Blogs

Última do ano

terça-feira, 19 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Rio terá corrida promovida no próximo dia 31

         O calendário de eventos de atletismo em Nova Friburgo se encerrou com a realização da Spirit Run, no último domingo, 17, reunindo dezenas de pessoas nas imediações da Via Expressa. Mas quem gosta de correr pode descer a serra e aproveitar a última oportunidade deste ano. A estreia do esporte nas comemorações de réveillon no Rio de Janeiro promete atrair turistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo: será a primeira edição da Corrida de Vera Cruz, marcada para às 7h do próximo dia 31.

Rio terá corrida promovida no próximo dia 31

         O calendário de eventos de atletismo em Nova Friburgo se encerrou com a realização da Spirit Run, no último domingo, 17, reunindo dezenas de pessoas nas imediações da Via Expressa. Mas quem gosta de correr pode descer a serra e aproveitar a última oportunidade deste ano. A estreia do esporte nas comemorações de réveillon no Rio de Janeiro promete atrair turistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo: será a primeira edição da Corrida de Vera Cruz, marcada para às 7h do próximo dia 31.

Até agora são cerca de dez mil inscrições e desse total, 2,2 mil participantes são de São Paulo, cidade onde acontece a tradicional corrida de São Silvestre, no mesmo dia. Minas Gerais vem logo atrás, com 1,5 mil participantes atraídos pelo evento, realizado com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro, e a Norte Marketing, empresa especializada em eventos esportivos e culturais.
        Turistas estrangeiros também estão atraídos pela novidade: o balanço parcial mostra que pelo menos 500 visitantes estão na contagem regressiva para fazer as malas rumo a já apelidada ‘corrida de virada’, com percursos de 15 e 7,5 quilômetros entre o Aterro do Flamengo e o centro histórico da capital fluminense, passando pelos principais cartões postais da cidade. Para os interessados, as inscrições ainda estão abertas pelo site: www.corridadeveracruz.com.br.
        O trajeto da Corrida de Vera Cruz passa pelo Aterro do Flamengo (com direito a vista do Corcovado e do Pão de Açúcar), Monumento aos Pracinhas, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Moderna (MAM) e o Aeroporto Santos Dumont. O nome da prova é uma homenagem à história do Brasil, em referência ao seu primeiro nome: Terra de Vera Cruz.
        Os eventos de corrida têm se tornado cada vez mais populares ao redor do mundo e o Estado do Rio de Janeiro pode provar. Ao longo de 2023, foram 198 corridas somente na capital. As outras regiões do estado não ficaram atrás: Teresópolis, Saquarema, Ilha Grande, Angra dos Reis, Itaboraí, Duque de Caxias e São Gonçalo também sediaram eventos de corrida de rua fomentados pela Lei de Incentivo.
        Para 2024 a tendência continua. Já são mais de 13 corridas previstas pela Lei estadual de Incentivo ao Esporte, algumas com lotes de ingressos esgotados antes mesmo de 2023 terminar. Além das tradicionais corridas de São Sebastião e Maratona do Rio, ambas com versões para o público infantil, o Rio de Janeiro também está pronto para receber as corridas do Rio Antigo, Meia Maratona do Cristo, Circuito das Estações, Night Run, Rio S21k, entre outras.
        Em diversos municípios fluminenses também há eventos programados, como em Paraty, na Costa Verde, que irá sediar a maratona Brazil UTMB, e Teresópolis, onde está previsto o Circuito das Serras Uphill, com percursos de 21 e 8,5 quilômetros. Nova Friburgo também promete ter um calendário recheado de provas e eventos de corrida em 2024.

Foto da galeria
Corrida na manhã do dia 31 é a última oportunidade para os praticantes da modalidade no Estado do Rio (Foto: Divulgação)
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

A VOZ DA SERRA é um guia para o exercício da cidadania!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

            Meu momento de lazer e descanso no fim de semana é quando eu, finalmente, ligo o meu notebook, abro A VOZ DA SERRA e começo a viajar leitura afora.  O Caderno Z, suplemento do jornal nos fins de semana, é a estação de embarque e quando se trata de férias de verão, “Recarregar as energias” é a ordem do dia. Mas que ninguém pense que apenas dormir vai trazer o repouso pleno. O “Z” é o GPS do verdadeiro repouso, que ajuda o leitor a encontrar a paz que tanto procura. Precisamos pensar no todo: o corpo, a mente, o emocional e o espiritual.

            Meu momento de lazer e descanso no fim de semana é quando eu, finalmente, ligo o meu notebook, abro A VOZ DA SERRA e começo a viajar leitura afora.  O Caderno Z, suplemento do jornal nos fins de semana, é a estação de embarque e quando se trata de férias de verão, “Recarregar as energias” é a ordem do dia. Mas que ninguém pense que apenas dormir vai trazer o repouso pleno. O “Z” é o GPS do verdadeiro repouso, que ajuda o leitor a encontrar a paz que tanto procura. Precisamos pensar no todo: o corpo, a mente, o emocional e o espiritual. Livros devem fazer parte do período, assim como um bom cardápio para a alimentação saudável. Havendo criatividade, quem sabe, descobre-se até um dom.

            A moda também faz parte do verão. A tendência para um 2024 de altas temperaturas será o uso de cores neutras, predominando bege, cinza e prata. Porém, o que deve influenciar muito é o gosto de cada um. O texto de Maria Lot Micales – “Como formar leitores” é simplesmente convidativo para uma boa leitura. A autora recomenda que se de deixe um pouco de lado as telinhas, em especial, das crianças. Outro detalhe importante no “Z” é dar aos pets todo o conforto e segurança nas férias.

            Wanderson Nogueira brinca com o verão, por isso mesmo, “Eles verão...” e a recomendação de Palavreando: “Descubra-se bobo, dançarino, andarilho, poeta, cantor. Mesmo sozinho na sala vazia de um museu nunca antes visitado ou na mesma galeria dos quadros fotografados por aquele seu olhar que ficou naquele encontro findado. Mas a novidade vem, sem que a felicidade tenha ido. A gente vai, mesmo sem despedidas... “ É um ir e vir  de achados poéticos incríveis, meu amigo. Feliz palavreando!

            Em “Sociais”, Mária Ventura, que é linda e tem nome bonito, certamente, teve um domingo maravilhoso nesse 17 de dezembro, para brindar sua nova idade. O nosso vereador Wellington Moreira recebeu homenagem na Câmara Municipal de Cordeiro. Que chique! Salve Gabriella Bini aniversariando nesta terça, 19. Parabéns a todos!

            A charge de Silvério é o retrato de Nova Friburgo, pois até Papai Noel procura vaga para o seu trenó. A situação no trânsito só tende a piorar. O espaço de circulação de veículos é o mesmo de todos os tempos, mas a quantidade de carros tem aumentado consideravelmente pela facilidade de financiamento e a grande oferta da indústria automobilística. Os órgãos responsáveis estudam os meios de melhorar a mobilidade urbana, mas até as providências cabíveis andam engarrafadas na contramão dos planos.

            O engenheiro ambiental e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, da Acianf,  professor Fernando Cavalcante, nos proporcionou um curso intensivo em apenas meia página do jornal. Disse tudo o que precisamos saber e o que muita gente sabe e ignora. Já foi o tempo em que lixo era somente lixo e seguia para o lixão, inadvertidamente, coisa que acontecia nos “séculos passados”.  Explica o professor: “... o lixo passou a ter outro nome: resíduos sólidos. E deixou de ser uma única coisa...  E cada tipo de resíduo tem uma inteiração com a natureza de forma diferente...”. Entendemos que, em suas análises, “estamos indo mal” no trato com o lixo, desde o nosso descarte doméstico aos subordinados aos setores ambientais do município. Faltam compromissos e objetivos sólidos para os nossos resíduos.

            Entretanto, há luzes no fim do túnel. A exemplo, a concessionária Águas de Nova Friburgo fez a premiação dos vencedores das quatro escolas municipais que participaram da primeira edição do projeto “Trata Óleo nas Escolas”. Durante seis meses, as escolas participantes receberam orientações sobre o descarte apropriado do óleo de cozinha. A coleta do produto usado gerou a produção de 600 barras de sabão que foram distribuídas para instituições de caridade, escolas e outra ações. Há luzes espalhadas pela cidade na decoração natalina. Que essas luzes se mantenham acesas em nossos corações, na perpetuação do Natal, seja em nós, em nossa cidade e no mundo. Que Papai Noel distribua as esperanças para uma vida sempre melhor. Feliz Natal!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Feliz Natal, Feliz 2024 e felicidades!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Como esta é última coluna deste ano, desejo um FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO para todos e também para nossos estimados leitores, felicidades para sempre.

 

DeMolays são da Oscar e não Jacques!

Esta coluna ao apresentar na edição passada, nota sobre bela campanha de solidariedade do Capítulo 138 da Ordem DeMolay de Nova Friburgo, uma espécie de maçonaria infanto juvenil, acabou publicando uma informação equivocada.

Como esta é última coluna deste ano, desejo um FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO para todos e também para nossos estimados leitores, felicidades para sempre.

 

DeMolays são da Oscar e não Jacques!

Esta coluna ao apresentar na edição passada, nota sobre bela campanha de solidariedade do Capítulo 138 da Ordem DeMolay de Nova Friburgo, uma espécie de maçonaria infanto juvenil, acabou publicando uma informação equivocada.

Ao contrário do que foi mencionado, a Ordem DeMolay não é ligada a Loja Maçônica Jacques de Molay do bairro Tingly e sim, à Loja Maçônica Professor Oscar Argollo, do bairro Olaria, próximo à Via Expressa.

E aproveitando, além deste reparo e nossos pedidos de desculpas pelo equívoco, vale à pena lembrar que até o próximo sábado, 23, a garotada da Ordem DeMolay estará recebendo doações de alimentos não perecíveis em um dos seguintes postos de coletas: lanchonete Sabor Brasileiro (Rua Leuenroth), Eleganzza no Cadima Shopping, loja Nação Rubronegra (no Espaço Arp) e Wizard Idiomas (ruas Duque de Caxias e General Osório).

 

Vice em Conselho Federal de Veterinária

Aplausos com parabéns muito especiais para o conhecido e admirado médico veterinário friburguense Rômulo Cézar Spinelli Ribeiro de Miranda, na foto ao lado seu irmão Cézar Romero, o Pingo.

Isso, por que na última sexta-feira, 15, no Senado Federal em Brasília, com presenças de muitas autoridades políticas, empresários e convidados, ele foi empossado no cargo de vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), agora presidido pela alagoana Evelynne Marques de Melo.

 

Departamento Feminino nota dez!

O novo Departamento Feminino da Loja Maçônica Indústria e Caridade, sob a presidência de Luana Lima e contando em sua atuante diretoria com as participações de Lúcia Helena Alves, Paolla Gonçalves, Thelma Cintra e Idamar Lugon, começou sua gestão de alguns meses para cá desenvolvendo um trabalho brilhante, participativo, sério, transparente e de corretíssima administração.

Depois das primeiras ações sociais, incluindo ofertas de enxovais para mães carentes e realizações com sucesso do Chá e Bazar Beneficente, aquele Departamento Feminino realizou na última sexta-feira, 15, a felicidade das inúmeras crianças da Casa de Passagem Vila Sorriso, presenteando-as com roupas, calçados e brinquedos.

 

Mais vivas para a Gabi!

Como nunca é demais felicitar pessoas amigas e que realmente merecem tudo bom, assim como registrou a coluna Sociais de AVS, no último fim de semana, parabenizamos também com todo carinho a querida jornalista e agora escritora, Gabriella Bini, pela passagem do seu aniversário hoje, 19.

 

Dia dos bons vizinhos

Como existem datas comemorativas para tudo, o sábado que vem, 23, reserva mais uma ocasião a celebrar: o “Dia do Vizinho”. Então, aí está uma bela oportunidade para nos aproximarmos e cumprimentarmos aqueles que moram bem próximos e que as vezes não conhecemos bem.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Repensando o Natal: escolhas conscientes para um mundo melhor

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

 

 

 

 

Opa! Tudo verde?

Bora para mais uma Prosa Sustentável!

O assunto de hoje é as embalagens de presentes, muitas vezes repletas de plástico e isopor que representam um desafio ambiental significativo. O plástico, derivado do petróleo, e o isopor, conhecido por sua não biodegradabilidade, contribuem para a poluição do solo e dos oceanos. O Natal, época de grande volume de compras, amplifica esses impactos.

 

 

 

 

Opa! Tudo verde?

Bora para mais uma Prosa Sustentável!

O assunto de hoje é as embalagens de presentes, muitas vezes repletas de plástico e isopor que representam um desafio ambiental significativo. O plástico, derivado do petróleo, e o isopor, conhecido por sua não biodegradabilidade, contribuem para a poluição do solo e dos oceanos. O Natal, época de grande volume de compras, amplifica esses impactos.

As propriedades químicas do plástico, como durabilidade e resistência, tornam-no persistente no meio ambiente, enquanto o isopor, de decomposição lenta, acumula-se em aterros sanitários. A longa vida útil do plástico significa que mesmo uma única sacola pode persistir no meio ambiente por centenas de anos, liberando lentamente substâncias tóxicas durante esse período. Segundo a informação apresentada numa publicação do Meu Resíduo, os sacos plásticos podem levar entre 400 a 1.000 anos para se decompor no planeta.

A indústria enfrenta desafios significativos para retirar essas embalagens de circulação, uma vez que sua produção está profundamente enraizada em práticas comerciais consolidadas. A resistência à mudança e a falta de alternativas baratas e prontamente disponíveis são obstáculos que as indústrias precisam superar para promover uma transição para embalagens mais sustentáveis.

O isopor, por sua vez, também conhecido como poliestireno expandido (EPS), é um material amplamente utilizado na fabricação de embalagens e produtos descartáveis. Apesar de sua popularidade devido à sua leveza e capacidade de isolamento térmico, o isopor é um protagonista discreto, mas significativo, no cenário do impacto ambiental.

O isopor é composto principalmente por poliestireno, um polímero derivado do petróleo. Sua estrutura celular, cheia de pequenas bolsas de ar, é responsável por sua leveza e eficiência no isolamento térmico. No entanto, é essa mesma característica que torna o isopor problemático quando se trata de decomposição.

O tempo de decomposição do isopor é notavelmente longo, levando cerca de 400 anos para se desintegrar completamente, segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz. Durante esse período, o isopor fragmenta-se em microplásticos, contribuindo para a poluição em ambientes terrestres e aquáticos.

A reciclagem do isopor é um desafio devido à sua estrutura e à falta de infraestrutura adequada. Muitas instalações de reciclagem não possuem os meios para lidar eficientemente com o poliestireno expandido. Além disso, a sujeira e a presença de resíduos alimentares tornam o processo de reciclagem ainda mais complexo e custoso.

Dicas para um Natal sustentável

  1. Optar por pequenos produtores é uma atitude responsável. Além de apoiar a economia local, comprar de pequenos negócios reduz a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias em larga escala.

 

  1. Quando o consumidor tem preocupações ambientais, é crucial considerar a origem e o impacto ambiental dos presentes. Escolher produtos sustentáveis, embalagens recicláveis são maneiras inteligentes de promover práticas mais ecológicas.

 

  1. Substitua o papel de presente convencional por alternativas mais ecológicas. Opte por tecidos reutilizáveis, como lenços, panos ou até mesmo sacolas de pano. Além de reduzir o desperdício de papel, essa prática também adiciona um toque personalizado aos presentes. Caso prefira manter o suspense, pode criar suas próprias embalagens reutilizáveis e decorá-las de maneira criativa.

 

  1.  Evite enfeites e decorações de plástico, optando por elementos naturais. Use ramos de pinheiro, pinhas, frutas, nozes e outros itens orgânicos para decorar sua casa. Esses materiais não apenas são biodegradáveis, mas também adicionam um charme rústico e aconchegante à decoração natalina. Além disso, após as festas, você pode compostar ou descartar esses itens de maneira mais amigável ao meio ambiente.

     Tudo verde sempre!

     Alex Santos é CEO da EcoModas Soluções Sustentáveis

     Contatos: [email protected]

     @alex.ecomodas

Foto da galeria
Foto: pixabay.com
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Preparai o caminho do Senhor

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Estamos celebrando neste tempo do advento, do dia 17 ao 24 de dezembro, a meditação próxima do nascimento humilde do Salvador, ressaltando a voz do profeta Isaías, concretizada pelo testemunho vigoroso de São João Batista, que clama no deserto: "Preparai o caminho Senhor" (Is 40,3; Mc 1,3; Jo 1,23).

Estamos celebrando neste tempo do advento, do dia 17 ao 24 de dezembro, a meditação próxima do nascimento humilde do Salvador, ressaltando a voz do profeta Isaías, concretizada pelo testemunho vigoroso de São João Batista, que clama no deserto: "Preparai o caminho Senhor" (Is 40,3; Mc 1,3; Jo 1,23).

Hoje também no deserto das máquinas e na incoerente selva de manequins, num palco de materialismo e consumismo, a voz da Igreja de Cristo clama: "Preparai o presépio do coração, consertai as estradas da alma, as falhas e buracos causados pelo egoísmo e pecado, aplainai as veredas tortuosas da soberba, da ambição e da injustiça, reacendei as luzes apagadas pela corrupção e degradação da dignidade, pela violência e exploração dos mais fracos e pobres, reformai a casa comum dos direitos e das relações sociais, a partir da reconstrução da ética e da fraternidade dentro do espírito, despojado e humilde na manjedoura interior da caridade".

Como São João Batista, devemos ter a consciência de que não somos o centro, mas apenas preparadores do caminho e que o Senhor que deve ser adorado e seguido como Mestre é o Messias, Jesus Cristo. Respondeu o grande profeta do deserto: "Eu vos batizo com água, mas virá um mais forte do que eu que vos batizará com Espírito Santo e fogo, do qual não sou digno nem de desatar as correias das sandálias" (Mt 3,11; Mc 1,7). O pregador famoso e popular que arrebanhava multidões e batizava um número imenso de pessoas, mergulhando-as no rio Jordão e levando-as à conversão, não se deixou nunca conduzir pela vaidade, nem pelo desejo de fã-clube, nem pela tentação de se autodeclarar messias, nem caiu no canto da sereia dos sacerdotes e levitas a serviço dos fariseus maquiavélicos e maldosos. "Confessou e não negou: Eu não sou o messias" (Jo 1,20; cf Jo 3,28).

Esta é a espiritualidade mais genuína de nossa missão cristã - a de João Batista: esvaziar-se de si mesmo, como o fez o próprio Cristo (cf. Filipenses 2), anunciar e preparar o caminho do Salvador, dar o testemunho do despojamento do deserto, na postura mística de oração e de penitência, dando a vida para estender a todos o Evangelho da Verdade, rejeitando as seduções do poder, do dinheiro, das riquezas deste mundo, miragens e fantasias do hedonismo e fama oca do mundanismo, no escondimento e mesmo no sofrimento e martírio, para amar verdadeiramente o próximo, promovendo a sua vida e dignidade,

Cada vez que isto acontece, estamos como São João Batista, cumprindo a profecia transformadora de Isaías, pavimentando as vias de uma nova comunidade de paz, fruto da justiça, de uma nova civilização do amor e da fraternidade, baseada na verdade e na corresponsabilidade pela casa comum, de uma nova sociedade com mais solidariedade e partilha, onde todos os homens como irmãos e filhos de Deus se sentem em torno da mesma mesa pascal da igualdade, de santificação nunca dissociada da empatia e sensibilidade humana, da conversão expressa num total sentir com o outro, assumindo sua dor e sua cruz até a ressurreição.

Assim podemos vislumbrar novos ventos do Nascimento do Redentor, não mais na Belém do mundo, onde, com certeza já nasceu da Virgem Santa Maria, com a guarda fiel de São José, numa gruta, entre os pastores e os animais, na simplicidade e esvaziamento de um Deus, Verbo que se fez carne e habitou entre nós (cf Jo 1,14). Mas agora na Belém da nossa vida interior, o renascer da redenção na nossa cooperação livre e consciente à Boa Nova semeada pelo Bom Pastor, impulsionado por Sua graça e Luz.

Resgatemos este verdadeiro espírito de Natal, distanciados de toda a parafernália mercantilista e manipulação oportunista de lendas pagãs. Silenciemos na manjedoura de nossos corações esta voz do Espírito Santo que nos remete à busca do amor ao próximo e da justiça o ano inteiro, na campanha permanente do amor aos irmãos, dando pão a quem tem fome, dando água a quem tem sede, saúde a quem está doente, agasalho a quem tem frio, conforto a quem está sofrido, abrigo a quem está na rua, fé a quem está enfraquecido, fortaleza e alegria a quem está desanimado e entristecido, sem sentido para a vida, oferecendo Cristo a todos os que estão famintos e sedentos do verdadeiro Amor.

A voz continua a vibrar e ecoar, no deserto da indiferença e egoísmo, para quem quiser e puder escutar: "Preparai o caminho do Senhor".

Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça

Assessor Eclesiástico da Comunicação Institucional

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Falta de vagas para estacionar

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

 “Sobre a reportagem deste jornal publicada na edição do último fim de semana abordando a falta de vagas de estacionamento nas ruas da cidade, cabe uma observação: além do aumento da demolição de casarões para dar lugar a estacionamentos privados, alguns bares, principalmente os das ruas Dante Laginestra e Monte Líbano ocupam parte das calçadas e até mesmo das pistas, de forma totalmente irregular, com mesas e cadeiras, impedindo que motoristas e moradores estacionem seus carros nas vagas rotativas dessas ruas.

 “Sobre a reportagem deste jornal publicada na edição do último fim de semana abordando a falta de vagas de estacionamento nas ruas da cidade, cabe uma observação: além do aumento da demolição de casarões para dar lugar a estacionamentos privados, alguns bares, principalmente os das ruas Dante Laginestra e Monte Líbano ocupam parte das calçadas e até mesmo das pistas, de forma totalmente irregular, com mesas e cadeiras, impedindo que motoristas e moradores estacionem seus carros nas vagas rotativas dessas ruas. Essa infração ainda faz com que muitos frequentadores desses bares parem seus carros praticamente no meio da rua atrapalhando o trânsito. Essa prática ilegal em frente aos bares é facilitada pela falta de fiscalização da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, que, além de não  coibir, parece fazer vista grossa ao fato. Além das calçadas se tornarem extensão dos bares com mesas e cadeiras impedindo a circulação de pedestres, ainda há a promoção de shows com música ao vivo em alto volume. Cabe as autoridades municipais fiscalizar, fazer valer a lei e prestar esclarecimentos sobre a falta de fiscalização. Nova Friburgo se tornou uma terra sem lei e sem respeito ao direito das pessoas.”

Cézar Jesus 

Circulação inibida 

“O Natal e o Carnaval costumam ser excelentes festas, mas em Nova Friburgo, essas festividades tornam-se medíocres porque não há na cidade amplos espaços ao ar livre para a realização de grandes eventos. As calçadas estreitas, desniveladas, esburacadas e inclinadas são um atestado da ignorância que impera nesta cidade desde a fundação. Trazem muito perigo aos pedestres. Para piorar, as praças, no centro da cidade, tem excesso de árvores e jardins que acabam atravancando o espaço para as pessoas circularem livremente. Este excesso de árvores e jardins também servem para esconder ladrões e assaltantes. As ruas do centro perto das praças estão sempre sujas de terra e lama principalmente a esquina da Rua Farinha Filho com as praças.”

João Martinho Alves Ferreira 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Mais pela frente

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Barboza descarta aposentadoria e mira novas lutas em 2024

Aos 37 anos, Edson Barboza segue exercendo papel importante no Ultimate. Depois de quase ser nocauteado no primeiro round com Sodiq Yusuff, o friburguense conseguiu uma virada impressionante no peso-pena (até 66,2 quilos) e venceu por decisão unânime (49-46, 48-46 e 48-46). Uma batalha de cinco rounds, que mostrou que o lutador é sempre sinônimo de lutas emocionantes. Além disso, Barboza ainda levou o nono bônus de “luta da noite” na organização, um recorde.

Barboza descarta aposentadoria e mira novas lutas em 2024

Aos 37 anos, Edson Barboza segue exercendo papel importante no Ultimate. Depois de quase ser nocauteado no primeiro round com Sodiq Yusuff, o friburguense conseguiu uma virada impressionante no peso-pena (até 66,2 quilos) e venceu por decisão unânime (49-46, 48-46 e 48-46). Uma batalha de cinco rounds, que mostrou que o lutador é sempre sinônimo de lutas emocionantes. Além disso, Barboza ainda levou o nono bônus de “luta da noite” na organização, um recorde.

Em bom momento profissional, o atleta já possui uma idade considerada avançada para competir nos esportes de combate, mas não trata o fato de ser ‘experiente’ como uma desvantagem ou um possível sinal de fim de carreira.

Em entrevista ao portal Ag. Fight, especializado em artes marciais, Edson expressa todo seu amor pelo mundo das lutas e nega que esteja perto de se aposentar do MMA. E o posicionamento do brasileiro não surpreende, já que ele treina de forma constante e esbanja saúde, postando quase diariamente a sua rotina de dedicação às atividades. Ou seja, podemos esperar um Edson Barboza ainda mais motivado para seguir ampliando o retrospecto positivo em 2024.

Como desfruta até dos piores momentos em sua jornada, o atleta, que integra o UFC desde 2010, mostra a empolgação de um novato na empresa. Tanto que Edson, promovido em duas posições no ranking do peso-pena após a última vitória, tranquiliza seus fãs ao frisar que está mais perto de subir na tabela de classificação da categoria do que de dar adeus ao esporte.

“O limite para mim é enquanto eu ainda estiver competitivo. Amando o que faço, vou continuar. É a minha vontade de acordar todo dia, treinar, perder peso, aproveitar todos os momentos. Vejo que muita gente gosta da vitória, da luta, mas não gosta do camp, de cortar peso. Eu gosto de tudo isso. Sinceramente, amo o que faço. Acordo todo dia e falo: Graças a Deus as pessoas me pagam para fazer isso. Estou lutando há muitos anos, minha vida inteira, em alto nível e sou um dos melhores do mundo ainda. Acredito que vocês vão me ver por muito tempo. Hoje, me sinto mais saudável do que há alguns anos”, declarou o veterano.

Edson Barboza é um destaque do MMA que integra a elite do peso-pena do UFC. Atualmente, o brasileiro se encontra na 11ª posição no ranking da categoria– liderado por Alexander Volkanovski. Antes de atuar na divisão, o veterano se destacou no peso-leve (70 quilos). Na organização desde 2010, o striker disputou 28 lutas, venceu 17 e perdeu 11 vezes. Seus triunfos de maior destaque no esporte foram diante de Anthony Pettis, Beneil Dariush, Billy Quarantillo, Bobby Green, Dan Hooker, Gilbert Melendez, Paul Felder e Shane Burgos.

  • Foto da galeria

    Lutador de Nova Friburgo, em seu último compromisso, obteve mais uma vitória histórica

  • Foto da galeria

    Barboza faz planos e descarta a ideia de uma possível aposentadoria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Esses seres admiráveis, os personagens?

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Quem são esses seres fascinantes que nascem no imaginário do escritor? Que sejam emergentes da realidade em que vivemos ou do universo da ficção. Querem saber a verdade? Não importa de onde venham, apenas é preciso que sejam bem construídos e prendam a atenção do leitor. Simples assim? Posto que não. 

Quem são esses seres fascinantes que nascem no imaginário do escritor? Que sejam emergentes da realidade em que vivemos ou do universo da ficção. Querem saber a verdade? Não importa de onde venham, apenas é preciso que sejam bem construídos e prendam a atenção do leitor. Simples assim? Posto que não. 

Os personagens criados a partir da inspiração de uma pessoa existente ou que já tenha existido, são, na literatura, seres ficcionais. Dificilmente o escritor conseguirá retratá-lo na produção literária com fidedignidade, ele será reconstruído através de palavras e cenas elaboradas no imaginário. Mesmo no cinema ou teatro, a vida da pessoa é narrada através de um roteiro ou de um texto dramatúrgico. O personagem só existe situado em uma história com os elementos e atributos criados exclusivamente na imaginação. Vamos supor que três indivíduos presenciem uma cena, cada um vai descrevê-la de uma forma, vai notar os detalhes com parcialidade e observar a partir de um ponto de vista próprio, que está enraizado em formas de pensar, afetos e experiências de vida. 

Há personagens tão extraordinários e tão bem construídos que influenciam a vida dos seus leitores, causam espantos, risos e reflexões.  São entidades que, além de habitarem nos livros, vivem na mente daqueles que os admiram. Um personagem que me deixou marcas foi Raskolnikof, de “Crime e Castigo”, escrito por Fiódor Dostoiévski, pela sua insolência e capacidade de enganar, como se fazer amigo do chefe de polícia para mudar o rumo das investigações e evitar ser descoberto como o assassino de duas pessoas. Esse personagem foi tão bem elaborado que me lembro dele com repúdio sempre que me deparo com uma situação criminosa. 

São personagens que sobrevivem ao tempo, como Jean Valjean, de “Os Miseráveis”, criado por Victor Hugo ou Emma Bovary, de “Madame Bovary”, idealizado por Gustave Flaubert; Otelo, da obra de Shakespeare. São entidades que permeiam nossas vidas, como Hellen Keller, em que ela narra a sua bela história de superação em uma autobiografia, Dom Casmurro através do qual Machado de Assis apresenta a terrível dúvida com relação à fidelidade de Capitu. E a crueldade mostrada através da inveja de Iago, personagem de Shakespeare, em “Otelo”. Os personagens marcantes apresentam motivos para reflexões relevantes, e suas histórias contribuem para a construção da identidade individual de cada um de nós. Fernão Capelo Gaivota, protagonista do livro do mesmo nome, construído por Richard Bach, sempre me foi um exemplo de vida. Em muitos momentos da minha pré-adolescência eu me identifiquei com Zezé, de “Meu Pé de Laranja Lima”, escrito por José Mauro de Vasconcelos.

E de onde vêm os personagens? Ah! Será das estrelas, dos ventos ou do cheiro de sabonete?

Sei lá...  

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Chave de ouro

sábado, 16 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

Cefriba reúne equipes e movimenta o basquete escolar

         A bola subiu mais uma vez, reunindo o futuro de uma das modalidades mais vitoriosas de Nova Friburgo. A edição do já tradicional Cefriba contou com a participação de 180 atletas, disputando as partidas em três categorias: Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Participaram do evento as equipes dos colégios Anchieta, N.S. das Mercês, N.S. das Dores, Espaço Livre, Sesi/Senai, Augusto Spinelli, Projeto Casa, GPH, Serra Sports e Cena (Teresópolis).

Cefriba reúne equipes e movimenta o basquete escolar

         A bola subiu mais uma vez, reunindo o futuro de uma das modalidades mais vitoriosas de Nova Friburgo. A edição do já tradicional Cefriba contou com a participação de 180 atletas, disputando as partidas em três categorias: Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Participaram do evento as equipes dos colégios Anchieta, N.S. das Mercês, N.S. das Dores, Espaço Livre, Sesi/Senai, Augusto Spinelli, Projeto Casa, GPH, Serra Sports e Cena (Teresópolis).

        O regulamento seguiu o mesmo padrão das edições anteriores: os atletas deveriam obrigatoriamente jogar por suas escolas, caso ela participe do campeonato, e aqueles atletas em que os colégios não participam, tiveram a oportunidade de jogar pela equipe ou clube. O objetivo, de acordo com os organizadores, é agregar esses alunos e não deixar nenhum atleta de fora da competição – desde que estivessem dentro dos pré-requisitos necessários.
        As partidas da fase regular foram disputadas nos ginásios dos colégios N.S. das Mercês, N.S. das Dores, Anchieta e do Sesc. As etapas semifinais e finais aconteceram no Nova Friburgo Country Clube, sendo a decisão disputada no último dia 2.

        Na categoria Sub-14, o Colégio Anchieta foi o campeão, enquanto o Serra Sports ficou com o vice-campeonato e o GPH com a terceira colocação. No Sub-16, a taça ficou com o GPH, tendo o Colégio Cena faturado a segunda posição e o Espaço Livre em terceiro lugar. O Serra Sports faturou o título no Sub-18, após vencer o Colégio Anchieta na final. O GPH completou o pódio na terceira colocação.

        “Agradeço a todos que participaram da edição 2023. Todas as escolas, atletas, professores, equipe de staff, arbitragem e os nossos apoiadores. A todos os envolvidos direta ou indiretamente com a competição a minha gratidão”, resume Calebe Ambrósio, um dos idealizadores e coordenadores do evento.

        Um dos entusiastas do basquete em Nova Friburgo, Calebe vibra com o momento da modalidade no município, e projeta evoluções dentro de um futuro breve. “Sim, é favorável. Acredito que quanto maior for a oportunidade em praticar e vivenciar o basquete em todas suas esferas, de forma séria, organizada e adequada, maior será o retorno esportivo e também na socialização, educação e saúde desses jovens e para a cidade”, observa.

        Ainda sobre projeções, Calebe Ambrósio planeja ampliar o Cefriba, consolidando a competição dentro do calendário do basquete municipal. “Para 2024 os planos são continuar o crescimento da competição como tem acontecido em todos os anos, aumentando a participação das escolas da cidade e região e mantendo o calendário com o Cefriba 3 x 3 no início e Cefriba 5 x 5 ao longo do ano”, adianta Calebe.

  • Foto da galeria

    Colégio Anchieta dominou e venceu o Cefriba na categoria Sub-14

  • Foto da galeria

    No Sub-16, o GPH brilhou e levou a taça de primeiro lugar

  • Foto da galeria

    Entre os mais velhos, o Serra Sports ficou com a primeira colocação

  • Foto da galeria

    Finais da competição foram realizadas no Nova Friburgo Country Clube

  • Foto da galeria

    Staff e apoio do evento: competição reúne profissionais, estrutura e organização

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Eles verão…

sábado, 16 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra

O que eles verão? Deixa ver. Que o mar, apesar de parecer desaguar no infinito, se fantasia de horizonte. Entre o que parece e é, há toda imaginação. É fértil a ilusão e toda pretensão do que cria. Criatividade é uma bondade dos astros conosco. E tudo podemos e nada nos fortalece mais do que a fé na vida.

O que eles verão? Deixa ver. Que o mar, apesar de parecer desaguar no infinito, se fantasia de horizonte. Entre o que parece e é, há toda imaginação. É fértil a ilusão e toda pretensão do que cria. Criatividade é uma bondade dos astros conosco. E tudo podemos e nada nos fortalece mais do que a fé na vida.

Verão: a alegria de ser quem se é e ser até aquilo que, admitidamente, não gostaríamos de ser. E isso não pode nos fazer amar menos a si. A perfeição é um delírio sem música. E a vida sem música é tão sem graça. É como um clímax de cena de filme sem trilha sonora. Portanto, sem desaprovação: julgar-se, quando há tudo em volta para te julgar também — é uma automutilação.

Veremos a vida vivendo-a intensamente. Porque é banhar-se de sol quando o sol vem e bronzear-se na chuva quando a chuva cai. Tão bom banho de chuva, ter as roupas encharcadas, os cabelos mergulhados, a alma lavada. Sorrir antes de secar-se e sorrindo deixar que o sol evapore os pesos que nos impõem. Aviso: não nos imporão verdades absolutas, tampouco liberdades falsas. 

Somos carnaval, fervo, somos vigília e acontecimento. Somos teto, amparo, somos abrigados e abraço. Somos múltiplos, singulares, somos coletivo e mundo. Não queremos ser guerra para alcançar a paz. Quanto ainda perdurarão as guerras em nome de paraísos de paz? A falácia dos séculos há de cair.

O planeta somos nós e que nome daremos a ele? Terra? Sol? Gaia? Grande casa? Caos? Ana? João? Antônia? José? Glaucia? Miguel? Bete? André? Nosso lugar pode ser uma pessoa, um conjunto de pessoas. Meu planeta tem seu nome. Tem luas com tantos outros nomes. Não nascemos para ser sós. 

Verão: ter saudades a cada 21 de dezembro e todos os dias depois dele. Querer saudades futuras, mesmo sem perceber que as produzimos agora. E da estrada que se espera linha reta, curvas descortinam jardins de flores nunca vistas em meio a estrelas suspensas sobre a grama. 

Atenção com contemplação. E deixe-se ser admirado. Admire. Ofereça beijos, mas se não for do agrado beijos, oferte sorrisos com a boca larga ou apenas com o olhar, mas jamais deixe despercebido o afeto dado. Apaixonado, não esconda este sentimento tão arrebatador. 

Descubra-se bobo, dançarino, andarilho, poeta, cantor. Mesmo sozinho na sala vazia de um museu nunca antes visitado ou na mesma galeria dos quadros fotografados por aquele seu olhar que ficou naquele encontro findado. Mas a novidade vem, sem que a felicidade tenha ido. A gente vai, mesmo sem despedidas.      

Ninguém quer ser esquecido. Às vezes, só não se quer ser lembrado. Não há mal em querer se guardar em gavetas sem chaves. Ficar recolhido. Mas ficar recolhido só faz sentido se há propósito de volta. Deslumbrante. Como o Verão. De poucos panos, cabelos ao vento, boas vibrações. 

Receber massagem das mãos mágicas das águas da cachoeira. Viajar pelos caminhos que as águas fazem, o passeio pelas rochas, suas quedas fazendo correntezas e virando rio. Somos mais semelhantes às cachoeiras do que aos oceanos.

Veremos assim o amor chegar porque fizemos chamados por ele. Verão o amor transbordar, transformar, revolucionar, porque se o amor une, ele também faz mover. A Era de Aquário surgirá em um outono qualquer deste século, mas já é desejada por muitos verões. Veremos. Verão.            

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.