AVS é a fonte cristalina da informação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 09 de agosto de 2022

O mês de agosto foi vítima de agouros pela primeira rima que encontraram e ainda sofre algumas consequências do dito popular “agosto, mês do desgosto”. Contudo, coisa alguma tem fundamento, pois, além de ser o mês dos pais e do Dia Internacional da Cerveja, trata-se de um período muito interessante do ano: antecede a Primavera, é o tempo da brotação das plantas e a sabiá retoma seu canto pontual. O Caderno Z do último fim de semana, a exemplo, já antecipou os festejos do próximo domingo, 14, rendendo homenagens ao “Dia de Todos os Pais”. A pandemia inibiu as comemorações dos últimos dois anos e agora corremos atrás do prejuízo emotivo.

A edição paternal é pura emoção. Christiane Coelho nos brindou com a narrativa de Igor Lima Ferreira, quando ele e sua esposa, Nathália Molinari, receberam a notícia de que o pequeno Joaquim tinha síndrome de Down. Sua primeira reação foi dizer para a esposa: “Esse moleque vai ser f*&@!”. Vai ser mesmo, pois, filho de peixe só pode ser peixinho. Sobre ser pai de Joaquim, Igor declarou: “Ele é a cura das minhas dores, a minha força nas batalhas diárias, o motivo dos meus sorrisos, o que tenho de mais valioso na vida. Nada faz sentido sem ele!”. Que lindo! Meus olhos se encheram de água, das águas da ternura e da reverência diante de uma história que é tão comovente.

Comover é a missão do “Z”. Volta e meia, eu me pego viajando na emoção, uma oitava acima, nas notas do meu mais agudo instrumento – o pensamento. Eu sou assim: leio, penso, reflito e aprendo lições. Com Ana Borges, conheci, pelo jornal, o casarão de 40 anos, na Rua General Osório, onde se instalou, em 1990, o restaurante “Crescente Gastronomia”. Mais do que servir a clientela com cardápio autoral, oferecendo um local aprazível, seus responsáveis se dedicam “a satisfazer desejos e proporcionar felicidade, momentos especiais”. Vitor Rodrigues, Carla Carvalho e Ruan Rodrigues possuem “mãos que oferecem flores” em forma de um “crescente” amor pelo que fazem. Parabéns!

Depois de excelentes conhecimentos, deixamos o “Z”, mudando de carinhos para os espinhos da perturbação sonora que motivou sete ações civis públicas que incluem também Nova Friburgo e o Detran-RJ no processo judicial. A “perturbação do sossego público” foi responsável pelo maior volume  de ligações para o serviço 190 da Polícia Militar no primeiro semestre deste ano”.  Em junho passado, houve uma audiência na Câmara Municipal sobre o tema, mas o problema continua em evidência. 

Uma pesquisa constatou que 65% dos trabalhadores passaram a carregar marmita para o trabalho. O motivo principal recai nos preços incompatíveis com o bolso dos trabalhadores. Contudo, a pesquisa identificou que sábados, sextas e segundas-feiras são os dias em que as pessoas menos levam a refeição de casa. Nossa cidade viveu por longo tempo no processo industrial das imponentes fábricas, que construíram refeitórios para dar conforto aos operários. Existia até a função de “entregador de marmitas”. Depois veio o sistema de peso e a marmita passou para segundo plano. De volta ao passado, que seja bem-vinda a marmita nossa de cada dia!

Excelente a iniciativa do projeto assistencial que estende a participação das enfermeiras da Maternidade nos postos de saúde, orientando gestantes do início da gravidez até o pós-parto, na importância da amamentação, especialmente. Cuidar da mulher é cuidar do futuro. Falando em proteção, a Lei Maria da Penha completando seus 16 anos de criação neste 7 de agosto, é uma ferramenta que fortalece o enfrentamento da violência contra a mulher. Que a vara judicial jamais se vergue!

Uma boa notícia é o avanço das obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, em Nova Friburgo. O governador Cláudio Castro, em visita ao local em 14 de junho, anunciou a retomada do projeto e o telhado já está recebendo a manta impermeabilizante, com previsão de pintura e requalificação do prédio. O projeto é grandioso e dará assistência a 19 municípios da região. Jesus seja louvado!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.