Blogs

Radar da Transparência

quarta-feira, 29 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

A gestão da Prefeitura de Nova Friburgo acaba de ser rebaixada no Reconhecimento em Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelos tribunais de contas de todo o país. O Executivo municipal, que em 2022 obteve o selo prata, caiu para o nível intermediário. Por pouco, não desceu para o nível considerado básico.

Abaixo da média nacional

A gestão da Prefeitura de Nova Friburgo acaba de ser rebaixada no Reconhecimento em Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelos tribunais de contas de todo o país. O Executivo municipal, que em 2022 obteve o selo prata, caiu para o nível intermediário. Por pouco, não desceu para o nível considerado básico.

Abaixo da média nacional

A gestão municipal acumulou índice de 50,63%, abaixo da média nacional (59,57%), abaixo da média das cidades fluminenses (54,39%) e no limite do nível considerado intermediário que vai de 50% a 74%. Entre 30% e 50% é considerado básico. Para obter ouro, deveria estar acima de 85% e diamante, entre 95% e 100%. No ano passado, a Prefeitura de Nova Friburgo obteve índice 77,32%. Portanto, uma queda de quase 27 pontos percentuais, o que pode ter relação com a ampliação de indicadores avaliados.      

Piores setores

Segundo o Radar de Transparência, os piores setores do município, com índices abaixo dos aceitáveis estão, pela ordem: receitas (20%), emendas parlamentares (20%), despesas (20%), convênios e transparências (20%), contratos (21,05%), diárias (22,22%), recursos humanos (23,08%), renúncia de receitas (25%), obras (25%), licitações (25%), saúde (30%) e educação (33,33%). No limite do aceitável, planejamento e prestação de contas (38,46%).     

Melhores setores

Em acessibilidade, informações prioritárias, Lei Geral de Proteção de Dados, governo digital e ouvidoria, o município atingiu 100%. Informações institucionais (75%) e SIC - Serviço de Informações ao Cidadão (42,86%) ficaram acima da média geral de 34,24% dos itens considerados essenciais para a transparência.

Comparativo

A melhor prefeitura fluminense foi a capital, com 88,80%, única a atingir o nível ouro. Na região, a melhor foi Teresópolis com 78,71%. Além da cidade vizinha, Bom Jesus do Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu, Angra dos Reis e Quatis atingiram o nível prata. Nenhuma prefeitura do estado conseguiu o nível máximo. No Radar, a pior do Estado foi Laje do Muriaé com apenas 6,05%. Na região, Cachoeiras de Macacu amargou a última colocação com 31,83%.  

Legislativo friburguense

Apesar de ter melhorado do ano passado para este ano, a Câmara de Vereadores se manteve no nível prata, com 82,31%, a apenas pouco menos de 3% para atingir o nível ouro de transparência. No ano passado, o Legislativo obteve 79,28% e cresceu mesmo com a ampliação dos indicadores analisados.

Lupa na Câmara

Nos itens considerados essenciais, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo atingiu os 100% de transparência em quatro: convênios e transferências, despesas, diárias e informações prioritárias. Os piores itens foram em Lei Geral de Proteção de Dados e governo digital (50%) e Serviço de Informação ao Cidadão (52,38%). 

Outras esferas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro obteve o índice prata (69,64%). Já a Alerj obteve apenas 24,07%, apresentando queda com relação ao ano anterior, quando obteve avaliação 35,06%. A Defensoria Pública do Estado obteve índice 70,40%, enquanto o Ministério Público 84,28%. O Judiciário fluminense obteve 58,52%. 

Certificados

Em todo o Brasil, mais de oito mil entidades, entre as quais prefeituras, câmaras, estados e órgãos do judiciário, foram avaliadas, abrangendo 4.088 municípios. 1.303 tiveram os melhores níveis de transparência e foram certificadas. Dessas, 239 receberam o Selo Diamante, 492 foram classificadas com o Selo Ouro e 572, entre as quais a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, com o Selo Prata.

Aferição complexa

O método utilizado para a avaliação incluiu 258 itens e faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), considerado o maior e mais completo sistema de aferição da transparência pública nacional. A avaliação tem como objetivo promover a transparência, o acesso à informação e a prestação de contas no setor público. Para tanto, são verificados todos os dados que são disponibilizados nos portais da transparência.

 

EP com marca Nova Friburgo

O jovem músico Miguel Toscano lançou seu 1º EP, totalmente autoral: "Azul e Carmim". Com quatro singles, já está disponível em todas as plataformas digitais. Cantor e compositor radicado em Nova Friburgo, Miguel Toscano acumula 15 anos de experiência em teatro musical e montagens de óperas, tendo sido protagonista em obras que marcaram Nova Friburgo, como “60, O Musical”; “78, O Musical” e “Old & Gold”.  

MPB com pegada jazz

Com composições em parceria com Diogo Rebel e Thiago Guzzo, as músicas falam de relacionamentos e suas diferentes formas. Em "Fios Trançados", o eu-lírico se pergunta se encontrou sua alma gêmea de outras vidas, letra inspirada no filme "Seu Nome", de Makoto Shinkai e na lenda oriental Akai Ito, que conta que todos nascem ligados à sua alma gêmea através de um fio vermelho intangível que nunca se quebra e nunca se parte.

Grandes músicos

A gravação teve ainda participações de Marcelo Martins no sax e de Jessé Sadoc no trompete, músicos cariocas que já tocaram com Djavan, Maria Bethânia e outros grandes nomes da MPB. "Mesmo Depois da Chuva" tem letra de Miguel e a composição de Thiago Guzzo e, segundo o cantor, é "a música mais jazz" do EP. A composição do guitarrista, pianista e maestro carrega através da melodia em um passeio no parque, mas com muitas curvas e surpresas.

Azul e carmim

A terceira canção do EP se chama "Mariana" e foi um presente de aniversário para a prima do cantor, Mariana. Com seus tons praianos, barulhos de mar e gaivotas, a música canta sobre a personificação de um estilo de vida, cheio de alegria, paz e espiritualidade. O último lançamento que fecha o ciclo do EP também dá nome ao trabalho: "Azul e Carmim (O Tempo Certo das Coisas)". 

Participação especial

A quarta música é a primeira da parceria Miguel Toscano e Diogo Rebel - dupla inclusive que assina a produção musical do compacto. A música mais introspectiva do projeto traz a sonoridade de um dia de chuva, falando de um relacionamento que se constrói com altos e baixos e muitas cores, tal qual uma pintura que vai sendo finalizada pouco a pouco. A canção tem ainda a participação de Joana Queiroz no clarone, musicista de renome internacional.

Nova MPB

A banda base formada inteiramente por músicos friburguenses é composta por Diogo Rebel no piano, Thiago Guzzo na guitarra, Daillon Gomes na bateria e André Santos no baixo. A gravação dos músicos foi feita no MidStudio, em Bom Jardim, com o produtor Tiquinho Santos. Com seu olhar intimista, sua voz poderosa e sensibilidade singular, Miguel Toscano é parte da nova MPB e já promete mais surpresas para o ano que vem.

 

Beer Lounge

O Espaço Arp ganha mais uma atração em seu complexo. A cervejaria friburguense Mamute inaugura, nesta sexta-feira, 1º, seu Beer Lounge, próximo ao estacionamento principal. No espaço do bar, funcionará também a fábrica da marca, já consolidada como uma das principais do circuito cervejeiro de Nova Friburgo. Serão oferecidos além dos chopes já consagrados, petiscos variados. Na abertura, show com a banda Kdabra, com repertório de blues.   

 

Carnaval 2024

Definida a ordem dos desfiles das Escolas do Grupo A, os antigos blocos de enredo. O sorteio aconteceu no último domingo, 26, em festa realizada na quadra da Imperatriz de Olaria. As agremiações desfilam no sábado de carnaval, 10 de fevereiro, na seguinte ordem: Bola Branca, Raio de Luar, o atual campeão Globo de Ouro e fechando os desfiles, Unidos do Imperador.

 

Desfiles de domingo

A ordem dos desfiles de domingo, 11 de fevereiro, já tinha sido definida, também através de sorteio. A Unidos da Saudade é quem abre o desfile. A Imperatriz de Olaria será a 2ª a passar pela passarela do samba, seguida pela Alunos do Samba. A atual tetracampeã, Vilage, em busca de um inédito penta no carnaval friburguense, encerra os desfiles.

 

Os enredos

A Vilage tentará emplacar o 5º título seguido com o enredo “Xaxado”. Já a Unidos da Saudade levará para a avenida os pecados capitais e do carnaval: “Traição ou Trapaça? Quem é rei nunca perde a majestade”. A Imperatriz falará das festas pelo mundo no enredo: “Um brinde à alegria! E vai rolar a festa”. O Alunão traz o enredo “Nem tudo que reluz é ouro”. Os sambas das quatro escolas já estão disponíveis nas plataformas digitais, nas suas versões finais.    

 

Temas da Série A

Já entre os ex-chamados blocos de enredo, o Globo de Ouro tentará o bicampeonato com um enredo com pegada africana: “De lá pra cá, daqui pra lá - negra liberdade de Tabon a Agudá”. O Unidos do Imperador vai de maracatu com: “Seja de baque solto ou de baque virado, somos o maracatu nação Imperador”. O Bola Branca trará o enredo “Saluba, da essência do barro à eterna senhora da sabedoria”. O maior campeão da categoria, com 16 títulos, o Raio de Luar, ainda não divulgou seu enredo.   

 

Palavreando

“O samba, obra de arte que o preto esculpiu, ritmo oficial da marca Brasil, tem o seu berço na casa de Ciata. De artistas vindos de becos e vielas, de compositores de caixinha de fósforo nas mesas de bar, é de toda a nossa cultura, a música mais popular”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Saúde mental dos jovens em risco com o mundo digital

quarta-feira, 29 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Nos últimos anos, as mídias sociais se tornaram uma presença constante na vida dos jovens, oferecendo tanto benefícios quanto desafios. Hoje, o nosso país conta com o maior contingente de jovens de sua história, e é preocupante que neste momento percebamos uma crise de saúde mental tão crescente na população juvenil.

Nos últimos anos, as mídias sociais se tornaram uma presença constante na vida dos jovens, oferecendo tanto benefícios quanto desafios. Hoje, o nosso país conta com o maior contingente de jovens de sua história, e é preocupante que neste momento percebamos uma crise de saúde mental tão crescente na população juvenil.

Paralelamente a isso, pesquisas realizadas no Brasil e em todo o mundo convergem para apontar que estamos vivenciando um agravamento dos indicadores de saúde mental entre adolescentes – uma tendência observada mesmo antes da pandemia, que vem atingindo, cada vez mais cedo, as crianças, os adolescentes e principalmente, os jovens adultos.

Preocupações sobre o impacto da tecnologia na juventude não são novas: a televisão e videogames foram frequentemente alvos de escrutínio nas últimas décadas. Afinal, como lidar com as mídias sociais que vêm ganhando destaque como potenciais gatilhos para problemas de saúde mental.

Ansiedade e depressão: o mal dos jovens

O volume de evidências de que as mídias sociais podem ter efeitos nocivos para uma fatia da população jovem vem crescendo. É muito além de uma coincidência temporal entre o aumento de sintomas como ansiedade e depressão na população e a disseminação em larga escala do uso de mídias sociais há pouco mais de uma década.

O que no início eram as “redes sociais”, as ferramentas que tinham como objetivo central permitir a conexão com outras pessoas do círculo social de cada um, nos últimos anos se transfiguraram nas “mídias sociais”, na qual existe um fluxo contínuo de textos, imagens, vídeos rápidos, tudo filtrado por algoritmos com fins comerciais.

No Brasil, cerca de 70% da população está conectada à internet, com exposição constante a informações, pressões sociais e a ênfase na autoimagem na internet. O que evidentemente, traz diversas implicações na saúde mental dos jovens, que atravessam essas mudanças de mundo de forma constante, antes sequer de aprender a lidar com elas.

Novos dados divulgados em julho, apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade. Um terço (31,6%) da população mais jovem, de 18 a 24 anos, é ansiosa — os maiores índices de ansiedade, líder dentre todas as faixas etárias no Brasil. E a que custo chegamos a esse índice?

Vendedores de sonhos a qualquer custo

O Brasil hoje tem o maior contingente populacional de jovens de todos os tempos. Provavelmente isso nunca mais se repetirá, de modo que estamos diante de uma janela de oportunidade histórica, com repercussões para as próximas gerações. Afinal, estamos protegendo os cérebros e mentes destes quase 50 milhões de brasileiros? A verdade é que não!

Cada dia mais cedo somos atingidos pelos padrões de beleza inalcançáveis. Crescendo em uma geração de fotos super editadas, de procedimentos estéticos e em busca de um ideal de beleza, vamos sacrificando a nossa juventude. Não estamos conseguindo ver a gravidade de uma jovem ter morrido, recentemente, por uma cirurgia plástica no joelho.

Pasmem! De acordo com dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil lidera o ranking de nações que mais realizam procedimentos estéticos no mundo. Dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizados em pessoas com 18 anos de idade, ou menos.

Por outro lado, a ‘desinformação’ promovida pelos ‘influenciadores’ também dão lugar ao uso indiscriminado de drogas, anabolizantes e vapes. Sabe-se lá de onde vieram, mas diante de sua popularidade são promovidos próprios aplicativos, aparecendo constantemente na tela, com shows desinformação e promovendo o que querem, como uma verdade absoluta.

Aparecendo também na venda de fórmulas mágicas para o sucesso contribuem cada dia mais para o agravamento de problemas como ansiedade, depressão e solidão digital. Jovens que não conseguem acompanhar esse ritmo de mudança, seja no quesito beleza ou “conquistas na vida”, se colocam em uma cobrança, apesar de começarem a viver apenas agora.

Não há como normalizar tudo o que vivemos. A internet vende sonhos a qualquer custo, mesmo que isso esteja colocando toda a nossa juventude em risco. Um termo descreve nossa época, caracterizada por essa constante mudança e fluidez, chamado de “modernidade líquida”. Tudo é rápido, passageiro, frágil e substituível.

Em razão da complexidade do problema, como podemos abordar a questão do uso de mídias sociais por jovens? Uma proibição simples e irrestrita do uso de mídias sociais não parece ser desejável e muito menos viável – ainda que uma discussão sobre a idade mínima para seu uso faça bastante sentido.

Não parece, contudo, adequado deixar essa responsabilidade exclusivamente na mão das famílias, tornando-se necessário o envolvimento de toda a sociedade. Certamente, precisamos compreender melhor este complexo fenômeno, mas as lacunas no conhecimento atual não devem servir de justificativa para a inação diante de uma juventude doente.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Quem é sua fonte de amor?

quarta-feira, 29 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Precisamos de amor. Amor é uma das necessidades básicas do ser humano. Não vou conceituar amor nesse artigo, mas só para lembrar, amor não é controle, não é sentimento, não é sexo, não é uma emoção. O amor é paciente, é bondoso, altruísta, não é egoísta, está sempre com uma postura mental do tipo: como posso ajudar você? O amor não é ciumento, não domina a outra pessoa, mas a deixa livre, não fica trazendo as coisas de forma pessoal.

Precisamos de amor. Amor é uma das necessidades básicas do ser humano. Não vou conceituar amor nesse artigo, mas só para lembrar, amor não é controle, não é sentimento, não é sexo, não é uma emoção. O amor é paciente, é bondoso, altruísta, não é egoísta, está sempre com uma postura mental do tipo: como posso ajudar você? O amor não é ciumento, não domina a outra pessoa, mas a deixa livre, não fica trazendo as coisas de forma pessoal.

O mais comum é termos uma pessoa, ou mais de uma, como a fonte de nosso amor. Mas se partimos do princípio de que todos temos egoísmo inato, ou seja, recebemos a estrutura mental egocêntrica por herança das gerações passadas, não existe nenhum ser humano perfeito que possa nos amar perfeitamente.

Nos relacionamentos esperamos que as pessoas nos deem o que necessitamos. E alguns podem ficar tão obcecados com isso, que constroem relacionamentos difíceis porque se tornam exigentes quanto ao que as pessoas ao redor devem dar. A procura por um ser humano que se torne o “amor da minha vida” é inútil e ilusão se esperamos receber desta pessoa amor ideal.

Minha sugestão é que pouco a pouco você desconstrua a tendência de pensar, e com isso esperar, que existe alguém lá fora que vai lhe preencher tudo o que tem que ver com o amor que você deseja.

Desejar amor e ser amado não é o problema. Isso é normal. Mas nossos desejos podem estar misturados com egoísmo. Pense: ao ter uma atitude de amor para com alguém, você faz isso para dar ou receber? Ao amarmos de forma madura damos ao outro algo bom porque recebemos. Um texto bíblico diz que tudo o que é bom, se é realmente bom, vem do Pai das luzes, que é Deus o Criador do Universo. Você só pode ter amor verdadeiro se recebê-lo desta Fonte divina. O resto é misturado com egoísmo, dependência afetiva, controle, codependência, manipulação.

Se seu pai, sua mãe ou quem criou você era pessoa abusiva e vivia depreciando você, chamando-o de burro, você só será afetado por isso se crer que o que a pessoa dizia era verdade e absorver isso. Se alguém toma veneno, este veneno não afeta você, a menos que também tome o veneno.

A criança sensível afetada emocionalmente por ter vivido na infância num lar abusivo, pode ter criado uma crença psicológica em sua mente de que é realmente burra (ou outra coisa negativa) e sofre com isso. Para resolver este sofrimento ela precisa, assim que for possível, confrontar os pensamentos (crenças) em sua mente que dizem ser ela burra. Numa autoanálise ela vai precisar dizer para si algo tipo: “Na minha infância diziam que eu era burro. Cresci com esta crença. Agora vejo que isso não era verdade. Agora posso me respeitar e perceber meu valor como pessoa. Os pensamentos que querem me perturbar dizendo que sou burro, não precisam ter mais valor para mim porque não são verdades sobre minha pessoa.”

Então, hoje quando alguém lhe atacar com palavras nervosas e duras, pare de olhar o que e como a pessoa está falando e fazendo e pense em como aquilo está atingindo você, e no que provoca em suas emoções. E entenda e aceite que ao deixar de ter aquela pessoa como fonte de seu amor e valor próprio, você fica livre. Ela não mais terá poder sobre você. Sua fonte de amor não pode ser um ser humano, mas somente o Criador do Universo. Na primeira carta de João, no capítulo 4 e versículo 8 está escrito que Deus é amor. Ele é a única fonte perfeita de amor. Amor maduro vem Dele, chega em você e vai para o outro. Nunca vem de você mesmo e nem de outra pessoa originalmente. Por isso, ter o Criador como a única fonte de amor se torna libertador.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Pedintes nas calçadas

quarta-feira, 29 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“Endosso a denúncia feita neste espaço pela gerência de uma loja da Avenida Alberto Braune e publicada na edição de ontem, 29, sobre a situação observada nas ruas do centro de Friburgo. Impressiona a quantidade alarmante de pessoas coagindo pedestres e clientes nas calçadas da cidade, muitas utilizando menores de idade para isso. Já enviei mensagem para a  prefeitura, mas infelizmente sem nenhum resultado. Sugiro ao jornal que produza uma reportagem sobre esse problema que vai se intensificar com a proximidade do Natal. É preciso fiscalização.

“Endosso a denúncia feita neste espaço pela gerência de uma loja da Avenida Alberto Braune e publicada na edição de ontem, 29, sobre a situação observada nas ruas do centro de Friburgo. Impressiona a quantidade alarmante de pessoas coagindo pedestres e clientes nas calçadas da cidade, muitas utilizando menores de idade para isso. Já enviei mensagem para a  prefeitura, mas infelizmente sem nenhum resultado. Sugiro ao jornal que produza uma reportagem sobre esse problema que vai se intensificar com a proximidade do Natal. É preciso fiscalização. Confesso que evito entrar em certas lojas e trechos da Avenida Alberto Braune por causa da grande quantidade de pedintes e creio que não sou a única a fazer isso, o que, com certeza, prejudica o comércio da cidade e o turismo tão estimado pelo governo municipal.”

Vanessa Pereira 

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Acabou-se o que era doce

terça-feira, 28 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

O Botafogo desistiu do título de campeão do Brasileiro, versão 2023, e passou a ser um mero figurante, rodada após rodada. Tudo começou a partir da 31ª, após a vergonhosa derrota para o Palmeiras, por 4 a 3, tendo terminado o primeiro tempo do jogo com a vantagem de três gols. A assinalar ainda, que perdeu um pênalti no segundo tempo. Nesse momento, a diferença para o segundo colocado era de três pontos (59 a 56) que teria aumentado para seis, caso o glorioso tivesse vencido o clássico, em pleno estádio Nilton Santos.

O Botafogo desistiu do título de campeão do Brasileiro, versão 2023, e passou a ser um mero figurante, rodada após rodada. Tudo começou a partir da 31ª, após a vergonhosa derrota para o Palmeiras, por 4 a 3, tendo terminado o primeiro tempo do jogo com a vantagem de três gols. A assinalar ainda, que perdeu um pênalti no segundo tempo. Nesse momento, a diferença para o segundo colocado era de três pontos (59 a 56) que teria aumentado para seis, caso o glorioso tivesse vencido o clássico, em pleno estádio Nilton Santos. A coisa desandou de vez quando, novamente, à frente do placar, veio a derrota também de 4 a 3, para o Grêmio, dessa vez no estádio do Vasco da Gama, pois o Engenhão estava interditado para um show.

Nesse meio tempo, o quarto técnico foi demitido, pois a performance de Lúcio Flávio foi desastrosa, pior que a de Bruno Lage, o português que conseguiu desandar a máquina de ganhar, que era o alvinegro da estrela solitária. Já com Tiago Nunes, foram dois empates e a consequente perda da liderança do campeonato, colocando-se agora a um ponto atrás do Palmeiras e do Flamengo, ambos com 63 pontos ganhos. Aliás, o jogo contra o Santos, mostra o atual espírito do time, pois até os 44 minutos do segundo tempo o Fogão vencia por um a zero e retomava a liderança do Brasileirão. Como o alviverde de São Paulo empataria, em seguida, seu jogo com o Fortaleza, mesmo com a vitória do Flamengo sobre o Coritiba, a ponta da tabela voltaria para o Botafogo.

Mas, castigo vem a cavalo e esse empate com a equipe santista custou a liderança e a vice liderança da competição, ficando agora na terceira posição. Na realidade estamos assistindo a volta da expressão cunhada pelo escritor e jornalista Nélson Rodrigues, que a chamava de síndrome do cachorro vira latas. Isso ocorria quando alguém não preparado para o sucesso o atingia por algum tempo e, apequenado por não estar em condições de alcança-lo, deixava-o escapar pelas mãos. Depois de um primeiro turno espetacular, quando chegou a estar 13 pontos à frente do segundo colocado, caiu de produção, acumulou derrotas e empates seguidos. Com os pontos obtidos nesse segundo turno, com certeza, estaria amargando uma queda para a segunda divisão, de onde saiu em 2021.

Claro que ainda faltam três rodadas para o final do campeonato e os adversários do Palmeiras, excetuando o América Mineiro (em São Paulo) já rebaixado, são o Fluminense (também em São Paulo) mas que faz um bom campeonato, com uma equipe consistente, e o Cruzeiro (esse jogo em Belo Horizonte-MG) e lutando para não cair para a segundona; podem complicar a vida dos palmeirenses. O mesmo acontece com o Flamengo que enfrenta o Atlético Mineiro (no Rio) ainda lutando por uma vaga entre os quatro que se classificam diretamente para a Libertadores do ano que vem. Antes tem o América Mineiro e o Cuiabá (no Rio), esse lutando para permanecer longe da zona do rebaixamento. A perda de um ponto desses times e três vitórias do Botafogo, contra o Coritiba (em Curitiba-PR), contra o Cruzeiro em casa e contra o Internacional, lá em Porto Alegre-RS, podem devolver a liderança e o título de campeão para o time da estrela solitária.

Antes de prosseguir uma explicação do porque da grafia Coritiba para o clube e Curitiba para a cidade capital paranaense. Dizem que um diretor do clube, muito puritano, incomodado com a primeira sílaba do nome do clube, resolveu substituí-la. Já a história oficial da agremiação diz que quando ele foi fundado existiam duas grafias corretas para o município que o clube homenageia, Coritiba e Curityba (em tupi-guarani). Optou-se pela primeira.

No entanto, seguro morreu de velho e não acredito mais nesse título. Claro está que a SAF Botafogo tem de ser exaltada, já que em menos de um ano de sua fundação, conseguiu seu principal objetivo que era voltar a disputar a Libertadores das Américas versão 2024. Título é uma utopia, tanto é assim que só não transformo a camisa que comprei, recentemente, em pano de chão porque foi muito cara para esse fim.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Importunação e insegurança nas calçadas

terça-feira, 28 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“Venho expressar minha indignação quanto a segurança em nossas ruas. Estamos estabelecidos em Nova Friburgo e nunca vi a cidade tão abandonada como agora. Nas calçadas, é crescente o número de pessoas que abordam os pedestres pedindo dinheiro, intimidando as pessoas, principalmente as de mais idade. Outros vendendo doces com crianças pequenas que ficam o dia inteiro sem uma alimentação adequada.. E estamos nos sentindo prejudicados pois muitas pessoas ficam com receio de entrar nas lojas e até mesmo passar pela calçada, pois são, constantemente,  importunadas por estes pedintes.

“Venho expressar minha indignação quanto a segurança em nossas ruas. Estamos estabelecidos em Nova Friburgo e nunca vi a cidade tão abandonada como agora. Nas calçadas, é crescente o número de pessoas que abordam os pedestres pedindo dinheiro, intimidando as pessoas, principalmente as de mais idade. Outros vendendo doces com crianças pequenas que ficam o dia inteiro sem uma alimentação adequada.. E estamos nos sentindo prejudicados pois muitas pessoas ficam com receio de entrar nas lojas e até mesmo passar pela calçada, pois são, constantemente,  importunadas por estes pedintes. Peço providências aos setores competentes da prefeitura para que sejam feitas fiscalizações, pois estamos nos sentindo prejudicados.”

Elcantara Joias

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A VOZ DA SERRA é um convite para as boas leituras!

segunda-feira, 27 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

O Caderno Z sempre nos surpreende com suas pesquisas para nos trazer bons temas. Além de ser o Dia da Bandeira, no último 19 de novembro celebrou-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que é comemorada em 144 países, desde 2014. O assunto não é tão moderno assim, pois esse modo de empreender feminino começou por volta de 1970, embora no Brasil os primeiros sinais concretos de que algo estava mudando, consideravelmente, começaram a chegar nos anos 1990. Não era comum que as mulheres deixassem seus empregos fixos para se aventurarem em investimentos.

O Caderno Z sempre nos surpreende com suas pesquisas para nos trazer bons temas. Além de ser o Dia da Bandeira, no último 19 de novembro celebrou-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que é comemorada em 144 países, desde 2014. O assunto não é tão moderno assim, pois esse modo de empreender feminino começou por volta de 1970, embora no Brasil os primeiros sinais concretos de que algo estava mudando, consideravelmente, começaram a chegar nos anos 1990. Não era comum que as mulheres deixassem seus empregos fixos para se aventurarem em investimentos.

O empreendedorismo tem levado mulheres a se projetarem não só em seus negócios, mas, acima de tudo, investindo em conhecimentos dentro das mais variadas áreas, inclusive, acadêmicas. Fernanda Oliveira quebrou seu casulo, em 2017, quando percebeu que sua vida tinha se resumido “à sua vida de casada, sem amigos, sem vida própria ou atividades fora do cotidiano de esposa e mãe.”. Essa quebra de casulo levou Fernanda a criar o projeto “Mulheres de Sucesso de Nova Friburgo”. Com sua sócia Fabiola Kunigami, o projeto tem hoje uma rede de 70 mulheres empreendedoras.

Juliana Paixão, empresária, fundadora da “Dorotéia Costura Afetiva”, entre outros desafios, deixou emprego bancário fixo para viver “100%” de seu sonho empreendedor e ainda poder ficar mais perto da família e do seu lar. Ana Borges entrevistou Lhaís Hadassa, analista e gestora regional do Sebrae, que destaca: “O Sebrae oferece orientações empresariais para aqueles que desejam empreender e muitas vezes não sabem por onde começar...”. E realça: “Empreender é uma jornada um tanto solitária e o Sebrae está aqui para ser esse companheiro do empreendedorismo.”.

Buscar a realização pessoal é mister do ser humano e empreender no sentido de conquistar algo melhor é um desafio a ser experimentado. Wanderson Nogueira vai fundo na questão: “Ser feliz não é sobrenatural, ainda que nos façam acreditar que felicidade seja muito. Felicidade é o mínimo que todos deveriam ter. Liberdade não se freia, se respeita. Prazeres não se esgotam em si mesmos. A paixão é o melhor modo de se vestir de intenso...”. E como eu gosto de dizer, “Palavreando” basta para incentivar!

Em “Sociais”, só ilustres aniversariando. Com idade nova, o DJ Saulo Emerick celebrou com amigos e familiares, na sexta-feira, 24, seu aniversário. Ele que tem sido o dono das festas, merecidamente, foi festejado. Nossa diretora, Adriana Ventura, do dia 27, querida por todos nós, é um exemplo de mulher empreendedora, mantendo a nossa Voz no topo da credibilidade da informação em Nova Friburgo e região. Tia Carmelita Bispo, no primor de seus 95 anos, não perde a magia da força exemplar. Nesta quarta, 29, os holofotes da felicidade brindarão a sua existência. Parabéns, aos aniversariantes!

A temperatura que mudou da brasa para o gelo neste fim de semana pode ter dado uma refrescada nas dependências do Hospital Raul Sertã. Contudo, o calor vai voltar, porque o verão ainda nem começou. Vinicius Gastin, o arauto das boas novas do esporte, nos trouxe a grata informação de que o botonista do Friburguense, Campito, venceu o 3º Open de Pastilha do Botafogo, no último dia 18. O futebol de mesa me lembra infância, pois meu irmão era um craque invencível. Outra notícia promissora é a de que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em 2014, começará a estudar “correções” na reforma aprovada em 2019. Um dos pontos críticos será repensar se é justo que a pensão por morte seja reduzida a 60% do valor da renda da pessoa falecida.

Que tal conhecer os 800 quilômetros até o ponto culminante da rota de peregrinação do Caminho de Santiago? É o que nos propõe a escritora Lúcia Helena Alves em seu livro “Nossos Passos No Caminho de Santiago de Compostela”, que será lançado na próxima quinta, 30, a partir das 16h, na Padaria Dona Emília, na Avenida Alberto Braune, 87. O livro é um convite aos meandros da peregrinação, pois como diz a autora: “O caminho somos nós. A força está dentro de cada um...”. Vamos vivenciar!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Dez do flamenguista dez

segunda-feira, 27 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

 

No último domingo, 26, na residência dos tios avós Chiquito e Solange, no bairro Nova Suíça, com churrasco, deliciosos doces, brincadeiras para a garotada e muita animação, o garotão rubronegro Júlio Marcos da Rocha Campos, na foto com o irmãozinho João e os pais Gabriela e Júlio, comemorou seus 10 anos completados na véspera, dia 25.

Parabéns e tudo de bom ao craque dez.

 

Tríplice reforço na maçonaria

 

No último domingo, 26, na residência dos tios avós Chiquito e Solange, no bairro Nova Suíça, com churrasco, deliciosos doces, brincadeiras para a garotada e muita animação, o garotão rubronegro Júlio Marcos da Rocha Campos, na foto com o irmãozinho João e os pais Gabriela e Júlio, comemorou seus 10 anos completados na véspera, dia 25.

Parabéns e tudo de bom ao craque dez.

 

Tríplice reforço na maçonaria

A maçonaria friburguense e, por que não dizer, universal, através da quase bicentenária Loja Indústria e Caridade de Nova Friburgo, acaba de ganhar o reforço de mais três irmãos que tiveram suas iniciações conjuntas realizadas de forma bastante concorrida no último sábado, 25.

Assim receberam por parte de familiares e especialmente seus irmãos agora de Ordem, os queridos Luiz Carlos Silva Guimarães, Juan Carlos Quintá Blanco Alfaya e Paulo Lúcio Gundling Pinel, vistos na foto.

 

Sexta-feira com nova idade!

Desde já, parabéns com muita satisfação ao amigo Antonio Peixoto, figura realmente das mais encantadoras e que na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, para alegria toda especial da esposa Therezinha, filhos, nora, genro e muitos amigos, estará completando seu 75º aniversário. Felicidades e mais felicidades!

 

Livro de viagem ajuda ao Laje

Confirmando o que esta coluna com imenso carinho e satisfação, antecipou no mês passado, chegou o dia, horário e local da querida Lúcia Helena Alves (foto) encantar aos seus amigos, admiradores e convidados para a tarde de autógrafos.

Isso, por que nesta quinta-feira, 30, das 16h às 19h na Padaria Dona Emília (Avenida Alberto Braune, 87), ela estará lançando o especial livro “Nossos Passos no Caminho de Santigo de Compostela”, concebido a partir de sua marcante viagem feita há algum tempo com o marido, o advogado José Carlos Alves.

Além da Lúcia, todos têm um motivo a mais para prestigiar o seu lançamento: toda a renda decorrente da venda dos exemplares, será revertida integralmente para a ajuda ao Laje (Lar Abrigo Amor a Jesus).

 

Lançamento: livro digitado com os olhos

A professora friburguense Elzany Maria Govea (fotos), que completou 68 anos de idade no último dia 20 e que lecionou por muito tempo na escola do Sesc de Nova Friburgo, viverá daqui a 14 dias um momento especialíssimo em sua vida e, claro, de muita satisfação também para familiares e amigos.

É que apesar de estar, há mais de uma década, enfrentando muito sofrimento com paralisação de quase a totalidade do seu corpo, em decorrência de ter sido acometida da terrível doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), a admirada Elzany não se entregou às adversidades e partiu de dois anos para cá, para uma missão imposta a si mesma que foi a de escrever um livro, usando apenas os olhos.

Utilizando moderna ferramenta tecnológica, um programa especial de computador que lhe permitiu digitar seus textos com os olhos, a Elzany Maria, realmente merecedora de toda admiração, lançará no dia 12 de dezembro (terça-feira) às 19h casa de festas Le Paradis (quase em frente ao hospital São Lucas), o livro “Equilibrando com Ela” de160 páginas, com trabalhos editoriais da In Media Res através do seu selo Pretérito.

 

Vivas para o Carloman!

Pela mudança de idade que está acontece em sua vida hoje, 28, congratulações e votos de mais felicidades, sucessos e tudo de bom ao querido e sempre simpático Carloman Vasques.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Clamor pela paz entre os povos

segunda-feira, 27 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

“De fato, ele é a nossa paz: de dois povos fez um só, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava” (Ef 2,14)

Nós, membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunidos em Brasília, nos últimos dias 21 a 23, diante do conflito na Terra Santa, e em outras partes do mundo, nos unimos ao Papa Francisco nos seus insistentes apelos pela paz e pela dignidade da pessoa humana.

“De fato, ele é a nossa paz: de dois povos fez um só, em sua carne derrubando o muro da inimizade que os separava” (Ef 2,14)

Nós, membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunidos em Brasília, nos últimos dias 21 a 23, diante do conflito na Terra Santa, e em outras partes do mundo, nos unimos ao Papa Francisco nos seus insistentes apelos pela paz e pela dignidade da pessoa humana.

O conflito na Terra Santa já causou uma vasta destruição e grande número de mortos, principalmente entre os enfermos, crianças, idosos e mulheres. O isolamento da população está provocando a fome e a sede de cerca de dois milhões de pessoas.

As Nações Unidas indicam que dois bilhões de pessoas viviam em zonas de conflito em 2022, o que representava um quarto da população mundial. Essa triste realidade mostra que “nós entramos na terceira guerra mundial, só que ela é travada em pedaços, em capítulos” (Papa Francisco). Lamentavelmente, a humanidade, ao invés de crescer na direção da justiça social e da paz, segue numa trajetória destrutiva de degradação ambiental, grande desigualdade social e guerras.

Não podemos perder a capacidade de dizer “não” à guerra e à violência nas suas variadas formas e de promover a paz no mundo. Cessem as hostilidades e sejam garantidos o cuidado das pessoas feridas, o trabalho em segurança dos profissionais de saúde e o acesso a água e alimentos. “O processo de paz é um empenho que se prolonga no tempo. É um trabalho paciente de busca da verdade e da justiça, que honra a memória das vítimas e abre, passo a passo, para uma esperança comum, mais forte que a vingança” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, n. 226).

A paz só será alcançada mediante o respeito à liberdade, à dignidade e ao futuro dos povos. Reconhecemos, como sinais de esperança, capazes de trazer um alívio às populações na região de conflito, a trégua e a liberação de reféns e prisioneiros, acordadas recentemente, bem como as ações de solidariedade internacional.

Na proximidade da celebração do Advento, do Príncipe da Paz que vem (cf. Is 9,6), conclamamos todas as pessoas de boa vontade e comunidades a serem artífices da paz, e a “perseverar na oração por aqueles que sofrem por causa das guerras em tantas partes do mundo… Por favor, caminhemos avante pela paz, orem pela paz, orem muito pela paz” (Papa Francisco, Audiência Geral de 22 de novembro de 2023). Maria de Nazaré, interceda, junto a seu Filho Jesus, para que a paz reine, em sua amada terra, entre os povos que nela habitam e em todo o mundo.

Fonte: CNBB

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Fazemos parte do Divino

segunda-feira, 27 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Adentrar os bosques da filosofia é um ato de amor à vida pela grandeza das ideias que nos permitem conhecer e compreender a nós, bem como os fatos presentes e passados. Será que conseguimos responder a todas as questões que vão surgindo no dia a dia? Quem busca entendê-los? Na maioria das vezes, deixamos de lado uma relação de perguntas para poupar o tempo ante tantos afazeres.

Adentrar os bosques da filosofia é um ato de amor à vida pela grandeza das ideias que nos permitem conhecer e compreender a nós, bem como os fatos presentes e passados. Será que conseguimos responder a todas as questões que vão surgindo no dia a dia? Quem busca entendê-los? Na maioria das vezes, deixamos de lado uma relação de perguntas para poupar o tempo ante tantos afazeres. Mesmo resistindo, em algum momento, sentimos a necessidade de pensar para nos situarmos melhor diante de um Todo maior do qual fazemos parte e diante do qual sentimos a impossibilidade de vê-lo com objetividade e clareza. A filosofia vai muito além de achismos. A partir de suposições relevantes vai em busca de conhecimentos capazes de oferecer explicações a respeito de questões sobre as quais repousam indagações e inquietações.

Este modo desassossegado que nos invade, sequestrou-me numa tarde desta semana. Pensei nos povos antigos, mais especificamente os egípcios e os gregos, civilizações milenares carregadas de ensinamentos, que se debruçaram em torno da existência e foram revelando com sabedoria temas essenciais sobre a humanidade. Hoje, milênios depois, são ainda importantes de conhecer. Foram interpretações que constituíram a base da filosofia construída posteriormente, oferecendo possibilidades aos pensadores de alcançar o saber mais aprofundado. Somo seres que precisamos de explicações, mas não de manuais que nos orientem para a experiência diária.  

Estou lendo “Para entender o Caibalion, da filósofa, professora e escritora, Lúcia Helena Galvão Maya, que se debruçou sobre “a antiga e enigmática escola de pensamento filosófico denominada hermetismo”, descrita pelo sábio Hermes Trismegisto, que possivelmente viveu no Antigo Egito. O Caibalion reúne ensinamentos básicos que foram transmitidos oralmente durante séculos. Vejam como a literatura guardada na oralidade se manteve coesa por milênios. Somente em 1908 O Caibalion foi impresso em formato de livro, tendo a autoria creditada a indivíduos que se autodenominavam “Três iniciados”.

O Cabalion relaciona princípios universais acompanhados de explicações, que exigem do leitor esforços intelectuais e estudos. São ensinamentos preciosos que podem explicar os fatos da nossa rotina diária. Do autoconhecimento à percepção da existência da divindade em tudo. Da compreensão de que a natureza, nós, os humanos e o universo estão intimamente interligados e que fazemos todos parte do Divino.  

Do nascimento da consciência à evolução humana, as relações estruturais entre a matéria, a mente e o espírito de cada ser afetam o Todo. A existência de elos interruptos, impregnados de vibrações, faz aflorar a espiritualidade, de modo que a matéria vai se impugnando pelo espírito. 

Enfim, estou começando meus estudos que me serão desafiadores. Deixo delicadas questões a serem observadas a partir da ideia de que a banalização da vida guarda um caráter debilitado: será que percebemos a divindade em tudo o que fazemos e que nos rodeia?

Já notaram como somos individualizados, entretanto não somos separados de nada? Como tudo nos afeta e como afetamos o Todo que nos acolhe nos braços? 

Somos capazes de reconhecer a soma de nossos atributos essenciais: Espírito, Matéria e Energia?

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.