Covid: aprovada vacina da Pfizer para crianças de seis meses a 4 anos

Imunizante deverá ser aplicado em três doses
quarta-feira, 21 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Unsplash)
(Foto: Unsplash)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na semana passada, o uso da vacina contra a Covid-19, da farmacêutica Pfizer em crianças de seis meses a 4 anos. Com a aprovação, o imunizante já pode começar a ser aplicado no país para esta faixa etária, entretanto, a Anvisa esclareceu que competirá ao Ministério da Saúde a decisão sobre a incorporação e o estabelecimento do calendário para este grupo. 

“A autorização veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Anvisa, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz também para crianças entre seis meses e 4 anos”, disse a Anvisa.

A avaliação da agência teve início em 1º de agosto, e contou com uma “avaliação criteriosa” da área técnica com a celeridade requerida. A Anvisa esclarece que o imunizante para crianças entre seis meses e 4 anos tem dosagem e composição diferentes das utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.    

“A formulação da vacina autorizada deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose”, explicou a Anvisa.

Ainda de acordo com a agência, a tampa do frasco da vacina aprovada para as crianças de seis meses a 4 anos virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

Critérios de armazenamento 

A Anvisa reitera que a vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre - 90°C e - 60°C. Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de dez semanas, não excedendo a data de validade original. (CNN Brasil online)

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Anvisa aprovou em junho uso do imunizante na faixa de 3 a 5 anos

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra