A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

terça-feira, 09 de agosto de 2022

Esta semana vamos refletir sobre esta pequena palavra, composta apenas por duas letras, mas que ao mesmo tempo traz em si uma gama enorme de significado: FÉ. Geralmente contraposta à razão, a fé tem sido relegada à categoria das coisas inúteis para o desenvolvimento humano. Contudo, há de se convir que todos acreditam ou esperam alguma coisa. Alguns acreditam num mundo melhor, outros esperam o fim da pandemia; existe ainda quem crê que um dia irá acertar os números da Mega-Sena. Enfim, sempre se espera ou se acredita em alguma coisa, o que muda é sujeito ou, em alguns casos, o objeto em que se credita o ato de crer.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que fé é uma resposta livre e pessoal que se dá a uma realidade revelada e/ou esperada. No caso dos cristãos, a fé traduz-se no assentimento das verdades sobre um Deus que se dá a conhecer à humanidade ao inserir-se na história.

Hoje, construímos uma sociedade que tem se sufocado em um vazio existencial. A acelerada mudança social, incluindo as transformações valorativas, conduzem a humanidade a um imediatismo no qual extingue a fé e torna a esperança estéril.

Ao mudar o objeto da fé para o que é contingente, o homem encontra-se, sempre mais frequentemente, com a frustração e a insegurança. Esta cruel realidade nos faz mergulhar numa constante crise de consciência e nos conduz a uma angústia existencial, roubando o sentido da vida.

O Papa Bento XVI, certa vez refletindo sobre o caminho traçado pelo pensamento moderno, escreveu: “Aquele que não vê mais futuro algum diante de si não pode suportar o presente”. Estas palavras traduzem com maestria o sentimento de quem deposita toda a esperança na técnica e diante do impossível se desespera.

Deste modo, reafirmamos o valor da fé na construção de um indivíduo que compreende o seu lugar na dinâmica evolutiva da sociedade mundial. A fé, por assim dizer, é este olhar capaz de ver o sentido profundo da existência humana e de compreender a corresponsabilidade social de cada indivíduo. É ela que capacita e motiva a humanidade no desenvolvimento de caminhos novos e na superação dos desafios, pois ilumina um mundo de possibilidades. 

Assim, a fé é a capacidade que o homem tem de olhar além do momento presente compreendendo que o sentido da vida está no processo criativo e que os valores a serem conquistados estão para além da contingência. Somente desta forma o homem terá a possibilidade de vir a ser algo totalmente transformado com meta em sua realização plena e na construção de um futuro de paz e prosperidade.

Padre Aurecir Martins de Melo Junior é assessor diocesano da Pastoral da Comunicação

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.