Mulheres unidas

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018


Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.

 

Hoje é dia

  • do programador
  • do agrônomo

O dia

Em 13 de setembro de 1987, uma cápsula de césio 137, retirada do Instituto Goiano de Radioterapia por catadores de papel, é vendida a um ferro-velho. Sem saber do que se tratava, algumas pessoas chegaram a se presentear com pedras de césio e outras ingeriram alimentos contaminados pela substância radioativa.

Palavreando

“Justiça extrema é injustiça”
Cícero

Observando

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Um em cada quatro deputados federais com empresa rural viola lei trabalhista
  • PSDB quer que Alckmin ataque Haddad e Bolsonaro, e faça imersão em SP
  • Igreja Católica revela mais de três mil abusos sexuais na Alemanha
  • “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” tem um milhão de membros no Facebook
  • Vendas de materiais de construção no Brasil crescem 0,5% em agosto

Mulheres unidas

Em poucos dias um grupo criado no Facebook por mulheres que se uniram para combater a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República chegou a mais de um milhão de membros. São eleitoras dos mais variados candidatos, no grupo posts fixos com as propostas de todas as outras candidaturas foram disponibilizadas para debate sobre a viabilidade dos programas de governo apresentados e para que cada uma faça a defesa de seu ou sua candidata.

São mulheres de direita e de esquerda que estão dispostas, em um segundo turno, a votar em qualquer candidatura que dispute o pleito contra Jair Bolsonaro. Antes mesmo das eleições começarem especialistas já traçavam o eleitorado feminino e sua rejeição por Bolsonaro como o principal fator de dificuldade para que o deputado federal chegasse à presidência da República.

São inúmeras as demonstrações de desrespeito pelas mulheres ao longo da trajetória política do parlamentar. Reduziu o fato de ter uma filha mulher a uma “fraquejada”, disse que por ser feia uma mulher não merecia ser estuprada, relatou que não pagaria salários iguais para homens e mulheres, e por aí vai. Seus eleitores mais fiéis reduzem tudo a expressão “foi uma brincadeira”. Pode ser que acreditem nisso de verdade. O próprio candidato justifica como brincadeira toda atrocidade que diz. No caso da fala em que afirma que mulheres devem ganhar menos, vai além e diz que isso nunca existiu, e duvidando da inteligência dos brasileiros diz que não há um só vídeo onde ele diz isso. Mas tem.

É claro, existem mulheres que votam em Bolsonaro, talvez muitas delas tenham acreditado que sempre foi “apenas uma brincadeira”. Podem também não estar nem aí para isso e votarem nele por outros motivos, mas eu, minhas amigas e as mulheres da minha família estamos no grupo. Temos votos distintos, mas uma certeza: ele não! Nós não somos uma fraquejada e candidato que não nos respeita não merece o nosso voto.

Museu Nacional homenageado

Durante a semana de design que tem início hoje, 13, no Rio de Janeiro, o Museu Nacional, destruído por um incêndio no último dia 2, será homenageado. O palco da homenagem será o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), o espaço também passou por uma situação parecida há 40 anos. Em 1978, o MAM teve a maior parte do seu acervo destruído pelas chamas. Até o dia 16 de setembro, o público poderá conferir gratuitamente no pilotis do MAM a homenagem preparada pelo escritório Crama Design e pela empresa FullWorks. Além de resgatar a memória do Museu Nacional, os designers convidam o público a visitar outros museus da cidade, informando o endereço e horário de funcionamento desses espaços culturais. O MAM Rio fica no Parque do Flamengo, entre a Marina da Glória e o Aeroporto Santos Dumont.

Foto da galeria
Registro de Daniel Azevedo compartilhado na página oficial da campanha “O melhor Frio do Rio” no Instagram
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.