A Secretaria estadual de Agricultura e a Emater-Rio, em parceria com a Secretaria estadual de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançaram uma cartilha com material informativo voltada para produtores rurais de todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é tirar dúvidas e orientar esse público, além de ajudar a evitar o avanço da doença nas áreas rurais.
“Em março já havia sido lançado um material sobre prevenção ao coronavírus, em paralelo com inúmeras ações da Secretaria de Agricultura e da Emater para manter o abastecimento e reduzir as perdas no campo. Mas, após conversas com Ministério Público estadual e secretários de Agricultura de vários municípios fluminenses, somadas as recentes notícias de uma possível interiorização do Covid-19, reforçamos as conversas com a Secretaria de Saúde e firmamos, também, a parceria com a Fiocruz para elaboração desse novo material”, explicou o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz.
A cartilha estará disponível para ser baixada gratuitamente nos canais oficiais e traz informações importantes sobre as medidas e ações de prevenção e combate ao coronavírus, além de informações específicas de cuidados na colheita, plantação, manuseio dos alimentos como verduras e legumes e também na hora de transportar e comercializar os produtos.
“É muito importante que os produtores rurais adotem essas orientações. As equipes técnicas da Emater espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro estão trabalhando sem parar para potencializar essas informações em todos os municípios. Enquanto vários segmentos estão em crise por causa da pandemia, a agricultura segue firme, mas sempre atenta em manter os cuidados com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas do campo”, destacou a presidente da Emater, Stella Romanos.
A elaboração da cartilha é resultado do trabalho de pesquisa de profissionais reconhecidos mundialmente no tema em questão e que estão atuando diretamente em inúmeras ações de combate ao coronavírus. O documento elaborado é um trabalho conjunto para levar mais informações para o interior do Estado do Rio de Janeiro e áreas rurais, responsáveis pela diversa produção agropecuária e que representa números importantes para economia. O material pode ser aqui.
Deixe o seu comentário