Fribourg, na Suíça, homenageia o bicentenário da colonização

Placa é inaugurada na Praça Nova Friburgo, na capital do cantão, com atraso devido à pandemia
terça-feira, 17 de maio de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Raphaël Fessler, presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo; Thierry Steiert, prefeito de Fribourg; e Cláudia Fonseca Buzzi, embaixadora do Brasil na Suíça inauguram a placa (Fotos de Valentine Brodard/ Swissinfo.ch)
Raphaël Fessler, presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo; Thierry Steiert, prefeito de Fribourg; e Cláudia Fonseca Buzzi, embaixadora do Brasil na Suíça inauguram a placa (Fotos de Valentine Brodard/ Swissinfo.ch)

A cidade de Fribourg, na Suíça, ganhou nesta segunda-feira, 16, aniversário de 204 anos de Nova Friburgo,  uma placa de bronze para lembrar dos emigrantes que fundaram, em 1820, uma colônia nas montanhas do Rio de Janeiro.

A placa comemorativa, na Praça Nova Friburgo, na capital do cantão de Fribourg,   foi inaugurada por  Raphaël Fessler, presidente da Associação Friburgo-Nova Friburgo; Thierry Steiert, prefeito de Fribourg; e Cláudia Fonseca Buzzi, embaixadora do Brasil na Suíça.

Segundo reportagem de Alexander Thoele para o site Swissinfo.ch, a placa contém os dizeres: "Em memória das/dos friburguenses que, em busca de uma vida melhor, foram para o Brasil". Ao lado da placa, um código QR permite o acesso por celular a um site da cidade de Friburgo contando a história da colonização. 

A iniciativa da homenagem  foi aprovada pelo parlamento municipal (Conseil Général, em francês) de construir um monumento para lembrar o bicentenário da fundação de Nova Friburgo. O atraso se deve à pandemia de coronavírus.

"Nosso objetivo com essa placa é também de explicar à população da nossa cidade por que essa praça se chama Nova Friburgo e quais são as nossas ligações com o Brasil", disse o prefeito Thierry, que em 2018 fez parte de uma delegação que veio a Nova Friburgo para o bicentenário.

A Casa Suíça, em Conquista, no distrito de Campoo do Coelho, foi colocada uma faixa em homenagem aos 204 anos de Mova Friiburgo, completados na segunda (foto abaixo).

LEIA MAIS

Pietro Lazzeri destacou a possibilidade de parcerias que poderão ser desenvolvidas em conjunto

Pietro Lazzeri virá conhecer empresários locais e falar sobre o bicentenário e as relações bilaterais entre os dois países

Finalidade é valorizar as tradições da primeira nação a aportar na cidade, há 204 anos, dando início à colonização

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 200 anos