Várias atividades realizadas na segunda-feira, 1º, Dia Nacional da Suíça, iniciaram em Nova Friburgo o tradicional Agosto Suíço, que tem a finalidade de valorizar as tradições da nação suíça, a primeira a aportar em Nova Friburgo há 204 anos, dando início à colonização do município.
As atividades do Dia Nacional da Suíça começaram com as solenidades de hasteamento das bandeiras da Suíça, de Nova Friburgo, do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e das demais nações europeias e a pan-africana, que participaram da colonização e do desenvolvimento do município. As cerimônias aconteceram nas panóplias da Praça das Colônias, no Suspiro, e na Casa Suíça, em Conquista, distrito de Campo do Coelho. Em ambas as ocasiões, além da execução de hinos, houve discursos de enaltecimento ao legado da nação helvética na criação de Nova Friburgo. Houve ainda a solenidade de posse da nova presidente da Colônia Suíça e da Associação Fribourg-Nova Friburgo: Cléria Frotté, que substitutiu Geraldo Thurler.
Já a noite de segunda-feira foi reservada para as atividades culturais que mostraram ao público friburguense um pouco das tradições e do folclore suíço na Estação Livre, a antiga rodoviária urbana na Praça Getúlio Vargas. A programação contou com dança típica a cargo do Grupo Swissando, apresentações do grupo de ginástica rítmica Silvana Gym, dança do ventre e banda Euterpe Friburguense. Houve ainda o tradicional Cortejo das Lanternas, uma tradição suíça que garantiu um colorido especial às alamedas da Praça Gtúlio Vargas. A festividade foi encerrada com distribuição de chocolate quente na praça.
Deixe o seu comentário