A cidade de Fribourg, na Suíça, ganhou nesta segunda-feira, 16, aniversário de 204 anos de Nova Friburgo, uma placa de bronze para lembrar dos emigrantes que fundaram, em 1820, uma colônia nas montanhas do Rio de Janeiro.
A placa comemorativa, na Praça Nova Friburgo, na capital do cantão de Fribourg, foi inaugurada por Raphaël Fessler, presidente da Associação Friburgo-Nova Friburgo; Thierry Steiert, prefeito de Fribourg; e Cláudia Fonseca Buzzi, embaixadora do Brasil na Suíça.
Segundo reportagem de Alexander Thoele para o site Swissinfo.ch, a placa contém os dizeres: "Em memória das/dos friburguenses que, em busca de uma vida melhor, foram para o Brasil". Ao lado da placa, um código QR permite o acesso por celular a um site da cidade de Friburgo contando a história da colonização.
A iniciativa da homenagem foi aprovada pelo parlamento municipal (Conseil Général, em francês) de construir um monumento para lembrar o bicentenário da fundação de Nova Friburgo. O atraso se deve à pandemia de coronavírus.
"Nosso objetivo com essa placa é também de explicar à população da nossa cidade por que essa praça se chama Nova Friburgo e quais são as nossas ligações com o Brasil", disse o prefeito Thierry, que em 2018 fez parte de uma delegação que veio a Nova Friburgo para o bicentenário.
A Casa Suíça, em Conquista, no distrito de Campoo do Coelho, foi colocada uma faixa em homenagem aos 204 anos de Mova Friiburgo, completados na segunda (foto abaixo).
Deixe o seu comentário