber já conta com 23 blocos e realizou a última reunião do ano com estratégias e objetivos definidos para o Carnaval 2024. O próximo encontro será já nos primeiros dias de janeiro. Lembrando que, como o carnaval neste ano é na primeira quinzena de fevereiro, o tempo de organização e mobilização dos blocos será ligeiramente menor.  


 

Peru em baixa

O levantamento "Ceia de Natal", realizado pelo C.Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil, em parceria com a plataforma Receitas Nestlé, analisou o comportamento alimentar dos brasileiros na ceia natalina e suas preferências. E para surpresa geral, o peru não liderou a lista, ficando apenas em 4º lugar, atrás até do polêmico arroz com passas. 

 

Salada de maionese campeã

Quando perguntados sobre quais pratos salgados não podem faltar na ceia de Natal de 2023, os entrevistados escolheram a partir de uma lista estabelecida e podiam citar mais de um. A salada de maionese foi a vencedora com 57%, seguida do salpicão, com 54%. O arroz incrementado (com legumes e uva passa, por exemplo) teve 53%. Peru e a ave temperada chester empataram na 4º posição, ambos com 52%. A farofa incrementada (com frutas e bacon, por exemplo) aparece em 6º com 51%


Panetone

Já entre as sobremesas o panetone e o pudim lideraram com 63%. O pavê apareceu na sequência com 55%, frutas e mousse, com 52%, chocotone, com 50% e bolo, com 43%. Sobre a preparação da ceia, 93% fazem o assado (seja carne, leitão, peru, chester, tender ou pernil) em casa; e 91% preparam a sobremesa (pudim, mousse, patê, manjar, entre outros) também em casa. A pesquisa ouviu 500 pessoas de todas as regiões do país, sendo 52% mulheres e 48% homens; 57% dos entrevistados moram com companheiro ou companheira e 48% com filhos.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Os golpes virtuais que marcaram (e continuam marcando) em 2023

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Você sabia que um simples clique pode mudar sua vida financeira... para pior? Pois é. Hoje quero falar sobre algo sério: golpes e fraudes bancárias.
Sabe aquela mensagem tentadora oferecendo dinheiro fácil ou solicitando dados bancários? Pare e pense: Pode ser golpe... e geralmente, é!

Você sabia que um simples clique pode mudar sua vida financeira... para pior? Pois é. Hoje quero falar sobre algo sério: golpes e fraudes bancárias.
Sabe aquela mensagem tentadora oferecendo dinheiro fácil ou solicitando dados bancários? Pare e pense: Pode ser golpe... e geralmente, é!

Antigamente, o crime de estelionato era praticado pessoalmente. Cara a cara. Depois, por meio dos e-mails falsos e das ligações para os telefones fixos. Agora, os golpes, na maior parte, são realizados através do aparelho que carregamos na palma de nossas mãos, nos nossos momentos de descanso e desatenção.

Falsa central telefônica do "0800", link falso do programa Desenrola Brasil, esquema de bloqueio do pagamento por aproximação e o Pix falso foram apenas alguns deles. Em 2023, diversos golpes online deixaram os brasileiros de cabelo em pé, trazendo uma sensação de impotência e impunidade para as vítimas destes crimes.

As fraudes não estão restritas somente às redes sociais ou pelo próprio Whatsapp. A cada dia que passa, os golpes vão ganhando caras novas, esbanjando ousadia e cada vez mais “reais”. Afinal, o intuito é exatamente esse. O momento é de atenção, especialmente, para você que está realizando as compras de fim de ano. O “jeitinho brasileiro” está a solta!

 

Falsa central telefônica 0800

Um dos golpes que marcaram o ano foi o da falsa central telefônica "0800". Neste golpe, os criminosos fingem ser funcionários do banco e dizem que a conta da pessoa foi invadida e que, caso ela não reconheça os débitos, deverá entrar em contato com a central. Os criminosos enviam um link ou pedem para que você baixe um aplicativo, e aí, conseguem acesso à conta da vítima.

Em outra ação parecida, os criminosos enviam um SMS sinalizando uma suposta compra de valor elevado no cartão de crédito. A mensagem inclui um número de telefone, geralmente um "0800", para induzir a vítima a ligar em busca do reembolso. Porém, ela é levada a realizar uma série de procedimentos, que terminam em uma transferência via Pix para os bandidos.            A recomendação é sempre não se apavorar. As instituições bancárias não agem dessa forma, portanto, ter calma é primordial para não cair num golpe. Em caso de dúvida, o consumidor deve procurar o gerente de sua conta bancária ou ir presencialmente até uma agência.

 

Bloqueio de pagamentos por aproximação

Neste esquema, criminosos criaram variações de um programa que infecta computadores ligados a máquinas de cartão. O objetivo dos criminosos é causar o bloqueio de pagamentos por aproximação, principalmente pelo celular.

Primeiro, eles entram em contato com lojistas e fingem ser funcionários de empresas de pagamentos eletrônicos. Com a desculpa de que se trata de uma manutenção, eles pedem que os lojistas baixem um arquivo no computador ligado ao sistema de cobrança por meio do link enviado por eles.

Quando os comerciantes clicam no link, é instalado um vírus que dá acesso remoto a esse sistema, que fica conectado à máquina de cartão. A partir daí, o criminoso detecta e impede a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela da máquina de cartão, forçando o consumidor a inserir um cartão físico. Ao fazer esse procedimento, a vítima pode ficar vulnerável a fraudes feitas pelos bandidos, como compras indevidas.

 

Golpe desvia Pix

A prática, que utiliza um vírus chamado GoPIX, começa em anúncios maliciosos no Google. Quando a pessoa clica nesse anúncio achando ser o real, o computador é infectado com o GoPIX. O vírus, então, passa a espionar a vítima e a detectar quando ela compra pela internet e escolhe o pagamento por PIX copia e cola.

Ao chegar na tela de pagamento, o cliente só precisa copiar um código e colá-lo no sistema Pix para que o pagamento seja realizado. O malware [GoPIX] intercepta esse código e altera ele para que a chave Pix do criminoso seja inserida no lugar da chave da loja.

Evite entrar em sites desconhecidos e não deixe sempre de manter bons antivírus instalados e atualizados em seu computador.

 

Golpes do Desenrola Brasil

Em julho, o programa "Desenrola", criado pelo Governo Federal para a renegociação de dívidas, também foi alvo de bandidos, fazendo diversas vítimas em todo o país. Nesta ação, criminosos disponibilizaram links falsos em sites com anúncios, como: Facebook, Youtube, Google, Instagram e outros mais.

Nesta ação, quem buscasse por "Desenrola" em alguns desses sites, encontrava no topo da busca um link que direcionava a um chatbot feito para aplicar o golpe. O robô prometia descontos de 99% nas dívidas e fingia consultar dados para verificar se a pessoa poderia entrar no programa.

Em um site que aparentava ser totalmente verdadeiro, as vítimas passavam seus dados bancários, realizavam Pix, e outros métodos de pagamento, com o intuito de limpar o próprio nome nos órgãos de cobrança de crédito. Infelizmente, acabavam depositando o dinheiro para criminosos.

É sempre necessário termos cautela para verificar se o site é confiável. Não deixe de conferir a “URL”, na parte superior da tela. Sites fraudulentos se camuflam como sites confiáveis e não são o que parecem ser. Por exemplo: o domínio do site de A VOZ DA SERRA é https://avozdaserra.com.br/: se esse endereço estiver no começo do link, é provável de que a URL seja confiável.

No entanto, se o endereço contiver algo estranho como https://avozd4serra.com.br/, com um “quatro” no lugar de um “A”, desconfie! Em alguns casos, um traço (-) no lugar de um ponto (.) é o suficiente para enganar o consumidor e trazer prejuízos e aborrecimentos que nenhum de nós quer viver.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Serra Nevada esburacada

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“Moradores de Serra Nevada, no distrito de Mury, são ignorados literalmente pela Secretaria Municipal de Obras e pelo prefeito Johnny Maycon. Já perdemos a conta de tantas solicitações já feitas aos órgãos ditos competentes apelando por melhorias na estrada de acesso a esta localidade. Não temos mais condições de ir e vir devido a tantas crateras pelo caminho. Há mais um ano estamos fazendo contato com a prefeitura para  tapar as crateras, e até agora nada. Mas a cobrança do IPTU está sempre em dia.”

César Chavarry Duarte

“Moradores de Serra Nevada, no distrito de Mury, são ignorados literalmente pela Secretaria Municipal de Obras e pelo prefeito Johnny Maycon. Já perdemos a conta de tantas solicitações já feitas aos órgãos ditos competentes apelando por melhorias na estrada de acesso a esta localidade. Não temos mais condições de ir e vir devido a tantas crateras pelo caminho. Há mais um ano estamos fazendo contato com a prefeitura para  tapar as crateras, e até agora nada. Mas a cobrança do IPTU está sempre em dia.”

César Chavarry Duarte

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

No pódio

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Friburguenses brilham na maior competição de  kickboxing do Rio

Friburguenses brilham na maior competição de  kickboxing do Rio

         Eles representam e sempre entregam dedicação e resultados. Alguns dos melhores atletas de kickboxing de Nova Friburgo participaram no último domingo, 17, do maior evento da modalidade promovido no Estado do Rio de Janeiro. A competição foi realizada em Campo Grande, na Zona Oeste carioca, e mais uma vez os lutadores friburguenses apresentaram desempenhos de alto nível. A competição foi organizada pela Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro (FKberj).
        O atleta Mayan Barcelos alcançou a terceira colocação, assim como David Orosz, também medalha de bronze, ambos na modalidade kick light. Já o atleta Gilberto Frossard Chermaut foi campeão da modalidade k1 style, até 81 quilos, além de se sagrar campeão na edição universitária na modalidade light contact, até 79 quilos.
        Essas competições encerraram o calendário e, ao fim das disputas, Gilberto terminou a temporada em primeiro lugar do ranking nacional (CBKB) e estadual (FKBerj) na modalidade K1, e também do ranking universitário da modalidade light contact.
 

Campeão internacional

        Além do domínio no cenário estadual, Gilberto Frossard Chermaut participou, entre os últimos dias 6 a 10, em Foz do Iguaçu-PR, do 13° Campeonato Sulamericano de Kickboxing.
        O lutador friburguense, um dos principais nomes deste esporte no município, foi campeão da modalidade k1 style, até 81 quilos, por WO, representando o Brasil na competição, organizada pela Wako Panamericana, contando com a participação de diversos países.

 

Tudo ok

Conselho Deliberativo do NFFC aprova previsão orçamentária para 2024

        O Conselho Deliberativo do Nova Friburgo Futebol Clube aprovou, por unanimidade, a previsão orçamentária para o ano de 2024, desenvolvido pela gestão do presidente Luiz Fernando Bachini. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira, 18, na sede social do clube, no Centro. A atividade foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca, e contou ainda com a presença de convidados e representantes do Conselho Deliberativo e Diretor.
        “Parabenizo todos os membros do Conselho Diretor pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido no nosso clube. Em especial ao nosso presidente do Conselho Diretor, Luiz Fernando Bachini”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo.

        “Agradeço o empenho dos nossos diretores que semanalmente se reúnem para buscar o melhor para nossa agremiação”, finalizou Bachini.

  • Foto da galeria

    Além de dominar o cenário estadual Gilberto também acumula conquistas internacionais na temporada (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Representando o Brasil, atleta de Nova Friburgo foi ouro no Sulamericano de Kickboxing (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Mesmo estreantes em competições da modalidade, atletas friburguenses conseguiram medalhas de bronze (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Em reunião nesta semana, dirigentes do clube aprovarem a previsão orçamentária (Foto: Divulgação)

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Feliz Natal e ... o que vem pela frente?

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

É bom descontrair após um ano de trabalho, estar com a família e amigos, confraternizar com colegas de trabalho, comer algumas guloseimas de fim de ano. Tudo isso é bom. A época do Natal parece que alivia um tanto nossas angústias, tristezas e medos. Embora, muitos nesse período se entristecem por causa de perdas difíceis que o Natal suscita talvez pelo fato da pessoa querida não mais estar ali para comemorar.

É bom descontrair após um ano de trabalho, estar com a família e amigos, confraternizar com colegas de trabalho, comer algumas guloseimas de fim de ano. Tudo isso é bom. A época do Natal parece que alivia um tanto nossas angústias, tristezas e medos. Embora, muitos nesse período se entristecem por causa de perdas difíceis que o Natal suscita talvez pelo fato da pessoa querida não mais estar ali para comemorar.

Parece que sempre tem acontecimentos festivos que mascaram a dor social. Um político, de qualquer nível de poder, rouba a população por ação e por omissão, e cria uma festa popular. O povo gosta e esquece o sofrimento que poderia ser aliviado caso a liderança política fizesse realmente o que é justiça social.

Especialmente em nosso país, o futebol mascara muita dor social. Distraídos com as competições nos campeonatos, os torcedores se embriagam com seus ídolos e partidas, e se saciam com as frases dos comentaristas esportivos: “O Flamengo massacrou o Vasco!”, “O Vasco humilhou o Flamengo!”, “O Flamengo deu um chocolate no Vasco!”. Chocolate?! Por que gostamos de competições que deixam o perdedor humilhado? É bom se sentir derrotado e humilhado? Definitivamente a competição não é benigna. No funcionamento das coisas naturais do Universo, numa célula ou numa galáxia, não existe competição, mas cooperação.

As células normais de nosso corpo são gentis, não competitivas. Não brigam entre si, mas diante de alguma dor ou alteração fisiológica, uma sai em socorro da outra. O contrário acontece com as células cancerosas, que são egocêntricas e competitivas. Você pode perguntar: mas as células imunológicas normais não são competitivas? Elas só são competitivas quando combatem o mal que invade nosso corpo e pode nos matar. Mas as células do câncer brigam entre si do nada. São como as pessoas briguentas que adoram discussão. São corruptas e por isso são egoístas, não pensam na comunidade, só querem para si.

Por isso, o tumor é feio, é uma massa disforme. Quer só para si e se destrói. A malícia mata o indivíduo mau. A corrupção destrói o corrupto porque ele joga a consciência culpada para debaixo do tapete, e segue na vida aparentemente feliz, enquanto que seu sistema imunológico sabe da mentira e pode “deprimir”, facilitando, o surgimento de doenças infecciosas, inflamatórias e outras. Nossa fisiologia não é burra. Os estudos de psicossomática – relação mente-corpo – têm revelado que e como a mente afeta o corpo e o corpo afeta a mente. Não é possível ter saúde na competição e na corrupção. É um engano.

Natal não é competição e nem corrupção. Natal é pureza, é compartilhamento. Os sábios verdadeiros passam a entender que precisam terminar com todo e qualquer tipo de competição, e caminham rumo ao compartilhar. Você só consegue dar para aliviar o sofrimento de outros, e assim ter saúde, se receber o poder de vencer o egoísmo inato, e não por ser membro desse ou daquele partido político, filosofia ou igreja. O mundo afunda na corrupção, na mentira (fake news) por puro conflito de interesse material e ideológico, e avança na imposição de ideologias ditatoriais em nome de defesa do ambiente e bem comum.

Confesso que é difícil para mim dizer “Feliz Natal” e não pensar no que teremos que enfrentar em breve de angústia social por causa de líderes poderosos de nosso país e do mundo se afastarem dos princípios de conduta ensinados nos Evangelhos por Aquele que é a figura central do Natal – Jesus Cristo.

Então, desejo a você, leitor, um bom Natal com seus queridos e amigos, e força de Jesus Cristo para o preparo dos eventos difíceis que chegarão em breve. Bom Natal com o pé no chão e luz!

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Grandes obras

terça-feira, 19 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Algumas referências pouco elogiosas ao prefeito, à sua família, e especialmente à senhora sua mãe

Contrariando o ditado popular, Machado diz em um de seus livros que a ocasião não faz o ladrão, o ladrão nasce feito, a ocasião apenas lhe dá a oportunidade.  A frase não é bem assim, nem bem Assis. Afinal, reproduzir o que ele escreveu é só estragar o que já nasceu perfeito. Mas no momento não estou com disposição para folhear livros à procura de uma frase. O sentido é esse mesmo e está bem claro, acho eu.

Algumas referências pouco elogiosas ao prefeito, à sua família, e especialmente à senhora sua mãe

Contrariando o ditado popular, Machado diz em um de seus livros que a ocasião não faz o ladrão, o ladrão nasce feito, a ocasião apenas lhe dá a oportunidade.  A frase não é bem assim, nem bem Assis. Afinal, reproduzir o que ele escreveu é só estragar o que já nasceu perfeito. Mas no momento não estou com disposição para folhear livros à procura de uma frase. O sentido é esse mesmo e está bem claro, acho eu.

Estou dizendo isso para esclarecer que não sou dos que pensam que todo político, ao assumir um cargo, ou ao menos uma brechinha no Poder, automaticamente se torna desonesto. A ideia generalizada é de que são demais as facilidades e excessivas as leis que os protegem. Então, não haveria como resistir à tentação de retirar ao menos uma lasquinha do dinheiro do povo. Mas não é a ocasião que faz o ladrão. O ladrão é que faz a ocasião.  Além disso, como escreveu Geraldo França Lima, “Povo é um conjunto de ninguém”. Portanto, a quem cabe reclamar quando o bem público vira fortuna particular?

Toda generalização é perigosa e, sem dúvida, há muitos políticos honestos. Pobres de nós se não fossem eles, aí mesmo é que as ratazanas não deixavam nem o farelo do queijo. E é já de saída isentando aqueles que exercem honradamente seus cargos que ouso contar a história seguinte. Não vou dizer o nome da cidade, nem dos personagens. Afinal, não estou aqui para levar um tiro só para satisfazer a curiosidade dos leitores.

Pois bem, num canto qualquer das terras fluminenses, o prefeito mandou construir uma creche. Ação louvável, sobretudo por se tratar de uma localidade humilde e afastada do centro. No centro, sabe como é, todo mundo quer se meter em tudo. Muito diferente é numa ruazinha poeirenta, lá onde Judas perdeu a segunda bota. Bem felizes devem ter ficado aquelas mães, tendo finalmente um lugar para deixar os filhos por algumas horas. Só assim elas poderiam descansar ─ cozinhando, lavando, varrendo, esfregando, passando roupa, dando banho nas que ficaram em casa, cuidando da mãe velhinha. E, nos momentos de folga, ajudando a vizinha doente. Quer dizer, com a creche elas passariam a levar uma vida de madame, com tempo até para tomar banho (quando tivesse água).

Mas o prefeito, como se já não tivesse realizado bastante ao dotar o lugarejo de uma creche (que, conforme as contas apresentadas, custou uma fortuna aos cofres públicos), resolveu reformá-la pouco tempo depois. Tão digna de nota era essa realização municipal que uma repórter resolveu ir conhecê-la e mostrá-la para todo o Brasil. Só um pequeno obstáculo impediu que a histórica reportagem fosse ao ar: a creche não existia. Como assim não existia? Não existia, ué! Nunca foi construída. E mais: até o momento da reportagem, era desconhecido o local (banco ou bolso) onde se encontrava o dinheiro gasto na construção e na reforma desse nada.

No endereço, só um terreno baldio. Entrevistados, os moradores afirmaram que a única creche de que tinham notícia ficava a 8 km. Houve alguma revolta e, lamento dizer, até algumas referências pouco elogiosas ao prefeito, à sua família, e especialmente à senhora sua mãe. No entanto, não deixa de ser louvável a preocupação desse burgomestre que, tendo feito uma obra tão útil, pouco depois se preocupou em reformá-la. Que o imóvel não exista na vida real, isso não o faz menos merecedor dos cuidados do Poder Público. Ele existe na boa intenção do prefeito, no Plano de Governo, nos registros do município. Para que mais do que isso? Esse povo também é muito exigente, e esses repórteres muito fofoqueiros! 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.