A Prefeitura de Nova Friburgo publicou no final da tarde de ontem, 22, no Diário Oficial eletrônico, exclusivamente no site da prefeitura, o decreto 545 que torna obrigatório no município o uso de máscaras por todas as pessoas nos ônibus urbanos e veículos privados de transportes de passageiros (táxis e aplicativos) e também por todos os trabalhadores do serviço público e empresas privadas que desempenham suas atividades em ambientes compartilhados. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira, 27.
O decreto também determina a obrigatoriedade do uso desses acessórios, artesanais ou não, em indústrias e estabelecimentos comerciais com autorização para funcionar. Quem desrespeitar poderá ser punido com multa e outras sanções penais. No caso da indústria e do comércio, os estabelecimentos poderão ser fechados pela fiscalização municipal, caso haja flagrante de funcionários trabalhando sem a proteção facial. Segundo o prefeito Renato Bravo, as medidas são mais um esforço para conter o avanço da propagação do novo coronavírus em Nova Friburgo que soma 33 casos confirmados e duas mortes pela doença.
A medida acontece depois que cidades vizinhas como Teresópolis e Petrópolis, além da capital, já terem decretado o uso obrigatório das máscaras. No decreto, Renato Bravo recomenda que os friburguenses só saiam de casa se for realmente necessário e, nesse caso, fazendo uso do acessório.
Deixe o seu comentário