Depois da chuvarada, a bonança: clima típico de verão nesta 2ª quinzena de janeiro

Bloqueio atmosférico dificultará chegada de frentes frias e dias devem ser ensolarados, com temporais nos fins de tarde
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Arco-íris após o temporal da tarde desta sexta (Foto: Thiago Lima)
Arco-íris após o temporal da tarde desta sexta (Foto: Thiago Lima)

Depois da longa temporada de chuvas provocadas pela formação de canais de umidade da Amazônia, o sol voltou a dar as caras em Nova Friburgo esta semana. Este fim de semana, no entanto, continuará instável, com a possibilidade de chuvas de verão à tarde, tanto neste sábado quanto no domingo.

Segundo o Climatempo, as simulações de previsão de vários modelos atmosféricos indicam um forte aquecimento e grande redução da chuva em todo o Sudeste a partir da segunda quinzena de janeiro.

A meteorologista Fabiana Weykamp explica que o padrão de circulação atmosférica já está mudando. Desta vez, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), causadora de chuvas contínuas, sai de cena e entra em ação a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), dificultando a formação de nuvens de chuva. Isso vai permitir dias bastante ensolarados e quentes.

Com o bloqueio atmosférico da ASAS atuando, não há previsão do avanço de frentes frias e massas polares, e por isso o calor vai continuar. A volta da chuva vai acontecer, mas devido ao fluxo de umidade e o aquecimento da atmosfera, ou seja, serão temporais típicos de verão.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima