Quais segredos guarda o advérbio também?

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 06 de março de 2023

Vocês devem conhecer aqueles momentos em que buscamos o que assistir na televisão quando surge algo que nos interessa. Pois bem, isso aconteceu noutro dia quando escutei alguém comentar sobre o “também”, dizendo que o advérbio tem inúmeros sentidos, não somente aqueles mais conhecidos, como dando ideia de inclusão, equivalência e comparação.

Eu me pus a pensar a respeito até porque é uma palavra que, volta e meia, sinto dúvidas quando a emprego ao escrever. Certamente, todo o texto, mesmo os não literários, tem riqueza de significados. Basta ler com atenção e refletir sobre as circunstâncias em que foi escrito, observar os modos com que está contextualizado nas situações, sejam reais ou ficcionais, que captamos mensagens, algumas das quais instigantes ou com duplo sentido. 

Será o advérbio um anarquista? Afinal de contas é aquela palavra que muda tudo, dando um sentido ao verbo, ao adjetivo e a ele mesmo. Inclusive a uma frase. Os advérbios guardam segredos. Fui percebendo, ao longo da pesquisa e refletindo sobre como escrevo, que, muitas vezes, uso o “também” para mostrar algo secundário. É importante ter ciência do que quero dizer. 

Mesmo fazendo comparações, inclusões ou equivalências, o termo a que me refiro ao “também” está em segundo plano. Ou seja, a referência que vem a seguir está em posição secundária. E, ainda, pode guardar o sentido de intrusão. Nunca havia pensado a respeito, e aquela passada rápida por canais me foi instrutiva.

Atribuímos valores a tudo. Para nossa saúde física e mental, precisamos reconhecer o grau de importância das situações para que possamos avaliar e decidir.  Também refletir sobre as consequências das nossas opções que, a meu ver, é a etapa do “também”, a secundária.

Vou passar o dia a pensar nas coisas da minha vida que preciso colocar no plano do também. Será que vou conseguir reordenar tudo aos quase setenta anos? Será que vou, também, precisar de mais tempo? 

Ainda bem que fiz a limpeza dos pés ontem...

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.