Embaixador da Suíça no Brasil participa de encontro na Acianf

Pietro Lazzeri destacou a possibilidade de parcerias que poderão ser desenvolvidas em conjunto
quinta-feira, 11 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Pietro Lazzeri discursa na Aciant (Fotos de divulgação)
Pietro Lazzeri discursa na Aciant (Fotos de divulgação)

Na noite da última quarta-feira, 10, a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) recebeu, na sede da entidade, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri. O encontro foi promovido pelo Instituto Fribourg Nova Friburgo, Casa Suíça, Associação Nova Friburgo-Fribourg e Colônia Suíça, com o apoio da Acianf. No encontro, destacaram-se as relações bilaterais entre Brasil e Suíça, primeira nação participante da colonização de Nova Friburgo .

O presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, abriu o evento com a discussão do tema "O Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo e seus indicadores quantitativos e qualitativos", apontando dados econômicos entre países e também entre a Suíça e Nova Friburgo. Um dos destaques foi a importação de lingerie e cadeados pela Suíça, em que o Brasil representa somente 0,02% e 0,01% respectivamente, o que gerou um alerta entre o grupo.

Na oportuniade, representantes da metalúrgica Stam e da Ventura Broker (distribuidora Nestlé, originária da Suíça) apresentaram suas atividades em Nova Friburgo e também seus produtos ao embaixador.

Elisabeth de Castilho, diretora superintendente do IFNF/ Casa Suíça, apresentou propostas de ações futuras e também um pouco da história do espaço.

Pietro Lazzeri destacou a possibilidade de parcerias que poderão ser desenvolvidos em conjunto, ao discursar sobre o tema: “Brasil e Suíça: Bicentenário e relações bilaterais”. Em seguida, Jean-Pierre Villard, também embaixador, falou sobre “Federalismo, línguas e religiões: o mosaico suíço”.

Lazzeri observou no encontro a experiência de estar pela segunda vez em Nova Friburgo, primeira vez, de forma oficial: Estive aqui há 29 anos. Cheguei no Rio de Janeiro e como sou historiador, tinha a vontade de conhecer a Suíça do Brasil: Nova Friburgo. E agora como embaixador, a visito novamente, de forma oficial, promovendo parcerias e valorizando a economia, cultura, história, inovação, educação e lazer. A cidade mudou bastante, tem muito mais comércio e infraestrutura também, o que proporciona muitas possibilidades de investimento. A primeira, seguramente, é a economia. Temos hoje 450 empresas suíças no Brasil, Nova Friburgo é também um polo industrial importante e ideal para parcerias neste setor. O segundo é a educação. Na Suíça temos um nível muito alto e Nova Friburgo também tem boas escolas. Seria interessante fortalecer a cooperação. E o terceiro âmbito é o turismo. É importante que os turistas suíços que visitam o Brasil conheçam Nova Friburgo, a sua identidade, a sua história e a sua natureza maravilhosa”, enfatizou Lazzeri. 

 

LEIA MAIS

Pietro Lazzeri virá conhecer empresários locais e falar sobre o bicentenário e as relações bilaterais entre os dois países

Finalidade é valorizar as tradições da primeira nação a aportar na cidade, há 204 anos, dando início à colonização

Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Japão, Líbano, Pan Africana, Portugal e Suíça foram homenageadas com cortejo de bandeiras

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 200 anos