Começa a celebração do bicentenário da colonização alemã

Audiência pública na Câmara dá início aos preparativos
quinta-feira, 23 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo promoveu na última segunda-feira, 20, uma audiência pública para iniciar os preparativos da comemoração do bicentenário da imigração alemã no município a ser celebrado em maio de 2024. A audiência foi promovida pelo Centro Cultural Teuto-Friburguense e presidido pelo vereador José Carlos Schuabb e também contou com a presença de outros parlamentares e da sociedade civil. Durante a reunião foram definidas comissões de trabalho para promoção de ações ligadas a data festiva. 

Os alemães são um dos dez povos formadores de Nova Friburgo e tiveram importância determinante para o desenvolvimento do município, que hoje detém uma rica herança histórica e cultural que se estende na arquitetura, gastronomia e indústria. De acordo com o presidente do Nova Friburgo Teuto, Edmilson Schneider, esta é a primeira etapa para iniciar os planejamentos visando envolver toda a população friburguense na comemoração do bicentenário da imigração alemã no Brasil. Para isso foram constituídas as comissões de trabalho: Cultura, Educação, Turismo, Esportes, Comunicação e Relações Internacionais.

Participaram da audiência pública os secretários municipais de Cultura, Daniel Figueira; e de Turismo e Marketing, Renan Alves; o subsecretário de Eventos, Junior Tardin; a subsecretária de Comunicação, Daniele Eddie; a cerimonialista Adriana Ribeiro; os assessores das secretarias de Cultura, João Toledo; de Esportes e Lazer, Thayan Carestiato; e da Casa Civil, Paulo Costa, entre outros colaboradores do governo e representantes da sociedade civil, como Igreja Luterana, Conselho de Esportes, historiadores, entre outros. Estiveram presentes também os vereadores Priscila Pitta, Dirceu Tardem, Maicon Queiroz e Max Bill. 

Em 3 de maio de 1824 os primeiros 360 colonos alemães chegaram a Nova Friburgo. Os alemães foram os responsáveis pela implantação da energia elétrica, instalação das primeiras indústrias e da primeira Igreja Luterana da América Latina, além de demais contribuições para a identidade do município.

 

LEIA MAIS

Cidade foi colonizada por povos vindos de dez nações diferentes, uma característica única

Placa é inaugurada na Praça Nova Friburgo, na capital do cantão, com atraso devido à pandemia

Desfile cívico-militar dos 204 anos tem como “enredo” toda a grandeza e diversidade econômica, histórica e cultural de Nova Friburgo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 200 anos