O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, estará em visita oficial a Nova Friburgo nesta quarta-feira, 10, às 18h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). Ele vem a convite do Instituto e da Associação Fribourg-NovaFriburgo/Casa Suíça, da Colônia Suíça e da própria Acianf.
Durante o encontro, em pleno Agosto Suíço, o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro: falará sobre "O desenvolvimento econômico de Nova Friburgo e seus indicadores quantitativos e qualitativos". Em seguida, serão apresentadas ao embaixador lideranças empresariais dos setores do comércio, da indústria, agrícola, de turismo e de serviços.
Pietro Lazzeri, por sua vez, falará sobre "Brasil e Suíça, o bicentenário e as relações bilaterais".
No site da Embaixada da Suíça em Brasília, Lazzeri lembra que as relações entre os dois países são históricas e profundas. "Os primeiros contatos remontam às primeiras décadas do século XIX, quando, em 1819, o primeiro consulado suíço foi aberto no Rio de Janeiro. Em 1907 a Suíça inaugurou, no Rio de Janeiro, a sua Embaixada, que mais tarde, em 1972, foi transferida para Brasília. Por mais de dois séculos, a presença da comunidade suíça no Brasil tem crescido progressivamente e conta atualmente com quase 15 mil residentes em todo o território nacional", afirma.
Ele destaca também que o Brasil é o principal parceiro de negócios da Suíça na América Latina. "O nosso país está entre os maiores investidores no Brasil, onde mais de 500 empresas suíças atuam em diversos setores, gerando mais de 60 mil empregos, contribuindo desta maneira com o crescimento e bem-estar do Brasil".
Uma preocupação que ele manifesta é com o meio ambiente: "Tendo em conta os desafios globais, é essencial também promover conjuntamente projetos sustentáveis e que contribuam para a proteção do meio ambiente. A nossa parceria tem um grande potencial e trabalharemos juntos para continuarmos a diversificá-la e aprofundá-la".
Deixe o seu comentário